sexta-feira, agosto 05, 2011

«O CREPÚSCULO DOS CELTAS» - CANAL HISTÓRIA, 23 HORAS

E agora, cambada interessada nas raizes e consumidora de televisão por cabo, atenção ao programa «O Crepúsculo dos Celtas», que daqui a dez minutos será emitido pelo Canal História:
Na Suíça francófona houve uma descoberta extraordinária. Em Mormont Hill, os escavadores desenterraram um imenso santuário celta, o maior conhecido até à data. Há 2.000 anos, os Helvécios escavaram centenas de poços neste isolado lugar para depositar as oferendas aos deuses: objectos, animais e partes de corpos humanos. A descoberta permite aos arqueólogos indagar sobre as práticas religiosas dos nossos antepassados. Rituais, sacrifícios e druidas: O que sabemos sobre a extraordinária civilização celta? Tentando responder a esta pergunta, este documentário com estilo de thriller segue passo-a-passo as escavações deste lugar e o trabalho dos arqueólogos. Novas e inesperadas descobertas submergem-nos num mundo misterioso que roça a imaginação e a realidade.

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cidade italiana proíbe venda de kebabs ,Segundo o autarca, que é também deputado pela Liga Norte,a venda de kebabs "não convêm ao urbanismo do centro histórico"

muito bem ,1143
http://www.destakes.com/redir/bb8d642d2f8f4179132348831cbdfcdc

6 de agosto de 2011 às 00:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Agente ferido na Damaia, Amadora
PSP emboscado num comboio


http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/psp-emboscado-num-comboio-responde-a-tiro

1143

6 de agosto de 2011 às 00:48:00 WEST  
Anonymous Cunistorgis said...

Quanto a isso dos kebabs, é uma atitude corajosa e louvável. Sonho com o dia em que os nossos centros históricos e restantes áreas nobres fiquem livres de lojas de chineses, indianos ou paquistaneses.

6 de agosto de 2011 às 01:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nesse programa foi referido que os romanos destruíram as religiões celtas, tal como eu tenho dito neste blog.

6 de agosto de 2011 às 10:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, veja estas imagens de arrastões feitos por "jovens" nos EUA e Canadá:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/canada-e-eua-registram-casos-de-arrastoes-em-lojas.html

6 de agosto de 2011 às 15:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Nesse programa foi referido que os romanos destruíram as religiões celtas, tal como eu tenho dito neste blog.»

Foi referido de uma forma generalista e não corresponde à verdade formal - não houve qualquer proibição romana do culto aos Deuses Nacionais célticos.

6 de agosto de 2011 às 18:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Foi referido de uma forma generalista e não corresponde à verdade formal - não houve qualquer proibição romana do culto aos Deuses Nacionais célticos."

Proíbiram os sacerdotes celtas de exercerem os seus rituais religiosos o que implicou a destruição das religiões celtas.

6 de agosto de 2011 às 20:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Foi referido de uma forma generalista e não corresponde à verdade formal - não houve qualquer proibição romana do culto aos Deuses Nacionais célticos."

Aliás Caturo, quais eram então os principais festivais romanos? Eram justamente aqueles que correspondem às principais datas católicas? (natal, páscoa, etc)

6 de agosto de 2011 às 21:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O Natal sim, era, a «Páscoa» também, embora muito menos. Outras eram a Equirria, o Armilustrium, a Vinália...

6 de agosto de 2011 às 22:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Proíbiram os sacerdotes celtas de exercerem os seus rituais religiosos»

Não, proibiram os sacrifícios humanos e atacaram os druidas, por serem subversivos, não proibiram os ritos celtas na generalidade.

6 de agosto de 2011 às 22:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, proibiram os sacrifícios humanos e atacaram os druidas, por serem subversivos, não proibiram os ritos celtas na generalidade."

Proíbiram os sacerdotes celtas de praticarem qualquer rito celta, e essas pessoas eram a espinha dorsal das religiões celtas. E uma religião sem a sua espinha dorsal, desaparece.

