quarta-feira, outubro 17, 2012

A GRANDE DIFERENÇA CIVILIZACIONAL ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE - O VALOR DA LIBERDADE


«Aqueles que vivem em clima frio e na Europa são cheios de espírito, mas necessitados de inteligência e habilidade; e portanto vivem em relativa liberdade, mas não têm organização política e são incapazes de governar sobre outros. Enquanto isso, os nativos da Ásia são inteligentes e inventivos, mas não têm espírito e portanto encontram-se sempre em estado de sujeição e escravatura.»

In «Política», Livro Sétimo, VII, de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.c..

47 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«são incapazes de governar sobre outros.»


Os ingleses não.

17 de outubro de 2012 às 22:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

como funciona a maquina propagandistica

"Detido suspeito de ter plano para fazer explodir Reserva Federal em Nova Iorque

Detido suspeito de ter plano para fazer explodir Reserva Federal em Nova Iorque - Mundo - PUBLICO.PT

De acordo com o FBI, Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis, de 21 anos, voou do Bangladesh para os EUA,"

http://www.publico.pt/Mundo/detido-suspeito-de-tentar-explodir-reserva-federal-em-nova-iorque-1567845

La dizem o nome e mais abaixo falam na al qaeda. Mas nem tocaram na palavra muçulmano..
Se fosse um nazi que tivesse dado uma cepa num pintainho, diziam logo NAZI NAZI NAZI

17 de outubro de 2012 às 23:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os ingleses não.

17 de Outubro de 2012 22:32:00 WEST

NA ALTURA EM QUE FOI ESCRITO ELE NEM SABIA DOS INGLESES E OS INGLESES ERAM BARBAROS

18 de outubro de 2012 às 05:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

És um tipo lixado, Caturo!...:)
Há dias que aguardo a tua opinião.
Nada respondes sobre o poeta latino, mas pronto...Eis aqui para ti uma colectânea de trabalhos de Catulo em Latim, note-se!...
Um abraço, camarada Caturo!

Pertinax (Covilhã)

18 de outubro de 2012 às 11:55:00 WEST  
Anonymous Pertinax said...




O link: http://www.thelatinlibrary.com/catullus.shtmlk

18 de outubro de 2012 às 12:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigadíssimo, caro lusitano, e força nisso. :)

18 de outubro de 2012 às 14:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo. A ver: Capitão Alatriste. Completo em espanhol e lengendas em inglês.

http://www.youtube.com/watch?v=5zaYq3H1cOQ

Se nunca viste, aproveita, antes que tirem do Youtube. :D

18 de outubro de 2012 às 18:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,que achas desta noticia


http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/media-controlinveste-joaquim-oliveira-jornais-angolanos-bpa/1384845-1728.html

18 de outubro de 2012 às 20:54:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

A França vista pela televisão russa

http://www.youtube.com/watch?v=ZekxeOq5ATo&feature=player_embedded

18 de outubro de 2012 às 21:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Reportagem sobre a Aurora Dourada jornal

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2219374/Greece-today-A-Fascist-party-black-shirts-smashing-migrants-homes-Swastikas-streets.html?ITO=socialnet-facebook-dailymail

18 de outubro de 2012 às 23:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se fosse um nazi que tivesse dado uma cepa num pintainho, diziam logo NAZI NAZI NAZI
__________

ri-me mas é verdade.

18 de outubro de 2012 às 23:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=hts5uaGdNko&feature=em-uploademail-new

19 de outubro de 2012 às 02:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/media-controlinveste-joaquim-oliveira-jornais-angolanos-bpa/1384845-1728.html»

Mais africanização do País - uma desgraça nunca vem só. Isto é o resultado de termos uma elite particularmente merdosa, que adora África e vai toda passar férias ao Brasil. Se não estivéssemos na U.E., já essa elite tinha arranjado maneira de deslocar Portugal da placa continental europeia e fazer do País uma jangada de pedra à deriva até ao terceiro-mundo.

19 de outubro de 2012 às 16:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caturo. A ver: Capitão Alatriste. Completo em espanhol e lengendas em inglês.

http://www.youtube.com/watch?v=5zaYq3H1cOQ

Se nunca viste, aproveita, antes que tirem do Youtube. :D»

Obrigado.

19 de outubro de 2012 às 16:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Caturo. A ver: Capitão Alatriste. Completo em espanhol e lengendas em inglês.

http://www.youtube.com/watch?v=5zaYq3H1cOQ


Gostei muito:)

19 de outubro de 2012 às 16:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem, estamos na UE e mesmo assim o país está a ser vendido aos poucos ao Brasil e Angola.

