quinta-feira, dezembro 01, 2011

SALÁCIA, DEUSA PADROEIRA DE ALCÁCER DO SAL

Dia I de Dezembro é consagrado a SALÁCIA, Deusa ligada à água salgada, e ao culto de NEPTUNO, do Qual SALÁCIA é na mitologia romana considerada como esposa, em reflexo latino do par divino helénico ANFITRITE-POSEIDON.
A etimologia de SALÁCIA aponta para uma ligação ao acto de saltar, pular, aludindo ao movimento das águas do mar, bem como dos rios.

Neste site, há uma lenda popular interessante narrada pelo Dr. Rocha Martins em 1935 (texto a itálico):
Na verdade, ao que parece, Alcácer do Sal foi fundada pelos lusitanos no ano Vlll de César, isto é trinta anos antes de Cristo, atribuindo-a a uma lenda que reza o seguinte: Bugud, califa africano, invadiu a Lusitânia, pondo as povoações a ferro e fogo. Havia na região de Alcácer, um tempo dedicado à deusa Salácia (um dos nomes da deusa Diana), que foi profanado pelos africanos. Quando estes se faziam ao mar, porém, um grande temporal destruiu as embarcações, perecendo no naufrágio a maioria dos invasores, e perdendo-se as riquezas roubadas. Os lusitanos viram no acontecimento um milagre da Deusa, e fundaram uma vila a que deram o nome de Salácia. Há também uma corrente de opinião para quem o nome de Salácia se referia, não à Deusa, mas à abundância de sal existente na região."

Antes de ler este texto, aqui a itálico, não tinha conhecimento de que SALÁCIA pudesse de algum modo estar relacionada com DIANA, Deusa Lunar do Bosque, que, tanto quanto sei, nunca teve nada a ver com o mar. No entanto, a menção do Seu nome nesta lenda pode indicar que havia na Lusitânia um extenso culto desta Divindade, ou, talvez, de uma Divindade lusitana que Lhe fosse de algum modo equivalente. A este respeito, é intrigante que o templo romano de Évora, comprovadamente de culto imperial, seja considerado como templo de DIANA; do mesmo modo, vale a pena referir que, na Crónica Geral de Espanha de 1344, considera-se que a Lusitânia recebeu o seu nome porque o mítico Hércules aí celebrou jogos em honra de DIANA (Ludi + DIANA).
O Povo que adorava Salácia não morreu, livrou-se do domínio islâmico e, a pouco e pouco, vai também deixando para trás as teias da Cristandade moribunda - por ironia, um irmão expulsou o outro e, entretanto, enfraqueceu-se, e isto já se sabe, quando dois lutam o terceiro sai a ganhar, talvez seja isto um sinal de confirmação de que os Deuses escrevem certo por linhas tortas. E, a seu tempo, os descendentes deste Povo antigo poderão restaurar, a passo e passou, mas em todo o Seu esplendor, os sagrados nomes e insígnias dos Deuses de outrora e de sempre.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, mas estas inglesas estão a se revoltar contra a esculhama. :D

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2068040/Youre-country-talk-language-Second-woman-filmed-hurling-vile-racist-abuse.html

1 de dezembro de 2011 às 02:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

RESPOSTA:

http://gladio.blogspot.com/2011/11/multiculturalismo-ameaca-identidade-que.html

1 de dezembro de 2011 às 02:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

RESPOSTAS:

http://gladio.blogspot.com/2011/08/vardavar-2011-festival-pagao-da-deusa.html?showComment=1322705558669#c1079819308596653889

1 de dezembro de 2011 às 02:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, mas estas inglesas estão a se revoltar contra a esculhama.

ELES AGORA USAM A TECNOLOGIA QUE O ARIANO SUBSIDIOU ROUBADO POR ELES PRA FAZER BIG BROTHER PRO SISTEMA..JAJAJA

1 de dezembro de 2011 às 03:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Hackers atacam e derrubam sites do governo português
A Polícia de Portugal está investigando ataques a sites de vários organismos oficiais do governo na madrugada desta quarta feira. As páginas ficaram inacessíveis ...
Terra Brasil · 13 horas atrás

antifas detectados..

1 de dezembro de 2011 às 03:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Irmandade Muçulmana está à frente na contagem de votos no Egito

1 de dezembro de 2011 às 03:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vice-presidente do maior banco português vítima de “carjacking”

O vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português, Norberto Rosa, foi ontem à noite assaltado e sequestrado durante algum tempo, tendo sido obrigado a dar os códigos de cartões bancários, escreve a imprensa local.

1 de dezembro de 2011 às 04:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português, Norberto Rosa, foi ontem à noite assaltado e sequestrado durante algum tempo, tendo sido obrigado a dar os códigos de cartões bancários, escreve a imprensa local.

O gestor foi abordado cerca das 21.00 por dois homens numa zona residencial de Lisboa e, sob ameaça de arma, foi levado a várias caixas automáticas ATM, onde os assaltantes fizeram levantamentos de dinheiro.

O automóvel onde seguia foi roubado, tendo Norberto Rosa sido deixado numa rotunda próxima.

1 de dezembro de 2011 às 04:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Três irmãs afegãs atacadas após rejeição de casamento

Três irmãs menores de idade foram atacadas com ácido na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, como vingança pela recusa de uma das meninas de se casar com um homem.

1 de dezembro de 2011 às 04:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Três irmãs menores de idade foram atacadas com ácido na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, como vingança pela recusa de uma das meninas a se casar com um homem.

Os agressores, familiares do pretendente recusado, entraram de madrugada na casa da jovem e, após baterem nos familiares masculinos, jogaram ácido nas menores de 8, 12 e 17 anos, segundo informou a diretora do Departamento da Mulher de Kunduz, Nadira Gia.

A mãe das vítimas disse abertamente conhecer os agressores e a razão pela qual foram atacadas: Pediram minha filha mais velha em casamento e eu neguei.

A menina estava comprometida com outro homem e tinha marcado o casamento para a próxima semana.

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) afirmou há poucos dias que ainda há um longo caminho a ser percorrido na aplicação da legislação que protege as mulheres afegãs contra a violência de gênero.

De acordo com este organismo, no Afeganistão as leis se chocam com práticas socialmente aceites, como a compra e venda de mulheres para casamento, uniões infantis ou forçadas, os estupros e o baad (dar uma mulher de presente para resolver um conflito familiar).

1 de dezembro de 2011 às 05:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/familia-afega-e-atacada-com-acido-apos-recusar-casamento-de-filha.html

1 de dezembro de 2011 às 13:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, em Nova Zelândia:

http://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=10769739

1 de dezembro de 2011 às 14:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Ó Caturo, mas estas inglesas estão a se revoltar contra a esculhama. :D"

Inglesas ??? Só se forem inglesas de BI...

1 de dezembro de 2011 às 15:27:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home