domingo, novembro 01, 2009

ESTADO PAPAL ATACA HALLOWEEN - HALLOWEEN GANHA TERRENO EM ITÁLIA E EM ESPANHA


Para o Vaticano o Halloween é uma festa anticristã. Mas, por cá a Igreja não vai tão longe e prefere manter-se fora da polémica em relação a esta festa importada dos EUA. "É uma celebração profana que não tem nada a ver com a Igreja", defende o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Morujão.
Um artigo publicado no L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, descreve o Dia das Bruxas, como uma festa que "tem um pano de fundo de ocultismo e é absolutamente anticristã". No entanto, também apresenta alternativas: as Holywins - que brinca com as palavras "Santo" e "Vencer" - lançadas pela diocese de Paris para juntar os jovens e crianças na noite de 31 de Outubro.
Estas reuniões da comunidade católica são já comuns em França, Espanha e no Chile. Por cá ainda desconhecidas e até Manuel Morujão revela que não sabia da sua existência.
O Vaticano aponta as Holywins como celebrações que "permitem à comunidade católica dispor de uma alternativa para testemunhar a fé e a esperança cristã diante da morte", segundo pode ler-se no artigo do diário católico. Aqui os jovens são alvo de uma campanha de sensibilização para evitar que se juntem à celebração do Dia das Bruxas.
Apesar da oposição oficial do Vaticano, Manuel Morujão conta que os padres americanos que conheceu sempre se referiram a esta festa como um "um divertimento sem conotação anti-religiosa". E acrescenta que em Portugal é um pouco isso que se passa.
"Por cá parece-me que o Halloween está ligado a brincadeiras inocentes das crianças que se divertem com o misterioso e o lado oculto das bruxas. Tudo sem conotações negativas", avalia o secretário da CEP.
O religioso entende até que por ser uma festa em que o principal objectivo é o divertimento inocente, não há motivos para condenações. Até porque "o divertimento é um valor cristão".
O padre também considera normal a importação destes festejos que têm um maior significado nos Estados Unidos, e chegaram a Portugal muito por culpa do cinema. "Vivemos num mundo da globalização e a cultura um dos elementos que acabam por ser copiados. É uma situação natural", diz Manuel Morujão.
Por cá, a noite de hoje vai ser dominada por bruxas, caveiras, abóboras e festas alusivas à Noite das Bruxas, que antecede o Dia de Todos os Santos.


De volta ao Estado Papal, o líder do Serviço Anti-Seitas Ocultas afirma que o Halloween é, além de tudo, um mau exemplo para as crianças: «o Halloween atira novas gerações para a mentalidade da magia esotérica e ataca valores espirituais sagrados através de uma iniciação maligna às artes e imagens do oculto.»

É aqui notório o receio tipicamente cristão da... concorrência espiritual... e a consequente maneira cristã de lidar com o caso: a demonização da religião concorrente. Enfim, o costume desde a fundação do Cristianismo. Porque, de facto, a popularidade do Halloween cresce em Itália, em Espanha também, o que, naturalmente, incomoda quem fez todos os possíveis para destruir as crenças anteriores à imposição do culto ao Judeu Morto.

De notar, já agora, que há uma pequena vila no sudeste da região italiana de Puglia, de seu nome Orsara di Puglia, onde esta festividade já é celebrada desde há pelo menos mil anos...
De acordo com historiadores locais, a única verdadeira diferença entre a tradição americana e a de Orsara é a data, mas ainda assim a distância é escassa: a dos EUA tem lugar no último dia de Outubro e na vila italiana realiza-se do primeiro (Dia de Todos os Santos) para o segundo dia de Novembro (Dia de Todos os Mortos).
São colocadas velas no exterior das habitações, para afastar os espíritos malignos e as bruxas; o povo acende fogueiras imensas nas ruas para iluminar o caminho das almas para o Purgatório, tradição que de resto também existe em Portugal.
Os historiadores afirmam que esta tradição em Orsara remonta a uma invasão germânica, de Longobardos (mais tarde chamados Lombardos, que deram o nome ao norte de Itália), no século VIII.
Por isso, caros leitores, já sabem... esta noite ainda é privilegiada para o contacto com os Ancestrais...

2 Comments:

Blogger betoquintas said...

essa gente não sabe o que apóia ou condena...
cá tem gente que diz que o Dia de Finados é Cristão ou uma "tradição católica" e tem gente que vai nessa paranóia de tachar a festa de Pagã [no que nos dá muito gosto], anti-cristã [se bem que tem padre que age de forma mais anti-cristã] e satânica [como se os Deuses Antigos tivessem algo a ver com essa figura tragicômica criada pela Igreja].
o fato que querem ocultar é que as festas "autorizadas" pela Igreja são todas de origem das crenças que existiram na Europa antes do Cristianismo ser imposto pela Igreja.

2 de novembro de 2009 às 13:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Casal suíço atacado no Algarve

http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=D0681BEE-AD86-4048-8012-510CB63262B7

O pesadelo do casal de suíços começou à entrada da sua moradia. Mal estacionaram o jipe Range Rover, os idosos foram atacados por quatro homens de cara tapada. Saíram da escuridão da garagem, na Quinta Rejan, entre Almancil e Vale de Lobo, Loulé, e arrastaram as vítimas para uma noite de pesadelo inesquecível. Acabaram sequestrados, roubados, agredidos, e enquanto o homem de 80 anos foi amarrado na sala, a sua mulher, de 77, foi violada no quarto ao lado.

2 de novembro de 2009 às 14:00:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home