quarta-feira, julho 23, 2014

PNR MADEIRA DENUNCIA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÓMICA DA POPULAÇÃO MADEIRENSE

Os números das insolvências de famílias e individuais continua a ser um problema de monta para a economia regional e fundamentalmente para as famílias madeirenses, apontou o Partido Nacional Renovador (PNR) na Madeira. 
Segundo adiantaram os responsáveis pelo partido, Luís Ornelas e Fábio Henriques, desde o início deste ano já 185 madeirense pediram a insolvência. “O problema é que para o PNR, esta situação têm sido tratada apenas do ponto de vista estatístico, sem que ninguém se debruce sobre o grave problema social a que toda esta situação conduz”, frisaram. 
O PNR Madeira garante que “existem famílias que já nem pão tem para pôr na mesa, famílias que nem transporte têm para se deslocar para o trabalho (se ainda o tiverem), famílias sem dinheiro para a educação dos seus filhos, sem dinheiro para medicamentos e sem perspectivas de vida mas de Casas sem luz, sem água, sem as mínimas condições de sobrevivência humana”. 
Do ponto de Vista do PNR, “estamos mesmo à beira de uma calamidade social”, provocado pelo crédito fácil nos anos de ouro do mercado imobiliário, pela banca, pelo desgoverno dos governos regionais e nacionais e pelo facto das ajudas ou resgates da Troika, terem sido usados na maior parte dos casos, não para ajudar as populações, mas para ajudar a banca e pagar a elevada divida externa portuguesa”. Realçaram que “é urgente acabar com o corte de salários, aumentar o ordenado mínimo nacional, criar o Ministério da Família e estabelecer a Lei de Bases de Apoio à Família. Criar uma Linha de crédito especial, com juros baixos ou mesmo ajudas a fundo perdido nos casos mais dramáticos, para as famílias e pequenas e médias empresas em dificuldade, bem como criar o crédito familiar à habitação”. O PNR Madeira frisou que “o que está aqui em causa, já não são meros problemas de ordem de liquidez, mas o facto de se estar a liquidar as vidas dos madeirenses”.
Fonte: http://www.tribunadamadeira.pt/?p=25202