9 DE MAIO - DIA DA EUROPA, DIA DOS ANCESTRAIS
Foi determinado há uns tempos que este é o dia da Europa. A iniciativa insere-se num projecto de edificação duma comunidade de Europeus, coesa e civilizada, solidária e justa... no contexto político do humanismo democrático e social, o eixo central da política dominante.
E todavia, não deixa de ser verdade que um dia consagrado à Europa é um dia dos Europeus, independentemente da sua postura ideológica.
Em assim sendo, devem os nacionalistas salientar a excelsa coincidência de os antigos Romanos, antepassados culturais, civilizacionais e étnicos dos Europeus, iniciarem neste dia festejos estrita e eminentemente ligados à Ancestralidade - a 9 de Maio começava a Lemúria, celebração na qual se honravam os espíritos bons dos mortos, os Manes, e se aplacavam os espíritos maus dos mortos, os Lémures. Os rituais eram realizados pelo Pai de Família, ou Pater Familias, rituais esses que incluiam o gesto das figas (o polegar entre os dedos indicador e médio significa o clítoris de Larunda, ou Mania, a Mãe dos Manes, Deusa dos Mortos). Nesta altura, conduziam-se cerimónias públicas, estatais, com similar intuito, o de limpar a Pátria de influências perigosas, pois que o Estado era visto como um lar maior.
Suporte térreo do Olimpo,
Augusta pátria do Ocidental Ária,
Outra margem da Atlântida lendária,
Em Camelot matriz atemporal,
Baluarte do verbo imortal,
Da Hiperbórea, espelho quase perfeito,
Alma e Espírito a vertical e a eito
Dos Urais às Flores,
Da Hélada aos fiordes
Terra verde meiga rija e forte
Do alto céu argênteo consorte
Ninho do águia, do mocho e do corvo
Leito dos rios, fontes e lagos que sorvo
Cova do lobo, do urso e da corça ligeira
Berço da alva raça livre e guerreira
Ergue-se das raízes para o Alto
Abre caminho, a custo e a salto
Dos remotos megálitos à escalada do espaço
Anelo de etéreo cristal, vontade de indómito aço
Da tribo dos homens livres à democracia organizada
A vera face sempre mais e mais revelada
Seja morena clara a pele ou níveo o semblante
Arde o mesmo facho da Liberdade, pujante
Europa Helénica, Europa Latina, Europa Céltica,
Europa Germânica, Europa Báltica, Europa Eslava,
Dos povos já fantasmas e dos vivos a morrer
E das nações antigas que teimam em viver
Tudo Europa, grande Europa, sempre Europa
Egrégia Europa - nós, teus filhos, te louvamos
12 Comments:
A propósito do dia de hoje...
EUROPA QUERIDA EUROPA
Europa nascida na Ásia profunda
ó filha do rei fenício Agenor
que Zeus entranhado no corpo de um touro
levou-te p'ra Creta cativo de amor
Europa é de Homero
de helénicas formas
do forum romano e da cruz
de tantas nações
ariana e semita
ventre das descobertas
da luz
do diverso sistema do modo diferente
da era da guerra e agora da paz
és assim querida Europa
vem que eu te quero toda do mar à montanha
vem que eu quero muito mais bela que o mar
vem vencendo cizânias que os povos sem feudos
sempre se amaram brilhantes em todo o lugar
o teu chão não é traste
de meros mercados
de pauta aduaneira
ou cifrão
é um terrunho de almas
uma ideia
um desejo
de uma nova maneira
em fusão
desfazendo complexos de mapas cor-de-rosa
sem a má consciência no verso e na prosa
só por ti querida Europa
para que sejas tu mesma a decidir o teu uso
para que sejas tu mesma ainda mais natural
não me toques o "beat" à americana
que esse já nós conhecemos na versão original
aguenta-te firme
livre de imitações
espera só mais um pouco
já vai
o que resta e o que sobra
aquela mesma saudade
toda a imaginação
ainda mais
não sentes um vago um suave cheiro a sardinhas
a algazarra nas ruas e o troar dos tambores
somos nós querida Europa
Fausto Bordalo Dias
(do álbum Para além das Cordilheiras, de 1987)
Oiçam os lamentos Gregos e imaginem o futuro próximo de Portugal: ao contrário dos Gregos, nós temos a sorte de ter esta espécie de "visão" clara do futuro e daquilo que nos espera. Se a Grécia sair do euro, é o fim do império. Se a Grécia sair do euro, é o fim de Portugal. Se a Grécia sair do Euro, é uma fatalidade, se Portugal sair do euro é muito bem feito. Não há mais espaço de manobra para a fé!
