terça-feira, fevereiro 25, 2014

RENOVADO O APELO ISLÂMICO AO ASSASSINATO DE ESCRITOR SALMAN RUSHDIE

Vinte e cinco anos depois, um clérigo iraniano reanima a fatwa que condena à morte o escritor Salman Rushdie, autor de Versículos Satânicos,   A 14 de Fevereiro de 1989, o Ayatollah Ruhollah Khomeini apela ao assassinato do escritor e a todos aqueles que, de algum modo, estejam ligados à publicação do livro maldito. A justificação de então (e de agora) é que o livro ofende mortalmente o Profeta e a sua imaculada vida intíma.
Desde então, Salman Rushdie procura levar uma vida discreta, aquela que a segurança 24 horas por dia, durante todos os dias de um ano, durante 25 anos, permite. Um quarto de século depois, a ameaça a quem, de forma livre, pensa e cria continua bem viva e renovada e ameaça todos aqueles que pensam, escrevem e criam livremente.
Tal como há 25 anos, pende sobre Rushdie a sentença de morte. Se o assassinato acontecer, provavelmente, a justa indignação contra os éditos dos mullah’s dará lugar a uma contextualização explicativa que atribui à blasfémia da obra a razão suprema. Acompanhada, claro, por manifestações multiculturais, queimas públicas de bandeiras dos Estados Unidos, Israel e os habituais slogans anti-capitalismo e outras juras de perseguição e morte a quem se entregue genericamente a esta ou a qualquer outra blasfémia.  O esquecimento leva ao silêncio e à impunidade cobarde.
O que é uma fatwa
Em termos muito breves, é uma opinião jurídica – com força de lei – em matéria religiosa, emitida por uma autoridade islâmica. O seu objectivo é a clarificação de assuntos controversos. Como não existe no Islão uma autoridade religiosa central, unificadora, podem coexistir fatwas contraditórias. No caso em concreto, a condenação à morte de Salman Rushdie não foi impedida, mas antes renovada, 25 anos depois. Fica o convite a todos os devotos a que a executem e o exemplo para quem se atrever a insultar o Islão.
Fonte: http://abatalha.pt/uma-fatwa-fresca-e-renovada/

O texto acima refere-se a esta notícia: http://sheikyermami.com/iran-ahmad-khatami-exhorts-faithful-to-murder-salman-rushdie-ayatollah-khomeinis-fartwa-fresh-as-ever/
Na sexta-feira passada, o clérigo iraniano Ahmad Khatami renovou o apelo ao homicídio de Salman Rushdie, recordando a soma em dinheiro que se oferece pelo acto e afirmando que nem o arrependimento do escritor o alivia do decreto.

Valha a Rushdie a civilização europeia e ocidental, porque sem a civilização da Europa não há, de facto, nenhuma garantia de liberdade.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bispo francês toma posição a favor da imigração islamica em França

http://galliawatch.blogspot.pt/2014/02/god-speaks-through-immigrants.html

25 de fevereiro de 2014 às 16:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Nada mais óbvio... só não vê quem não quer.

25 de fevereiro de 2014 às 18:06:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home