6 de agosto de 2011 às 22:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Proíbiram os sacerdotes celtas de exercerem os seus rituais religiosos o que implicou a destruição das religiões celtas."

Pois como destruíram? Se até os próprios romanos passaram a praticar também algo das religiões celtas.

E creio que assim os romanos ajudaram mas a preservar o que se conhece hoje das religiões celtas.

Pois se dependesse somente dos beatos cristãos, hoje provavelmente saberíamos ainda menos sobre as religiões celtas.

6 de agosto de 2011 às 22:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Celtas, pagãos primitivos que queimavam vivos animais e pessoas em oferenda a falsos deuses de pedra e
madeira. As religiões pagãs são as
mais ridículas e bestias sandices
humanas, ainda bem que esta imundíce
já está praticamente extinta, em grande parte graças ao próprio Império Romano em sua fase cristã.
Um viva a esses heróis!

6 de agosto de 2011 às 22:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pois como destruíram? Se até os próprios romanos passaram a praticar também algo das religiões celtas."

Os romanos incorporaram alguns poucos deuses celtas na sua religião, enquanto destruiam toda a estrutura relgiosa celta, ou seja, destruiam as religiões celtas.

"Pois se dependesse somente dos beatos cristãos, hoje provavelmente saberíamos ainda menos sobre as religiões celtas."

Pois esses beatos registaram os mitos irlandeses e portanto é graças a eles que sabemos alguma coisa da religião celta irlandesa.

7 de agosto de 2011 às 12:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Pois como destruíram? Se até os próprios romanos passaram a praticar também algo das religiões celtas."

«Os romanos incorporaram alguns poucos deuses celtas na sua religião,»

Não, a verdade é que nasceu uma nova espécie de religião, a galo-romana.


«enquanto destruiam toda a estrutura relgiosa celta,»

Não. O que atacaram foi a classe druídica - e por motivos políticos, não por motivos religiosos.

Que chatice, não há mesmo maneira de, a respeito de intolerâncias religiosas, os cristãos dizerem «pois, os pagãos também fizeram!!!» ;)


"Pois se dependesse somente dos beatos cristãos, hoje provavelmente saberíamos ainda menos sobre as religiões celtas."

«Pois esses beatos registaram os mitos irlandeses e portanto é graças a eles que sabemos alguma coisa da religião celta irlandesa.»

Pois, se eu der a fulano cem euros para fulano entregar a sicrano, e se fulano só entrega cinquenta a sicrano, então sicrano deve estar muito agradecido a fulano por esses cinquenta euros, então não.... eheheh...

A verdade é que a Cristandade destruiu o Paganismo na Irlanda e aquilo que deste se sabe só por obra de um dois monges, quem sabe se não pagãos infiltrados, sobreviveu. É um crime sem par.

8 de agosto de 2011 às 18:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Celtas, pagãos primitivos que queimavam vivos animais e pessoas em oferenda a falsos deuses»

Charápe, beato. Os únicos verdadeiros Deuses dos Celtas são esses - o teu Judeu Morto é um alógeno, quando não um usurpador. E olha que os celtas queimaram menos pessoas do que a nauseabunda inquisição dos servidores do Nazareno. Quanto a ídolos de madeira e de pedra, é coisa que não falta em qualquer igreja católica. :)

Em suma - o Cristianismo tentou ficar com o que de melhor o Paganismo tinha, num gesto de usurpação sem igual, mas agora está a cair em todo o Ocidente, e o Paganismo está a voltar: porque a verdade vem ao de cima e os tronos espirituais da Europa pertencem, em exclusivo, aos Deuses da sua Ancestralidade. Tudo o que mais é para desaparecer ou ser reduzido ao estatuto de marginalidade minoritária, como há dois mil anos.