19 de outubro de 2012 às 16:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se não estivéssemos já isto ia a navegar muito para lá do Cabo Bojador.

19 de outubro de 2012 às 17:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não vi nada que a UE tivesses feito que impedisse estarmos para lá do Cabo do Bojador, pelo contrário só vejo a UE a forçar-nos para irmos além do Cabo do Bojador.

19 de outubro de 2012 às 18:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pelo menos foi da UE que vieram as vozes para que os Portugueses não emigrem para África e Brasil...

Não é que a UE faça muito para evitar isso. Sucede simplesmente que sem a UE, a maior parte das parcerias que Portugal entretanto constituiu com países europeus teriam provavelmente sido feitas com a «lusofonia» africana e brasuca.

19 de outubro de 2012 às 18:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que não nos adianta de nada.

Se não tivéssemos na UE, não seriamos tão apetecíveis para os outros países, e isso queria dizer que teríamos de vingar pelos os nossos próprios meios.

19 de outubro de 2012 às 18:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sim, nisso o Caturo tem razão.
aliás, foi a própria UE quem disse uma vez que Portugal até tinha imigrantes a mais, e tinha de ir com mais calma, etc
foda-se! quando até a própria UE nojenta diz isto...

19 de outubro de 2012 às 21:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois, como toda gente sabe, a UE é hipócrita pois se um país europeu começar a expulsar imigrantes em maça tem a UE à perna a dizer que está ir contra as leis da UE.

19 de outubro de 2012 às 23:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"In «Política», Livro Sétimo, VII, de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.c.."

Mas Aristóteles não acreditava em deuses pagãos. E nem Platão.

"Academy philosophers such as Plato, Aristotle and the rest might speculate that the spirits and deities either did not exist or were not relevant"

http://www.earlychristianhistory.info/grec-ro-rel.html

20 de outubro de 2012 às 17:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Platão acreditava nos Deuses sim, até prova em contrário, uma vez que na sua obra principal, a «República», e depois na subsequente e aperfeiçoada «Leis», defende a religião nacional do culto aos Deuses.

Claro que a insinuação de que Platão não acreditava nos Deuses pagãos tinha de vir, ou de ateus, ou de um site cristão, eheheh... é o costume, a puxarem a brasa à sua sardinha, deitando as suas mãos encardidas à Filosofia pagã, como se dela se pudessem apropriar. Razão tinha Juliano, se calhar até mais do que pensava, quando lhes proibiu o ensino da filosofia pagã.

20 de outubro de 2012 às 22:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boa Caturo. Mas aliás, quais eram os principais filósofos que costumavam abordar sobre o paganismo na Antiguidade? Um deles disseste que era Sallustius. Mas podes dizer mais?

20 de outubro de 2012 às 23:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Celso, Juliano, Jâmblico e Porfírio.

20 de outubro de 2012 às 23:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Razão tinha Juliano, se calhar até mais do que pensava, quando lhes proibiu o ensino da filosofia pagã."

E no entanto quando a Europa se tornou cristã, os cristãos continuaram a ensinar a filosofia grega.

20 de outubro de 2012 às 23:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Deturpada, pelos vistos.

20 de outubro de 2012 às 23:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Celso, Juliano, Jâmblico e Porfírio."

E que me dizes de Pitágoras e Cícero? E entre os antigos filófosos gregos, conheces alguns bons no assunto?

20 de outubro de 2012 às 23:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pitágoras também, Cícero é mais duvidoso, embora a sua obra «De Natura Deorum» seja das principais fontes para se conhecer o pensamento pagão da sua época. Quanto a outros autores, recordo Plotino, filósofo neo-platónico e religioso.

21 de outubro de 2012 às 01:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado, camarada Caturo.

21 de outubro de 2012 às 01:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Deturpada, pelos vistos."

Não me parece que os cristãos medievais se debruçassem nas crenças religiosas dos filósofos gregos.

21 de outubro de 2012 às 02:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pelo contrário, até faziam de conta que essas crenças pagãs não existiam... e, assim, deturpavam a Filosofia do autor, que era pagã. Prova disso mesmo é que a deturpação foi de tal modo gigantesca que hoje o comum dos estudantes universitários não pensa em Platão como um filósofo religioso.

21 de outubro de 2012 às 18:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pelo contrário"

Pelo contrário não, é tal e qual como eu disse, os cristãos medievais não falam das crenças pagãs dos filósofos gregos.

21 de outubro de 2012 às 20:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pelo contrário sim, porque precisamente por tentarem a todo o custo abafar as crenças pagãs dos Filósofos é que lhes deturparam a Filosofia, como se viu precisamente agora, com essa citação de um site cristão a insinuar que Platão não acreditava nos Deuses pagãos. Razão tinha pois Juliano, e de que maneira.

