quarta-feira, agosto 12, 2009

COMO O ÚLTIMO REI VISIGODO DESRESPEITOU A HERANÇA DEIXADA POR HÉRCULES E CAUSOU A INVASÃO MOURISCA DA HISPÂNIA





E agora um trecho da obra «Crónica Geral de Espanha de 1344» sobre um motivo mítico, ou talvez lendário, da queda da Hispânia Visigótica perante o invasor norte-africano...

Fala-se aqui das obras maravilhosas de Hércules, semi-deus helénico, ou clássico, que andou pela Ibéria e aí lançou fundamentos diversos:

E tanto ãdou per Espanha fazendo estas cousas e outras muytas que nos aquy nõ dizemos por nõ alongar a estorya que chegou aaquelle logar onde ora he pobrada a cidade de Tolledo. E, quando vyo a fortelleza e o assentamento do logar e vyo hy duas torres pequenas que fezeram os dous filhos de rey Rotas, entendeu per arte de atronomya que em aquelle logar avya de seer pobrada hua muy nobre cidade. Entom fez em aquelle logar hua casa tã maravylhosa e per tal arte que nunca no mundo foy homen que verdadeyramente soubesse dizer como era feyta. E çarrouha de fremosa çarradura e pos em ella leteras que deziam assy: «Non seja nem huum tã ousado, que ora son nem dos que despois veeren, que abra esta porta por veer esta casa». E mandou a Espam, seu sobrynho, que, em quãto elle vyvesse, sempre ouvesse esta casa em guarda e que, se en seu tempo essa cidade fosse pobrada, que escolhesse doze homeens dos mais honrrados que em ella ouvesse e que lhes desse as chaves e guarda daquella casa e mandado que requeressem a todollos reis que despois veessen que deytassem em aquella casa senhos cadeados.
Despois que se Hercolles partio da Espanha e leixou em ella por rey Espam, seu sobrinho, como adeãte ouvyredes, este Espam, depois que repairou a terra e as fortellezas e poboou os portos do mar con gentes que lhe veeron de Grecia, veo a Tolledo por veer en que guysa poderia pobrar aquella cidade e poer boa guarda em a casa, segundo o mandado de Hercolles. E nõ pode aver gentes cõ que o podesse fazer, ca em Tolledo eram entõ mui grandes montanhas; pero começouha de pobrar dalguuns poucos moradores. E, despois que esto ouve feyto, deitou seu cadeado ena casa e dessy chamou esses moradores e disselhes como Hercolles fezera aquela casa e como a mãdara guardar e que lhes rogava que a guardassem muy bem. E dessy foysse pera Calez.
Mas, despois que este rey Espam foy velho e sua filha Liberya foy casada com Pyros, aquelle iffante de Grecia, Espon disse a Pirus todallas cousas que Hercolles fezera em Espanha e como fezera em Tolledo aquella casa em que eram grandes segredos e que lhe rogava que, quando reynasse, que pobrasse aquella cidade e fezesse guardar a casa, segundo o que lhe elle devysou.
E, depois que Espon foy morto, reynou aquelle Pirus e, como começou de reynar, andou per as partes d'Espanha ataa que chegou a Tolledo. E, quando vyo aquella casa, foy maravylhado e mandou logo pobrar dous castellos em aquelle logar e desy deitou seu cadeado ena casa. E, despois que esto ouve feyto, escolheo doze homens, os mais honrrados que achou, e deulhes as chaves e guarda daquella casa con grande juramento e devysoulhes todo o que avyam de fazer e que, sse huum delles morresse, que logo fosse posto outro em seu logar.
(...)
Despois que todas estas cousas assi aveeron como avedes ouvido, os que guardavam a casa de Tolledo veeron a el rei dom Rodrigo e disseronlhe assi:
- Senhor, nos viimos a ti a te requerer que tu faças e que fezerõ todollos reis que ante ti reynaron em Espanha, ca a ti cõvem de deitares teu cadeado em aquella casa que Hercolles fez en Tolledo, de que nos avemos a guarda. E el rey lhes perguntou que casa era aquella de que lhe assi diziam ou por que razom avia elle de deitar em ella o seu cadeado. E elles lhe diseron:
- Senhor, esto te diremos nos muy de grado, ca bem sabemos dello a verdade. Sabe que, quando o grande Hercolles passou em Espanha e fez em ella aquellas cousas que todo o mundo sabe, fez em Tolledo hua casa tã sotil e per tam grande meestria que te nõ saberemos dizer como he feita nem per cujo siso. E esta casa he toda redonda que, se a vires, senhor, nõ te semelhara se nõ hua cuba que esta alevantada sobre o tampon. E ben te podemos dizer em verdade que muytos homeens provaron se poderiam deitar por cima desta casa hua pedra pequena; e nunca vimos homen que da outra parte podesse passar. E bem te fazemos certo que em todo o mundo nõ possas achar homen que per seu siso te podesse dizer em que modo esta casa he lavrada de dentro. Mas, o que nos veemos das partes de fora, esso te podemos ben dizer.
Sabe por certo que em toda a casa nom ha pedra que mayor seja per semelhar que a mãao de huum homen; e ben entendemos que todallas de mais son marmores; e son tam claras que esyo he grande maravilha e de tantas e taaes collores que aadur poderedes pensar que hi estam duas nem tres pedras de hua collor. E som assy sotilmente ajuntadas que ben semelharia aos que a vissem, se as collores nõ fossem, que toda a casa era de huma pedra.
Mas as estorias que em ella parecen, esto vos pareceria grave cousa de creer, a menos que o vissedes. E nõ creades que son pintadas con tinta, mas as pedras son assy metidas e postas de tal fegura que vos semelhara que nunca no mundo ouve boa cavallaria de que alli nõ aja a estoria. E esta casa sta assentada sobre quatro leões de metal tan grandes que esto he outra grande maravilha, entender como foron feitos. Que vos diremos, senhor, outra cousa desta casa, se nom que entendemos que nom ha no mundo homen que sollamente vos podesse contar certamente as maravilhas que son vistas de fora?
Depois que Hercolles fez esta casa e em ella hua porta nõ muy grande, entrou dentro e meteu em ella nõ sabemos que, nem entendemos que oje aja no mundo homen que o saybha, nem que o nunca soubesse, se nom elle. E, despois que esto ouve feito e se sayu fora, fez deitar enna porta huum cadeado d'ouro tan sotil como vos podedes veer e escreveu enna porta leteras muy ben entalhadas d'ouro e d'azul que dizem: «Eu defendo que nem huum nõ seja tam ousado, per força nem per siso que aja, que esta porta abra.» E estas leteras stavam em cima do cadeado. E, em fundo delle, avya outras que deziam assi: «Non seja nem huum tam ousado, dos que ora som nem dos que despois veerem, que abra esta porta por veer esta casa. E mãdo e rogo a todollos reis, que depos my veeren, que deitem em esta porta senhos cadeados e que a façam guardar, assi como a eu faria.»
Despois que esto ouve feito, deu a chave daquelle cadeado a huum seu sobrinho que avya nome Espon, que foi rey d'Espanha despois delle. (...) despois (...) reynou Pirus, que era seu genrro. E este veo em Tolledo e deytou seu cadeado ena porta. E, desque esto ouve feito, tomou doze homeens dos melhores que a essa sazon hy avya e deulhes as chaves da casa e fezelhes jurar sobre a fe que guardassem sempre bem aquella casa e que, en todo tempo que elles podessem, que nunca aquella porta fosse aberta. E fez fazer juramento ao concelho de Tolledo que, logo que alguuns daquelles homeens que avyam a guarda da casa morresse, que logo outro posessem em seu logar, segundo mandava Hercolles, per tal guisa que a casa fosse sempre muy ben guardada.
(...)
Quando el rei dom Rodrigo ouvyo dizer tãtas maravilhosas cousas daquella casa, pensou em seu coraçon que stava em ella escõdido alguum grande tesouro ou outras algumas cousas de forte segredo, pois que Hercolles a mandara guardar com tanta femença. E, como era homen de grande coraçõ, disse que o nõ faria, mas que queria saber em toda guisa o que jazia dentro em ella. E elles lhe diseron que se guardasse muito de o fazer, mas que fezesse o que fezeron os outros reis. E el rei dom Rodrigo lhes disse:
- Leixadevos ora desto, ca eu farei, o mais cedo que eu poder, como a veja. E enton farei o que me semelhar.
E nom lhe quis dar outra resposta; e elles foronsse sem outro recado.
(...)
E quãdo a vyo, foi maravilhosamente spantado das cousas que em ella pareciam, ca muytas e mais estranhas cousas eram em ella vistas que aquello que lhe os guardadores avyam dito.
E, despois que a ben esguardou, mandou por todollos do seu conselho e disselhes como entendia que em aquella casa estava alguum thesouro que Hercolles em ella metera e que sua voontade era de a abrir por veer o que dentro estava. E elles todos comunalmente lhe disseron que o nõ fezesse, ca nõ avya por que o fazer, o que os outros reis nunca tentaron de fazer. E el rei dõ Rodrigo disse:
- Em esta casa nõ jaz outra cousa se nom aver ou encantamentos. E, se he aver, filhalo ey; e, se son encantamentos, eu seguro son que me nõ podem empeecer, pois nõ hei que temer.
E, quando elles viron que tanto em coraçõ o avya, disseronlhe:
- Senhor, vos podedes fazer o que quiserdes. Mas esto nom seera per nosso consselho nem per nosso recado.
E el rei mandou que trouxessem as chaves dos cadeados. E, como veeron, sem nem hua deteença, foi aas portas da casa e fezeas britar. Pero esto foi com grande afam, ca tãtas eram as chaves dos cadeados que era maravilha. E, depois que a porta foy aberta, entrou elle dentro e peça de seus privados. E a casa, que de fora parecia redonda, acharon huum paaço em quadra, tanto de hua parte como da outra, tam maravilhoso que nom he homen que o podesse dizer. Ca hua das quadras do paaço era assy branca que a neve o nom podya mais seer; e a outra quadra do paaço, que era em dereito daquella, era tam negra como hua cousa muy negra que mais nõ podesse seer; e a outra parte eram tam verde como hua muy verde esmeralda ou outra cousa que de verdura nom podesse ser vencida; e a outra parte do paaço, que era em contra desta, era tan clara como se fosse huum fino cristal que mais nõ podesse seer.
E semelhava que, em cada hua das partes do paaço, nõ foi nem huum que soubesse dizer que pedra hi ouvesse cõ pedra ajuntada, nem que o podesse departir. E todos teverom que aquelle paaço era a mais maravilhosa cousa que nunca viron, ca era em elle tantas e taaes maravilhas quaaes nunca foron vistas em outro paaço. Ca em todo elle nõ avya sollamente huum madeiro. E, assi como da parte do fundo era muy ben chãao, assi viron que era da parte de cima muy plano e chãao, ergo que avya hi frestas per que entrava tãto lume per que bem podyam veer quanto hi avya.
Depois que muy ben esguardarõ como o paaço era feito, teveron mentes e nõ viron nem hua cousa, se nõ que em meo delle viron estar huum esteo nom muy grosso; e era todo redondo e era tã alto como huum homen; e avia en elle hua porta muy sotilmente feita e assaz pequena e, em cima della, leteras gregas que deziam: «Quando Hercolles fez esta casa, andava a era em quatro mil e seis annos.» E, despois que a porta abrirom, acharon dentro leteras abertas que deziã: «Esta casa he hua das maravilhas de Hercolles.»
Depois que estas leteras leerõ, viron no esteo hua casa feita, em que siia hua arca de prata. E esta era muy ben feita a ouro e a prata e a pedras preciosas e tiinha huum cadeado d'aljoufar tam nobre que era maravilha; e avya em elle leteras gregas que deziam: «O rei em cujo tempo esta arca for aberta nom pode estar que nõ veja maravilhas ante que moira, se Hercolles, o senhor da Grecia, soube alguma cousa do que avya de viir.» E el rei dom Rodrigo disse enton:
- Em esta arca jaz o que nos demandamos e o que tanto defendeo Hercolles.
E entõ britou o cadeado com sua mãao, ca nõ ouve hy nem huum outro que o ousasse britar. Depois que a arca foi aberta, nõ siia em ella se nom hua tea branca pregada antre duas tavoas de laton. E, depois que as tavoas foron despregadas, abriron a tea e acharom em ella Allarves fegurados, cõ toucas em suas cabeças e em suas mãaos lanças cõ pendões e suas espadas a seus collos e suas beestas tras si ennos arções das sellas. E, em cima das feguras, avia leteras que deziam: «Quando este pano for estendudo e parecerem estas feguras, homeens que andam assy armados filharam Espanha e seeram della senhores.»
Quando esto vio el rei dom Rodrigo, pesoulhe muyto. E todos seus consselheiros lhe diserom entom:
- Senhor, ora veede o que vos aveo por nos nõ quererdes creer. E que pouco prezastes os que foron ante vos!
E elle disse cõ muy grande pesar:
- Nom queira Deus que todo seja verdade quanto os velhos diseron! E como cuidades vos que esto nõ era julgado per mym? E, des oje mais, nõ avemos por que nos queixar, pois ja he feito, ca non pode seer que ja nõ seja esto que he. Mas, do que falla que ha de viir, esto me pesa mui pouco per o coraçon, ca nõ he cousa de que se homen aja de catar.
Despois que el rey dom Rodrigo disse estas pallavras, o paaço foi aquelle dia visto de muytos homeens bõos e todos diseron que tam sotil lavor como aquelle que nunca delle ouvyron fallar. E el rei dom Rodrigo deffendeu que nem huum non dissesse nem hua cousa do que alli acharon. E, despois que todo ouverõ visto, mandou muy ben çarrar a porta do paaço; e desi foisse pera sua pousada que elle avya muy rica em Tolledo.
(...)


