METALEIROS TÊM NOTÓRIAS PARECENÇAS COM OS APRECIADORES DE MÚSICA CLÁSSICA
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta curiosa notícia:
Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.
A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.
Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.
Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.
"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North. Ressalta que uma das explicações pode ser o “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”. "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.
De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing. "Se conhecer a preferência musical de uma pessoa, pode perceber qual o seu tipo de personalidade e a quem deve vender", disse North. "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."
Música e Personalidade
Blues – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida
Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida
Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida
Rap - boa auto-estima, extrovertidos
Ópera - boa auto-estima, extrovertidos, gentis
Country – Trabalhadores, extrovertidos
Reggae – boa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, extrovertidos, gentis, de bem com a vida
Dance – criativos, extrovertidos, rudes
Indie – baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, rudes
Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida
Pop – boa auto-estima, pouco criativos, trabalhadores, extrovertidos, gentis, desassossegados
Soul – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida.
Falta aqui a referência aos apreciadores do Folk, mas enfim...
Não é, de resto, a primeira vez que se encontra semelhança entre os campos do Metal e da música clássica, como aqui, por exemplo, se lê:
Para o musicólogo Robert Walser, ao lado do blues e do R&B, a "junção dos estilos musicais díspares conhecidos... como 'música clássica'" foi uma das principais influências do heavy metal desde os primeiros dias do género. Segundo Walser, "os músicos mais influentes [do estilo] foram guitarristas ou violonistas que estudaram a música clássica. A sua apropriação e adaptação dos modelos clássicos foi a fagulha para o desenvolvimento de um novo tipo de virtuosismo na guitarra e de mudanças na linguagem harmónica e melódica do heavy metal".
Embora diversos músicos de metal citem compositores clássicos como sua fonte de inspiração, o metal e a música clássica têm as suas raízes em tradições culturais e práticas diferentes - a música clássica na tradição da música artística, e o metal na tradição da música popular. Como notaram os musicólogos Nicolas Cook e Nicola Dibben, "análises da música popular por vezes também revelam a influência das 'tradições artísticas'. Um exemplo é a associação feita por Walser da música heavy metal com as ideologias e até mesmo com as práticas performáticas do Romantismo do século XIX. No entanto, seria claramente errado alegar que tradições como o blues, rock, heavy metal, rap ou dance music derivam primordialmente da 'música artística'."
Não há de facto dúvida de que, entre os estilos de música moderna popular, o Metal é o único que nas suas letras aborda sistematicamente a História e a Mitologia, sobretudo da Europa mas não só, o que aparentemente contrasta com o facto de os seus apreciadores pertencerem o mais das vezes a estratos médio-baixos da sociedade - tratar-se-á aqui de uma maior receptividade a algum «espírito» do sangue europeu, por assim dizer?... Que há coincidências interessantes a apontar para aí, isso há, como foi neste tópico
referido.
referido.
9 Comments:
"Falta aqui a referência aos apreciadores do Folk, mas enfim..."
Foi exatamente o que eu pensei ao ver esta notícia ontem. Será algo perto da música clássica ou do country? Pois a música folk europeia é bem diversificada, não?
"o Metal é o único que nas suas letras aborda sistematicamente a História e a Mitologia, sobretudo da Europa mas não só"
Pois, hoje o heavy metal realmente possui mais influências de música europeia (clássica, folk) do que antes. Se bem que o rock'n roll desde o início surgiu do country, música de euro-americanos, e do blues, música afro-americana mas com influência também de música branca (a começar pelos instrumentos musicais). Mudou drasticamente com o heavy metal foi a temática lírica que se tornou mais voltada ao antigo ultra-romantismo e depois aos temas folclóricos europeus.
Caturo,uma dúvida:a Música Erudita faz parte do Grémio da Música Europeia?
Eu já desconfiava dessa relação:muitas bandas de Heavy Metal nos seus vários géneros e sub-géneros têm como fortes referências precisamente compositores clássicos e denotam essa influência a nível técnico e virtuosístico.E toda agente sabe que a melhor formação é a clássica.
A música Folk é muito diversificada:vai desde o mais tradicional,popular,passando pelo Folk Rock até ao Folk Metal.Em comum todas têm o facto de os seus temas reflectirem aspectos cultura ancestral europeia,como contos -lendários ou não-mitologia,acontecimentos marcantes,espiritualidade primeva e por aí fora.
Juntamente com a chamada música "clássica" representa a mais autêntica forma de expressão musical do Velho Continente.
O sabado passado, fui a ver os Apocalyptica (banda finlandesa) que tocavao na minha cidade. Esta banda toca com 3 "violoncelles" e uma bateria cançoes de Metallica, Sepultura, etc. e suas composiçoes proprias. Acabarao o show com o "Peer Gynt" de Grieg...
Era fantastico.
Heavy Metal é a nova musica classica de nossos tempos.
O Scott Colombus que tocava bateria nos Manowar faleceu no dia 4 de Abril :
Descança em paz, Brother of Metal...
Desculpa mais uma vez para os meus erros.
«Caturo,uma dúvida:a Música Erudita faz parte do Grémio da Música Europeia?»
Não sei, mas porque não haveria de o ser, se foi inteiramente criada na Europa, descendendo da antiga música grega?
Caturo,estive a ler um artigo de História sobre a Batalha de Hastings,entre Normandos e Anglo-Saxões,que terminou com a derrota dos segundos e o início da sujeição da Inglaterra ao Duque Guilherme da Normandia,o "Conquistador".
A minha questão é a seguinte:estes Normandos do nordeste de França eram Vikings ou uma mistura de escandinavos com franceses?Sempre quis saber.Obrigado.
Boa pergunta. Creio que esses Normandos já tinham influência francesa, tanto que já só falavam Francês. Quanto ao sangue, não sei, mas é provável que, no grosso, fosse de raiz dinamarquesa.
mistura de escandinavos com franceses? ou seria francos?
Enviar um comentário
<< Home