quarta-feira, janeiro 12, 2011

O CULTO HISPANO-ROMANO NA IBÉRIA ACTUAL - DOIS FARÓIS NA INTERNET


A Tríade Capitolina - da esquerda para a direita, Minerva, Júpiter, Juno

Dois sólidos e informativos blogues a divulgar o Paganismo, nomeadamente a antiga religião romana e hispânica tal como ela pode ser hoje praticada - são dois sítios internéticos espanhóis, mas cujo conteúdo diz quase tudo aos portugueses, por motivos óbvios, visto que os Hispânicos de língua latina partilham essencialmente os mesmos ancestrais principais, a saber, Indo-Europeus arcaicos e/ou Celtas e Romanos.
Os blogues de que falo são o Paganismo Hispano Romano


e Cultus Deorum


.

Boas leituras e melhores rituais...

54 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Egípcia-hebraica-cananita-síria, grega-latina; Neith-Asherah-Manevrah-Athena-Minerva.

A Minerva transformou a Arachne em teia de Aranha.

13 de janeiro de 2011 às 01:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

why did the egyptians worship serpants, or the vedics/hindus. Why did the aztecs, or other native peoples.

Why the serpant in the bible, or tales of dragons in Celtic and Chinese cultures?

13 de janeiro de 2011 às 02:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Salve Cuturo.

Procurei muito do neopaganismo romano na internet mas achei poucos locais sobre o assunto. Encontra-se muito da religião celta e germânica, mas sobre o neopaganismo latino foi realmente algo mais difícil de achar.

Está parecendo que muitos latinos insistem em não largar do cristianixo. Já sei que a religião germânica já é oficial em alguns países nórdicos, e que os gregos e eslavos também já resgataram suas antigas crenças.
Ainda faltam os países da Europa Latina, onde a quase-falida Santa Igreja do Multiculturalismo tenta ainda se sustentar.

>:^D

13 de janeiro de 2011 às 03:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

PRESIDENTE RUSSO PROIBE ESTRANGEIROS DE COMPRA TERRA NA RUUSSIA.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=ru&tl=pt&u=http://news.vl.ru/biznes/2011/01/11/83987/&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhigMenzQQFlAtfwV2lFwmwxuO0Psw

13 de janeiro de 2011 às 05:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Está parecendo que muitos latinos insistem em não largar do cristianixo.»

É uma questão de tempo, de evolução, de tendência. Os Latinos são actualmente pouco religiosos, pelo que os que abandonam o Catolicismo, tendem a ficar religiosamente indiferentes. Mas mesmo assim já vai despontando, aqui e ali, em Portugal, em Espanha, em França, em Itália, o culto aos antigos Deuses dos Ancestrais.

Conta também o facto de as tradições germânicas terem uma impulsão política-ideológica, usualmente de extrema-direita, o facto de os Celtas estarem um bocado na moda em certos meios sociais, o facto de as tradições eslavas serem, tal como as germânicas, politicamente impulsionadas, e o facto de as tradições gregas terem um prestígio cultural sem igual - ora perante isto, as tradições religiosas latinas estão um bocado «despidas», porque apesar de serem incluídas no âmbito do Clássico (raiz axial da cultura europeia), não têm o prestígio das gregas (entre as pessoas com alguma informação, o grego tem mais prestígio do que o romano, e há muitos preconceitos contra os Romanos).

13 de janeiro de 2011 às 17:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É uma questão de tempo, de evolução, de tendência."

Concordo. Já o mesmo aconteceu com o próprio cristianismo. Com o tempo, deixou de ser uma mera seita, pouco divulgada, evoluiu para uma organização estruturada e acabou por moldar as tendências por séculos. Inevitavelmente, entrará em declíneo. Tal qual aconteceu ao paganismo. E espero que aconteça rapidinho, rapidinho, com o islamismo ;)

Em todo o caso, passei por aqui só para lhe desejar um bom ano 2011.

Sempre a considerá-lo.
Livia Drusilla

13 de janeiro de 2011 às 18:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Atenção que o Paganismo não entrou em decadência, ao contrário do que por aí se diz - em vez disso, foi assassinado.

Um Bom 2011 também para si, e apareça mais vezes.

Cumprimentos Democráticos.

13 de janeiro de 2011 às 18:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"em vez disso, foi assassinado."