Interpretação: o rei dom Rodrigo ignorou o seu dever de respeitar e salvaguardar as tradições ancestrais, herança deixada por um arcaico fundador da Hispânia, e, por ganância e arrogância, trouxe a perdição da sua terra perante a força do Islão.

Ora... que tradições seriam essas? A casa maravilhosa acima descrita lembra mais um templo pagão do que qualquer outra coisa - de resto, a feérica obra arquitectónica pertence seguramente aos tempos em que se honravam os antigos Deuses.
Veio a cristianização, mas tudo indica que os reis visigodos foram em geral tolerantes para com os usos pagãos que subsistiam, ou pelo menos não os perseguiram por sua livre vontade. Todavia, o Paganismo continuou sempre a ser regularmente acossado pela Igreja e acabou por desaparecer, pelo menos formalmente falando. Esta história pode pois referir-se ao ocaso, quando não violação deste antigo tesouro espiritual e cultural devido à ignorância e ao desrespeito pela herança ancestral pagã.

682 Comments:

Anonymous Anónimo said...

NA VERDADE ISSO É O KE DA A ELITE ARIANA SE MISTURAR COM OS IBEROIDS DOMINADOS JÁ MISTURADOS COM OS SUL-ESCRAVOS DE ROMA..!!

12 de agosto de 2009 às 21:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CLARO, MAS TEMOS DE VER KE JUDEUS E ISLAMICOS TIVERAM A SUA PARTE DA CULPA..!!

MAS OS CRISTÃOS DEGENERADOS DESTRUIRAM A PAGANIDADE..!!

E TODAS ESSAS MERDAS SEMPRE VEM DA ASIA PROXIMA..!!

12 de agosto de 2009 às 21:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS KEM COMEÇOU TODA A MERDA FORAM OS EGIPCIOS ANTIGOS AO IREM PRA NUBIA E EXPORTAR ESTAS MERDAS PRA TODO O SUL DA EURASIA; DO INDO AO SUL DA EUROPA..!!

12 de agosto de 2009 às 21:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS O PIOR NEM FOI ISSO; FOI AKELE CIRCULO VICIOSO - OUTROS POVOS IAM DOMINAR A NUBIA E CIA PARA TIRAR A SUPREMACIA DO EGITO NO TRAFICO DE ANIMAIS SILVESTRES..(LOL)!!

ARABES NA IDADE MEDIA, JUDEUS NO MERCANTILIXO..!!INDIANOS NO INDICO, ROMANOS NO ATLANTICO, E POR AI VAI..!!ISSO EXPLICA OS RESIDUOS "MERDS" NO NE DO ATLANTICO..!!

12 de agosto de 2009 às 21:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

JÁ A ANEMIA FALCIFORME DA COSTA DA ROMENIA SE EXPLICA NA IDADE MEDIA TURKICA..!!

