sexta-feira, novembro 18, 2011

ALTAR DE LAROUCO - JÚPITER

Da página «Portugal Romano» do Facebook:

Altar de Penascrita e desenho do lugar de Culto – Ao Deus Larouco, companheiro de Júpiter, atribuída pelos soldados da Legião VII Gemina Pia Felix (Vilar de Perdizes).
Afloramento granítico, trabalhado para altar rupestre, composto por três degraus encimados por mais três entalhes na rocha, em forma de "E" deitado. Na superfície sobressai uma cavidade rectangular, e rasgos lineares. Esta cavidade é, interpretada por alguns autores como sendo o "foculus". Numa das faces do altar existe uma inscrição consagrada a Deus Larouco, companheiro de Júpiter, atribuída pelos soldados da Legião VII Gemina. De referir a semelhança a outros dois altares aparecidos nas imediações, um deles consagrado ao Deus Larouco e outro a Júpiter. Segundo a interpretação feita por Rodrigues Colmenero, através da leitura de alguns excertos: trata-se de uma santuário, dedicado a:
Larouco, Companheiro de Júpiter - I(ovis) Soc(io) Larouco
Pelos soldados da legião VII Gemina- La[roc]vo......M(ilites) Leg(ionis) VII P(iae) F(elicis) (centuriae.....?).
No restante ainda se verificam outros caracteres, embora indecifráveis. Trata-se, neste caso de um topónimo, onde o nome da montanha é referido. No Outono e no Inverno a serra está quase sempre encoberta, de tal modo que é possível supor que o santuário da Pena Escrita, situado no altiplano abrigado (altitude 827 metros) congregasse rituais de culto nas estações mais agrestes quando o cume do Larouco é assolado por ventos fortes, cortantes e frios, ou por nevões persistentes.

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É verdade que disseste isto Caturo? O Terminado1 é que disse que sim:


«O que há de errado nessa mistura é a parte dos netos negros....o resto não tem qualquer problema. Aliás, cá em Portugal, o teorico numero 1 do racialismo, o Bruxo do PNR, que toda a gente neste forum já conhece, já escreveu no seu blog que não vê problema algum em cruzamentos entre portugueses e imigrantes de leste. Disse até mais....disse que esses cruzamentos até podiam ser benéficos por ajudarem a remover algum sangue árabe ou negro que possa andar por ai em circulação no povo português!»

http://forum.chupa-mos.com/conversa-de-encher-chourico/393524-best-brazil-o-melhor-do-pais-irmao-cultura-tecnica-ensino-gajas-etc-29.html

18 de novembro de 2011 às 13:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/populacao-movimento-da-extincao-humana-voluntaria--internacional-extincao-humana-tvi24/1294087-4073.html


«Somos uma ameaça à vida na Terra. Já passamos da capacidade de manter uma vida sustentável no Mundo há muito tempo. Cada pessoa nova é um fardo para o planeta. Não há motivo para celebrar a chegada a 7 mil milhões de pessoas», disse Les U. Knight, um dos directores do Movimento da Extinção Humana Voluntária (VHEMT), em entrevista ao portal de notícias G1.»

18 de novembro de 2011 às 14:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É o excesso de sub arianos e arianos lemmings,vulgo sub humanos.

18 de novembro de 2011 às 14:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mais lixo pagão, será possível que acreditas mesmo nestas baboseiras
sem sentido? O politeísmo é um sub-
produto de mentes deformadas pela
ignorância e superstição.

18 de novembro de 2011 às 17:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, mente deformada é a tua, profundamente degenerada por anos e anos de doentios e feios contactos com padres e sacristãos... vale mais um só gesto de adoração aos Deuses do que toda a tua vida e as vidas de infecta beatagem afim.

18 de novembro de 2011 às 18:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas porque é que este homem toma todos os anti-pagãos como sendo cristãos? Que obsessão. Há aqui anónimos que não são pagãos mas que também não são cristãos, pá. Enfim, são os tais anos doentios e feios contactos com sacerdotes e xamãs...

18 de novembro de 2011 às 22:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Mas porque é que este homem toma todos os anti-pagãos como sendo cristãos?»

Porque a natureza dos argumentos dos anti-pagãos que aqui aparecem é de origem cristã. Não é, evidentemente, coisa que toda a gente perceba, mas nem todos terão as mesmas capacidades de análise, já se sabe.


«Há aqui anónimos que não são pagãos mas que também não são cristãos,»

Se não são cristãos, são ateístas (de)formados por uma mistura de restos de pensamento cristão já laicizado com materialismo ateu castrador, resultando numa quadradíssima bosta que só tem é de ser denunciada, combatida e varrida à mangueirada para o esgoto da História. Na fornalha tanto arde a madeira como o papel, tanto faz. Assim, a resposta que se aplica a uns, a outros também cabe em cheio no meio dos cornos que até faz lume. Não interessa por isso que uns sejam como sejam devido a anos e anos de feios e doentios contactos com padres, e outros devam o seu modo de «pensar» (e de fazer outras coisas, eventualmente...) ao degradante e insalubre convívio ora com os ditos padres, ora com aviltantes intelectuais, «gurus» da juventude, ou jumentude, cheios de torpe vício e hábitos infectos...