Como tudo da vida, pode ter ene interpretações. Tudo depende da nossa posição, em relação ao objecto a interpretar.

Neste caso, entendo que o Caturo veja a situação mais com o coração do que com a razão. Eu vejo mais como o processo natural da lei do mais forte. E o Caturo sabe, tão bem como eu, que estas questões das crenças religiosas sempre foram essenciais do ponto de vista do poder político e geo-estratégico. Tanto, que o cristianismo "fundiu" rituais e crenças pagãs para melhor atingir os seus objectivos.

Muitos povos pagãos já haviam usado métodos idênticos, até porque pouco o Homem inventa de novo, limitando-se a reutilizar.

É assim que o mundo dos Homens funciona, mesmo democraticamente falando. ;)

Cumprimentos.
Livia Drusilla

13 de janeiro de 2011 às 18:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não estou a pensar com o coração, Lívia Drusilla, mas a partir das informações disponíveis. Uma coisa é ter mais força política, outra, bem diferente, é entrar em decadência como religião - e o Paganismo deu provas de pujança até ao momento em que, em que... caiu?, não, em que pura e simplesmente foi proibido. Mas MESMO depois de algumas limitações IMPOSTAS pela via política, ainda assim houve confrontos de populações, porque muita gente era fiel ao culto antigo.

Cumprimentos.

13 de janeiro de 2011 às 19:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

Respostas a um tuga e a um minho-timorista (se não for o mesmo...):

http://gladio.blogspot.com/2011/01/sobre-o-trabalho-dos-imigrantes-na.html


http://gladio.blogspot.com/2011/01/brasil-da-guarida-terrorista-de-extrema.html

13 de janeiro de 2011 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Conta também o facto de as tradições germânicas terem uma impulsão política-ideológica, usualmente de extrema-direita, o facto de os Celtas estarem um bocado na moda em certos meios sociais, o facto de as tradições eslavas serem, tal como as germânicas, politicamente impulsionadas, e o facto de as tradições gregas terem um prestígio cultural sem igual - ora perante isto, as tradições religiosas latinas estão um bocado «despidas», porque apesar de serem incluídas no âmbito do Clássico (raiz axial da cultura europeia), não têm o prestígio das gregas (entre as pessoas com alguma informação, o grego tem mais prestígio do que o romano, e há muitos preconceitos contra os Romanos)."



a questão é mais outra: se calhar, os tais "latinos" não se sentem assim tão latinos e não percebem que raio de merda têem eles a ver com o Jupiter e outros que tais.

onde é que Portugal, Espanha, França, Padânia, etc, são "latinos"?
nunca o foram...

se mesmo do passado "bárbaro" muita dessa gente tem vergonha ou até simplesmente o ignora...

13 de janeiro de 2011 às 19:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

Depende da gente em questão... vergonha dos Lusitanos, nunca vi ninguém em Portugal ter, por exemplo. Duvido igualmente que haja em Espanha quem tenha vergonha dos Celtiberos, e, quanto à França, enfim, o êxito de Asterix é ao mesmo tempo prova e instrumento do orgulho «gaulês» dos Franceses.

Agora, quanto a Latinos, é geral que todos nós nos consideramos como tal, em termos de vulgo ninguém o contesta. Não é por causa disso que Júpiter é pouco adorado pelos pagãos, mas sim porque há um preconceito, mesmo nos países latinos, contra os Romanos.

13 de janeiro de 2011 às 19:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«todos nós» uma ova. eu e muito mais gente não nos consideramos «latinos» nem nunca nos considerámos.
e essa do "ninguém contesta" deve ser para rir, concerteza...

quanto aos Lusitanos, era preferivel que tivessem mesmo «vergonha» deles, sobretudo nas zonas não-lusitanas como o Norte, Estremadura ou Algarve, por exemplo.
mas em vez disso...

13 de janeiro de 2011 às 20:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e mesmo os que se consideram «latinos», consideram-se isso pela lingua, e não pelo resto, daí que não lhes passe pela cabeça adorarem o Jupiter, sabendo que não são latinos de carne e osso.

13 de janeiro de 2011 às 20:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

««todos nós» uma ova. eu e muito mais gente»

Tu e muita gente, não - tu e mais meia dúzia de gajos. Porque dizer ao português comum «olha que a gente não sermos latinos, hã!, a gente sermos celtas/galaicos/lusitanos!!!», levará o mais das vezes a um encolher de ombros, e a um esquecimento rápido.