ELES FORAM CATALOGADOS COMO "MEDS" ATUAIS(=/= GENO-ORIGINAIS), MAS NO ENTANTO SÃO MEROS DEGENERADOS SIMIESCOS DE EUROPEUS COM ALIENS DO LESTE/NE DE AFRICA LEVADOS COMO ESCRAVOS PARA A EUROPA PELOS ASIATICOS JA DEGENERADOS BEM ANTES POR ESSA MESMA ROTA, SÓ KE ANTES ELA PARAVA BEM MAIS A SUL E A LESTE..!!

12 de agosto de 2009 às 21:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CONCLUSÃO: A CADA SÉCULO KE SE PASSA A EURASIA DECAI MAIS E MAIS COM MERDAS DEGENERADAS MISTURADAS..!!

12 de agosto de 2009 às 21:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A NAFTA E A UNIÃO EUROPEIA FORAM CRIADAS PARA FACILITAR A PILHAGEM TRANSNACIONAL E O LUCRO DO TOP 1%DA POPULAÇÃO.

12 de agosto de 2009 às 21:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este brasileiro naõ bate todas da cabeça.
Vai trabalhar ai no lixo racial que é o teu país.

Portugal aos portugueses!
88

12 de agosto de 2009 às 22:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://correio24horas.globo.com/recursos/BancoImagens/%7B696382CE-2FD3-494F-A264-20839B9FD260%7D_Gilvan.jpg

OS DEGENERADOS MENOS PUROS DAS FRONTEIRAS RACIAIS..!!BEM KE HITLER DIZIA KE ESSES IMPUROS ERAM TÃO PERIGOSOS KUANTO OS SEUS ANCESTRAIS SIMIESCOS..!!É SÓ A PSEUDO-EUGENICS DO VALE DO PB PAULISTA SÓ PELA "METADE" MAIS UMA VEZ DESMASCARADA..!!

12 de agosto de 2009 às 22:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A NAFTA E A UNIÃO EUROPEIA FORAM CRIADAS PARA FACILITAR A PILHAGEM TRANSNACIONAL E O LUCRO DO TOP 1%DA POPULAÇÃO.

CONTA UMA NOVIDADE..!!

12 de agosto de 2009 às 22:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este brasileiro naõ bate todas da cabeça.
Vai trabalhar ai no lixo racial que é o teu país.

Portugal aos portugueses!
88

MOURISCOS SUJOS DEVEM SER ESTERELIZADOS O KUANTO ANTES..!!

PRETUGAYL AOS PRETUGAYSES..!!

12 de agosto de 2009 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E OUTRA, ESSE CAPS EM NEGRITO É O CAPS TUGA, NÃO SOU EU..!!

12 de agosto de 2009 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NEM SEI COLOCAR EM NEGRITO E NEM KERO..!!

12 de agosto de 2009 às 22:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

BEM, APRENDI AGORA; HEHE..

12 de agosto de 2009 às 22:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

88

E É BEM FÁCIL POR SINAL..!!

12 de agosto de 2009 às 22:34:00 WEST  
Blogger Titan said...

MOURISCOS SUJOS DEVEM SER ESTERELIZADOS O KUANTO ANTES..!!

PRETUGAYL AOS PRETUGAYSES..!!


Vai mas é chatear os teus compatriotas bostileiros, brasuca ressabiado.

12 de agosto de 2009 às 22:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS ME ESKECI COMO POSTA LINK..!!

12 de agosto de 2009 às 22:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vai mas é chatear os teus compatriotas bostileiros, brasuca ressabiado.

TA BOM PRETUGA..!!

12 de agosto de 2009 às 22:35:00 WEST  
Blogger Titan said...

TA BOM PRETUGA..!!

Pois sim, brasucagay.

12 de agosto de 2009 às 22:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como é que se faz o negrito?
eu já tentei < b > mas não dá....
(Tenho um bando de araras a falar mesmo por baixo da minha janela, e não a posso fechar com o calor... Ninguém merece! Acordaram-me :| E está para ali algum irrequieto de sotaque estranho!)

12 de agosto de 2009 às 22:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"MOURISCOS SUJOS DEVEM SER ESTERELIZADOS O KUANTO ANTES..!!

PRETUGAYL AOS PRETUGAYSES..!!"


Mouriscos?
Mas tu perdeste muitos episodios da história de Portugal macacao brasileiro.
Portugal nasceu contra os mouros e assim que pode os expulsamos daui para fora pela força das espadas.
E já agora o que vale a opinião de merda africana brasileira? Nada

Sieg heil Portugal Branco
EVROPA

12 de agosto de 2009 às 22:49:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"É SÓ A PSEUDO-EUGENICS DO VALE DO PB PAULISTA SÓ PELA "METADE" MAIS UMA VEZ DESMASCARADA..!!

12 de Agosto de 2009 22:29:00 WEST"


Deixe o Lobato descansar em paz,meu!Que adianta esquentar a cabeça com esse papo?!
Vc sabe muito bem que ele nunca conseguiu alavancar o progresso de suas terras!

12 de agosto de 2009 às 22:53:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"MOURISCOS SUJOS DEVEM SER ESTERELIZADOS O KUANTO ANTES..!!

PRETUGAYL AOS PRETUGAYSES..!!"


Mouriscos?
Mas tu perdeste muitos episodios da história de Portugal macacao brasileiro.
Portugal nasceu contra os mouros e assim que pode os expulsamos daui para fora pela força das espadas.
E já agora o que vale a opinião de merda africana brasileira? Nada

Sieg heil Portugal Branco


EVROPA"



Esse papo tá pra lá de Marrakesh!(Lol)!
Cadê os "afro-moorish"?Lá só tem Português europeu!...
Não dá pra entender essa obssessão com herança genética Camitóide;eu nunca visitei Portugal,mas pô!
As porcentagens de haplogrupos estudadas só dão mais força pra existência de uma população geneticamente européia,não é mesmo?!Resíduos existem sim,mas de um jeito que não subverte o cálculo genotípico!Eu acho!...

12 de agosto de 2009 às 23:01:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Como é que se faz o negrito?
eu já tentei < b > mas não dá....
(Tenho um bando de araras a falar mesmo por baixo da minha janela, e não a posso fechar com o calor... Ninguém merece! Acordaram-me :| E está para ali algum irrequieto de sotaque estranho!)"

Tenta assim < b > e depois no fim da frase < /b >

12 de agosto de 2009 às 23:03:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"Vera disse...
Como é que se faz o negrito?
eu já tentei < b > mas não dá....
(Tenho um bando de araras a falar mesmo por baixo da minha janela, e não a posso fechar com o calor... Ninguém merece! Acordaram-me :| E está para ali algum irrequieto de sotaque estranho!)

12 de Agosto de 2009 22:48:00 WEST"


Vai ver pode ser um paki estressado!(Lol)!
Isso agora parecia poema existencialista "darkwave" façon Joy Division!...(Lmao)!

12 de agosto de 2009 às 23:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
A NAFTA E A UNIÃO EUROPEIA FORAM CRIADAS PARA FACILITAR A PILHAGEM TRANSNACIONAL E O LUCRO DO TOP 1%DA POPULAÇÃO.

CONTA UMA NOVIDADE..!!

12 de Agosto de 2009 22:30:00 WEST


LOGO LOGO OS ZUCAS VÃO TER O BRIC! LOL
CUIDEM-SE!

12 de agosto de 2009 às 23:07:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Esse papo tá pra lá de Marrakesh!(Lol)!
Cadê os "afro-moorish"?Lá só tem Português europeu!...
Não dá pra entender essa obssessão com herança genética Camitóide;eu nunca visitei Portugal,mas pô!
As porcentagens de haplogrupos estudadas só dão mais força pra existência de uma população geneticamente européia,não é mesmo?!Resíduos existem sim,mas de um jeito que não subverte o cálculo genotípico!Eu acho!..."

E achas bem, Marcos. O caps lock já ouviu essa conversa, vezes sem conta, e com estudos genéticos a fundamentarem-na, mas como é um ressabiado volta sempre a dizer as mesmas merdas.

12 de agosto de 2009 às 23:08:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Ora,deixa pra lá!...

12 de agosto de 2009 às 23:12:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Bem que os Hispano-Góticos podiam ter assimilado a técnica de cavalaria dos nômades Asiáticos;Guadalete foi um desastre,porque a infantaria de bloco visigótica não era nem um pouquinho flexível para enfrentar uma cavalaria veloz e com disciplina que nem a Árabe e Norte-Africana:o exército do rei Rodrigo foi envolvido pelo flanco e isso causou a derrota!

12 de agosto de 2009 às 23:18:00 WEST  
Blogger Titan said...

Tenho a impressão que os Visigóticos não lutavam com inimigos estrangeiros, e que por causa disso usavam tácticas antigas.

