sexta-feira, março 29, 2013

EM TEMPO DE AUSTERIDADE E CORTES ORÇAMENTAIS - CENTENAS DE MILHÕES OFERECIDOS AOS CIGANOS

Pouco mais de um ano depois de ter sido posta à discussão pública, a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) foi aprovada nesta quarta-feira em Conselho de Ministros.
Nos próximos sete anos, a ENICC terá um investimento estimado de mais de 347 milhões de euros para cumprir vários objectivos em áreas como a educação, a habitação ou a saúde. Mais de 80% do montante previsto deverá ser financiado por fundos comunitários. No documento ressalva-se que “a assunção de compromissos para a execução das medidas” da ENICC “depende da existência de fundos disponíveis por parte das entidades públicas competentes”.
Na educação está previsto um investimento de quase 371 mil euros — a ENICC estabelece como metas nesta área que 60% das crianças ciganas concluam a escolaridade obrigatória ou que 2% conclua a universidade. Na habitação, que vai receber grande parte da fatia — quase 332 milhões de euros só para a qualificação dos realojamentos —, o objectivo é ainda a sensibilização de 90% dos municípios que têm população cigana “para as especificidades da sua cultura para o seu realojamento”.
Na saúde, que terá afectos mais de 1,6 milhões de euros, serão feitas campanhas de sensibilização para a inscrição de ciganos nos centros de saúde ou acções de formação para profissionais da área. Entre outras, a ENICC vai fazer campanhas para o combate à discriminação (115 mil euros) ou realizar um estudo nacional sobre a comunidade (175 mil euros).
A ENICC é uma iniciativa da Comissão Europeia, que pediu aos Estados-membros para desenharem uma estratégia nacional até 2020. Portugal começou a fazê-lo em Setembro de 2011, numa coordenação conjunta do secretário de Estado adjunto do ministro dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI). O ACIDI coordenará a monitorização da ENICC, através de um grupo consultivo onde estarão representantes dos oito ministérios envolvidos e quatro representantes das comunidades ciganas, segundo Duarte.
O número de membros da comunidade cigana neste órgão (inicialmente estavam previstos dois) gerou críticas. Bruno Gonçalves, vice-presidente do Centro de Estudos Ciganos, reconhece ao PÚBLICO “o esforço” da ENICC, mas gostaria que os membros da comunidade cigana presentes no conselho consultivo “tivessem sido eleitos pelos activistas”.
Para Bruno Gonçalves, há pontos positivos na ENICC, como na educação, e exemplifica: “Aumentar a qualificação, fazer com que as crianças frequentem o jardim de infância ou o trabalho dos mediadores e as questões ligadas à igualdade de género [com acções promovidas pela ENICC]”. Mas lamenta que algumas das propostas enviadas não tenham sido aceites — entre elas, o incentivo a empresas para acolher membros da comunidade cigana através de protocolos com as autarquias ou o Governo para isenção de impostos durante um ano a quem o fizesse, pois “o grande problema é o preconceito enorme em relação à comunidade cigana, para quem o mercado de trabalho está completamente fechado”.
Outra questão para a qual chamaram a atenção foi a pouca referência na ENICC à “venda ambulante”, que “era extremamente importante revitalizar”, acrescenta.
Barreiras Duarte comenta que a ENICC é uma resposta às necessidades de “muitas ciganas e ciganos portugueses” que “carecem ainda de acesso a bens e serviços fundamentais, promotores da sua integração”.
 
Isto num país em que muitos feirantes ciganos empocham rios de dinheiro nas feiras, giram em grandes carros e alguns deles compram a pronto, com dinheiro à vista, apartamentos caríssimos.
Num país onde não se vêem pedintes ciganos, mas se vêem muitos pedintes portugueses.
Num país onde um criminoso cigano na prisão pode receber até quatrocentos euros de rendimento social de inserção enquanto há incontáveis idosos portugueses que mal recebem trezentos euros de reforma.
Uma vergonha pegada, que provavelmente não fica por aqui.



