segunda-feira, novembro 26, 2012

INDÍCIOS DE HAVER EXTREMISTAS ISLÂMICOS INFILTRADOS NO EXÉRCITO BELGA

O Exército da Bélgica tem neste momento pelo menos uma dúzia de soldados sob vigilância devido às suas convicções salafistas - islamistas radicais - para assim verificar até que ponto vai a lealdade ao País. A vigilância está a ser conduzida pela inteligência militar, o Serviço Geral de Informação e Segurança (Service général du renseignement et de la sécurité  - SGRS), e pela Segurança do Estado. Em certos casos, o controlo é eficaz, mas noutros, os candidatos que são bem conhecidos nos meios islamistas escaparam à vigilância por parte dos recrutadores.
O Exército está preocupado com as infiltrações e com o treino que dá aos potenciais islamistas cujo objectivo é conduzir a jihad ou guerra santa noutros países. Nalguns casos estes poderiam depois virar-se contra soldados belgas em cenários de guerra como o Afeganistão.
Uma das fontes dos jornais que divulgam este caso explica a natureza da ameaça: «o problema é que não há controlo antes da instrução. Para entrar no exército, só é preciso um cadastro criminal limpo. O candidato é interrogado pelos responsáveis, nada mais». É só na fase de autorização que o controlo se torna mais estrito.