«e essa do "ninguém contesta" deve ser para rir, concerteza...»

Não. A realidade não é para rir, com certeza... ;)


«quanto aos Lusitanos, era preferivel que tivessem mesmo «vergonha» deles,»

Não, só mesmo por parvoíce sem pudor se teria vergonha dos Lusitanos, e só mesmo por mesquinhês se estaria agora a reparar em diferenças de há dois mil anos que nem sequer são claras. Quando se fala nos «nossos antepassados Lusitanos», está-se a incluir tudo o que é ocidental pré-romano, não, nunca, a querer dizer «atenção que somos lusitanos, não somos celtici nem galaicos, hã!».



«e mesmo os que se consideram «latinos», consideram-se isso pela lingua, e não pelo resto,»

Sim, pelo resto também - não há português «típico» que não se considere um «macho latino», e a esmagadora maioria dos portugueses tem preferência pelos latinos em relação aos outros povos da Europa.

13 de janeiro de 2011 às 20:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

Excepto no que respeita aos Ingleses, nossos tradicionais aliados, e aos Franceses, que como povo não é dos mais apreciados por cá, mas isso são casos particulares.

13 de janeiro de 2011 às 20:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não, só mesmo por parvoíce sem pudor se teria vergonha dos Lusitanos, e só mesmo por mesquinhês se estaria agora a reparar em diferenças de há dois mil anos que nem sequer são claras"


vergonha era uma figura de estilo, obviamente. claro que ninguém deve ter vergonha dos lusos, mas também ninguém se deve orgulhar de ser aquilo que não é.

e qual "de há dois mil anos" se a lusitânia só foi conquistada há 800 e poucos anos??
e o Alentejo ou o Algarve, então, há menos tempo, ainda.

13 de janeiro de 2011 às 20:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Sim, pelo resto também - não há português «típico» que não se considere um «macho latino»,"

este alucinado confunde expressões populares com ciência. é fascinante a mente desta criatura...a levar expressões populares "à letra"!



"e a esmagadora maioria dos portugueses tem preferência pelos latinos em relação aos outros povos da Europa."

mas quais "latinos"?? os habitantes da provincia do Lácio??

13 de janeiro de 2011 às 20:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quando se fala nos «nossos antepassados Lusitanos», está-se a incluir tudo o que é ocidental pré-romano"

está-se, não. estás tu, e mais alguns palermas. sem perceberem que estão a incluir mal, claro.
aliás, a «uniformizar» o Ocidente ibérico, então este teria que ser Galaico, e nunca lusitano.



", não, nunca, a querer dizer «atenção que somos lusitanos, não somos celtici nem galaicos, hã!»."

quais "celtici" ?? hahaha

13 de janeiro de 2011 às 20:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Recordo, a propósito de Latinidade, que no século XVIII, a França ordenou a Portugal que fechasse os portos portugueses aos navios ingleses «em nome da aliança latina» ou coisa assim. Foi por Portugal ter desobedecido que a França e a Espanha invadiram Portugal durante a Guerra dos Sete Anos.

13 de janeiro de 2011 às 20:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pois. grande "argumento"...

13 de janeiro de 2011 às 20:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não há português «típico» que não se considere um «macho latino»,"


já agora: "português típico"...LOL que é essa merda? e quem não se considera "macho latino" não é português tipico??? lol frases-feitas, chavões e estereótipos, como aquela do "bom chefe de familia é do benfica" HAHAHA

palhaçada total...

13 de janeiro de 2011 às 20:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

Palhaçada total é estar a confundir o científico com o popular, como o ex-ariano faz. Primeiro diz que «ai, eu e muita gente achamos que não!», e depois quando se lhe lembra o que é de FACTO MUITA gente, o atrasado mental põe-se a tentar pegar em minhoquices e a comparar o incomparável.

13 de janeiro de 2011 às 20:43:00 WET  
Blogger Thor said...

ai eu é que confundo o cientifico com o popular...
HAHAHAHAHA :D :D
este Caturo é demais :D

13 de janeiro de 2011 às 20:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Acresce que eu não disse que quem não é macho latino não é português típico, o que eu disse é que o «português típico» (entre aspas, como da primeira vez) considera-se um macho latino, é perfeitamente idiota dizer-lhe «olha que tu não és um macho latino, és um macho celta/lusitano/galaico!»

