terça-feira, julho 19, 2011

«LUCÁRIA»

Dia 19 de Julho é data da celebração da Lucaria, ou festa realizada num bosque sagrado (no caso de Roma, a referida floresta ficava perto da cidade). O termo «Lucaria» deriva de «Lucus», ou bosque, e tem um teor religioso. Uma variante do nome «Lucaria» é «Lucéria».
Este elemento religioso da cultura romana parece ser um dos pontos em comum entre Celtas e Latinos, pois que os primeiros também tinham os bosques em alta consideração sacral.
Na Galiza, a cidade de Lugo, ou deriva a sua designação do teónimo céltico Lugus (o maior Deus do Ocidente Céltico, amplamente adorado na Gália e na Irlanda, e, provavelmente, igualmente venerado na Ibéria céltica) ou então deve o seu nome a uma derivação do Latim «Lucus». Ora, tendo havido na Galiza uma antiga povoação de nome Nemetóbriga, em que «Nem-» é raiz céltica para expressar «sagrado» e «briga» designa povoação em lugar alto e fortificado, é provável que tal sacralização do bosque esteja ligada ao nome de Lugo.
Entre os Romanos, esta festa tinha um significado mais propriamente histórico. Assim, depois da derrota dos Romanos perante a horda invasora gaulesa, em 363 a.u.c. («ab urbe condita», isto é, «desde a fundação da cidade» - datação romana pagã), ou 390 a.c.(antes da era cristã), os romanos sobreviventes esconderam-se nos bosques (lucus), razão pela qual este dia é consagrado à Lucaria. Então, os ditos sobreviventes reuniram-se, e, num ataque surpresa, exerceram vingança sobre os Gauleses, os quais entretanto estavam já a deixar para trás o Lácio.
Ora esta história pode ser mais simbólica do que propriamente histórica e não é impossível que tenha surgido para explicar uma arcaica adoração nos bosques, elemento que, como se disse acima, os mais antigos Latinos partilhavam com os seus irmãos Celtas.
A festividade da Lucária celebrava-se num pequeno bosque entre a Via Salária e o rio Tibre e nenhum Deus era referido pelo nome
, usando-se, na purificação da floresta, a invocação Si Deus Si Dea
, significando «Sejas Deus ou sejas Deusa», o que traduz uma concepção de Sagrado abstracto e imanente na floresta, algo de numinoso, Potência Nua, sem personalidade, pura Divindade.
A Lucaria constitui, em termos rituais, a limpeza do chão na mata para «deixar entrar a luz» e era celebrada no bosque de Leucaria, entre a via Salária e o rio Tibre.

O académico espanhol Garcia Quintela associa a Lucária ao cerimonial céltico irlandês de Taltiu, mãe de Lugh (versão irlandesa do nome Lugus), e ao festejo, na Galiza, de santos locais no final de Julho.

E este gesto ritual, caros leitores, pode dar um sentido superior, verdadeiramente sacral, ao sadio voluntarismo dos que quiserem passar uns dias deste Verão a limpar os bosques em risco de incêndio por este País fora...

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O paganismo foi uma das mais toscas criações humanas, carece da verdadeira moral, que só surgiu com
o puro monoteísmo. Este sim deu um nobre e verdadeiro sentido à existência humana. Deuses de pedra e madeira são apenas falsidades tolas de povos ignorantes e primitivos, que deixaram apenas a lembrança se seus sacrfícios sangrentos e inúteis para "deuses" inexistentes. Ainda bem
que está merda pagã está quase extinta, só uns poucos idiotas ainda insistem nesses cultos estúpidos.

20 de julho de 2011 às 21:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
O paganismo foi uma das mais toscas criações humanas, carece da verdadeira moral, que só surgiu com
o puro monoteísmo. Este sim deu um nobre e verdadeiro sentido à existência humana. Deuses de pedra e madeira são apenas falsidades tolas de povos ignorantes e primitivos, que deixaram apenas a lembrança se seus sacrfícios sangrentos e inúteis para "deuses" inexistentes. Ainda bem
que está merda pagã está quase extinta, só uns poucos idiotas ainda insistem nesses cultos estúpidos.

20 de Julho de 2011 21h10min00s WEST



qual monoteismo? o islão é uma merda!

21 de julho de 2011 às 21:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O Paganismo é pura e simplesmente a mais nobre das «criações» humanas, pois que significa o estabelecimento do contacto entre os homens e os seus Deuses, que Se revelam um pouco por toda a parte - no Paganismo, a Divindade está presente nos diversos graus e aspectos da Natureza, o que expressa uma visão verdadeiramente sagrada e por isso mesmo exaltante da existência.

Por este motivo, e por outros, foi no tempo do Paganismo que se definiu a mais excelente moral, cujos princípios tinham inclusivamente uma dimensão divina entre os Romanos: Virtus, Pietas, Honos, Gloria, Gravitas, Fides, etc..
No tempo do Paganismo surgiram também os maiores filósofos da História do Ocidente: Heráclito, Aristóteles, Platão, sendo este particularmente devoto dos Deuses Nacionais, e, portanto, do Paganismo.

Os monoteísmos, por seu turno, o que mais vezes trouxeram foi indubitavlmente o fanatismo intolerante, o totalitarismo de quem tem a escandalosa arrogância de querer impor a outrem a sua medíocre, e não raras vezes invertida moral.
De resto, o monoteísmo acabou numerosas vezes por soçobrar diante do Politeísmo, mesmo que não declaradamente, uma vez que na mais divulgada versão do maior dos monoteísmos, que é o Catolicismo, o culto aos santos constitui uma evidência de que o culto ao Judeu Morto não conseguiu erradicar a capacidade humana de ver o Divino de modo plural...
Acresce que imagens de madeira, pedra e outros materiais são coisas que não faltam nesse monoteísmo; os cristãos que têm ainda a estúpida lata de criticar os «Deuses de pedra» mais não fazem por isso do que mostrar o avançadíssimo ponto de imbecilidade ovina a que o seu fanatismo os conduziu.

Enfim, ainda bem que, à medida que a verdadeira natureza do Ocidente retorna à superfície, o Cristianismo vai morrendo e o Paganismo está novamente a crescer, aliás, é precisamente a forma de religião que mais cresce no mundo ocidental, e até já na «pátria» do monoteísmo «ocidental», Israel, dá sinais da sua presença... ;)

21 de julho de 2011 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS CELTAS QUEIMAVAM GENTE EM FOGUEIRAS.

22 de julho de 2011 às 00:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

OS CRISTÃOS TAMBÉM.

22 de julho de 2011 às 00:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"OS CRISTÃOS TAMBÉM."


herança pagã.

22 de julho de 2011 às 01:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não. Inovação cristã.

22 de julho de 2011 às 02:31:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home