segunda-feira, novembro 26, 2012

EM ELEIÇÕES CATALÃS COM BOA PARTICIPAÇÃO - VITÓRIA DE QUEM QUER A INDEPENDÊNCIA NACIONAL

O partido CiU do chefe do Executivo catalão Artur Mas falhou a maioria absoluta, mas poderá alcançá-la através de um acordo com um dos outros vencedores da noite eleitoral, a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).
Segundo a projecção da TV3, a Convergência e União centrista e independentista de Mas foi a força mais votada e alcançou 54 a 57 lugares no Parlamento catalão, 5 a 8 mandatos aquém dos 62 necessários a uma maioria absoluta - tinha precisamente 62 em 2010. No entanto, a ERC subiu a segunda força mais votada da Catalunha com 20 a 23 mandatos, subindo dos anteriores 10.
As filiais catalães do PP e do PSOE (PSC) não vão além dos 16-18 mandatos cada - os socialistas perdem praticamente metade do grupo parlamentar. A ICV obtém 10 a 12 mandatos, os Ciutadans duplicam para 5-6 e a independentista CUP entra pela primeira vez no Parlamento também com 5 a 6 lugares.
Outro valor destacado pela imprensa espanhola a esta hora é o da participação no acto eleitoral, superior a 56% e o mais elevado desde 1988.
As eleições autonómicas antecipadas da Catalunha foram convocadas com o projecto de um referendo à independência da região em pano de fundo.
Apesar da queda da CiU, que desencadeou as eleições e tem liderado a campanha independentista, os seus dirigentes sublinharam a existência de uma maioria soberanista em Barcelona. A grande incógnita está agora no resultado das negociações entre os centristas e a esquerda republicana, que apesar de estarem unidos na defesa de uma Catalunha unida estão ideologicamente afastados.
 
Para já, é mais um avanço do Nacionalismo - Nacionalismo formalmente falando falando, mesmo que a longo prazo possa ser pior a emenda que o soneto, se a Catalunha se continuar a encher de imigrantes não europeus.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Rajoy já disse que o governo central em Madrid jamais aceitará semelhante veleidade. Se forem para a frente com essa história, o mais certo (se com S e muitas...), a Catalunha que se prepare para ficar no lugar do fim da fila para os apoios financeiros comunitários...
Mais balcanização?? E na Europa Ocidental?... Agora a Catalunha, a seguir a Galiza, depois Euskadi, qualquer dia a Madeira e os Açores, a seguir as Canárias?!...
A construção da Europa não se coaduna com estes movimentos separatistas, que no fundo são o reflexo de um mal-estar que já vem de há muito, aliado ao abandono por parte dos poderes centrais, que não se interessaram pelos problemas económicos e sociais das regiões e agora encontram-se a braços com estas situações potencialmente explosivas. Entendo que o regime autonómico, com algumas melhorias estruturais, vai perfeitamente de encontro às necessidades sócio-económicas das populações regionais.
Mas temo que isto abra um precedente perigoso a médio ou a longo prazo.
Vamos ver o que acontece.

26 de novembro de 2012 às 10:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não confundamos Nacionalismo separatista/regionalista com Nacionalismo étnico...

26 de novembro de 2012 às 12:16:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Agora a Catalunha, a seguir a Galiza, depois Euskadi,»

Assim o queiram os Deuses, ou o Destino.


«qualquer dia a Madeira e os Açores,»

Obviamente que não, visto nem a Madeira nem os Açores constituírem nações...

26 de novembro de 2012 às 15:20:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home