12 de agosto de 2009 às 23:22:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

" Titan disse...
TA BOM PRETUGA..!!

Pois sim, brasucagay.

12 de Agosto de 2009 22:39:00 WEST"


Huahuahuahua!

12 de agosto de 2009 às 23:22:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

" Titan disse...
Tenho a impressão que os Visigóticos não lutavam com inimigos estrangeiros, e que por causa disso usavam tácticas antigas.

12 de Agosto de 2009 23:22:00 WEST"


Mas veja que a orografia norte-peninsular salvou as Astúrias!Aí aconteceu igual os Bascos:os resistentes se juntaram nas montanhas e utilizaram táticas de guerrilha!...Imagine que só existia planura na Hispânia
setentrional...

12 de agosto de 2009 às 23:27:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Os irmãos de raça dos Visigodos quase que foram destruidos pelos Hunos na Ucrânia porque não estavam acostumados com cavalaria.

12 de agosto de 2009 às 23:33:00 WEST  
Blogger Titan said...

errata: não lutavam há muito com inimigos estrangeiros

12 de agosto de 2009 às 23:36:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Os irmãos de raça dos Visigodos quase que foram destruidos pelos Hunos na Ucrânia porque não estavam acostumados com cavalaria."

Certo, porque o cavalo era raro nas tribos germânicas.

12 de agosto de 2009 às 23:38:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Mas veja que a orografia norte-peninsular salvou as Astúrias!Aí aconteceu igual os Bascos:os resistentes se juntaram nas montanhas e utilizaram táticas de guerrilha!...Imagine que só existia planura na Hispânia
setentrional..."

Pois, os terrenos montanhosos não são bons para a cavalaria, e são optimos locais de defesa.

12 de agosto de 2009 às 23:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Cadê os "afro-moorish"?Lá só tem Português europeu!...
Não dá pra entender essa obssessão com herança genética Camitóide;eu nunca visitei Portugal,mas pô!
As porcentagens de haplogrupos estudadas só dão mais força pra existência de uma população geneticamente européia,não é mesmo?!Resíduos existem sim,mas de um jeito que não subverte o cálculo genotípico!Eu acho!..."

E achas bem, Marcos. O caps lock já ouviu essa conversa, vezes sem conta, e com estudos genéticos a fundamentarem-na, mas como é um ressabiado volta sempre a dizer as mesmas merdas.»

É o costume...

12 de agosto de 2009 às 23:49:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

O povo Asturiano tem muita valentia;antes da Guerra Civil existiu inclusive um experimento econômico e social marxista planejado por operários que foi bem difícil de dominar pelo governo espanhol!

12 de agosto de 2009 às 23:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não me digas que também és socialista, Marcos...

12 de agosto de 2009 às 23:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois, os terrenos montanhosos não são bons para a cavalaria, e são optimos locais de defesa.»

Não obstante, os Lusitanos eram mestres na arte de combater a cavalo.

12 de agosto de 2009 às 23:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Coincidentemente, Vera, já os antigos Vetões, vizinhos e parentes dos Lusitanos, tinham uma espécie de sistema económico comunista... sistema este que os Lusitanos provavelmente também praticavam e do qual há vestígios no século XX, entre as populações da Serra da Estrela.

12 de agosto de 2009 às 23:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Compreendo que naquele tempo as comunidades eram mais pequenas, tinham que se unir fisicamente contra o inimigo... E os bens eram escassos. Acredito que tenha sido um bom método naquela altura.

13 de agosto de 2009 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"CLARO, MAS TEMOS DE VER KE JUDEUS E ISLAMICOS TIVERAM A SUA PARTE DA CULPA..!!

MAS OS CRISTÃOS DEGENERADOS DESTRUIRAM A PAGANIDADE..!!

E TODAS ESSAS MERDAS SEMPRE VEM DA ASIA PROXIMA..!!"



visigodos degenerados, judeus e mouriscos = todos carrascos da Ibéria.
qual deles o pior!!!
acho que é mesmo pela ordem que eu coloquei.

13 de agosto de 2009 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Esse papo tá pra lá de Marrakesh!(Lol)!
Cadê os "afro-moorish"?Lá só tem Português europeu!...
Não dá pra entender essa obssessão com herança genética Camitóide;eu nunca visitei Portugal,mas pô!
As porcentagens de haplogrupos estudadas só dão mais força pra existência de uma população geneticamente européia,não é mesmo?!Resíduos existem sim,mas de um jeito que não subverte o cálculo genotípico!Eu acho!..."


como é evidente, eu discordo...para utilizar uma expressão "suave".

13 de agosto de 2009 às 00:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"como é evidente, eu discordo...para utilizar uma expressão "suave"."

Se vais por aí, metade dos europeus não são europeus, não?
Todos tiveram as suas influências, todos têm os seus resíduos...

13 de agosto de 2009 às 00:04:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Mas veja que a orografia norte-peninsular salvou as Astúrias!Aí aconteceu igual os Bascos:os resistentes se juntaram nas montanhas e utilizaram táticas de guerrilha!...Imagine que só existia planura na Hispânia
setentrional..."


a resistência não foi feita apenas nas Asturias e País Basco...
aliás, uma parte das Asturias tinha um governador islâmico.

13 de agosto de 2009 às 00:06:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

" Vera disse...
Não me digas que também és socialista, Marcos...

12 de Agosto de 2009 23:56:00 WEST"

Olha,Vera,quando eu era mais jovem até que simpatizava com algumas teorias sociais do Comunismo;achava até que a solução geral de todos os problemas mundiais estava lá,no "O Capital";o planejamento e contrôle da Economia,o anti-capitalismo e as idéias humanistas de uma Medicina para todos e sem "laissez faire" liberal...
Achei legal,mas confesso que não tinha muito embasamento...
Tudo isso me seduziu naqueles tempos!...
Agora já não tenho mais essa visão romantizada do Comunismo;passei uns tempos refletindo e acho que não será mais solução para a modernidade!
Foi utopia,só!...

13 de agosto de 2009 às 00:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Agora já não tenho mais essa visão romantizada do Comunismo;passei uns tempos refletindo e acho que não será mais solução para a modernidade!
Foi utopia,só!..."

Concordo completamente!

13 de agosto de 2009 às 00:09:00 WEST  
Blogger Titan said...

"aliás, uma parte das Asturias tinha um governador islâmico."

O que não quer dizer absolutamente nada pois o controle dos muçulmanos sobre as Asturias era praticamente ZERO.

13 de agosto de 2009 às 00:13:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Se vais por aí, metade dos europeus não são europeus, não?
Todos tiveram as suas influências, todos têm os seus resíduos..."

Bem visto, Vera, mas infelizmente para o Tyr nós somos os nossos resíduos.

13 de agosto de 2009 às 00:14:00 WEST  
Anonymous Thor said...

não, a Vera anda é a ler mal o que eu escrevo.
quem falou em "residuos" foi o Marcos, não fui eu.

13 de agosto de 2009 às 00:15:00 WEST  
Anonymous Thor said...

quanto às Asturias teve sim um governador muçulmano e teve assentamentos mouros em Gijon e Oviedo, entre 714 e 722

13 de agosto de 2009 às 00:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"não, a Vera anda é a ler mal o que eu escrevo.
quem falou em "residuos" foi o Marcos, não fui eu."

Espera... então estás a querer dizer que os resíduos mouros não são resíduos?

13 de agosto de 2009 às 00:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E se "li mal", não foi de propósito. Foi o que a tua resposta ao Marcos deu a entender. Se ele falou em resíduos e tu disseste que não concordavas, era suposto deduzir o quê?

13 de agosto de 2009 às 00:17:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Espera... então estás a querer dizer que os resíduos mouros não são resíduos?"


poupa-me aos eufemismos e linguagem politicamente correcta...

já agora, não eras tu que não querias discutir?

13 de agosto de 2009 às 00:18:00 WEST  
Blogger Titan said...

Imfelizmente para ti, nunca provaste que existem portugueses, em número significativo, com genes predominantemente alienígenas.

13 de agosto de 2009 às 00:18:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Se ele falou em resíduos e tu disseste que não concordavas, era suposto deduzir o quê?"


o que é que achas?? :))

é assim tão dificil deduzir??

13 de agosto de 2009 às 00:18:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"como é evidente, eu discordo...para utilizar uma expressão "suave"."