Mas só mesmo um idiota chapado como o ex-ariano é que não percebe isto, discutir com ele é o mesmo que discutir com crianças.

13 de janeiro de 2011 às 20:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"o que eu disse é que o «português típico» (entre aspas, como da primeira vez) considera-se um macho latino"

o que é o «português tipico» ???
(mesmo entre aspas, é uma barbaridade)



", é perfeitamente idiota dizer-lhe «olha que tu não és um macho latino, és um macho celta/lusitano/galaico!»"


o que é perfeitamente idiota é pensar que quando alguém fala de "macho latino", está a falar
etnicamente ou "cientificamente"
HAHAHA este Caburro não existe mesmo.




"Mas só mesmo um idiota chapado como o ex-ariano é que não percebe isto, discutir com ele é o mesmo que discutir com crianças."

sim, "adultos" são aqueles que pensam que "macho latino" quer dizer descendente dos romanos e que essa expressão popular se refere a etnias HAHAHAHA

13 de janeiro de 2011 às 20:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ninguém se deve orgulhar de ser aquilo que não é.»

Em sentido lato, os Portugueses são lusitanos sim.


«e qual "de há dois mil anos" se a lusitânia só foi conquistada há 800 e poucos anos??»

A Lusitânia foi quê, conquistada há oitocentos anos? Ahahahahh, oficialmnente falando a Lusitânia até foi conquistada há dois mil e CEM anos. Começou então a ser romanizada, começando pois a impor-se a latinidade no ocidente ibérico.


"Sim, pelo resto também - não há português «típico» que não se considere um «macho latino»,"

«este alucinado confunde expressões populares»

Este atrasado mental quer falar na generalidade das pessoas e depois parte do princípio que toda a gente leu as mesmas coisas sobre «os Galaicos» que ele leu (e mal). Só mesmo um autista destes é que julga que está toda a gente na mesma guerra que ele contra os Latinos, os Lusitanos e tudo o que não seja galaico e seja do Sul.

Ora a expressão popular que usei demonstra que «não é só pela língua» que a generalidade dos Portugueses se considera latina.



"e a esmagadora maioria dos portugueses tem preferência pelos latinos em relação aos outros povos da Europa."

«mas quais "latinos"?? os habitantes da provincia do Lácio??»

É burro todos os dias, agora parte do princípio que toda a gente partilha da sua OPINIÃO sobre o que são os verdadeiros Latinos...

O atrasado mental não quer nem saber que a generalidade das pessoas, muitos académicos incluídos, inclui entre os Latinos TODOS os Italianos, Portugueses, Espanhóis, Franceses e Romenos.


"Quando se fala nos «nossos antepassados Lusitanos», está-se a incluir tudo o que é ocidental pré-romano"

«está-se, não. estás tu,»

Estou eu e está toda a gente que o usou. Só meia dúzia de atrasados mentais filhosdaputa e mesquinhos é que se põem anacronicamente a querer dar a entender que Camões era um traidor aos Galaicos porque gabou a ancestralidade lusitana. NUNCA o termo «lusitano» como antepassado dos Portugueses foi usado no sentido de excluir os Celtici e os Galaicos, mas sim como significando a estirpe do ocidente ibérico, e foi por isso que Leite de Vasconcellos deu o título de «Religiões da Lusitânia» ao maior trabalho académico de que há memória na Ibéria sobre os antigos cultos religiosos de TODA a zona que é hoje Portugal.


«aliás, a «uniformizar» o Ocidente ibérico, então este teria que ser Galaico,»

Dizes tu, e dizes mal. Até porque, já agora, a Lusitânia chegou a incluir toda a Galécia.



, não, nunca, a querer dizer «atenção que somos lusitanos, não somos celtici nem galaicos, hã!»."

«quais "celtici" ??»

Os do Alentejo... (é preciso explicar-lhe tudo, ou aliás, lembrar-lhe o que ele não queria que fosse verdade).


«pois. grande "argumento"...»

Seguramente melhor do que «ai, eu não me considero latino porque não!, porque eu marro que sou galaico e sou mesmo». Seguramente melhor, sem dúvida.

13 de janeiro de 2011 às 20:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e, por acaso até é comum usar-se expressões populares com galaicos, como aquela do "trabalha que nem um galego".
já pra não falar na mania (saudável diga-se) que muita gente do Sul ainda tem de chamar "galegos" às populações do Norte.

quanto ao termo "lusitano" também se usa por tudo e por nada. até em cavalos se usa.

