domingo, fevereiro 06, 2011

INSTITUTO MILITAR NORTE-AMERICANO COMEMORA INVASÃO MUÇULMANA DA HISPÂNIA

Agradecimentos ao camarada Titan por ter aqui trazido esta notícia
, sinal dos tempos: de 23 a 25 de Março, o norte-americano Virginia Military Institute (VMI), ou Instituto Militar da Virgínia, irá comemorar o milésimo tricentésimo (1300º) aniversário da invasão muçulmana da Ibéria, que, como se sabe, ocorreu em Março de 711, sob a liderança de Tariq ibn Ziyad. O evento terá o sugestivo título de «711-2011: O Oriente encontra o Ocidente» e é organizado pelo Centro de Liderança e Ética do VMI. Terá a comparência de apologistas do Islão tais como Reza Aslan e Akbar Ahmed.

Como bem diz o sítio internético de onde se retira esta notícia, não se sabe se o VMI irá comemorar o início da II Guerra Mundial com o título «Alemanha encontra Polónia, Checoslováquia, Áustria, Bélgica, França, Noruega, Holanda e Rússia»...

Nem Portugal nem Espanha parecem ter ainda protestado veementemente contra a celebração da invasão da Península Ibérica, mas calcula-se que tal protesto está para breve, está sim...
O VMI descreve assim a sua iniciativa:
«Celebramos o 1300 aniversário de Tariq ibn Ziyad a cruzar o Estreito de Gibraltar, pondo em movimento a fusão entre dois mundos. A agenda irá contar a história dos feitos quando os muçulmanos, os cristãos e os judeus viveram lado a lado na Europa Ocidental, construindo uma sociedade que iluminou a Idade das Trevas. Especialistas irão discutir como transformar a educação, promover a tolerância, as reformas políticas e o desenvolvimento humano de maneira a que possamos emular o espírito e os triunfos desses anos.»

Poder-se-á dizer que não passa o evento de mais uma apologia à misturada total de povos e culturas. E é-o, de facto, mas não é só isso... E não é só isso porque a verdade é que dificilmente se celebraria agora, seja em que ponto for do Ocidente (porque a elite reinante ocidental é toda a mesma), a invasão do norte de África em 1415 por parte das forças portuguesas como um «encontro de civilizações» ou coisa que o valha. Porque só se celebram «encontros civilizacionais» destes quando se tratar de ataques e vitórias do Islão contra o Ocidente, nunca o contrário... porque, tal como há dois mil anos o Judeu Morto mandou dar a outra face ao agressor, hoje a Santa Madre Igreja Multiculturalista e Anti-Racista dos Últimos Dias do Ocidente determina que o Ocidental tem obrigação de glorificar o Inimigo histórico quando este agrediu o Ocidente...

Neste evento, Reza Aslan, numerosas vezes denunciado nas suas desonestidades pelo sítio internético Jihad Watch, irá falar sobre o Al-Andalus. Falará ele sobre as perseguições aos cristãos e aos judeus na Ibéria muçulmana, a ponto tal que levou ao surgimento de uma nova classe de mártires, os «mártires de Córdoba», e sobre o massacre de judeus em 1066?... Logo se vê...
Convém lembrar que Maimónides, sábio judaico aqui há tempos tão celebrado nos mérdia sempre ansiosos por glorificar o Alógeno, fugiu da tolerante Córdoba mais a família quando a cidade foi conquistada pelas tolerantíssimas hordas do Islão em 1148 que, ao dominarem a zona, deram aos Judeus a opção entre a conversão ao Islão, a morte ou o exílio. Com base numa outra perseguição levou Maimónides a escrever a sua Epístola sobre a Conversão Forçada, dirigida à comunidade judaica do Iémen.
Curiosamente, o que Aslan vai elogiar é o mesmo que a Alcaida busca alcançar na região, como se viu na gravação audio de Setembro de 2007 em que um dos líderes da Alcaida, Ayman al-Zawahiri, apelou à reconquista do Al-Andalus, além de, mais recentemente, ter apelado à «limpeza» do norte de África da presença de espanhóis e de franceses como preparação para uma reocupação do Al-Andalus.


53 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente nós nunca nos iremos conseguir livrar da «nódoa» das invasões islâmicas, mesmo que não tivessemos se quer uma gota de sangue árabe e berbere seremos para sempre associados aos mouros.