Qual o sentido de criar novas "nações" e qual o "fundamento" para fazer isso?
Aí seria melhor analisar profundamente a origem genética dos grupos de todo território e estabelecer limites entre cada "país"?...
Então a parte cultural,linguística,ergonômica,etc. não existe mais?
Lógico que toda região tem sua própria cultura e isso dentro de um país só,mas querer separar um país é coisa séria,bicho!
Dá até guerra!...(Lol)!
Eu acho que esse dito separatismo de vc´s não tem lógica nenhuma!
Se uma vila tem sua cultura e herança ancestrais diferentes de outra e no entanto a realidade sempre foi de entendimento,pra quê acabar com isso?!
Mas eu não posso falar com conhecimento,porque não conheço a realidade Portuguesa "in situ"!...

13 de agosto de 2009 às 00:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"poupa-me aos eufemismos e linguagem politicamente correcta..."

O que tem o que eu disse?

"já agora, não eras tu que não querias discutir?"

... tá bem.

13 de agosto de 2009 às 00:19:00 WEST  
Blogger Titan said...

quanto às Asturias teve sim um governador muçulmano e teve assentamentos mouros em Gijon e Oviedo, entre 714 e 722

Assentamentos de dimensão pouco expressiva, e que duram pouco tempo.

13 de agosto de 2009 às 00:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o que é que achas?? :))

é assim tão dificil deduzir??"

O Marcos disse que:
- a população é europeia;
- mouros são resíduos;
- não alterou o genótipo europeu.

Todas as população europeias têm resíduos não europeus, seja berberes seja semitas ou mongóis. Portanto, diz lá com o que discordas. Não é preciso discutir mais. Só não consigo adivinhar o que te vai na mona...

13 de agosto de 2009 às 00:21:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Então a parte cultural,linguística,ergonômica,etc. não existe mais?"


existe, claro que existe.
na parte cultural também há diferenças.
na parte linguistica há poucas, mas não acho isso importante. (vide o caso da Àustria)

quanto à guerra...nem sempre é inevitável. então não há independências pacificas??

eu como defensor das nações, também espero que o Sul do Brasil se torne independente e se livre do resto do país, ou seja, do lixo, afro-brasileiro!!!

13 de agosto de 2009 às 00:22:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

" Thor disse...
"Se ele falou em resíduos e tu disseste que não concordavas, era suposto deduzir o quê?"


o que é que achas?? :))

é assim tão dificil deduzir??

13 de Agosto de 2009 0:18:00 WEST"


O Thor queria dizer que esses "resíduos" existem em uma porcentagem visível e aí,na opinião dele,controvertem uma unidade nacional,não é mesmo?

Desculpe se não foi isso!...

13 de agosto de 2009 às 00:23:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Eu acho que esse dito separatismo de vc´s não tem lógica nenhuma!"

Mas quem idolatra os haplogrupos como certos outros não quer saber da lógica para nada.

"Se uma vila tem sua cultura e herança ancestrais diferentes de outra e no entanto a realidade sempre foi de entendimento,pra quê acabar com isso?!"

Por causa da parvoíce dos haplogrupos.

"Mas eu não posso falar com conhecimento,porque não conheço a realidade Portuguesa "in situ"!..."

Não conheces, mas falaste bem.

13 de agosto de 2009 às 00:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Marcos, há pessoal que se pudesse dividia o país por aldeias. E imagino o que um brasileiro pensa quando vê alguém dizer que Portugal é uma manta de retalhos...

13 de agosto de 2009 às 00:23:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Todas as população europeias têm resíduos não europeus, seja berberes seja semitas ou mongóis. Portanto, diz lá com o que discordas."

lol deixa lá Vera...

13 de agosto de 2009 às 00:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Todas as população europeias têm resíduos "

Todas as populações europeias.... (já parecia um preto :x )

13 de agosto de 2009 às 00:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"lol deixa lá Vera..."

Desta vez nem estavamos a falar de mim.
Eu deixo.

13 de agosto de 2009 às 00:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O Thor queria dizer que esses "resíduos" existem em uma porcentagem visível e aí,na opinião dele,controvertem uma unidade nacional,não é mesmo?

Desculpe se não foi isso!..."

Se for isso, ainda é pior do que eu imaginava LOL

13 de agosto de 2009 às 00:26:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Marcos, há pessoal que se pudesse dividia o país por aldeias."


isto é falso. não é preciso tanta dramatização nem caricaturarização para tentar menorizar um pensamento.
nunca ninguém aqui falou que dividia alguma coisa por aldeias, vilas ou mesmo cidades.

13 de agosto de 2009 às 00:26:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"O Thor queria dizer que esses "resíduos" existem em uma porcentagem visível e aí,na opinião dele,controvertem uma unidade nacional,não é mesmo?"


pois.
e não é só serem "visiveis", porque isso do "visiveis" há em toda a parte.
tem a ver com a percentagem.

13 de agosto de 2009 às 00:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"isto é falso. não é preciso tanta dramatização nem caricaturarização para tentar menorizar um pensamento.
nunca ninguém aqui falou que dividia alguma coisa por aldeias, vilas ou mesmo cidades."

Tirando os maluquinhos que já aqui apareceram a favor da independência da Póvoa do Varzim...E dos outros que vivem numa aldeia rodeada de mouros, "onde se vê que as mulheres abriram as pernas de forma alarve aos berberes", mas só a sua aldeia escapou...
Há sim, Thor. Há uns que ainda te conseguem superar! lol

13 de agosto de 2009 às 00:28:00 WEST  
Blogger Titan said...

"existe, claro que existe.
na parte cultural também há diferenças.
na parte linguistica há poucas, mas não acho isso importante. (vide o caso da Àustria)"

Pois, vide como o contexto histórico da Austria é diferente do da Alemanha.

13 de agosto de 2009 às 00:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Eu acho que esse dito separatismo de vc´s não tem lógica nenhuma!"

Mas quem idolatra os haplogrupos como certos outros não quer saber da lógica para nada.»

Idolatra os haplogrupos, ponto e vírgula... idolatrAVA, até ao momento em que levou pela frente que o Centro de Portugal afinal tinha também uma clara maioria de R1B, e que se calhar o Algarve tinha mais R1B do que o Norte, e que a Galiza tinha muito J... :)

Dantes queria que a sua Galécia fosse feita só com pessoal R1B (e I também, porque os Germânicos são bem-vindos :)). Depois, quando finalmente percebeu que a sua Galécia ia se calhar incluir a maioria do pessoal do Centro e do Algarve, nessa altura mudou de ideias, ahaahahahhahahhh...

Todavia, anda ultimamente agarradinho ao U6, que até é NORTE-AFRICANO, mas não fámál, porque sempre serve para separar o País porque o Centro não tem U6. :)

Enfim, uma palhaçada separatista sem igual. Regionalismo saloio armado em Nacionalismo.

13 de agosto de 2009 às 00:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
Pois, vide como o contexto histórico da Austria é diferente do da Alemanha"

E vide porque é que o Bismark não anexou a Áustria durante a reunificação alemã...... Devia ser porque não contava....

13 de agosto de 2009 às 00:31:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Tirando os maluquinhos que já aqui apareceram a favor da independência da Póvoa do Varzim..."

acho que eles queriam dizer federalismo, regionalismo...e não independência.
eu sou a favor desse federalismo, pois existem diferenças dentro de cada território.

13 de agosto de 2009 às 00:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Lógico que toda região tem sua própria cultura e isso dentro de um país só,mas querer separar um país é coisa séria,bicho!»

É coisa séria mas apenas para adultos. Porque há mentes infantis que se estão borrifando para isso.

13 de agosto de 2009 às 00:31:00 WEST  
Anonymous Thor said...

o Marcos não precisa de coro. acho eu...

13 de agosto de 2009 às 00:32:00 WEST  
Blogger Titan said...

"isto é falso. não é preciso tanta dramatização nem caricaturarização para tentar menorizar um pensamento.
nunca ninguém aqui falou que dividia alguma coisa por aldeias, vilas ou mesmo cidades."

Sim, simplesmente usa-se critérios para dividir o país por regiões que também podiam ser usados para dividir o país por aldeias, vilas e cidades.

13 de agosto de 2009 às 00:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"acho que eles queriam dizer federalismo, regionalismo...e não independência.
eu sou a favor desse federalismo, pois existem diferenças dentro de cada território."

Não, já foi há muito tempo, tu não viste. Era porque tinham a maior taxa de loirismo do país...
Em que é que o federalismo contribui para isso? As pessoas continuam a circular livremente, é tudo um país...

