sexta-feira, dezembro 20, 2013

SUÁSTICA RETIRADA DO UNIFORME DA EQUIPA OLÍMPICA DA LITUÂNIA

O Comité Olímpico Nacional da Lituânia decidiu retirar do uniforme dos membros da equipe olímpica na Lituânia um emblema báltico “Cruz de Perun”, semelhante a uma suástica.
A decisão foi tomada porque a “Cruz de Perun” pode originar ”associações ambíguas”. Em vez dela será usado um símbolo denominado de “Círculo Solar”.
 Em 2010, o tribunal da Lituânia reconheceu que a suástica faz parte do património cultural do país e não deve ser associada com o símbolo da Alemanha nazi. Símbolos semelhantes à cruz gamada tinham sido utilizados no território da Lituânia moderna por centenas de anos e não têm nada a ver com o nazismo, decidiu o tribunal.

Parece-me que houve no texto um pequeno errozito, dado que Perun é o nome eslavo do Deus do Trovão, enquanto o nome báltico, lituano, é Perkunas, erro que eventualmente derivará do facto de o autor do texto ser russo. Na vizinha Letónia, do mesmo ramo báltico que a Lituânia, esta suástica é denominada Perkonskrust. Pormenores à parte, este caso é mais um testemunho de como o internacionalismo ou a dependência nacional do exterior afecta a identidade de um país, por aparentemente pouco que seja. Este «aparentemente» não deixa de ter algo que se lhe diga. Os símbolos das Nações são como a sua face, ou parte da mesma. Afastá-los é descaracterizar a Nação.
Resta entretanto saber se países como a China, Cuba ou Coreia do Norte vão retirar o emblema da foice-e-martelo dos uniformes ds suas equipas de competição desportiva internacional, dado o facto de milhões e milhões de pessoas terem sido chacinadas em nome da ideologia representada por tal símbolo...