21 de outubro de 2012 às 21:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pelo contrário sim, porque precisamente por tentarem a todo o custo abafar as crenças pagãs dos Filósofos é que lhes deturparam a Filosofia,"

Como é que isso? Como é que os cristãos medievais deturpavam a filosofia grega ao não falarem nas crenças religiosas dos seus criadores?


"como se viu precisamente agora, com essa citação de um site cristão a insinuar que Platão não acreditava nos Deuses pagãos."

Como é evidente, os cristãos medievais não faziam essas insinuações porque não falavam nas crenças religiosas dos filósofos gregos, logo esse argumento não faz sentido.

21 de outubro de 2012 às 22:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não sei se as faziam, mas se até os cristãos actuais têm lata para a fazer, quanto mais o não fariam os medievais... de qualquer modo, o argumento faz sentido, porque o que aqui se prova é que Juliano tinha razão em proibir aos cristãos o ensino da Filosofis pagã, uma vez que os cristãos acabaram por usurpá-la, como se viu no exemplo, pelo que estar a centrar a discussão nos cristãos medievais, isso é que não faz sentido.

22 de outubro de 2012 às 01:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Juliano tinha razão em proibir aos cristãos o ensino da Filosofis pagã"

Onde é dito que Juliano proibiu a filosofia pagã aos cristãos? Aliás, o próprio Juliano não tinha muitas influências cristãs?

22 de outubro de 2012 às 02:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Celso, Juliano, Jâmblico e Porfírio."

Quanto a este Porfírio, conheces alguma boa obra dele sobre o paganismo? E quanto a Pitágoras, não era um pagão muito "oriental"?

22 de outubro de 2012 às 02:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que não faz sentido é pegar num artigo escrito por uma pessoa e dizer à pala desse artigo que os professores cristãos, ao longo dos tempos, deturpavam a filosofia grega.
Aliás ainda não disseste como se usurpa a filosofia grega ao não mencionar-se as crenças religiosas dos filósofos gregos ou a dizer coisas erradas sobre as mesmas, e isto é que é uma excelente questão.

22 de outubro de 2012 às 12:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O que não faz sentido é pegar num artigo escrito por uma pessoa e dizer à pala desse artigo que os professores cristãos,»

Não, o que não faz sentido, e é francamente ridículo, é vir aqui com um artigo que diz que Platão não acreditava nos Deuses pagãos e depois, quando este texto é criticado, fazer de conta que esse texto afinal é «só de uma pessoa», como se afinal aquilo de Platão não acreditar nos Deuses fosse só uma opiniãozita que quem citou o texto nem partilha nem nada... Isso, além de não fazer sentido, é sonsice pura e dura.



«ao longo dos tempos, deturpavam a filosofia grega»

Pois de facto se ao longo dos séculos chegaram à conclusão que Platão não acreditava nos Deuses, então deturparam-lhe a Filosofia à força toda.



«Aliás ainda não disseste como se usurpa a filosofia grega ao não mencionar-se as crenças religiosas»

Já disse sim - não é uma questão de simplesmente «não mencionar» as crenças, mas sim de dar da sua filosofia uma imagem de espécie de Cristianismo antes do tempo, monoteísta e etc., para fazer crer que o maior filósofo do tempo antigo não acreditava nos Deuses mas como que esperava o advento de um «Deus único».

22 de outubro de 2012 às 16:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Juliano tinha razão em proibir aos cristãos o ensino da Filosofis pagã"

«Onde é dito que Juliano proibiu a filosofia pagã aos cristãos?»

Aqui, por exemplo:
In his School Edict Julian required that all public teachers be approved by the Emperor; the state paid or supplemented much of their salaries. Ammianus Marcellinus explains this as intending to prevent Christian teachers from using pagan texts (such as the Iliad, which was widely regarded as divinely inspired) that formed the core of classical education: "If they want to learn literature, they have Luke and Mark: Let them go back to their churches and expound on them", the edict says.[1] This was an attempt to remove some of the power of the Christian schools which at that time and later used ancient Greek literature in their teachings in their effort to present the Christian religion as being superior to paganism.
http://en.wikipedia.org/wiki/Julian_the_Apostate#Restoration_of_Paganism_and_tolerance_of_the_cults


«Aliás, o próprio Juliano não tinha muitas influências cristãs?»

Forçadamente...

22 de outubro de 2012 às 16:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Celso, Juliano, Jâmblico e Porfírio."

