sexta-feira, fevereiro 01, 2013

BRASUCAS ATERRORIZAM COMÉRCIO TRADICIONAL

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/mafia-brasileira-ataca-comercio (texto original redigido sob o novo acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

Pistola em punho, três mestres e professores de artes marciais, dois brasileiros e um português, aterrorizaram um comerciante em Sintra. Foi ameaçado de morte – o grupo queria obrigá-lo a contratar os seus serviços de segurança privada no estabelecimento. Este crime, de extorsão agravada, é de Março do ano passado, mas não será único – e levou agora à captura dos três por parte da Judiciária. Um deles, apurou o CM, era próximo de Sandro Bala, o chefe da ‘Máfia Brasileira’ que se julgava estar desmantelada. Bala está em fuga e a maioria dos cúmplices presa. 
Foi uma investigação da PJ de Lisboa que permitiu prender estes três elementos. Os detidos, de 31, 35 e 42 anos, têm antecedentes por crimes semelhantes aos da ‘Máfia Brasileira’ – serão uma ramificação a atacar no comércio tradicional, enquanto o primeiro grupo, desfeito pela Unidade Especial do DIAP com a GNR e a PSP, impunha os seus serviços de segurança sobretudo em estabelecimentos nocturnos.
A PJ acredita que o trio tenha estado envolvido em outros casos de extorsão. E, por isso, a investigação vai continuar. Os três elementos apanhados foram ontem levados a primeiro interrogatório, para lhes serem aplicadas as medidas de coacção adequadas.