13 de janeiro de 2011 às 20:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

Outra comparação idiota, porque quando se diz «trabalha que nem um galego» está-se a usar uma expressão que vem do tempo em que os GALEGOS, da GALIZA, vinham trabalhar para Portugal.

Quanto a chamar «galegos» aos do Norte de Portugal, nunca tal ouvi disso no Sul de Portugal...

13 de janeiro de 2011 às 20:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"querer dar a entender que Camões era um traidor aos Galaicos porque gabou a ancestralidade lusitana."

o Camões era um pobre coitado que até nasceu em Lisboa. deixa lá de "malhar" no defunto.

13 de janeiro de 2011 às 20:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ai eu é que confundo o cientifico com o popular...»

Sim, porque quando se está a falar em popular, é o atrasado mental que vem com o «científico», completamente a despropósito - e, para cúmulo do tiro no pé, vem com o científico sem dele perceber corno, depois enterra-se mais ainda.

13 de janeiro de 2011 às 20:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quanto a chamar «galegos» aos do Norte de Portugal, nunca tal ouvi disso no Sul de Portugal..."


vai ao Alentejo ou ao Algarve, tu até adoras imenso o Algarve.
eu já ouvi muita vez.

13 de janeiro de 2011 às 20:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Em sentido lato, os Portugueses são lusitanos sim."

ok, os lusitanos são como os eucaliptos.





"«e qual "de há dois mil anos" se a lusitânia só foi conquistada há 800 e poucos anos??»

A Lusitânia foi quê, conquistada há oitocentos anos? Ahahahahh, oficialmnente falando a Lusitânia até foi conquistada há dois mil e CEM anos."

falei da conquista dos Galegos de Portucale, não da conquista romana. sabes muito bem, por isso deixa de ser cretino.

13 de janeiro de 2011 às 21:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"NUNCA o termo «lusitano» como antepassado dos Portugueses foi usado no sentido de excluir os Celtici e os Galaicos, mas sim como significando a estirpe do ocidente ibérico,"


mas quais "Celtici" ?! e a puta a dar-lhe com a farinha.
além disso, não podes afirmar uma coisa dessas, quando até ao séc. XV sempre se usou a alcunha "portucalenses" para os portugueses e só depois foi alterada para "lusitanos".

13 de janeiro de 2011 às 21:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"o que eu disse é que o «português típico» (entre aspas, como da primeira vez) considera-se um macho latino"

«o que é o «português tipico» ???
(mesmo entre aspas, é uma barbaridade)»

Não, entre aspas não é uma barbaridade. É só conhecer um bocadinho da vida em Portugal para ouvir essa expressão pelo menos uma vez...



", é perfeitamente idiota dizer-lhe «olha que tu não és um macho latino, és um macho celta/lusitano/galaico!»"

«o que é perfeitamente idiota é pensar que quando alguém fala de "macho latino", está a falar
etnicamente ou "cientificamente"»

O que é perfeitamente idiota é pensar que quando se fala em Latino, se está a pensar sempre em termos étnicos e/ou científicos, só mesmo um autista (que ainda por cima nem sabe o que é etnia) é que cai numa imbecilidade dessas. Enfim, é o retardado autista não-ariano no seu registo habitual, alimentado ainda por cima por complexos e ódio-a-si-mesmo (ele queria muito não ser latino, mas é :)).


«sim, "adultos" são aqueles que pensam que "macho latino"»

Adultos são aqueles que, quando ouvem falar em macho latino, não respondem logo «ai, mas eu vi que a gente tinha era muito sangue galaico-celta e eu não gosto dos Romanos e portanto MUIIIITA gente como eu não gosta dos Romanos!»
Por exemplo.

13 de janeiro de 2011 às 21:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"porque quando se diz «trabalha que nem um galego» está-se a usar uma expressão que vem do tempo em que os GALEGOS, da GALIZA, vinham trabalhar para Portugal."


seja como for, galego é galego, seja da Galiza ou de Portugal...e não um "latino".
já agora, há séculos atrás, chegou-se sim a usar a expressão "galegos de portugal" para os Nortenhos que iam trabalhar para Lisboa ou outros sitios...

e, por vezes, ainda se chama "Galegos" aos Nortenhos no Sul, sim. e chama-se bem.