«Quanto a este Porfírio, conheces alguma boa obra dele sobre o paganismo?»

Ainda não li nada dele senão uma espécie de diálogo entre ele e Jâmblico.
http://www.esotericism.co.uk/iamblichus-and-porphyry.htm

Mas podes procurar mais a partir daqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Porphyry_(philosopher)


«E quanto a Pitágoras, não era um pagão muito "oriental"?»

Bem, naquele espaço e lugar as influências circulavam abundantemente. Porfírio, Jâmblico e até Juliano são se calhar mais orientais do que Pitágoras. Mas todos eles se enquadram na religiosidade pagã clássica e, portanto, ocidental.

22 de outubro de 2012 às 16:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, o que não faz sentido, e é francamente ridículo, é vir aqui com um artigo que diz que Platão não acreditava nos Deuses pagãos e depois, quando este texto é criticado, fazer de conta que esse texto afinal é «só de uma pessoa»,"

Não fui que eu trouxe esse artigo para aqui, logo estamos conversados sobre esse ponto.


"Pois de facto se ao longo dos séculos chegaram à conclusão que Platão não acreditava nos Deuses, então deturparam-lhe a Filosofia à força toda."

Por causa de um só gajo dizer isso, todos os cristãos deturparam-lhe a filosofia? E não dar as informações correctas sobre as crenças religiosas de um filosofo não deturpa a sua filosofia.


"Já disse sim - não é uma questão de simplesmente «não mencionar» as crenças, mas sim de dar da sua filosofia uma imagem de espécie de Cristianismo antes do tempo, monoteísta e etc., para fazer crer que o maior filósofo do tempo antigo não acreditava nos Deuses mas como que esperava o advento de um «Deus único»."

Não, dizer que o Platão não acreditava nos deuses não aproxima a filosofia dele ao cristianismo, nem por sombras.

22 de outubro de 2012 às 20:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, o que não faz sentido, e é francamente ridículo, é vir aqui com um artigo que diz que Platão não acreditava nos Deuses pagãos e depois, quando este texto é criticado, fazer de conta que esse texto afinal é «só de uma pessoa»,"

«Não fui que eu trouxe esse artigo para aqui,»

Pois, mas uma vez que também és anónimo, isso é coisa que eu não podia saber. Quem anda à chuva molha-se. De resto, isso não altera o facto, flagrante, de que a deturpação cristã da filosofia platónica levou à afirmação acima referida.



Pois de facto se ao longo dos séculos chegaram à conclusão que Platão não acreditava nos Deuses, então deturparam-lhe a Filosofia à força toda."

«Por causa de um só gajo dizer isso,»

Não há fumo sem fogo e uma coisa que aparece escrita num site como da fonte não vem de um gajo sozinho numa esquina qualquer a mandar bocas. Aliás, há anos que vejo precisamente a mesma argumentação, a de que Platão alegadamente não acreditava nos Deuses, a ser promovida por cristãos, incluindo gente que alegadamente se especializou em Filosofia e até diz ter estudado Platão em detalhe.



«E não dar as informações correctas sobre as crenças religiosas de um filosofo não deturpa a sua filosofia»

Dizer que um filósofo religioso não acredita nos Deuses em que na verdade acredita, é, efectivamente, deturpar a sua filosofia.


"Já disse sim - não é uma questão de simplesmente «não mencionar» as crenças, mas sim de dar da sua filosofia uma imagem de espécie de Cristianismo antes do tempo, monoteísta e etc., para fazer crer que o maior filósofo do tempo antigo não acreditava nos Deuses mas como que esperava o advento de um «Deus único»."


«dizer que o Platão não acreditava nos deuses não aproxima a filosofia dele ao cristianismo, nem por sombras.»

Dizer que Platão não acreditava nos Deuses pagãos é uma forma que cristãos usam para a seguir darem a entender que Platão era uma espécie de cristão antes do tempo - e, antes de mais nada, constitui uma forma de ataque tipicamente cristã ao Paganismo clássico, o truque moral-intelectual de fazer crer que os próprios sábios clássicos não acreditavam nos Deuses.

22 de outubro de 2012 às 22:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"http://en.wikipedia.org/wiki/Julian_the_Apostate#Restoration_of_Paganism_and_tolerance_of_the_cults"

Mas há escrito aí "henoteísmo" abaixo do subtítulo. Juliano era henoteísta afinal? (Como muitos filósofos da antiguidade).

23 de outubro de 2012 às 17:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pode dizer-se que sim. O henoteísmo é uma forma de politeísmo. Juliano dava primazia, no seu culto, ao Sol.

23 de outubro de 2012 às 20:03:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home