quarta-feira, julho 23, 2014

GOVERNO DA CHINA PROÍBE RAMADÃO «POR MOTIVOS DE SAÚDE»

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_02/Autoridades-chinesas-proibem-Ramadao-na-provincia-de-Xinjiang-1602/
* * *
O governo da China proibiu aos habitantes da província de Xinjiang a celebração do Ramadão, ou seja, o jejum muçulmano, que se iniciou há pouco. A interdição deve-se à “necessidade de preservar a saúde dos habitantes locais”.
Enquanto isso, os média chineses têm divulgado informações sobre a proibição do jejum para professores dos centros de ensino públicos e os adolescentes, comunica a Al-Arabiya.
A interdição já teve um impacto positivo entre a população. Assim, empregados de uma empresa publicaram uma foto tomando a refeição da tarde. Na sua óptica, a medida anunciada tem “certas vantagens já que agora não têm que trabalhar sem comer”.
O número de uigures residentes na China atingiu quase 10 milhões. Constituem a segunda etnia muçulmana nesse país.

E, surpreendentemente ou nem por isso, constituem o maior foco de terrorismo no país... quem diria que num país com mais de mil e duzentos milhões de pessoas, o terrorismo havia de partir de uma comunidade tão comparativamente diminuta, ainda por cima da chamada religião da paz, é realmente uma coincidência que fachavor, como sói dizer-se...

Entretanto ver-se-á agora qual será a reacção do mundo muçulmano à decisão chinesa. Se o caso se desse em França, Inglaterra ou Itália pode-se imaginar o escarcéu islamista que não se faria. Com a China pode ser que a coisa pie mais fino... ou talvez já não, que a ousadia musla tem crescido...