13 de janeiro de 2011 às 21:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

«quanto ao termo "lusitano" também se usa por tudo e por nada. até em cavalos se usa.»

Não, não é «até em cavalos» - é em cavalos e em pessoas, em mais nada. Precisamente porque se identifica Portugal com a Lusitânia, comumente falando, e porque os Lusitanos tinham mais fama do que qualquer outro povo do ocidente ibérico, e porque Estrabão lhes atribuiu cavalos de excepcional qualidade.

13 de janeiro de 2011 às 21:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

lol Cavalos Àrabes queres tu dizer...

13 de janeiro de 2011 às 21:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://2.bp.blogspot.com/_lGYnYdRsL0I/RgHC0oVYfsI/AAAAAAAAAAU/l6oY_1B0BrU/s1600-h/01.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_lGYnYdRsL0I/RgHC94VYftI/AAAAAAAAAAc/Vn_Cfb42KPY/s1600-h/02.jpg

13 de janeiro de 2011 às 21:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

"querer dar a entender que Camões era um traidor aos Galaicos porque gabou a ancestralidade lusitana."

«o Camões era um pobre coitado»

Ehehehehh, um caganifrates imundo e sem valor é que diz que o Camões era um «pobre coitado», ahahhaahh...


«vai ao Alentejo ou ao Algarve,»

Já lá fui. E conheci algarvios, alentejanos, e nunca os ouvi chamar «galegos» aos Nortenhos. E, se chamarem, tem calma que não é por motivos «étnicos», como ridiculamente pressupões, mas por motivos de proximidade geográfica.


«falei da conquista dos Galegos de Portucale,»

Pois, então falaste pessimamente mal, como a besta que sempre foste, porque eu estava a referir-me à LATINIZAÇÃO da Lusitânia, e isso nada tem a ver com a REconquista.



«mas quais "Celtici" ?! e a puta a dar-lhe com a farinha»

E a burra a fugir, ou aliás, o burro arraçado de verme. Celtici eram os Celtas DO ALENTEJO (esperneia, esbraceja, custam-te as verdades históricas).


«além disso, não podes afirmar uma coisa dessas, quando até ao séc. XV sempre se usou a alcunha "portucalenses"»

Posso dizer o que estou a dizer, porque NÃO ESTOU A DIZER que sempre se chamou Lusitanos aos Portugueses, estou a dizer que QUANDO se começou a usar, foi no sentido LATO, englobando todos os antepassados pré-romanos, não no sentido estrito.


«seja como for, galego é galego,»

Seja como for, uma coisa não tem corno a ver com outra, e a expressão «trabalha como um galego» não tem NADA a ver com «etnicidade» mas com origem do país.


seja da Galiza ou de Portugal...e não um "latino".»

Pois, num país latino ia-se dizer que não sei quem trabalhava «como um latino» para o diferenciar dos outros latinos, ehehehehhe...

13 de janeiro de 2011 às 21:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

«http://2.bp.blogspot.com/_lGYnYdRsL0I/RgHC0oVYfsI/AAAAAAAAAAU/l6oY_1B0BrU/s1600-h/01.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_lGYnYdRsL0I/RgHC94VYftI/AAAAAAAAAAc/Vn_Cfb42KPY/s1600-h/02.jpg»


Ah, então os Nortenhos são galaicos mouros, diz o ex-ariano, ahhahahahah...

É o que eu digo - não sabe diferenciar o científico do popular. Está a ler um livrito sobre os Antigos e depois sai cá para fora e julga que toda a gente à sua volta pensa o mesmo que ele leu (e leu mal). É coisa de criança, efectivamente.

13 de janeiro de 2011 às 21:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto ao cavalo lusitano, é mesmo autóctone, relativamente, não é exactamente árabe:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Puro_sangue_lusitano

13 de janeiro de 2011 às 21:23:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

«Neste caso, entendo que o Caturo veja a situação mais com o coração do que com a razão. Eu vejo mais como o processo natural da lei do mais forte.»

Esta é uma lógica muito perigosa, sobretudo se tivermos em conta que Islão está a querer impor-se no Ocidente sob o mesmo princípio.

O Islamismo não cairá se os povos do mundo Ocidental não se lhe opuserem. Foi exactamente por perceber isto que os islamistas inventaram a "islamofobia", um neologismo desonesto concebido para impedir a crítica da sua religião através da sua equiparação ao crime de ódio racial.