6 de fevereiro de 2011 às 22:54:00 WET  
Blogger Titan said...

"Nem Portugal nem Espanha parecem ter ainda protestado veementemente contra a celebração da invasão da Península Ibérica, mas calcula-se que tal protesto está para breve, está sim..."

lol

6 de fevereiro de 2011 às 23:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se houve mesmo tal "tolerância" como a descreve, só existiu com alguns preços, preços de nada pois não contam para a elite, para tal toleência que permitiu aos príncipes mouros e aos califas acumularem muitas riquezas.E quem não pagasse, simples: morte súbita.

6 de fevereiro de 2011 às 23:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quando se diz que a América Latina é anti-norte-americana,há quem diga que estamos sendo injustos com os Estados Unidos. Aí está a prova de que eles só gostam dos seus iguais, anglos e saxões. Eles não querem saber de latinos. É uma lástima. Acho que não só Portugal e Espanha têm de protestar o quanto antes, mas todos os paises de fala portuguesa e espanhola.

7 de fevereiro de 2011 às 00:03:00 WET  
Anonymous O Porto é Uma Nação said...

É tambem por coisas como esta que cada vez mais me convenço da necessidade de ser obtida a independencia do Norte, que pouco tem a ver com o Sul amouralhado e pouco produtivo. Não existe nenhum povo português. Existem o povo do Sul e o povo do Norte. A Norte o povo está pouco contaminado do ponto de vista racial com genes árabes. Já no Sul a coisa é bem diferente. Há muito sangue norte africano.

7 de fevereiro de 2011 às 00:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

nuke mecca

7 de fevereiro de 2011 às 00:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Infelizmente nós nunca nos iremos conseguir livrar da «nódoa» das invasões islâmicas, mesmo que não tivessemos se quer uma gota de sangue árabe e berbere seremos para sempre associados aos mouros.

6 de Fevereiro de 2011 22h54min00s WET


tretas

7 de fevereiro de 2011 às 00:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Infelizmente nós nunca nos iremos conseguir livrar da «nódoa» das invasões islâmicas, mesmo que não tivessemos se quer uma gota de sangue árabe e berbere seremos para sempre associados aos mouros.»

A notícia não tem nada a ver com isso. Não se fala em genética ou na identidade dos actuais países ibéricos, pelo contrário, GLORIFICAM-SE os inimigos contra os quais se fez a longa guerra que levou à constituição dos actuais Portugal e Espanha.

7 de fevereiro de 2011 às 01:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Aí está a prova de que eles só gostam dos seus iguais, anglos e saxões. Eles não querem saber de latinos.»

Isso não tem nada a ver com o tópico... antes pelo contrário. Por «menos iguais» que Anglos e Saxões sejam relativamente aos Ibéricos, estão seguramente muitíssimo mais próximos dos Portugueses e dos Espanhóis que dos norte-africanos.

Portanto, o que aqui se verifica não é nenhum chauvinismo anglo-saxónico, mas sim uma tendência de espírito contrário, que é a glorificação dos inimigos históricos da Europa.

7 de fevereiro de 2011 às 01:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

«É tambem por coisas como esta que cada vez mais me convenço da necessidade de ser obtida a independencia do Norte,»

Aahahahahh, como se isso tivesse alguma coisa a ver com o assunto...


«que pouco tem a ver com o Sul amouralhado e pouco produtivo»

Primeiro, tem tudo a ver com o Sul, que não é nem mouro nem pouco produtivo - aliás, neste momento o Norte de Portugal é a região mais pobre não só do País mas de toda a União Europeia.


«Não existe nenhum povo português.»

Existe sim, existe um Povo Português, de Viana do Castelo até Tavira, incluindo Açores e Madeira. É um só Povo, de uma só raça e uma só etnia, relativamente homogéneo.


«A Norte o povo está pouco contaminado do ponto de vista racial com genes árabes. Já no Sul a coisa é bem diferente.»

Errado. A maior parte dos testes genéticos realizados até ao momento indica precisamente o contrário disso: há uma relativa homogeneidade de Norte a Sul do País, com fraca variação genética.

7 de fevereiro de 2011 às 01:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

NÃO A TOA O DC FICA NA VIRGINIA..

OS EUA ODEIAM A EUROPA..

TRAEM HA DECADAS SUA PROPRIA MÃE..

