sexta-feira, janeiro 25, 2013

NACIONALISTAS TURCOS ATACAM SOLDADOS ALEMÃES

Fonte: http://pt.euronews.com/2013/01/23/ativistas-turcos-atacam-soldados-alemaes-pensando-que-eram-gi-americanos/ (página com vídeo; texto da notícia originalmente redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

Um grupo de soldados alemães foi agredido por activistas ultra-nacionalistas, em Iskenderun, no sul da Turquia.
A polícia deteve 28 membros da Sindicato da Juventude Turca, uma organização ultra-nacionalista anti-americana, conhecida por tentar colocar sacos na cabeça dos soldados da NATO.
Ilker Yucel, o líder do grupo, confirma a intenção de continuar: “Não vamos permitir aos soldados estrangeiros que se desloquem livremente no nosso país. Vamos continuar a atacar os soldados norte-americanos com sacos. Fizemo-lo e vamos continuar a fazê-lo.”
Os soldados alemães, que escaparam ilesos ao ataque, terão sido confundidos com os GI americanos, estima o tenente-coronel Frank Sarak.
As tropas germânicas chegaram recentemente à Turquia para servir duas baterias de mísseis terra-ar.

É curioso que na versão inglesa desta notícia não é dito que tenha havido qualquer confusão com soldados norte-americanos. Quererá alguém na secção inglesa do Euronews esquecer esse pormenor para fazer passar a ideia de que estes nacionalistas turcos são contra todos os Europeus, ou haverá alguém na secção portuguesa a colher o testemunho do tal militar francês Sarak (de ascendência árabe?...) para fazer crer aos leitores que aquilo é só ódio anti-americano e que portanto essa gente turca nada tem contra a presença de soldados europeus em solo turco? É mistério...