terça-feira, agosto 28, 2012

VIOLÊNCIA E AGRESSÃO À AUTORIDADE EM CENTRO DE DETENÇÃO DE ALÓGENOS

A PSP deteve hoje seis utentes do Centro de Acolhimento de Refugiados da Bobadela, em Loures, por sequestro e ofensas à integridade física de um agente, durante uma operação que causou ferimentos em dois polícias e num dos detidos.
Em declarações à agência Lusa, o subcomissário Jairo, do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, adiantou que os agentes da autoridade tiveram de recorrer ao uso de gás pimenta para entrar no edifício, que estava barrado por alguns dos utentes do centro, que se fecharam no seu interior, quando foi ordenada a sua saída.
Segundo o responsável, durante a operação ficaram ligeiramente feridos dois polícias - um deles agredido por um dos detidos - os quais tiveram necessidade de receber tratamento no Hospital de Loures. Um dos seis utentes detidos acabaria também por ficar ferido, tendo sido assistido no local.
Os seis homens encontram-se presos e serão presentes durante o dia de terça-feira ao juiz de instrução criminal do Tribunal da Comarca de Loures, para primeiro interrogatório judicial.
O Centro de Acolhimento de Refugiados da Bobadela, em Loures, atingiu hoje níveis de sobrelotação, tendo alguns utentes decidido fechar-se lá dentro quando foi ordenada a sua saída.
A desordem naquele centro, situado num bairro de Loures, ocorreu pelas 11h30, quando se encontravam no local 80 a 90 pessoas a tratar de assuntos relacionados com a sua situação.
“Tinham sido informados para sair das instalações porque a sala estava sobrelotada. Tinha capacidade para 40 pessoas e estavam lá quase 100”, disse, ao início desta tarde, fonte oficial da PSP.
De acordo com a informação prestada à agência Lusa pelas relações públicas da PSP, os utentes queriam ser atendidos, não acataram a ordem de saída e decidiram fechar-se no interior do centro.
A situação está agora “perfeitamente controlada e normalizada”, garante a PSP.
O Centro de Acolhimento de Refugiados da Bobadela foi construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loures e tem por objectivo garantir condições de acolhimento e de integração a pessoas que escolheram Portugal como destino seguro, durante um período transitório, até decisão sobre o requerimento de asilo.

E agora, a voz do povo - o único comentário publicado na página da notícia até ao momento:
"garantir condições de acolhimento e de integração a pessoas que escolheram Portugal como destino seguro" e o que resta dos portugueses nascidos cá , quando vão ter direito a Portugal seguro ?

É realmente isto o que mais interessa. Tudo o resto é secundário.