sexta-feira, agosto 24, 2012

COMEÇA A CRESCER MOVIMENTO CONTRA A VENDA DA TELEVISÃO ESTATAL A PRIVADOS

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, confrontado com a possibilidade do Governo português encerrar o canal de televisão pública RTP2 e entregar a um privado a concessão do canal principal RTP 1 e da estação de rádio RDP, acusou o executivo  do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho de "dinamitar" o serviço público.
O governo português está a preparar a entrega da RTP e da RTP, sob a forma de concessão, a um grupo privado, por um período de 15 a 25 anos.
"Parece que o Governo não contratou consultores jurídicos e económicos, contratou também um engenheiro de minas para dinamitar o serviço público de televisão porque é isso que significa a proposta. É acabar por completo, acabar à bomba política, um serviço público", denunciou o presidente do Sindicato dos Jornalistas.
"Nós entendemos que um serviço público de rádio e de televisão deve ser executado por uma empresa de capitais exclusivamente públicos que não visa o lucro mas a satisfação das necessidades dos cidadãos onde quer que eles se encontrem no território português", disse Alfredo Maia à rádio TSF.
No mesmo sentido pronunciou-se Arons de Carvalho, membro da entidade reguladora para a Comunicação Social e ex-secretário de Estado da Comunicação Social.
Em declarações à TSF, Arons de Carvalho considerou inconstitucional a concessão da RTP1 e da RDP a privados, salientando que a Constituição impõe que o serviço público seja assegurado pelo Estado.
Arons de Carvalho disse ainda que os planos do Governo, em última análise, vão contra a soberania do país.

Ainda por cima consta que a RTP está pela primeira vez em décadas a dar lucro... mas se calhar é mesmo por isso que os tubarões andam a rondar...