8 de agosto de 2011 às 19:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Celtas, pagãos primitivos que queimavam vivos animais e pessoas em oferenda a falsos deuses de pedra e
madeira"

:D
E o beato a grasnar hipocrisias de novo. Até finge não saber que em igrejas o que não faltam é imagens do judeu vigarista e seus asseclas, e que "ídolos de pedra e madeira" eram mas representações e personificações das divindades.

8 de agosto de 2011 às 19:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, a verdade é que nasceu uma nova espécie de religião, a galo-romana."

Pois este programa falou em somente 3 deuses celtas adoptados pelos romanos, os quais, também disse o programa, eram vistos como personificações dos deuses romanos, o implica que a religião celta era destruída.

8 de agosto de 2011 às 22:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não. O que atacaram foi a classe druídica - e por motivos políticos, não por motivos religiosos."

Pois a classe druídica era o pilar da religião celta, e ao ser destruído a religião celta desapareceu. E os romanos também destruíram santuários celtas.

"Pois, se eu der a fulano cem euros para fulano entregar a sicrano, e se fulano só entrega cinquenta a sicrano, então sicrano deve estar muito agradecido a fulano por esses cinquenta euros, então não.... eheheh...

A verdade é que a Cristandade destruiu o Paganismo na Irlanda e aquilo que deste se sabe só por obra de um dois monges, quem sabe se não pagãos infiltrados, sobreviveu. É um crime sem par."

Tudo isso vale também para os romanos e sua relação com as religiões celtas.

8 de agosto de 2011 às 23:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, não vale, porque os Romanos, ao contrário dos cristãos, nunca proibiram o culto dos Deuses pagãos celtas.

8 de agosto de 2011 às 23:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois a classe druídica era o pilar da religião celta, e ao ser destruído a religião celta desapareceu. »

Então foi por motivos políticos, não por motivos religiosos, como eu já disse.


«E os romanos também destruíram santuários celtas.»

Errado. Quando muito, ocuparam-nos - e, mais uma vez, por motivos políticos.

8 de agosto de 2011 às 23:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois este programa falou em somente 3 deuses celtas adoptados pelos romanos,»

O que não significa que não tenha havido mais - aliás, nenhum culto celta foi proibido pelos Romanos.


«também disse o programa, eram vistos como personificações dos deuses romanos, o implica que a religião celta era destruída.»

Não implica absolutamente nada disso, apenas que o culto foi romanizado, ou aliás, que essa foi a maneira romana de entender os Deuses indígenas.

8 de agosto de 2011 às 23:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Então foi por motivos políticos, não por motivos religiosos, como eu já disse."

Não sei se se destruir uma religião por se considerá-la bárbara era destrui-la por motivos religiosos ou políticos.

"Errado. Quando muito, ocuparam-nos - e, mais uma vez, por motivos políticos."

Errado, não, certo.

«Boats were built for the Roman foot soldiers while the Roman cavalry swam across with their horses. The Druids shouted abuse at the Romans and cursed them but they could not stop the Roman army from landing. Any ceremonial sites on Anglesey used by the Druids were also destroyed but many of them were in secret places and some survived.»

http://www.historylearningsite.co.uk/romans_and_the_druids.htm

9 de agosto de 2011 às 00:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, não vale, porque os Romanos, ao contrário dos cristãos, nunca proibiram o culto dos Deuses pagãos celtas."

Proíbiam a existência de quem mantinha viva as religiões celtas o que vai dar ao mesmo.

9 de agosto de 2011 às 00:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, não vai dar ao mesmo, e tanto não vai que os cultos gauleses continuaram. Até os cristãos os proibirem, claro...

14 de agosto de 2011 às 18:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Então foi por motivos políticos, não por motivos religiosos, como eu já disse."

«Não sei se se destruir uma religião por se considerá-la bárbara»

Pois, mas a religião não foi destruída, do mesmo modo que a proibição dos sacrifícios humanos em Roma também não destruiu a religião romana, nem Numa, o tradicional legislador da Religião, e que era contra TODOS os sacrifícios de sangue, nem ele destruiu a religião romana.



