sexta-feira, agosto 24, 2012

PRIMEIRO PASSO PARA O ENSINO DO ISLÃO - NA MAIOR POTÊNCIA DA UNIÃO EUROPEIA

"Uma região quer fazer escola", titula o Süddeutsche Zeitung. A Renânia do Norte-Westfália, região com a maior densidade demográfica da Alemanha e com o maior número de alunos muçulmanos (320 mil), toma a dianteira e inicia esta quarta-feira o ensino da religião muçulmana em 44 escolas do 1º ciclo.
Com esta medida, o governo regional pretende enviar um sinal aos seus 15 homólogos que lutam há mais de uma década pelo estabelecimento do ensino do islão nas suas escolas, refere o diário de Munique: "O começo não é perfeito. Ainda não há professores formados e o programa de estudos ainda não foi estabelecido. Mas existe a vontade de arrancar finalmente e de enviar um sinal."
Enquanto os primeiros professores de Religião Islâmica não acabarem o curso universitário, em 2019, vão ser os professores de Cultura Islâmica, que já é ensinada em várias regiões, a dar as aulas de Religião. A introdução à fé muçulmana suscita um debate na Alemanha, onde católicos e protestantes são reconhecidos como "comunidades de fé" com direito a estabelecer o programa de ensino da Religião nas escolas, contrariamente aos muçulmanos.

O número dos alógenos e a traição das elites europeias fazem o que as armas dos Otomanos nunca conseguiram fazer.