13 de agosto de 2009 às 00:33:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

" Thor disse...
"Então a parte cultural,linguística,ergonômica,etc. não existe mais?"


existe, claro que existe.
na parte cultural também há diferenças.
na parte linguistica há poucas, mas não acho isso importante. (vide o caso da Àustria)

quanto à guerra...nem sempre é inevitável. então não há independências pacificas??

eu como defensor das nações, também espero que o Sul do Brasil se torne independente e se livre do resto do país, ou seja, do lixo, afro-brasileiro!!!

13 de Agosto de 2009 0:22:00 WEST"


Tá legal,Thor!Eu entendi!...
A gente tinha que voltar bem atrás no tempo pra definir algumas coisas,né??


É complicado o sistema gerador de estados;muitos especialistas falam que tem ciclos que determinam esses processos;existe guerra civil quando parte da população de um país se revolta contra o sistema estabelecido nesse país!
Não precisa disso...


Eu sei que na Europa tem o problema dos Valons e dos Flamengos da Bélgica,e da Bretanha Francesa!
Essa dialética "EtniaXCultura" nunca é fácil de enfrentar!


O Sul do Brasil é muito legal,gente!
Argentina e Chile um pouco também...

13 de agosto de 2009 às 00:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«na parte linguistica há poucas, mas não acho isso importante. (vide o caso da Àustria)"»

Diz o gajo que passa a vida a idolatrar o Hitler, o qual queria unir à Alemanha todas as populações de língua alemã, incluindo a austríaca (sendo ele próprio austríaco)...

13 de agosto de 2009 às 00:34:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"E vide porque é que o Bismark não anexou a Áustria durante a reunificação alemã...... Devia ser porque não contava...."


então os factores históricos é que interessam? ai agora a lingua já não interessa?? até a "raça" é parecida ou quase igual à Alemanha!!
então em que ficamos, Vera?

13 de agosto de 2009 às 00:34:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Não, já foi há muito tempo, tu não viste. Era porque tinham a maior taxa de loirismo do país..."

de facto...
deve ser devido à passagem viking.



"Em que é que o federalismo contribui para isso? As pessoas continuam a circular livremente, é tudo um país..."

isso é o que tu julgas.
e se a póvoa fosse independente também não me escandalizava.

13 de agosto de 2009 às 00:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"

então os factores históricos é que interessam? ai agora a lingua já não interessa?? até a "raça" é parecida ou quase igual à Alemanha!!
então em que ficamos, Vera?"

Ficamos naquilo que eu SEMPRE disse, Thor. Aquilo que tudo nunca quiseste entender. TUDO conta:
raça + língua + cultura.... tudo o que forma um povo conta para a harmonia nacional!

13 de agosto de 2009 às 00:36:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Diz o gajo que passa a vida a idolatrar o Hitler, o qual queria unir à Alemanha todas as populações de língua alemã, incluindo a austríaca (sendo ele próprio austríaco)..."


mas o mapa das SS, dividia a Alemanha e a Áustria em muitas partes...

13 de agosto de 2009 às 00:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"isso é o que tu julgas.
e se a póvoa fosse independente também não me escandalizava."

Depois vem cá falar em dramas e cidades lol....


É o que eu julgo? E julgo mal? Porquê?
Todos os federalismos são assim...conta mais ao nível da administração interna.

13 de agosto de 2009 às 00:38:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Ficamos naquilo que eu SEMPRE disse, Thor. Aquilo que tudo nunca quiseste entender. TUDO conta:
raça + língua + cultura.... tudo o que forma um povo conta para a harmonia nacional!"


então nesse caso, segundo a tua opinião e concepção, a Àustria não devia existir!!!
por é que vens com pseudo-argumentos pseudo-históricos para justificar que "ah mas a Áustria é diferente" ?!?

13 de agosto de 2009 às 00:38:00 WEST  
Blogger Titan said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 de agosto de 2009 às 00:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mas o mapa das SS, dividia a Alemanha e a Áustria em muitas partes..."



Tou a ver que ainda vão levantar o tio Adolfo do bunker para ele nos vir aqui dizer como é que organizamos o nosso país.........

13 de agosto de 2009 às 00:39:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Depois vem cá falar em dramas e cidades lol...."

eu não disse que queria isso.
mas também não me escandalizava.

13 de agosto de 2009 às 00:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"então nesse caso, segundo a tua opinião e concepção, a Àustria não devia existir!!!
por é que vens com pseudo-argumentos pseudo-históricos para justificar que "ah mas a Áustria é diferente" ?!?"

Devia existir sim. O argumento do Bismark foi a religião e a cultura. Considerou que a anexação da Áustria não ia contribuir para a harmonia alemã. A Áustria teve um passado próprio, não podes descartar uma religião, um império, o orgulho de uma antiga potência e achar que o povo aceita isso. Nem todos ficam ansiosos por se submeter aos alemães...

13 de agosto de 2009 às 00:41:00 WEST  
Blogger Titan said...

"então os factores históricos é que interessam? ai agora a lingua já não interessa?? até a "raça" é parecida ou quase igual à Alemanha!!
então em que ficamos, Vera?"

Sim, Vera, tens que justificar a divisão que existe na Europa somente com um factor porque senão o Tyr não aguenta. lol

13 de agosto de 2009 às 00:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"eu não disse que queria isso.
mas também não me escandalizava."

Ou seja, o que eu disse não é um drama assim tão grande.

13 de agosto de 2009 às 00:42:00 WEST  
Blogger Titan said...

"mas o mapa das SS, dividia a Alemanha e a Áustria em muitas partes..."

Um mapa meramente indicativo ou não quizesse o Hitler ter um império que até englobasse a Hungria e a Roménia.

13 de agosto de 2009 às 00:44:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Devia existir sim."

mas devia existir porquê, se acabaste de dizer que o que conta é raça + cultura + lingua??




"O argumento do Bismark foi a religião e a cultura."

qual religião e qual cultura?? :S




"Considerou que a anexação da Áustria não ia contribuir para a harmonia alemã. A Áustria teve um passado próprio"

passado próprio??? sendo assim, até o Norte de Portugal (junto à Galiza) teve um passado histórico próprio !!!
porque é que é diferente???




", não podes descartar uma religião, um império, o orgulho de uma antiga potência e achar que o povo aceita isso."

qual religião?? e quanto ao império...afinal és defensora de impérios!!!!
mas o império austro-hungaro já nem existe há que tempos. então o que justifica, para ti, a existência da Àustria???





"Nem todos ficam ansiosos por se submeter aos alemães..."

pois. então a Àustria pode existir porque...já existe. como a Galiza (incluindo Norte português) não existe...então já não tem direito a existir!!!

então o teu argumento é burocrático!!!! não tem nada a ver com raça, lingua ou cultura!!!!!

13 de agosto de 2009 às 00:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
Um mapa meramente indicativo ou não quizesse o Hitler ter um império que até englobasse a Hungria e a Roménia."

É tão separatista e depois embarca em imperialismos... só mesmo o Hitler para o meter nisso!

13 de agosto de 2009 às 00:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"qual religião e qual cultura?? :S"

Os austríacos são católicas e têm um passado próprio.

13 de agosto de 2009 às 00:46:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Olha,Vera,tinha um jornalista aqui no Brasil,um cara cheio de frescura que dizia que o Brasil resolveu o problema racial na cama!...(Lol)!
Na verdade o que tem mais por aqui é nação mesmo,no entanto os sistemas políticos conglomeraram os diferentes "backgrounds" em um só!

13 de agosto de 2009 às 00:47:00 WEST  
Blogger Titan said...

"passado próprio??? sendo assim, até o Norte de Portugal (junto à Galiza) teve um passado histórico próprio !!!
porque é que é diferente???"

Teve antes ser conquistada pelos romanos, o que para uns parece ter sido ontem.

13 de agosto de 2009 às 00:49:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"qual religião e qual cultura?? :S"

Os austríacos são católicas e têm um passado próprio."


mas a Alemanha também é católica!! pelo menos, no Sul são católicos.
e isso nunca será argumento suficiente para justificar um país!!!
um passado próprio até a Galiza tem!!!

esta discussão não leva a lado nenhum, mas dá para ver que não és muito coerente.
dizes que o que conta é raça + cultura + lingua, mas isso é falso! ou então, a Àustria não pode existir para ti.

os teus argumentos são meramente politicos, burocráticos:
"ah a Àustria existe no presente, a Galiza não"

então não fales em lingua ou cultura...

