sábado, abril 23, 2011

MILÍCIAS SURTEM EFEITO NUMA ALDEIA DE PENALVA DO CASTELO

Da edição de 14 de Abril de 2011 do jornal semanal «O Crime», página 10:
Desde há meses que a população da aldeia de Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, tem assistido a uma vaga de furtos que varre tudo o que tenha valor. Os roubos "chegam a ser diários e há casas desabitadas (os proprietários moradores estão emigrados) que são assaltadas 3 noites seguidas"(...) nas aldeias de Pindo "toda a gente sabe quem pratica estes roubos sem que haja alguém capaz de lhes pôr travão", comenta um popular. Outro, Helena Maria, conta que os ladrões "actuam com tal à vontade que chegaram a defecar no meio da sala de uma das casas assaltadas"(...). Mas os furtos não passam só por casas, "alargam-se também a animais, tais como perus, galinhas, coelhos, patos, gasóleo agrícola, óleos, baterias e tudo a que conseguirem deitar a mão, desde que tenha valor". A população "anda nervosa porque um dos ladrões, bem conhecido, tem espalhado um clima de nervosismo e ameaças às pessoas que o apanharam em flagrante", garante um terceiro popular.
Cansados com os assaltos, populares "colocaram a circular um aviso onde identificam o AL. e o A.S. como presumíveis autores de furtos na região. No mesmo aviso é referido que a população atingiu os limites e, em caso de extrema necessidade, pode constituir uma milícia para abatimento dos assaltantes.". O documento foi lido na missa, afixado nas aldeias, passado de porta em porta e enviado à GNR e ao Ministério Público. Um dia depois, os ladrões respondiam nas "costas" do aviso: "tenham cuidado"... Fartos dos assaltos e indignados com a ousadia do comentário, os populares tocaram a reunir, mais de setenta pessoas, e prepararam uma resposta organizada com "a criação de milícias". O presidente da junta de freguesia, Alberto Gonçalves, reconhece que a GNR "está empenhada mais tem poucos recursos e não pode estar em todo o lado". Apesar disso "todas as vítimas têm apresentado queixa, a GNR deve ter mais de meia centena de denúncias" (...).
Não chegou a ser necessária a actuação directa da milícia. A GNR levou o aviso a sério, lançou uma mega operação na aldeia e deteve um suspeito da prática de vários furtos na freguesia. Da operação resultou ainda a recuperação de grande parte do material furtado das várias habitações. O povo ficou "mais sereno mais ainda falta o comparsa" afirma um dos populares, adiantando que "o povo abandonou, por enquanto, a criação de uma milícia, mas vai manter-se atento".

Aqui sim, é o povo quem mais ordena...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem, união contra os invasores e contra os criminosos. Portugal é noSSo!!!

23 de abril de 2011 às 12:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, o que achas dessas informações sobre as datas romanas? Confiáveis?

http://www.musesrealm.net/rome/festivalsinfo.html

23 de abril de 2011 às 15:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, parecem-me confiáveis.

23 de abril de 2011 às 16:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem, união contra os invasores e contra os criminosos. Portugal é noSSo!!!


Achas que ha necessidade de escreveres "noSSo".

Sao coisas como estas que nos impedem de avançar.

Acabem com essas comparações por favor.

23 de abril de 2011 às 20:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Achas que ha necessidade de escreveres "noSSo".

Sao coisas como estas que nos impedem de avançar.

Acabem com essas comparações por favor.
===============================

Qual o problema de escreverem |isto é noSSo?|

Já se escrevia:
Sporting SSempre

24 de abril de 2011 às 15:36:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home