terça-feira, maio 17, 2011

SERVIÇOS SECRETOS DO PAQUISTÃO TERÃO ESTADO LIGADOS A PLANEAMENTO DE ATAQUE CONTRA O JORNAL JYLLAND-POSTEN

Um américo-paquistanês detido em Chicago, que participou no ataque terrorista muçulmano em Bombaim, no ano de 2008
, David Headley, informou que um oficial de alta patente dos serviços secretos paquistaneses (ISI, ou Inter-Service Intelligence), Major Iqbal, esteve envolvido no planeamento de um grande ataque terrorista contra o jornal dinamarquês Jyllands-Posten, que publicou as caricaturas satirizando Maomé.
Esta revelação de Headley terá sido feita quando o mesmo foi interrogado pelos serviços secretos indianos. Headley terá fornecido detalhes sobre uma longa lista de encontros com agentes secretos paquistaneses. Entre os grupos terroristas com os quais Headley trabalhou contam-se o Lakshar e-Taiba, responsável pela matança de Bombaim, grupo este que estaria, segundo Headley, estreitamente ligado ao ISI. Diz Headley que «os Inter-Serviços de Inteligência do Paquistão controlam a maior parte do pessoal importante da Lashkar e-Taiba».
O supra-citado Iqbal, além de ter auxiliado a preparação do ataque em Bombaim, forneceu a Headley o telemóvel Sony Ericsson com o qual Headley tirou várias fotos na Dinamarca, inclusivamente a edifícios do Jylland-Posten.

Assim se verifica mais uma vez qual a real natureza desse alegado aliado do Ocidente que é o Paquistão... e, logo por azar, o país até possui armas nucleares.

O especialista sueco em terrorismo Magnus Rantorp afirma que «não há razão para acreditar que Headley sonhou as coisas de que falou. E houve já outros exemplos de agentes duplos do ISI. A grande questão é saber se os planos de Headley eram conhecidos pela liderança do IS ou só por indivíduos do serviço. Agora temos um nome, Major Iqbal, acusado nos EUA, e o Paquistão deveria extraditá-lo para que enfrentasse a acusação.»

O porta-voz do Partido do Povo Dinamarquês (DanskeFolkeParti, DF), Søren Espersen, comenta por seu turno que esta nova informação é «extremamente alarmante», reacção que também se verificou por parte do porta-voz da Política Estrangeira, o social-democrata, anterior ministro dos Negócios Eatrangeiros, Mogens Lykketoft: «se isto é verdade, é chocante. Assemelha-se a uma repetição do padrão que já vimos de como gente do ISI cooperou com os Talibãs, e que alguém sabia que Osama bin Laden vivia no Paquistão
Um outro anterior ministro dos Negócios Estrangeiros, o social-liberal Niels Helveg, diz que «esta é uma alegação muito séria que pode dar grandes problemas à relação do Paquistão com vários países. Se os ISI do Paquistão estavam ao corrente disto e nada fizeram, isso contraria todas as regras de como os Estados devem tratar uns com os outros

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então e o tal texto Caturo?

17 de maio de 2011 às 11:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo. Notícia de bom agouro da Noruega:

http://islamineurope.blogspot.com/2011/05/norway-mp-calls-to-reduce-muslim.html

17 de maio de 2011 às 14:34:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Está para breve... hoje.

17 de maio de 2011 às 16:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home