sexta-feira, fevereiro 01, 2013

HOLANDA NACIONALIZA O QUARTO MAIOR BANCO DO PAÍS

O Estado holandês nacionalizou hoje o quarto maior banco do país, SNS Reaal, por um custo de 3,7 mil milhões de euros para evitar mais problemas no sistema financeiro holandês, afirmou o ministro das Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem.  
"Hoje o SNS Reaal foi totalmente tomado pelo Estado holandês. Nacionalizei o SNS Reaal", declarou o ministro, que também é o novo presidente do Eurogrupo, durante uma conferência de imprensa.
O prazo limite fixado pelo banco central holandês (DNB) para encontrar uma solução para o quarto maior banco da Holanda terminou na última noite sem que tivessem surgido propostas satisfatórias, precisou.
"Era necessário reagir imediatamente, a situação era perigosa para a estabilidade financeira", declarou o ministro.
O SNS Reaal enfrenta há vários anos perdas recorrentes da filial mobiliária Property Finance, comprada em 2006 ao banco holandês ABN Amro, prejudicando seriamente os ganhos do grupo, que de resto está de relativa boa saúde.
"Tive de concluir que a nacionalização era inevitável", defendeu o ministro das Finanças, assegurando que os depósitos do SNA Reaal não correm qualquer risco.
O CEO e o diretor financeiro do SNS Reaal demitiram-se.
O SNS Reaal é considerado pelo banco central holandês um banco sistemático, ou seja demasiado importante para o sistema bancário para poder abrir falência.
(.,.)

Ora cá está - um banco que é «grande de mais para falir», também é grande de mais para continuar a ser privado. E o governo holandês não teve aqui medo de parecer «comuna» ou coisa parecida.


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo achas que alguma vez isto será possível o chamamento ao estilo do senhor dos anéis entre os povos europeus irmãos de sangue (nações):

http://www.youtube.com/watch?v=1ZbJrn7L_X4

Quando são acendidos dos "faróis" e o chamamento por ajuda nacionalista-identitária como já aconteceu no passado. E quando países como a França estiverem em derrocada total.

1 de fevereiro de 2013 às 19:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,o que é que achaste das declarações do Fernando Ulrich, "aguenta, aguenta"?

1 de fevereiro de 2013 às 19:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo:

http://www.africa21digital.com/comportamentos/ver/20030628-autoridades-mocambicanas-travam-imigracao-portuguesa

1 de fevereiro de 2013 às 19:46:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ainda nem tinha ouvido nada disso...

O gajo já se justificou, com a habitual invocação das circunstâncias, como é habitual nesses meandros, para pôr o povo diante de um dado adquirido e assim toda a gente conformar-se. Sucede simplesmente que depois de se verificar inúmeras vezes que em Portugal o fosso sócio-económico aumenta, em vez de diminuir, esse pessoal, que tem responsabilidades e manda, ou está ao lado de quem manda, já não tem credibilidade nenhuma para invocar a alegada objectividade e «impessoalidade» dos factos.

Quem sabe lá se caso este pessoal começasse a ser afectado nos seus proventos e bens, podia ser que, por coincidência ou «circunstância», os tais «mercados» mudassem de opinião e melhorassem substancialmente...

1 de fevereiro de 2013 às 22:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Caturo achas que alguma vez isto será possível o chamamento ao estilo do senhor dos anéis entre os povos europeus irmãos de sangue (nações):»

Acho que não só é possível como até vejo isso a acontecer, nomeadamente com a AEMN.

1 de fevereiro de 2013 às 22:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, para salvar o coiro dos fat cats da banca já é conveniente ser comuna.

3 de fevereiro de 2013 às 14:53:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home