7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo,

http://www.presseurop.eu/pt/content/cartoon/3594151-poquer-da-imigracao

http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/3602601-repressao-da-imigracao-pode-entrar-nas-salas-de-aula

29 de março de 2013 às 05:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os ciganos são tão portugueses como tu meu fascista. Portanto têm tanto direito como qualquer um aos subsídios. Come e cala fascista.- Júlio

29 de março de 2013 às 13:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, meu comuna, não é assim. Quem come e cala és tu - quem come e cala quando os teus donos decidem és tu e coisas como tu. Eu e outros nacionalistas denunciamos, e continuaremos a denunciar, sempre, durante anos, décadas, até morreremos ou até morrerem vocês (morrerem politicamente, claro). O combate é eterno enquando houver dignidade da nossa parte, que do vosso não há nenhuma.

Agora mete esta nos cornos bem metida e não a tires, se for preciso tira é daí a merda que de antemão te meteram:
os Ciganos não são tão portugueses como eu.
Aliás, os Ciganos não são portugueses.

Não há ciganos portugueses.
Não há ciganos espanhóis.
Não há ciganos romenos.

Os Ciganos são uma etnia, os Portugueses são outra. Acabou.


29 de março de 2013 às 16:15:00 WET  
Blogger Titan said...

"Os ciganos são tão portugueses como tu meu fascista."

Se o camarada Caturo não é cigano, como é que os ciganos são portugueses como ele? Enfim, a estupidez grassa à fartazana nas hostes racistas contra os brancos.

29 de março de 2013 às 16:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não, meu comuna, não é assim. Quem come e cala és tu - quem come e cala quando os teus donos decidem és tu e coisas como tu. Eu e outros nacionalistas denunciamos, e continuaremos a denunciar, sempre, durante anos, décadas, até morreremos ou até morrerem vocês (morrerem politicamente, claro). O combate é eterno enquando houver dignidade da nossa parte, que do vosso não há nenhuma.

Agora mete esta nos cornos bem metida e não a tires, se for preciso tira é daí a merda que de antemão te meteram:
os Ciganos não são tão portugueses como eu.
Aliás, os Ciganos não são portugueses.

Não há ciganos portugueses.
Não há ciganos espanhóis.
Não há ciganos romenos.

Os Ciganos são uma etnia, os Portugueses são outra. Acabou".


olha que o regime nacional-socialista teve a preocupação em proteger os rom genuínos, por serem de estirpe árica. a alegada perseguição - porajmos - focou-se nos elementos criminosos, aliás de sangue misto.
é preciso ter atenção à abordagem destas matérias.

29 de março de 2013 às 17:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não se trata de atacar os Ciganos mas sim de dar prioridade aos Portugueses em terra portuguesa.

29 de março de 2013 às 17:59:00 WET  
Blogger Unknown said...

olha que o regime nacional-socialista teve a preocupação em proteger os rom genuínos, por serem de estirpe árica. a alegada perseguição - porajmos - focou-se nos elementos criminosos, aliás de sangue misto.
é preciso ter atenção à abordagem destas matérias.

CIGANOS ARYAS?..LMAO; SÓ SE FOR EX-ARYAS TIPO OS DO SUL DA EX-ASIA..O MODO DE VIDA CIGANO LEMBRA UM POUCO A DISPERSÃO ARYA COM CARROS A TRAÇÃO EQUINA E TAL, MAS NÃO QUER DIZER QUE TENHAM SE MANTIDO ARYAS POIS JA CHEGARAM NA IDADE MESO-MEDIA TARDIA NOS BALCÃS FUGINDO DA EXPANSÃO MUSLA NAS INDIAS E ORIENTE MEDIO NUM PERIODO DE PROTO-SUJEIRADA

29 de março de 2013 às 18:03:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home