7 de fevereiro de 2011 às 16:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Aí está a prova de que eles só gostam dos seus iguais, anglos e saxões.

MENTIRA, ELES ODEIAM INGLESES POR SEREM EUROPEUS E MESMO INVEJAM OS ALEMÃES DE ONDE SAIRAM ANGLOS, SAXÕES, JUTOS E CIA..

7 de fevereiro de 2011 às 16:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mas todos os paises de fala portuguesa e espanhola.

MINHO-TIMORISMO TROJANICO DETECTADO..

7 de fevereiro de 2011 às 16:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Errado. A maior parte dos testes genéticos realizados até ao momento indica precisamente o contrário disso: há uma relativa homogeneidade de Norte a Sul do País, com fraca variação genética.

CLARO QUE A BASE GENOMICA REMONTA AOS IBEROS E CIA, MAS..

7 de fevereiro de 2011 às 16:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

7 de Fevereiro de 2011 01h42min00s WET

É MAIS FACIL OS EUROPEUS SE PREOCUPAREM COM OS SEUS MESMO SENDO DE ETNIAS DISTINTAS DENTRO DA RAÇA QUE OS GERMANICOS TRAIRAS DA AMERICA DO NORTE SE PREOCUPAREM COM OS SEUS DA EUROPA..

7 de fevereiro de 2011 às 16:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Existe sim, existe um Povo Português, de Viana do Castelo até Tavira, incluindo Açores e Madeira. É um só Povo, de uma só raça e uma só etnia, relativamente homogéneo."


noto quer vais dizendo à cautela "relativamente", talvez porque bem saibas que é mesmo isso.
pode ser "relativamente" homogéneo (vendo pelo lado "relativo" tudo é homogéneo e tudo é igual a tudo)
mas na verdade essa homogeneidade é pouquinha se formos a analisar bem.

e mesmo que fosse possível passar uma «borracha» na ocupação moura de 400/500/550 anos (dependendo dos locais), ainda assim, o anterior "fundo" populacional do Sul, já diferia do do Norte.
no Sul sempre predominaram populações de origem eurasiática (provavelmente vindos do Cáucaso), primos afastados - ou pelo menos de 2ºgrau - dos povos celtas do Norte...mas não primos directos/próximos/de 1ºgrau, nem irmãos.

7 de fevereiro de 2011 às 18:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"CLARO QUE A BASE GENOMICA REMONTA AOS IBEROS E CIA, MAS.."

mas os «residuos» (que são algo mais que residuais) também contam.

e claro que existe sangue ariano no Sul de Portugal, mas pouco ou muito pouco de "celta".
isso sim, são residuos.

7 de fevereiro de 2011 às 18:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"MENTIRA, ELES ODEIAM INGLESES POR SEREM EUROPEUS E MESMO INVEJAM OS ALEMÃES DE ONDE SAIRAM ANGLOS, SAXÕES, JUTOS E CIA..

7 de Fevereiro de 2011 16h42min00s WET"


odeiam os ingleses por serem os antigos colonizadores e invejam os alemães, por já serem menos puros do que eles, mesmo apesar da contribuição alemã para a povoação dos EUA.
no entanto, não é um ressabiamento que se compare ao dos brasileiros com Portugal, por motivos óbvios.

mesmo os americanos de ADN germânico "puro", parece-me a mim que sofreram influências negróides e hispânicas no sub-consciente, na cultura e no comportamento, logo distanciaram-se um bocadinho dos irmãos ingleses/alemães.

7 de fevereiro de 2011 às 18:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É MAIS FACIL OS EUROPEUS SE PREOCUPAREM COM OS SEUS MESMO SENDO DE ETNIAS DISTINTAS DENTRO DA RAÇA QUE OS GERMANICOS TRAIRAS DA AMERICA DO NORTE SE PREOCUPAREM COM OS SEUS DA EUROPA.."


chauvinismo WASP. basta ver as séries norte-americanas para perceber isso.
mesmo aqueles WASP's mais conservadores conseguem desiludir-me em relação a isso. alguns gostam de andar de braço dado com judeus, enquanto culpam os "nazis" da Europa.

