segunda-feira, fevereiro 28, 2011

IRMANDADE MUÇULMANA JÁ TEM UM PARTIDO NO EGIPTO

No Egipto, a Irmandade Muçulmana começa já a ter um partido - o chamado Justiça e Liberdade, embora a lei também o não permita, devido à sua índole religiosa. O partido diz todavia que, diferentemente do que a Irmandade afirmava no passado, aceita que as mulheres e os cristãos coptas possam ocupar cargos de poder...
A Irmandade continua proibida no país, devido ao seu pendor fundamentalista, mas caminha a passos largos para contornar tal proibição... e passar a concorrer directamente à cadeira do poder num dos mais importantes e populosos países árabes do mundo.
Os EUA e Israel temem que possa vir a acontecer no Egipto o mesmo que no Irão se observou em 1979, o que poderia destruir num ápice o tratado de paz entre a nação judaica e os Egípcios.
A Irmandade Muçulmana está proibida desde o seu alegado envolvimento na tentativa de assassínio de Nasser em 1954. Todavia, nada menos que oitenta e oito candidatos seus a concorrer como independentes alcançaram assentos no parlamento, ocupando vinte por cento da câmara baixa egípcia nas eleições de 2005. O Partido Nacional Democrático dominava a assembleia, mas os candidatos da Irmandade subtraíam poder aos partidos da oposição.
A Irmandade Muçulmana, que constitui o mais bem organizado poder de oposição a Mubarak, tornou-se popular pela sua obra social de apoio aos pobres.

1 Comments:

Blogger Anti-ex-ariano said...

Ainda vamos ver o Norte de África todo verdinho...

...mas não vai ser da erva, não!

1 de março de 2011 às 20:46:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home