13 de agosto de 2009 às 00:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"passado próprio??? sendo assim, até o Norte de Portugal (junto à Galiza) teve um passado histórico próprio !!!
porque é que é diferente???"

Porque a questão austríaca é mais recente e porque NATURALMENTE não se uniu à Alemanha, ao contrário do norte de Portugal.

"mas devia existir porquê, se acabaste de dizer que o que conta é raça + cultura + lingua??"

Lê o resto.

"qual religião??"

Católicos.

" e quanto ao império...afinal és defensora de impérios!!!!"

Onde é que eu disse isso? Já andas a inventar.

"mas o império austro-hungaro já nem existe há que tempos. então o que justifica, para ti, a existência da Àustria??"

não existe mas existiu. Tal como os descobrimentos portugueses são um marco no passado português, são algo que trás orgulho e um sentimento de união ao povo. Porque, afinal, um povo tem um passado, um presente e um desejo de futuro comum. Por exemplo, no caso português, o nosso passado foi importante para unir o povo contra o domínio castelhano. Achas que naquela altura eles sonhavam com a existência de haplogrupos ou genética?

13 de agosto de 2009 às 00:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
então o teu argumento é burocrático!!!! não tem nada a ver com raça, lingua ou cultura!!!!!"

Hmpf... vou procurar uma definiçãozinha de nação, espero encontrar por aí.

13 de agosto de 2009 às 00:52:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Eu nunca apoiei expansionismo de ninguém,inclusive foi duro pra Polônia ver seu território cortado e dividido para exploração econômica e força estratégica,desde o século XVIII.
Mas aí tinha a Prússia,a Áustria e a Rússia czarista no lance.

13 de agosto de 2009 às 00:53:00 WEST  
Blogger Titan said...

"mas o império austro-hungaro já nem existe há que tempos. então o que justifica, para ti, a existência da Àustria??"

--não existe mas existiu. Tal como os descobrimentos portugueses são um marco no passado português, são algo que trás orgulho e um sentimento de união ao povo. Porque, afinal, um povo tem um passado, um presente e um desejo de futuro comum. Por exemplo, no caso português, o nosso passado foi importante para unir o povo contra o domínio castelhano. Achas que naquela altura eles sonhavam com a existência de haplogrupos ou genética?--

Pois, há certos eventos históricos que que separam definitivamente os povos mas isso é muita areia para a cabeça do Tyr.

13 de agosto de 2009 às 00:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"os teus argumentos são meramente politicos, burocráticos:
"ah a Àustria existe no presente, a Galiza não"

então não fales em lingua ou cultura..."

Bolas, a queda do império austro-húngaro foi na 1ª GM, e anexação da Galiza com o sul foi quando?
Queres comparar os períodos de formação europeia? Queres tirar aos austríacos séculos de história?
Não foste tu que disseste que nações da mesma raça podia estar separadas, desde que independentes? Que ninguém as obrigava a unirem-se? A raça conta muito, Thor, mas não é tudo! Há muita coisa que corre entre os séculos... Nenhum alentejano com juízo queria separar-se de PT para se juntar à Andaluzia, tal como a Galiza não quer a independência do resto do país. E porquê? Porque é que a maioria dos portugueses se agarra ou país actual?

13 de agosto de 2009 às 00:57:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Porque a questão austríaca é mais recente e porque NATURALMENTE não se uniu à Alemanha, ao contrário do norte de Portugal."

ahhh é "mais recente", então o teu argumento é burocrático e temporal.
não tem nada a ver com linguas nem culturas.



"mas devia existir porquê, se acabaste de dizer que o que conta é raça + cultura + lingua??"

Lê o resto."

já li, e não fazes sentido.





"qual religião??"

Católicos."

tal como metade da Alemanha ou mais.





" e quanto ao império...afinal és defensora de impérios!!!!"

Onde é que eu disse isso? Já andas a inventar."


ah estou???

" A Áustria teve um passado próprio, não podes descartar uma religião, um império, o orgulho de uma antiga potência e achar que o povo aceita isso."

13 de Agosto de 2009 0:41:00 WEST






"mas o império austro-hungaro já nem existe há que tempos. então o que justifica, para ti, a existência da Àustria??"

não existe mas existiu."

pois, como o Reino da Galiza existiu.
afinal os teus argumentos já nem burocráticos são!!!
são apenas temporais "ah e tal, é mais recente"





"Tal como os descobrimentos portugueses são um marco no passado português, são algo que trás orgulho e um sentimento de união ao povo."

isso é aos patrioteiros.
quem tem orgulho nisso é patriota, não nacionalista.




"Porque, afinal, um povo tem um passado, um presente e um desejo de futuro comum."

mas o limite é estabelecido quando?
1250? 1500? 1800 ??

a verdade é que o império austro-hungaro não existe. e nunca deveria ter existido, pois nunca foi uma nação.
dizes que "mas é mais recente"!!
então e qual é o limite temporal??? onde é que ele fica??





"Achas que naquela altura eles sonhavam com a existência de haplogrupos ou genética?"

argumentos à Titan e à comunista!!!
então para ti, como não conheciam os haplogrupos, desprezam a componente étnica.

13 de agosto de 2009 às 00:57:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Bolas, a queda do império austro-húngaro foi na 1ª GM, e anexação da Galiza com o sul foi quando?"

bolas, o que é que interessa se foi mais recente ou não?
os teus argumentos afinal são culturais, linguisticos, etc, ou são apenas "temporais"??
e qual é o limite de tempo, para se ter legitimidade nacional? 100 anos? 200? 300? 500? 700?? quantos, Vera??





"Queres comparar os períodos de formação europeia? Queres tirar aos austríacos séculos de história?"

eu não sou contra a existência da Àustria. tu é que és! ou, pelo menos, serias...se fosses coerente.





"Não foste tu que disseste que nações da mesma raça podia estar separadas, desde que independentes? Que ninguém as obrigava a unirem-se?"

eu disse isso sim, mas quem é contra a existência da Àustria és tu!!!





"A raça conta muito, Thor, mas não é tudo! Há muita coisa que corre entre os séculos..."

então o teu argumento é temporal, não é cultural. assume isso, pelo menos.





"E porquê? Porque é que a maioria dos portugueses se agarra ou país actual?"

já expliquei.

13 de agosto de 2009 às 01:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu nunca apoiei expansionismo de ninguém,inclusive foi duro pra Polônia ver seu território cortado e dividido para exploração econômica e força estratégica,desde o século XVIII.
Mas aí tinha a Prússia,a Áustria e a Rússia czarista no lance."

Por essas e por outras é que acho que a UE traz qualquer de bom. Pelos menos não andamos a reacender guerras fronteiriças como alguns pretendem.... Falar da Galiza ou da Áustria é pura perda de tempo, é desocupação total. Isso, ao pé dos problemas de Espanha ou do Reino Unido é um insulto!

13 de agosto de 2009 às 01:00:00 WEST  
Blogger Titan said...

"ahhh é "mais recente", então o teu argumento é burocrático e temporal.
não tem nada a ver com linguas nem culturas."

Pois, é difícil para ti perceber que certos eventos históricos ficaram para sempre gravados na memória dos povos.

13 de agosto de 2009 às 01:01:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"a verdade é que o império austro-hungaro não existe. e nunca deveria ter existido, pois nunca foi uma nação."

O Império Austro-Hungaro era muito heterogêneo com grupos eslavos,magiares e germânicos.
Um grande paiol de pólvora!
Ainda em nossos dias esses conflitos étnicos acontecem!

13 de agosto de 2009 às 01:03:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Queres tirar aos austríacos séculos de história?"

e esta pergunta também tem piada vindo de quem acha que milénios de história da Galiza, "não têm qualquer importância"...

13 de agosto de 2009 às 01:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"ahhh é "mais recente", então o teu argumento é burocrático e temporal.
não tem nada a ver com linguas nem culturas."

Citaste a frase toda mas só comentaste a primeira parte, fora do contexto? Isso não se faz. Comenta lá o resto, sff.

"ah estou???

" A Áustria teve um passado próprio, não podes descartar uma religião, um império, o orgulho de uma antiga potência e achar que o povo aceita isso."
"

Isto é apoiar impérios? É HISTÓRIA, thor, HISTÓRIA! Ter orgulho no passado nao significa querer ressuscitá-lo! Não entendes a diferença entre passado e presente?

13 de agosto de 2009 às 01:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

""Queres tirar aos austríacos séculos de história?"

e esta pergunta também tem piada vindo de quem acha que milénios de história da Galiza, "não têm qualquer importância"..."

