segunda-feira, março 25, 2013

PNR APRESENTA QUEIXA NA ERC CONTRA DIVERSOS ORGÃOS DE IMPRENSA

No dia em que o Presidente e o Secretário-Geral do PNR dão início a uma “Greve de fome contra a injustiça”, o Partido Nacional Renovador (PNR) apresentou uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, contra diversos órgãos de imprensa de âmbito nacional.
A discriminação de que o PNR tem sido constantemente vítima é intolerável e configura a mais perigosa e cínica forma de censura por parte de uma comunicação que se afirma livre e isenta: a censura por omissão!
O PNR está em permanente actividade, comunicando-a sempre aos diversos órgãos de imprensa, o mesmo acontecendo com as suas constantes tomadas de posição sobre a política quotidiana. Não obstante essa realidade, a comunicação social – à excepção da imprensa regional – faz tábua rasa disto, omitindo aos portugueses a existência da alternativa nacionalista às políticas desastrosas a que estamos sujeitos.
Como se lê na queixa apresentada: “O interesse público da imprensa (…) sai também gravemente ferido e reiteradamente impune, face à sistemática discriminação de que somos alvo”.
Esta discriminação toma claros contornos de censura aos nossos actos quando nos deparamos com situações em que o PNR, como se lê também: “através do seu Gabinete de Imprensa envia sistematicamente nota dos mesmos, quer antes, quer depois de se realizarem, sendo lamentável a habitual falta de comparência da quase totalidade dos órgãos de comunicação social (…) Mais chocante é o facto de, muitas das vezes, alguns órgãos de comunicação até marcarem presença em acções do Partido Nacional Renovador, com recurso a meios humanos, técnicos e financeiros destinados à cobertura das mesmas, mas posteriormente nada ser sobre elas editado.
O PNR lamenta ainda que, apesar da pluralidade de meios de comunicação social existentes, estejamos perante uma espécie de cartelização dos mesmos, já que todos abordam sempre e somente os mesmos assuntos, numa espécie de copy-paste, ignorando intencionalmente a existência de partidos políticos fora do arco do poder, sendo que a falta de igualdade de oportunidades para as diferentes formações políticas configura uma grave violação dos princípios éticos e deontológicos a que a Comunicação Social se deve submeter.
É também contra esta injustiça que os dirigentes do PNR entram hoje em greve de fome!
Comissão Política Nacional | 25 de Março de 2013