terça-feira, setembro 27, 2011

«O CAÇADOR DE TROLLS»


É um dos mais originais e elogiados «cult movies» da actualidade, uma fita norueguesa em toada de falso documentário, (...) O governo avisa que não há razões para preocupação - trata-se apenas de um problema causado por ursos nas montanhas e florestas da Noruega. Mas os caçadores locais não acreditam, nem um trio de estudantes universitários, que quer descobrir a verdade. Armados com uma câmara de vídeo, lançam-se no encalço de um misterioso caçador furtivo que nada quer com eles, mas a persistência do trio revela a verdadeira natureza da sua presa.
De repente, vêm-se a documentar o dia-a-dia de um inesperado herói nacional, arriscando a vida para desvendar os segredos de umas criaturas que se julgava habitarem apenas em contos de fadas.
Primeira obra de André Øvredal, realizador vindo da publicidade, que se estreia num prodígio de imaginação assente nas maravilhosas paisagens naturais da Noruega e no rico folclore nórdico. «O Caçador de Trolls» é um dos mais originais monster movies dos últimos tempos.

Um filme giro, de facto, este «Trolljegeren» ou «Caçador de Trolls». Recomendo-o vivamente, precisamente devido à sobremencionada referência à riqueza do folclore europeu setentrional - e ao fim ao cabo qual é o folclore europeu que não tem figuras de gigantes disformes e ameaçadores?
Além do mais, sendo falado na bela língua norueguesa, constitui saudável e arejada alternativa ao banalizante e enjoativo inglês de sotaque norte-americano, quase omnipresente na cinematografia de ficção que chega às grandes salas de cinema.
Não deve esquecer-se a referência a pormenores que divertem, como o da capacidade dos Trolls de cheirarem sangue cristão, o do surgimento de uma jovem muçulmana e a consequente dúvida se também seria escolhida como presa pelos trolls, e, no fim, uma declaração do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg à imprensa na qual fala em Troll... que neste caso é simplesmente uma estação de pesquisa do Estado, mas essa parte não é explicada no filme, para a coisa ter mais graça...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"da capacidade dos Trolls de cheirarem sangue cristão",

Anti-pedagogia detectada...
Isso não leva a lado nenhum,francamente.

28 de setembro de 2011 às 08:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=1quUDSqr5b0&feature=related

Uma excelente sugestão cinematográfica, Caturo!

28 de setembro de 2011 às 10:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

De facto tem bom aspecto, e a divulgação dessa história ser-nos-ia particularmente útil. Mas arranjar isto é que é mais difícil, suponho...

28 de setembro de 2011 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Trash total.

lucassouza24

30 de setembro de 2011 às 03:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Salve Caturo, não sei se já comentaste este, mas vi uma película ianque bem interessante essa semana, se intitula-"Outlander", e tem como protagonista o Jim Caviezel, que na mesma é um viajante espacial que vem aportar na Escandinávia dos tempos viquingues, sendo então uma aldeia assolada por uma criatura reptiliana monstruosa e o forasteiro passa a ajuda-los no combate a fera. Não digo mais para não atrapalhar quem ainda não viu, mas cito bons pontos fortes- atores todos brancos, a gaja que faz par romantico é uma ruiva maravilhosa, uma crítica um tanto mordaz ao cristianismo que então já penetrava naquelas plagas(um tanto semelhante a crítica já feita no também ótimo desenho digitalizado Beowulf) e por fim boas referências a religião primieva. Para uma película hollywoodiana, uma grata surpresa.
Abraço.

30 de setembro de 2011 às 13:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Esse filme quis eu ver, mas atrasei-me e quando dei por ela já tinha saído dos cinemas... Obrigado pelas observações, vou ver se o encontro.

30 de setembro de 2011 às 18:45:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home