segunda-feira, março 25, 2013

CASTRO DE OSSELA ESTÁ A SER DESTRUÍDO

(...)
Inicialmente existia no local uma vala, com cerca de 2,80 metros de profundidade.
Ontem, no local, os trabalhos continuaram, expandindo-se em largura.
Há cada vez mais pedras de estruturas amontoadas... Junta-se ainda a abertura de um rego, com inicio junto ao muro que se via nas fotografias anteriores.Ao mesmo tempo, o depósito de terras, na berma do caminho, cresce.
Hoje, ainda eram visíveis as marcas da maquinaria pesada.
A obra, da Junta de Freguesia inclui-se numa série de melhoramentos previstos para a zona próxima da Capela da Senhora do Crasto, a concluir antes das festividades de Agosto: Sanitários, um palco; um Bar. E todo o acesso entre a Rua do Carvalhal e a entrada da Senhora do Castro deverá ser pavimentado, segundo o programa de investimentos plurianual (
http://www.jf-ossela.pt/attachments/article/20/PlanoPlurianualAnual-2012.pdf)...
Sabemos que a cada dia que passa, uma página da História do Castro de Ossela, do concelho de Oliveira de Azeméis, da ocupação proto-histórica dos Túrdulos Velhos, da romanização do Entre Douro e Vouga, desaparece irremediavelmente.

Para ver fotos do local, clicar no primeiro link acima.

Esvai-se assim aquilo que é a um tempo símbolo e testemunho do passado étnico porventura mais importante desta população. É assim, a lógica mercantilista de quem olha com indiferença para as raizes da estirpe.