7 de fevereiro de 2011 às 18:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não existe nenhum povo português. Existem o povo do Sul e o povo do Norte."


existir povo português, existe. só que não vai do Rio Minho até ao Algarve, como todos dizem.
fica-se algures por entre o Vouga e o Mondego (fronteira a definir)

quanto a isso de "Norte" e "Sul", devemos acabar com essa treta de pontos cardeais anti-étnicos feitos para acabar com as identidades e culturas das regiões.

o Norte é Calécia, Galécia ou até Portucale.
e o Sul...é o que quiserem. podem dar-lhe o nome que entenderem, se quiserem chamar-lhe «Lusitânia», chamem, se bem que no caso do extremo-sul (Algarve e um pouco mais acima) nem concordo muito com esse nome.
mas façam o que entenderem. agora...pontos cardeais, não obrigado.

7 de fevereiro de 2011 às 18:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Primeiro, tem tudo a ver com o Sul, que não é nem mouro nem pouco produtivo - aliás, neste momento o Norte de Portugal é a região mais pobre não só do País mas de toda a União Europeia."


sim, mas se leres bem o que ele quer dizer, é mesmo essa uma das razões porque ele diz ser necessária a independência.

7 de fevereiro de 2011 às 18:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ele não refere o aspecto económico do Norte.

7 de fevereiro de 2011 às 18:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

Errado. A maior parte dos testes genéticos realizados até ao momento indica precisamente o contrário disso: há uma relativa homogeneidade de Norte a Sul do País, com fraca variação genética.

«CLARO QUE A BASE GENOMICA REMONTA AOS IBEROS E CIA, MAS..»

Iberos? Esses eram do sudeste hispânico, pouco ou nada estiveram em Portugal.

7 de fevereiro de 2011 às 19:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«noto quer vais dizendo à cautela "relativamente",»

Não é «à cautela», é racionalmente. É, de resto, a própria linguagem dos especialistas que fizeram os estudos...


«pode ser "relativamente" homogéneo (vendo pelo lado "relativo" tudo é homogéneo e tudo é igual a tudo)»

Não, isso já é relativismo pacóvio. Não é tudo igual a tudo, nem tudo é relativo. Agora há diferenças e diferenças, e as que existem entre o Norte e o Sul são mínimas.
Não há pois mais do que uma Nação em Portugal, ao contrário do que alguns pretendem.

7 de fevereiro de 2011 às 19:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas na verdade essa homogeneidade é pouquinha se formos a analisar bem.»

Não, é bastante, precisamente quando se analisa bem.


«e mesmo que fosse possível passar uma «borracha» na ocupação moura de 400/500/550 anos (dependendo dos locais),»

Não é preciso passar borracha nenhuma... é só olhar para O QUE EXISTE actualmente, não o que alguns queriam que existisse, mas o que DE FACTO existe, e verificar que a ocupação mourisca não teve como efeito provocar uma divisão étnica actual.


«ainda assim, o anterior "fundo" populacional do Sul, já diferia do do Norte.»

Muito menos do que alguns pretendem. Toda a região que é hoje Portugal foi, ao fim ao cabo, celtizada.


«no Sul sempre predominaram populações de origem eurasiática»

Errado. O elemento céltico acabou por se impor na maior parte do Sul.



«primos afastados - ou pelo menos de 2ºgrau - dos povos celtas do Norte...»

Ironicamente, a zona mais fortemente celtizada do território que é hoje Portugal... foi a zona do Alentejo. Sim, mais celtizado do que o Norte, cuja celticidade é ainda discutida.


«e claro que existe sangue ariano no Sul de Portugal, mas pouco ou muito pouco de "celta"»

Não há prova nenhuma que o indique, antes pelo contrário. É aliás curioso que a província com mais linhagens ditas «célticas» - o R1B - seja o Algarve.

7 de fevereiro de 2011 às 19:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mesmo os americanos de ADN germânico "puro", parece-me a mim que sofreram influências negróides e hispânicas no sub-consciente, na cultura e no comportamento,»

Sim, um pouco, no estilo.

7 de fevereiro de 2011 às 19:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

«existir povo português, existe. só que não vai do Rio Minho até ao Algarve, como todos dizem»

Vai sim, vai do Minho até ao Algarve, como todos dizem. O Povo Português é uno, de Norte a Sul, como tudo demonstra: raça, língua, cultura.


«e o Sul...é o que quiserem. podem dar-lhe o nome que entenderem,»

Só há um: Portugal.

7 de fevereiro de 2011 às 19:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o Algarve não é a zona do país com mais % de r1b (excepto num teste qualquer em que devem ter escolhido gente só de uma vila ou aldeia), nem o r1b é apenas "celta".

