terça-feira, janeiro 21, 2014

O ESTADO A FINANCIAR O ENSINO PRIVADO - EM DETRIMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO


"Um dos maiores grupos de escolas privadas do país recebeu, só este ano, cerca de 25 milhões de euros de financiamento do Estado. Este é o pagamento por manter colégios onde alegadamente não existe capacidade do ensino público, mas o Repórter TVI demonstrou que não é claro que seja assim. A jornalista Ana Leal encontrou escolas públicas subaproveitadas, com salas vazias, à espera de alunos que foram transferidos para os colégios privados pertencentes ao grupo GPS, que envolve ainda vários ex-governantes de diversos partidos políticos. 
 «Dinheiros públicos, vícios privados» é uma grande reportagem de Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e edição de Miguel Freitas."

Se o ensino público tem oferta e o Estado continua a financiar colégios privados... então esse Estado não é Estado mas sim uma pandilha neo-liberal a servir-se do seu poder para destruir o Estado e substituí-lo pelo poder do capital.
Além do mais... então mas afinal o privado não era muito melhor que o público porque o privado era capaz de se sustentar a si mesmo? Afinal vive com financiamento do Estado...