Errado. Quando muito, ocuparam-nos - e, mais uma vez, por motivos políticos."

«Errado, não, certo.»

«Boats were built for the Roman foot soldiers while the Roman cavalry swam across with their horses. The Druids shouted abuse at the Romans and cursed them but they could not stop the Roman army from landing. Any ceremonial sites on Anglesey used by the Druids were also destroyed but many of them were in secret places and some survived.»»

Pois, mas mais uma vez por motivos políticos - tanto que durante a ocupação romana havia santuários celtas.

Generally Roman worship practices such as offerings of incense and animal sacrifice, dedicatory inscriptions, and naturalistic statuary depicting deities in anthropomorphic form were combined with specific Gaulish practices such as circumambulation around a temple. This gave rise to a characteristic Gallo-Roman fanum, identifiable in archaeology from its concentric shape.

http://en.wikipedia.org/wiki/Gallo-Roman_religion

14 de agosto de 2011 às 18:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo, como o caro deve saber, sendo nacionalista como é, a miscigenação signfica extinção logo a miscigenação que ocorreu entre a religião pagã romana e a pagã celta significou a extinção da religião celta pagã.

14 de agosto de 2011 às 22:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caro Caturo, como o caro deve saber, sendo nacionalista como é, a miscigenação signfica extinção logo a miscigenação que ocorreu entre a religião pagã romana e a pagã celta significou a extinção da religião celta pagã.»

A sua lenta diluição, sim. Mas não por decreto religioso romano. Não houve pois aí qualquer intolerância religiosa.

18 de agosto de 2011 às 23:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"A sua lenta diluição, sim. Mas não por decreto religioso romano. Não houve pois aí qualquer intolerância religiosa."

Parece-me que se os druidas não tivessem sido perseguidos e os locais de cultos celta destruídos, as religiões celtas teriam-se permanecido puras e portanto não se teriam extinguido.

19 de agosto de 2011 às 00:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pois, mas mais uma vez por motivos políticos - tanto que durante a ocupação romana havia santuários celtas."

Não estou a ver nenhum motivo político que justifique a destruição de santuários celtas.

19 de agosto de 2011 às 00:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, não vai dar ao mesmo, e tanto não vai que os cultos gauleses continuaram. Até os cristãos os proibirem, claro..."

A mistura dos cultos celtas com os cultos romanos significou a extinção da religião celta, e não há volta a dar a isso..

19 de agosto de 2011 às 01:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, não vai dar ao mesmo, e tanto não vai que os cultos gauleses continuaram. Até os cristãos os proibirem, claro..."

«A mistura dos cultos celtas com os cultos romanos significou a extinção da religião celta,»

Não, foi uma consequência da fusão étnica entre romanos e gauleses. A religião acompanhou o povo.


"Pois, mas mais uma vez por motivos políticos - tanto que durante a ocupação romana havia santuários celtas."

«Não estou a ver nenhum motivo político»

Já foi explicado, mas vai outra vez – os santuários druídicos eram centros do Druidismo, que era talvez a principal força de resistência céltica à ocupação romana.

25 de agosto de 2011 às 19:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Já foi explicado, mas vai outra vez – os santuários druídicos eram centros do Druidismo, que era talvez a principal força de resistência céltica à ocupação romana."

Compreendo, depois dos romanos matarem os druidas tinham que depois também destruir os santuários druídicos porque nunca se sabia se um santuário druídico, sem druídas ou qualquer espécie de sacerdotes celtas, incitava uma revolta contra os romanos.OMG

26 de agosto de 2011 às 14:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, foi uma consequência da fusão étnica entre romanos e gauleses. A religião acompanhou o povo."

Mais me ajudas, a religião celta acompanhou a destruição das etnias celtas, é o que estás a dizer.

26 de agosto de 2011 às 14:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, foi uma consequência da fusão étnica entre romanos e gauleses. A religião acompanhou o povo."