7 de fevereiro de 2011 às 19:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"«e o Sul...é o que quiserem. podem dar-lhe o nome que entenderem,»

Só há um: Portugal."


é uma colónia portuguesa, pertence ao estado português, é Portugal "burocraticamente", mas não é Portucale etnicamente.

7 de fevereiro de 2011 às 19:18:00 WET  
Blogger Caturo said...

O Sul não é, nunca foi, uma «colónia» portuguesa, mas sim parte de Portugal. É etnicamente tão português como o Norte ou o Centro.

7 de fevereiro de 2011 às 19:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Muito menos do que alguns pretendem. Toda a região que é hoje Portugal foi, ao fim ao cabo, celtizada."


celtizado é diferente de celta.
e se o Sul foi "celtizado" (residualmente claro), então ficou «celtiberizado» na melhor das hipósteres. ou antes «iberoceltizado», termo que traduz melhor a realidade.

o "celtismo" do Sul ficou diluido num mar mediterrânico (por mediterrânico, entenda-se Sul-mediterrânico)

a celtização foi mais cultural que étnica, e mesmo culturalmente poucas marcas os celtas deixaram no Sul, para lá de uma ou duas inscrições e algumas palavritas ou nomes.
nem um castro celta ou artefactos lá deixaram.

7 de fevereiro de 2011 às 19:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Iberos? Esses eram do sudeste hispânico, pouco ou nada estiveram em Portugal."


os iberos estiveram no Sudoeste ibérico e deixaram marcas até na lingua portuguesa, com palavras derivadas do anterior idioma ibérico (parente do vasco) tais como «chaparro», «chamusca» ou «esquerda» - será que vem daí a atracção do Sul pela "esquerda"? ok aqui foi uma piada :)))


outra prova:

«Segundo outra teoria, os Iberos seriam de origem caucasiana, e teriam construído oppida muito semelhantes às mesmas construções encontradas na Escócia. A mesma forma de tecer e colorir cobertas de lã grossa são as mesmas em regiões do Cáucaso, no sul de Portugal (Alentejo) e na Escócia»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iberos

7 de fevereiro de 2011 às 19:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Ironicamente, a zona mais fortemente celtizada do território que é hoje Portugal... foi a zona do Alentejo. Sim, mais celtizado do que o Norte, cuja celticidade é ainda discutida."

se acreditas mesmo nisso, nem sei que te faça...

7 de fevereiro de 2011 às 19:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o Algarve não é a zona do país com mais % de r1b»

Bem, tem mais R1B do que a região Norte considerada no seu todo (não sei se tem mais que o Minho ou Trãs-os-Montes).


«(excepto num teste qualquer em que devem ter escolhido gente só de uma vila ou aldeia),»

Especulação sem bases nem qualquer valor. Pôr em causa a qualidade de estudos só porque eles não agradam é resposta impotente.


«nem o r1b é apenas "celta".»

Não, tem é sido conotado com os Indo-Europeus ocidentais: Celtas e Italiotas. Portanto, se no Algarve há mais R1B do que em qualquer outra parte do País, num nível comparável ao dos países ditos célticos, nomeadamente Gales e Escócia.

7 de fevereiro de 2011 às 19:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não, isso já é relativismo pacóvio. Não é tudo igual a tudo, nem tudo é relativo. Agora há diferenças e diferenças, e as que existem entre o Norte e o Sul são mínimas."


são «minímas» segundo os relativistas como tu e outros que tais, não são minímas para toda a gente...

7 de fevereiro de 2011 às 19:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"«(excepto num teste qualquer em que devem ter escolhido gente só de uma vila ou aldeia),»

Especulação sem bases nem qualquer valor. Pôr em causa a qualidade de estudos só porque eles"

nem vi esse estudo ou sequer sei o que ele diz. vi, sim, um gráfico qualquer desenhado pelo Oestreminis, foi isso que vi. agora o resto...

7 de fevereiro de 2011 às 19:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, relativista és tu, que tu é que estás a querer relativizar. E quem diz que ela é reduzida são os cientistas autores dos estudos. Que chatice para os relativistas como tu...

7 de fevereiro de 2011 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"E quem diz que ela é reduzida são os cientistas autores dos estudos. Que chatice para os relativistas como tu..."

sim, dizem por exemplo que 0,66% de diferença entre regiões é uma distância "curta".
os mesmos que também acham que 1% de diferença para negros e outros, também é "curta".
que chatice para ti e outros relativistas culturais.

