quarta-feira, junho 16, 2010

PROIBIÇÃO DE PROPAGANDA E IMAGENS COMUNISTAS NA POLÓNIA

Na Polónia, não será possível que os «jovens irreverentes» andem com t-shirts a ostentar a fuça de Ernesto Che Guevara, pois que o governo acaba de proibir a difusão de propaganda e símbolos comunistas, a par dos fascistas, isto é, de todos os totalitarismos.
Uma reforma legislativa polaca irá endurecer as penas para quem divulgue ideologias «criminosas», tais como as defendidas por Lenine, Estaline, Hitler e Mussolini. Abrangida será a ostentação de camisas com o símbolo comunista da foice-e-martelo, ou com fotos de Lenine, Estaline, Trotsky e o ex-libris da juventudezinha urbana «in» e «rebelde», Che Guevara, mas ex-libris a ponto tal que se tornou um item da moda.

A Polónia foi um dos países que mais sofreu com o Comunismo. Os historiadores Andrzej Paczkowski e Karel Bartosek afirmam que entre 1948 e 1956, a etapa mais dura da repressão comunista, dezenas de milhar de pessoas perderam a vida, foram presas ou enviadas a campos de trabalho, ou para a URSS.

O jurista Slawomir Steinborn alega por seu turno que «não tem sentido castigar quem use camisas com imagens de Che.» Nas fileiras da Esquerda pós-comunista, há quem não se sinta nada bem com este ajuste de contas histórico, tendo o supino descaramento de condenar a «caça às bruxas».

A transição da sociedade totalitária comunista para a actual sociedade democrata na Polónia fez-se de modo mais ou menos pacífico, à base de reconciliações e esquecimentos convenientes. Mas o centro-direita não esquece e o partido do poder, Lei e Justiça (PiS), quer limpar o país de colaboradores dos serviços secretos comunistas (SB), adoptando para isso uma legislação que já chegou a ser declarada inconstitucional.

Facilmente se dirá pois que a Polónia censura o Comunismo porque sofreu os seus efeitos, é natural...
Em parte é verdade. Sucede todavia que por exemplo Portugal não sofreu nada com o Nacional-Socialismo, e esteve ameaçado de ser tomado pelo Comunismo - e todavia em Portugal só a ideologia nacional-socialista é proibida, a comunista não, isto depois de se saber que o PCP traiu o Estado Português democrático ao entregar informações militares do País aos serviços secretos soviéticos, ou seja, traiu a Pátria e traiu um Estado democrático em prol de um Estado totalitário...

Nenhuma proibição de disseminação de determinada ideologia é aceitável, por princípio. A Polónia, todavia, mostra pelo menos coerência, ao contrário da generalidade dos Estados ocidentais, que só censuram um dos lados...

3 Comments:

Blogger Thor said...

"e esteve ameaçado de ser tomado pelo Comunismo - e todavia em Portugal só a ideologia nacional-socialista é proibida, a comunista não, isto depois de se saber que o PCP traiu o Estado Português democrático ao entregar informações militares do País aos serviços secretos soviéticos, ou seja, traiu a Pátria e traiu um Estado democrático em prol de um Estado totalitário..."


é uma grande verdade.
queriam instaurar uma ditadura sanguinária, muito pior do que a do Salazar.

não que eu fosse a favor das colónias, mas essa de ajudar a URSS só para derrubarem o Salazar/Marcelo e instaurarem a ditadurazinha deles...é o cumulo do fanatismo, para o qual só a ideologia sectária e estreitinha conta, e tudo o resto não existe.

comunistas são a merda mais baixa que existe.

e, sim, permitirem o comunismo mas não o NS em Portugal, é o cumulo da incoerência irracional.

16 de junho de 2010 às 14:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

EXACTO, SE É PRA CENSURAR SUPOSTOS GENOCIDIOS, POR QUE SÓ O NS E NÃO OS QUE MATARAM MAIS DE 100 MILHÕES EM GULAGS, HOLODOMORES, KHMERS VERMELHOS E CIA..??

E CLARO, OS QUE MATARAM EM HIROSHIMA E AINDA MATAM COM SUAS INDUSTRIAS DE ARMAS, DROGAS E DISGENIAS SIMIESCAS..!!

17 de junho de 2010 às 00:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem podemos agradecer a Ramalho Eanes,que teve o sangue-frio e organização suficientes para impedir a vitória do Comunismo em Portugal;não tivesse ele tido a acção que teve no 25 de Novembro,e hoje éramos outra Cuba,ou pior,outra Coreia do Norte.

Viva a Democracia e fora com os totalitarismos!

19 de junho de 2010 às 15:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home