19 de novembro de 2011 às 22:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Porque a natureza dos argumentos dos anti-pagãos que aqui aparecem é de origem cristã. Não é, evidentemente, coisa que toda a gente perceba, mas nem todos terão as mesmas capacidades de análise, já se sabe."


ui!
até tomas todos os cristãos por minho-timoristas! lol

21 de novembro de 2011 às 19:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Se não são cristãos, são ateístas (de)formados por uma mistura de restos de pensamento cristão já laicizado com materialismo ateu castrador, resultando numa quadradíssima bosta que só tem é de ser denunciada, combatida e varrida à mangueirada para o esgoto da História. Na fornalha tanto arde a madeira como o papel, tanto faz. Assim, a resposta que se aplica a uns, a outros também cabe em cheio no meio dos cornos que até faz lume. Não interessa por isso que uns sejam como sejam devido a anos e anos de feios e doentios contactos com padres, e outros devam o seu modo de «pensar» (e de fazer outras coisas, eventualmente...) ao degradante e insalubre convívio ora com os ditos padres, ora com aviltantes intelectuais, «gurus» da juventude, ou jumentude, cheios de torpe vício e hábitos infectos..."



não gostas da Europa podes ir para a india experimentar o paganismo «ariano» lol

21 de novembro de 2011 às 19:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não preciso, a Europa autêntica também tem os seus Deuses. Por isso é que tu é que não gostas da Europa, até achas bem que esta esteja espiritualmente subordinada ao Próximo Oriente, mas um dia pode ser que vás mesmo daqui para fora em direcção à terra que o teu credo estrangeiro diz que é «santa». :)

21 de novembro de 2011 às 19:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o caturo acha que não há ex-neopagãos... até há o filósofo francês! LOL

21 de novembro de 2011 às 19:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Não preciso, a Europa autêntica também tem os seus Deuses. Por isso é que tu é que não gostas da Europa, até achas bem que esta esteja espiritualmente subordinada ao Próximo Oriente, mas um dia pode ser que vás mesmo daqui para fora em direcção à terra que o teu credo estrangeiro diz que é «santa». :)

21 de Novembro de 2011 19:50:00 WET


era o que tu querias, terceiro-mundista!

21 de novembro de 2011 às 19:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Terceiro-mundista és tu. O Cristianismo foi aliás o culminar de uma grande infiltração terceiro-mundista no mundo europeu da Antiguidade. És portanto espiritualmente terceiro-mundista.

21 de novembro de 2011 às 19:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o caturo acha que não há ex-neopagãos...»

Quando é que eu alguma vez disse ou sequer sugeri isso? Ehehehh, o desespero beato é lixado... já agora, olha que na actualidade haverá seguramente mais ex-cristãos do que ex-pagãos, ehehehehhh...

21 de novembro de 2011 às 19:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Terceiro-mundista és tu. O Cristianismo foi aliás o culminar de uma grande infiltração terceiro-mundista no mundo europeu da Antiguidade. És portanto espiritualmente terceiro-mundista.

21 de Novembro de 2011 19:56:00 WET


a Europa Cristã é a maior civilização, tu és um terceiro-mundista ressabiado.

21 de novembro de 2011 às 21:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Terceiro-mundista ressabiado és tu, e a Europa cristã está a morrer - e ainda bem, já vai tarde e nunca devia sequer ter surgido. A verdadeira Europa é pagã.

21 de novembro de 2011 às 21:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

As raízes culturais e espirituais da Europa atual são cristãs, não tem como negar. Só mesmo um idiota completamente tapado enxerga de outra forma. Você e mais meia dúzia
de panacas é que ficam tentando empurrar essa estultíce de "origens
pagãs", o paganismo europeu está
completamente MORTO, enterrado definitivamente nas cinzas da história. O que vocês chamam de politeísmo hoje em dia é só um
carnaval de frescos deslumbrados.

22 de novembro de 2011 às 20:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, carneiro passivo e beato favelado, não adianta vires com a mesma conversa estafada, balindo desesperadamente para negar as evidências que tu querias que não existissem: a verdadeira Europa é pagã, nasceu pagã e, após um relativamente breve interregno debaixode um credo espiritual alheio e imperialista, volta a pouco e pouco ao Paganismo, àquilo a que chamamos Politeísmo e é mesmo Politeísmo, para vossa beata infelicidade - o culto aos Deuses da Europa, únicos legítimos Poderes dos Céus ocidentais, isto enquanto as igrejas se esvaziam e o Cristianismo morre em todo o mundo branco, especialmente na Europa ocidental. É que já nem no Tratado da União Europeia aparece qualquer referência ao Cristianismo, apenas à raiz grecoromana. E o descomunal envolvimento em pedofilia da parte do clérigo que vos educou não ajuda em nada a já de si moribunda causa cristã...

22 de novembro de 2011 às 21:36:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home