7 de fevereiro de 2011 às 19:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"«nem o r1b é apenas "celta".»

Não, tem é sido conotado com os Indo-Europeus ocidentais: Celtas e Italiotas. Portanto, se no Algarve há mais R1B do que em qualquer outra parte do País, num nível comparável ao dos países ditos célticos, nomeadamente Gales e Escócia."


o R1b não é só Celta/Italiota, também pode estar relacionado com povos Sul-Germânicos e até com povos Não-Indo-Europeus do mediterrâneo.
e o Algarve não tem mais R1b que todo o país.
a gradação diminui quando se desce no mapa de Norte para Sul.
segundo um estudo conhecido, a diferença entre Norte e Sul era de praticamente 20% (62%-43%), o "Centro" ficava numa posição "intermédia".
mas mesmo os 43% ou boa parte dessa fatia não é forçosamente "celta".

7 de fevereiro de 2011 às 19:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Portanto, se no Algarve há mais R1B do que em qualquer outra parte do País, num nível comparável ao dos países ditos célticos, nomeadamente Gales e Escócia."

Sul de Portugal - 43% R1b
Gales e Escócia - mais de 80% R1b


:) tem tudo a ver :)

7 de fevereiro de 2011 às 19:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

uma passagem céltica vagabunda pelo Alentejo não indica de modo algum permanência nem muito menos impermeabilidade (a zona não era desabitada, por pouca gente que lá houvesse - os tais célticos eram ainda menos)
e essa presença só existiu praticamente no Alentejo interior e raiano. não mais do que isso.

sim, podem ter feito lá uma inscrição e dado 4 ou 5 nomes de lugares, mas isso é muito pouco. isso existe em toda a Ibéria.

7 de fevereiro de 2011 às 19:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

«celtizado é diferente de celta.»

O mesmo se aplica ao Norte.


«e se o Sul foi "celtizado" (residualmente claro),»

Isso é que é relativo... uma coisa parece certa: o Sul teve mais intensa celtização que o Norte.



«então ficou «celtiberizado» na melhor das hipósteres»

Porquê celtiberizado?


«ou antes «iberoceltizado», termo que traduz melhor a realidade.»

Com base em que argumento?


«o "celtismo" do Sul ficou diluido num mar mediterrânico »

Absolutamente nada o indica. Essa é uma afirmação gratuita, sem bases para além do «whisful thinking».


«a celtização foi mais cultural que étnica,»

Mais uma afirmação puramente gratuita, sem qualquer base científica.


«e mesmo culturalmente poucas marcas os celtas deixaram no Sul, para lá de uma ou duas inscrições e algumas palavritas ou nomes.»

Deixaram nomes de algumas das principais cidades, bem como traços no folclore. Ou seja, o mesmo tipo de vestígios que deixaram no Norte...

7 de fevereiro de 2011 às 20:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«nem um castro celta»

O castro não é, só por si, a única medida de celtismo. De facto, nem sequer abunda nas zonas da Europa ditas classicamente célticas, como a Gália e a Europa Central.


«os iberos estiveram no Sudoeste ibérico»

Não, pouco ou nada estiveram no sudoeste ibérico, na zona que é hoje Portugal.


«e deixaram marcas até na lingua portuguesa, com palavras derivadas do anterior idioma ibérico (parente do vasco)»

Também não está garantido que o Basco seja parente do Ibero.



«tais como «chaparro», «chamusca» ou «esquerda»»

Ah, no Norte não se diz Esquerda, diz-se, talvez, «a uôtra Direita», ehehehheh...


«Segundo outra teoria, os Iberos seriam de origem caucasiana, e teriam construído oppida muito semelhantes às mesmas construções encontradas na Escócia.»

Lá se vai portanto a história do castro ser de certeza celta...

7 de fevereiro de 2011 às 20:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«A mesma forma de tecer e colorir cobertas de lã grossa são as mesmas em regiões do Cáucaso, no sul de Portugal (Alentejo) e na Escócia»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iberos»

Isso é prova de alguma coisa? Ehehehehh...

"Ironicamente, a zona mais fortemente celtizada do território que é hoje Portugal... foi a zona do Alentejo. Sim, mais celtizado do que o Norte, cuja celticidade é ainda discutida."