É preciso ter cuidado com a lei do mais forte: o mais forte nem sempre é o mais civilizado, muito menos o mais desejável.

13 de janeiro de 2011 às 23:29:00 WET  
Blogger betoquintas said...

um bom regalo, sem duvida.

13 de janeiro de 2011 às 23:42:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14 de janeiro de 2011 às 00:07:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Quanto ao chorrilho de disparates deixado aqui pela maior sanguessuga emocional do universo nacionalista, o energúmeno que todos conhecemos por ex-ariano, já nem sei o que dizer…

Um indivíduo afirmar com toda a convicção que a maior figura literária de sempre do nosso país foi “um pobre coitado”, atropelando atabalhoadamente o facto de Camões “se ter da morte libertado” (coisa que o ex-ariano muito provavelmente nunca conseguirá), não lembra nem ao mais limitado dos analfabrutos que nunca foi à escola.

Ser ainda capaz de sugerir que a Lusitânia só desapareceu há apenas 800 anos, sabendo-se que a independência de Portugal tem pelo menos 867 (Tratado de Zamora, 1143) ou, na pior das hipóteses, 831 (Bula Manifestis Probatum, 1179), é completamente de loucos!... Segundo o ex-ariano, à data do reconhecimento de Portugal pelo Papa Alexandre III, a Lusitânia ainda existia!!!

Ora, atentemos na cronologia de algumas das conquistas mais célebres de Afonso Henriques: Leiria (1145), Ourique (1139) Santarém, Lisboa, Almada e Palmela (1147), Alcácer do Sal (1158), Tomar e Évoramente (1159), Beja (1162), Évora (1165), Serpa e Moura (1166).

Ou seja, todas as grandes conquistas do nosso fundador tiveram lugar, segundo o grande historiador ex-ariano, antes do fim da Lusitânia!!! Parece que afinal os nossos antepassados não reconquistaram a terra aos mouros, reconquistaram a terra aos… Lusitanos!!!

14 de janeiro de 2011 às 00:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Parece que afinal os nossos antepassados não reconquistaram a terra aos mouros, reconquistaram a terra aos… Lusitanos!!! »

Eu não tenho mesmo dúvidas que o que está subjacente a esse «raciocínio» naquela cachola doente é mesmo isso, a ideia de que o pessoal do Sul e do Centro estava do lado dos Mouros, ou era com eles aparentado... há esquerdistas que o afirmam categoricamente, mas o ex-ariano não se atreve a tanto porque sabe que era outra vez desmentido.

14 de janeiro de 2011 às 00:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

E que ficava mais à vista o seu comportamento divisionista e traidor.

14 de janeiro de 2011 às 00:22:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

«(...) há esquerdistas que o afirmam categoricamente, mas o ex-ariano não se atreve a tanto.»

Acredito, mas os esquerdistas fazem-no certamente com o objectivo de relativizar a presença islâmica na península, querendo fazer da invasão maometana uma espécie de benção que os "horríveis cruzados vindos do Norte" acabaram por destruir. É indescupável à luz do amor pelos nossos, mas é compreensível no contexto da ideologia multiculturalista.

Já o ex-ariano opera segundo uma lógica ainda mais perversa: os habitantes do Sul eram todos mouros, mesmo depois da reconquista ter sido consumada; e continuaram a ser mouros ao longo dos tempos e serão sempre mouros, mesmo que todos os registos, documentos e factos históricos demonstrem o contrário.

Enfim, é incacritável o extremo a que chega a estupidez do animal!

14 de janeiro de 2011 às 00:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Estupidez, odiozinho e invertebralidade.

14 de janeiro de 2011 às 00:26:00 WET  
Blogger Titan said...

"Ehehehehh, um caganifrates imundo e sem valor é que diz que o Camões era um «pobre coitado», ahahhaahh..."

Contando os disparates deste ex-ariano a alguém, ninguém acredita, camarada Caturo. eheheheh

14 de janeiro de 2011 às 01:45:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

*inacreditável

14 de janeiro de 2011 às 10:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.terra.es/personal/bennetty/gothis.htm

15 de janeiro de 2011 às 17:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

este ex-ariano é o atraso de sempre, nada a fazer

15 de janeiro de 2011 às 22:29:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home