quarta-feira, novembro 30, 2011

NOVAS DESCOBERTAS EM STONEHENGE INDICAM SACRALIDADE SOLAR DO SANTUÁRIO


No Reino Unido, novas descobertas indicam que o famoso santuário pré-histórico de Stonehenge poderia ser já um importante local sagrado pelo menos quinhentos anos antes do primeiro círculo de pedras ser aí levantado - e que a santidade da sua localização pode ter determinado a orientação dos aspectos chave da paisagem sagrada circundante.
A nova investigação, levada a cabo por arqueólogos das universidades de Birmingham, Bradford e Vienna de Áustria, revela dados que apontam fortemente para a ligação de Stonehenge com crenças religiosas solares pré-históricas. Reforça-se assim a ideia de que o santuário foi originalmente asssociada ao culto solar.
A investigação tem também indicado aos arqueólogos uma hipotética procissão religiosa ou outro evento ritual similar que pode ter tido lugar anualmente em direcção ao norte de Stonehenge. Estes indícios sugerem que o sítio religioso é mais antigo do que se supunha.
A grande prova arqueológica nova é a descoberta de dois grandes fossos perto do complexo megalítico, no chamado «Cursus Stonehenge», um monumento neolítico tido até aqui como mais antigo do que Stonehenge. Os fossos estão um no extremo leste, outro no extremo oeste; vistos a partir da chamada «Heelstone


», estes dois fossos estão alinhados com o nascer e o pôr do Sol no dia mais longo do ano - o do solstício de Verão. A hipótese de se tratar de uma coincidência é extremamente baixa.
Os arqueólogos especulam agora sobre que tipo de rituais terá sido levado a cabo entre os dois fossos. Em muitos locais do mundo há procissões em torno dos perímetros dos monumentos.

A ideia parece ter pernas para andar segundo um teste feito pelos arqueólogos.
No solstício de Verão há de facto três alinhamentos chave - não apenas o nascer e o pôr do Sol, mas também o meio-dia, que é o ponto mais alto que o Sol atinge no seu ciclo anual. Cálculos de computador revelaram que o ponto do meio-dia na rota da procissão suposta pelos arqueólogos está directamente alinhado com o centro de Stonehenge, virado para Sul. Isto indica que o local de Stonehenge já seria sagrado antes da construção do Cursus, porque os fossos do Cursus estão alinhados com uma das pedras do Stonehenge, e talvez esteja relacionado com um local sagrado datado do Mesolítico (8000 a.e.c.), sito perto do monumento de Stonehenge.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ESSES MEGALITOS JA ERAM UM ENSAIO DO PALEOLITICO SUPERIOR PARA A ARQUITETURA MAIS COMPLEXA DO NEOLITICO..

1 de dezembro de 2011 às 03:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home