«Mais me ajudas, a religião celta acompanhou a destruição das etnias celtas, »

Não te ajudo coisa nenhuma. O que aconteceu foi que o imperialismo político romano levou à diluição lenta dos Gauleses por fusão, e isso operou-se a todos os níveis, inclusivamente o religioso. Não se tratou de uma cruzada religiosa contra a religião gaulesa, quem fazia esse tipo de coisa eram, exclusivamente (na Europa), os cristãos.

1 de setembro de 2011 às 22:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Já foi explicado, mas vai outra vez – os santuários druídicos eram centros do Druidismo, que era talvez a principal força de resistência céltica à ocupação romana."

«Compreendo, depois dos romanos matarem os druidas tinham que depois também destruir os santuários druídicos»

Fizeram-no ao mesmo tempo, e claro que se destruíssem os santuários druídicos, isso dificultaria aos restantes druidas a reunião e organização. Não se tratou propriamente de matar os druidas um por um, depois perguntar ao povo «eh pá, há por aí algum druida?» «Não!», «Ok, agora vamos destruir os santuários»...

1 de setembro de 2011 às 22:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Isso dizes tu, sem qualquer prova -"

«As colónias portuguesas conseguiram ser países independentes graças aos gritos dos portugueses nas ruas de «nem mais um soldado para o ultramar».»

Pois, mas isso, além de ser uma treta pegada, porque na verdade esse fim das colónias já estava agendado aquando da revolução, e isso foi decidido por alguns militares, não por «todo o povo nas ruas». Além do mais, ainda que fosse assim, também isso não constitui prova do que estás a dizer. Uma coisa é dizer «não queremos ir para essa guerra», outra, bem diferente, é dizer «não façam a guerra, não obedeçam ao Estado, não peguem em armas, olhem que isso é incompatível com o bem». Comparar uma coisa com outra é como comparar pacifistas com objectores de consciência – estes últimos são presos, os primeiros não.

Assim:

No livro History of Christianity (História do Cristianismo)[3] Edward Gibbon escreveu que os cristãos do primeiro século negavam-se a ter qualquer participação ativa na administração civil ou na defesa militar do império”, e que “era impossível que os cristãos, sem renunciarem a um dever mais sagrado, pudessem assumir a posição de soldados, de magistrados ou de príncipes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Objetor_de_consci%C3%AAncia#Motriz_religiosa

1 de setembro de 2011 às 22:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"e pior, uma coisa é querer que a guerra acabe, outra, bem diferente, é andar activamente a incitar a que o esforço de guerra seja sabotado. E isso a população portuguesa não fez."

«Andar pelas ruas a dizer "nem mais um soldado para ultramar" não é andar a incitar que o esforço de guerra seja sabotado?»

Não é, seguramente, o mesmo que andar entre os soldados a desmobilizá-los, a dizer «não lutem» ou sequer a dizer aos conterrâneos «não aceitem cumprir serviço militar».



Portanto, a pergunta persiste - quando a Pátria está em guerra e há elementos subversivos que incitam os nacionais a não lutarem e não defenderem com armas a Pátria, devem ou não ser punidos como traidores."

«Bem, se esses elementos são perseguidos é natural que não queiram servir a Pátria»

Pois, mas quando começam a ser perseguidos precisamente por não quererem servir a Pátria, como foi o caso, esse teu raciocínio não se aplica, pelo contrário, revela-se invertido.

1 de setembro de 2011 às 22:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«E acho que estás a fazer uma pequena confusão pois os cristãos dos primeiros tempos incitavam só os cristãos a não servirem o império rmanos.»

Conversa da treta, porque a verdade é que os cristãos faziam proselitismo – e, portanto, cada novo converso ao Cristianismo era potencialmente mais um elemento subversivo e um objector de consciência. Ora quem anda a semear objectores de consciência, enfraquecendo um império para deitar abaixo a sua ideologia, é ou não um traidor? Continuo a aguardar resposta.

1 de setembro de 2011 às 22:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home