«Na grande porta do céu, nas pastagens das planícies e nas ladeiras do grande vale está Neitin...»
Tradução de inscrição que pode ser lida na estela de Binefar, monumento funerário encontrado em Espanha, datado de entre o século II a.c. e o I d.c..
Neitin é talvez a mais bem conhecida Divindade da Península Ibérica, porventura um Deus da Guerra adorado por Celtiberos e por Iberos, adorado provavelmente também na Irlanda com o nome de Neit. Esta inscrição, acompanhada de desenhos sugestivos - mãos talvez cortadas, escudo, lança, guerreiro, grifo - parece indicar que Neitin preside ao paraíso post-mortem dos guerreiros, ou aí os recebe. Neitin é provavelmente o mesmo que Neton (texto de Macróbio a referir um Deus da Guerra luminoso de um Povo ibérico), Neito (Botorrita), Netus (Conimbriga) e Netoni (Cáceres, na Lusitânia).
As mãos que podem ver-se no monumento poderão ser as mãos sacrificadas ou consagradas ao Deus da Guerra, conforme a descrição de Estrabão (Geografia III) do ritual lusitano de sacrifício da mão direita do inimigo aos Deuses. O grifo, elemento mitológico importado do oriente, surge em contextos funerários, dizendo respeito à vida além morte.
Para ler mais, clicar em:
http://www.xn--espaaescultura-tnb.es/es/obras_de_excelencia/museo_de_huesca/estela_de_binefa_3691.html
http://www.raco.cat/index.php/Pyrenae/article/viewFile/164926/260054
7 Comments:
Ao se aproximar a data do 100º aniversário do início da Primeira Guerra Mundial, a palavra “revisão” está ganhando muita popularidade nos Bálcãs. Ela tanto se aplica às tentativas de rever os Acordos de Dayton, como às acusações de os Bálcãs terem sido a causa da Primeira Guerra Mundial, ou o regresso da influência austríaca.
Entretanto na Áustria são organizados simpósios científicos, são editados livros sobre a Primeira Guerra Mundial e rodados filmes. Tudo isso com o objetivo de culpar a outra parte, se possível a sérvia, pelo início da Primeira Guerra Mundial. Não foi por acaso que durante os distúrbios na Bósnia foi incendiado precisamente o Arquivo Estatal, que conservava os documentos mais importantes do período do Império Austro-húngaro.
http://portuguese.ruvr.ru/2014_02_25/Austria-regressa-aos-Balcas-2817/
Para quê os russos querem uma pirâmide?
http://portuguese.ruvr.ru/2014_02_24/Para-que-querem-os-russos-uma-piramide-1078/
Doa a quem doer, mas a Mãe-Rússia não abandona o seu sangue, não entrega aos lobos gente da sua parentela.Grande Rússia.
É óbvio que não abandonaremos nossos irmãos na Ucrânia", disse o deputado.
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_02_25/Ucr-nia-R-ssia-come-a-emitir-passaportes-na-Crimeia-6452/
Os Lobos neo-nazis da Ucrânia ocidental destroem a estátua do grande general Russo que derrotou as tropas de Hitler nas terras sagradas da Rússia e da Ucrânia.Os Lobos sedentos de sangue inocente Russo e Judeu terão um triste fim tal como tiveram seus "herois" sanguinários dos anos 37 a 45.
O busto do marechal Mikhail Kutuzov, comandante famoso do exército russo, foi desmontado, na segunda-feira passada, em Brody (região de Lviv), no oeste da Ucrânia, informam os canais de televisão locais.
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_02_25/Ucr-nia-desmantela-monumento-ao-marechal-russo-Kutuzov-5185/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_02_25/Islamistas-realizam-massacre-em-escola-no-norte-da-Nig-ria-0897/#
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_02_24/L-der-da-Na-o-do-Isl-exige-criar-cortes-especialmente-para-afro-americanos-4453/
Sobre o golpe de estado na Ucrânia:
.
http://legio-victrix.blogspot.com.br/2014/02/golpe-de-estado-kiev-cai-nas-maos-do.html
Enviar um comentário
<< Home