«se acreditas mesmo nisso,»

Se tu, sem quaisquer bases ou conhecimentos demonstrados, insistes em contrariar, só porque te apetece, o que diz um especialista na matéria, então não há mesmo maneira de perceberes a ridícula figura que fazes.

7 de fevereiro de 2011 às 20:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Iberos? Esses eram do sudeste hispânico, pouco ou nada estiveram em Portugal.

e quem habitava a iberia antes da celticização por acaso..?íberos e seus primos tartessos/cia..

7 de fevereiro de 2011 às 20:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

«nem vi esse estudo ou sequer»

Pois, não viste o estudo - MESMO ASSIM, dizes que «ai, deve estar errado», ahahahhahahahah...

É assim, a tua argumentação.
E ainda pensas que podes discutir com adultos... por essas e por outras é que não vais escrever mais nada hoje.


"E quem diz que ela é reduzida são os cientistas autores dos estudos. Que chatice para os relativistas como tu..."

«sim, dizem por exemplo que 0,66% de diferença entre regiões é uma distância "curta".»

Bem, eles saberão mais do que tu sobre o que é ou não uma distância curta...


«os mesmos que também acham que 1% de diferença para negros»

Não, TU é que dizes que são os mesmos que dizem isso. Mas isso é, mais uma vez, uma especulação gratuita da tua parte.
Portanto, continuas na senda da argumentação impotente - que azar (tão habitual), para um relativista como tu.

7 de fevereiro de 2011 às 20:18:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o R1b não é só Celta/Italiota, também pode estar relacionado com povos Sul-Germânicos »

Portanto, indo-europeus - aliás, os «Sul-Germânicos» poderiam ser pura e simplesmente Celtas da Europa Central.


«e até com povos Não-Indo-Europeus do mediterrâneo»

Ah... tais como?...



«e o Algarve não tem mais R1b que todo o país»

Tem sim, o Algarve tem mais R1B do que as regiões do País.


«a gradação diminui quando se desce no mapa de Norte para Sul.»

Pois - mas isso é por regiões. Porque o Alentejo tem menos de 50%, o que altera a média. Mas o Algarve tem 71%.

7 de fevereiro de 2011 às 20:18:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas mesmo os 43% ou boa parte dessa fatia não é forçosamente "celta".»

Mas os do Norte já são de certeza, ehehehheh...

7 de fevereiro de 2011 às 20:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

" Portanto, se no Algarve há mais R1B do que em qualquer outra parte do País, num nível comparável ao dos países ditos célticos, nomeadamente Gales e Escócia."

Sul de Portugal - 43% R1b
Gales - mais de 80% R1b
Escócia - 72%
Algarve - 71%

«:) tem tudo a ver :)»

De facto tem.

7 de fevereiro de 2011 às 20:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

«uma passagem céltica vagabunda pelo Alentejo»

Errado. Uma FIXAÇÃO céltica profunda no Alentejo.


«não indica de modo algum permanência»

Indica permanência sim, sem margem para dúvida. A ideia de que foi só uma passagem foi inventada por ti, em desespero de causa.


«podem ter feito lá uma inscrição e dado 4 ou 5 nomes de lugares, mas isso é muito pouco. isso existe em toda a Ibéria.»

Errado, mais uma vez. O Alentejo é considerado como uma das áreas célticas da Ibéria pré-romana, o sudeste não.

7 de fevereiro de 2011 às 20:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e quem habitava a iberia antes da celticização por acaso..?íberos e seus primos tartessos/cia..»

Não está demonstrado que tivessem estado na zona que é hoje Portugal, ou se estiveram foi só a título residual.
Quanto ao Povo de Tartessos, permanece um mistério quanto à sua etnicidade; apresenta, todavia, indicios linguisticos de celticidade.

7 de fevereiro de 2011 às 20:23:00 WET  
Blogger Titan said...

E pronto, este ex-ariano arranjou mais uma discussão sobre um assunto que está farto de perder argumentativamente.

7 de fevereiro de 2011 às 20:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se fossem amigos, mesmo, eles (os anglo-saxónicos) não teriam essa tendência de glorificação dos islâmicos. Quando comentei eu tive em mente um trecho de José Hermano Saraiva (História concisa de Portugal) em que referiu a expressão ''amigos de Peniche''.

9 de fevereiro de 2011 às 01:35:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home