terça-feira, dezembro 15, 2009

PORTUGUESES PERDEM PODER DE COMPRA

Como as elites tugas, principescamente bem pagas - os directores de empresas públicas portuguesas ganham tanto como os seus homólogos alemães, o primeiro-ministro português aufere um salário superior ao do seu homólogo espanhol - estão a conduzir o País:

Os portugueses estão a divergir dos europeus em matéria de poder de compra. Dados do Eurostat - organismo responsável pelas estatísticas oficiais da União Europeia - revelam que o produto interno bruto (PIB) per capita português, medido em paridade de poder de compra (PPC) - indicador que permite fazer comparações internacionais -, perdeu peso face à média da União Europeia. De 76% em 2005, passou para 75% em 2006, refere o Eurostat.
Entre os países que estão abaixo da média europeia, só o Chipre acompanhou Portugal nesta tendência. Por outro lado, países como a Espanha, a Grécia e a Irlanda viram o seu PIB, medido em paridade de poder de compra, aproximar-se do referencial médio europeu.
Outros países mais ricos, como a França e a Alemanha tiveram desempenhos inversos, reduzindo o diferencial positivo que apresentam face à média dos seus parceiros comunitários. Entre os países mais pobres, do Leste europeu, houve um aumento generalizado do poder de compra.
Portugal ocupa neste momento o 19º lugar no ranking europeu, o que contrasta com o 12.º de Espanha (que em 1986 ombreava com o nosso país em matéria de riqueza). Atrás de Portugal só é possível encontrar novos Estados-membros. Ainda assim, quatro deles, já ganharam avanço: é o caso do Chipre, Eslovénia, República Checa e Malta.
O país mais rico é o Luxemburgo, que apresenta um PIB per capita medido em PPC 180% superior à média europeia. Na cauda da Europa estão a Roménia e a Bulgária, cujos produtos representam apenas 39% e 37%, respectivamente, da média.- M.E.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ENQUANTO TUDO ESTIVER BEM PRAS ELITES DEGENERADAS ESTARÁ MAL PARA O POVO; TEMOS É DE ATACAR A SUPERCASTAS, MAS NÃO COM DOMOS - COM ADM´S MESMO..!!

ELAS E OS SEUS LEÕES DE CHACARA AUTO-VENDIDAS E PUTINHAS SIMIEZADAS..!!

15 de dezembro de 2009 às 23:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

*AS

15 de dezembro de 2009 às 23:03:00 WET  
Blogger Titan said...

Eu já me contentava com a elíte ser expulsa do país.

16 de dezembro de 2009 às 21:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu já me contentava com a elíte ser expulsa do país.

É, MAS ELAS NUNCA VÃO QUERER SAIR ENQUANTO NÃO ACABAREM COM OS SEUS PROJETOS PARA DESTRUIR DE VEZ PORTUGAL..!!

17 de dezembro de 2009 às 06:49:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home