http://pt.euronews.net/2011/05/09/pessimismo-ensombra-dia-da-europa/
http://pt.euronews.net/2011/05/05/nacionalismo-e-europa/
http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=232ea3bf-7963-44f1-9241-582f8bf3d012
"The Lapland War was fought between Finland and Nazi Germany in Lapland, the northernmost part of Finland. The main strategic interest of Germany in the region were the nickel mines in the Petsamo area.
Initially the warfare was cautious on both sides, reflecting the previous cooperation of the two countries against their common enemy, but by the end of 1944 the fighting intensified. Finland and Germany had made an informal agreement and schedule for German troops to withdraw from Lapland to Norway. The Soviet Union did not accept this "friendliness" and forced Finland to take a more active role in pushing the Germans out of Lapland, thus intensifying hostilities.
The Germans adopted a scorched-earth policy, and proceeded to lay waste to the entire northern half of the country as they retreated. Some 100,000 people lost their homes, adding to the burden of post-war reconstruction. The actual loss of life, however, was not catastrophic. Finland lost some 1000 troops and Germany about 2000. The Finnish army expelled the last of the foreign troops from their soil in April 1945".
Eu até faço esforço para não ser preconceituoso, recrimino-me quando ao ler estas notícias a primeira coisa que me vem à cabeça é: pretos ou ciganos... Mas infelizmente esta escumalha insiste em dar razão e alimentar esse meu lado mais básico... Assim não é fácil, caros amigos africanos. Depois façam-se de vítimas, apelem ao ACIDI ou ao SOS racismo quando tivermos aqui uma Madame LePen ou um Sr.Haider para vos pôr na linha... A esticarem a corda desta maneira, não se admirem se a paciência dos portugueses sérios e cumpridores se começar a esgotar. Uma comunidade inteira a ameaçar físicamente as forças da Ordem, só porque estas cumpriam o seu dever é grave. Estão a brincar com o fogo e sabem o que acontece aos pirómanos,não sabem? Reflitam...
Ei, Caturo, a Europa precisa acordar o mais rápido possível e retomar seus territórios ocupados pela corja islâmica, ou no futuro, a barbárie que estão a passar estas pobres crianças budistas da Tailãndia irá ocorrer com as crianças européias.É só quetão dos cabeças de turbante sentirem suficiente força para impingir sua violência contra o "infiel".Aviso: o vídeo é chocante.
http://veradextra.blogspot.com/2011/05/tailandia-muculmanos-decapitam-garoto.html
"Ei, Caturo, a Europa precisa acordar o mais rápido possível e retomar seus territórios ocupados pela corja islâmica, ou no futuro, a barbárie que estão a passar estas pobres crianças budistas da Tailãndia irá ocorrer com as crianças européias.É só quetão dos cabeças de turbante sentirem suficiente força para impingir sua violência contra o "infiel".Aviso: o vídeo é chocante."
Pois, antes disso é necessário acordar o verdadeiro espírito guerreiro pagão dos europeus.
Se depender desta essência universalista cristã de dar a face e o traseiro ao agressor, estaremos é condenados pelos muslos.
dia da merd@ da união europeia
Caturo, faz-me um favor. Como é aquela citação de um teólogo cristão romano, de que quando o cristianismo chegou a Roma, eles passaram a se misturar com outros povos. E diga-me também o nome desse teólogo.
«Nós que antes matávamos e nos odiávamos e não compartilharíamos nosso lugar com pessoas de outra raça devido aos seus [diferentes] costumes, agora, depois da vinda de Cristo, vivemos juntos com eles.»
Justino o Mártir, século II d.c..
Enviar um comentário
<< Home