Porque é que a Galiza está unida a Portugal?
Porque é que a Austria não está unida à Alemanha?

13 de agosto de 2009 às 01:04:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Achas que naquela altura eles sonhavam com a existência de haplogrupos ou genética?"

--argumentos à Titan e à comunista!!!
então para ti, como não conheciam os haplogrupos, desprezam a componente étnica.--

Esses argumentos que tu utilizas é que são à anarca pois visas reduzir tudo à genética haplogrupiana.
Mas quem é que disse alguma vez que as etnias são haplogrupos?

13 de agosto de 2009 às 01:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
eu disse isso sim, mas quem é contra a existência da Àustria és tu!!!"


.......... eu desisto disto.
A sério, às vezes não dá, Thor. Eu gostava de ter a paciência e persistência do Titan e do Caturo, mas não. Se nem o básico é entendido, não vale mesmo a pena. Esquece.

13 de agosto de 2009 às 01:06:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Citaste a frase toda mas só comentaste a primeira parte, fora do contexto? Isso não se faz. Comenta lá o resto, sff."


então que argumentos culturais ou linguisticos é que justificam a existência da Àustria?? a religião não é, de certeza, porque metade da Alemanha ou mais, tem a mesmissima religião da Àustria. lingua também não é.
não percebo...





"ah estou???

" A Áustria teve um passado próprio, não podes descartar uma religião, um império, o orgulho de uma antiga potência e achar que o povo aceita isso."
"

Isto é apoiar impérios?"

claro que é. ou já nem lês o que escreves?




"É HISTÓRIA, thor, HISTÓRIA! Ter orgulho no passado nao significa querer ressuscitá-lo! Não entendes a diferença entre passado e presente?"

então se o império é passado, porque falaste nele para justificar a Àustria actual??

13 de agosto de 2009 às 01:06:00 WEST  
Blogger Titan said...

"e esta pergunta também tem piada vindo de quem acha que milénios de história da Galiza, "não têm qualquer importância"..."

Mas qual História da Galiza? A História da Galiza romana ou sueva ou visigótica ou castelhana?

13 de agosto de 2009 às 01:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"então se o império é passado, porque falaste nele para justificar a Àustria actual??"

Isto dá vontade de chorar.... :|

13 de agosto de 2009 às 01:08:00 WEST  
Anonymous Thor said...

""Queres tirar aos austríacos séculos de história?"

e esta pergunta também tem piada vindo de quem acha que milénios de história da Galiza, "não têm qualquer importância"..."

"Porque é que a Galiza está unida a Portugal?
Porque é que a Austria não está unida à Alemanha?"


por factores e casualidades históricas, Vera. nada tem a ver com culturas, linguas, etc, etc







"eu disse isso sim, mas quem é contra a existência da Àustria és tu!!!"

.......... eu desisto disto.
A sério, às vezes não dá, Thor."


pois. tu não és contra a soberania da Àustria.
mas o que digo, é que o serias...se fosses coerente.

13 de agosto de 2009 às 01:08:00 WEST  
Blogger Titan said...

"então se o império é passado, porque falaste nele para justificar a Àustria actual??"

Porque a História dum país é um continuo de eventos.

13 de agosto de 2009 às 01:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
pois. tu não és contra a soberania da Àustria.
mas o que digo, é que o serias...se fosses coerente."

Isso vindo de quem diz que não posso ser europeia, entra a 100 e sai a 200.
Por mim, acabou! Eu digo as coisas uma vez, à segunda já estou a repetir, à 3ª chateia...a partir daí já não vale a pena!

13 de agosto de 2009 às 01:10:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

"bolas, o que é que interessa se foi mais recente ou não?
os teus argumentos afinal são culturais, linguisticos, etc, ou são apenas "temporais"??
e qual é o limite de tempo, para se ter legitimidade nacional? 100 anos? 200? 300? 500? 700?? quantos, Vera"


Ás vezes quando os países são construidos a base pode ser muito incerta mesmo;a Grã-Bretanha é uma construção artificial:foram preservadas separações territoriais por causa de caraterísticas do binômio "etnia-cultura".Gales,Escócia e Ulster bem que poderiam ser novos países porque o substrato dessas regiões junto com o passado histórico confirmam essa legitimidade!

13 de agosto de 2009 às 01:10:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Isto dá vontade de chorar.... :|"

Poder crer, é que o Tyr não consegue compreender as coisas mais básicas que há.

13 de agosto de 2009 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Thor said...

ou então, para seres coerente, dizes que os teus argumentos são meramente cronológicos e burocráticos.
agora, meter lingua e cultura ao barulho mas depois dizer "ah a Àustria pode existir, a Galiza não"...isso não é coerente.

o Caturo, tanto quanto sei, parece mais coerente do que tu, pois ele parece que apoia a anexação da Àustria.
não concordo, mas é mais coerente do que tu.

13 de agosto de 2009 às 01:12:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Gales,Escócia e Ulster bem que poderiam ser novos países porque o substrato dessas regiões junto com o passado histórico confirmam essa legitimidade!"

e a Cornualha. e a Britânia Ocidental...

13 de agosto de 2009 às 01:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"não concordo, mas é mais coerente do que tu."

Não concordas? Mas tu não me estás a chatear com o raio da Áustria porque achas que podia ser anexada? E agora dizes que não concordas quando o Caturo diz que defende uma possível anexação?

13 de agosto de 2009 às 01:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e a Cornualha. e a Britânia Ocidental..."

E qualquer dia os bairros de Londres! lol
(esta agora foi a sério, juro!)

13 de agosto de 2009 às 01:14:00 WEST  
Blogger Túsio Primeiro said...

Isso aqui tá bom,mas eu preciso ir!
Se cuidem!

Bis nachher!

13 de agosto de 2009 às 01:15:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Ás vezes quando os países são construidos a base pode ser muito incerta mesmo;a Grã-Bretanha é uma construção artificial:foram preservadas separações territoriais por causa de caraterísticas do binômio "etnia-cultura".Gales,Escócia e Ulster bem que poderiam ser novos países porque o substrato dessas regiões junto com o passado histórico confirmam essa legitimidade!"

Como a Grã-Bretanha é essencialmente uma ilha, naturalmente, houve uma homogeneição das etnias criando assim uma unidade entre elas.

13 de agosto de 2009 às 01:15:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Não concordas? Mas tu não me estás a chatear com o raio da Áustria porque achas que podia ser anexada?"

não, Vera, não concordo. a Àustria tem direito à soberania.
falei nisso, apenas para demonstrar a dualidade de critérios.




"E agora dizes que não concordas quando o Caturo diz que defende uma possível anexação?"

nunca concordei!!!!
apenas faço notar a tua dualidade!
afinal o que justifica a existência da Àustria para ti? é pelos anos de existência?
sendo assim...qual é o limite de anos?? tens que definir!!! 100? 500?? 700??

eu sou a favor da Àustria, por outros motivos que não alcanças.

13 de agosto de 2009 às 01:16:00 WEST  
Blogger Titan said...

"ou então, para seres coerente, dizes que os teus argumentos são meramente cronológicos e burocráticos.
agora, meter lingua e cultura ao barulho mas depois dizer "ah a Àustria pode existir, a Galiza não"...isso não é coerente."

Pois, o facto da Austria ter tido uma vontade própria que permitiu que esta tivesse um império independente da Alemanha é meramente um facto cronológico e burocrático, ah, pois é.

13 de agosto de 2009 às 01:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"eu sou a favor da Àustria, por outros motivos que não alcanças."

Ui, foi o teu gene germânico que te segredou ao ouvido!

13 de agosto de 2009 às 01:21:00 WEST  
Blogger Titan said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 de agosto de 2009 às 01:22:00 WEST  
Blogger Titan said...

"falei nisso, apenas para demonstrar a dualidade de critérios."

Não há nenhuma dualidade de critérios, a Austria, país, teve e tem uma História diferente da da Alemanha, país. A galiza nunca foi um país.

13 de agosto de 2009 às 01:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E o mais importante de tudo, Titan, a Áustria não quer anexar-se à Alemanha, tal como a Galiza não se quer separar de Portugal.
A auto-determinação dos povos é tramada...

13 de agosto de 2009 às 01:24:00 WEST  
Blogger Titan said...

"E o mais importante de tudo, Titan, a Áustria não quer anexar-se à Alemanha, tal como a Galiza não se quer separar de Portugal.
A auto-determinação dos povos é tramada..."

Pois é. ;)

13 de agosto de 2009 às 01:25:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"E o mais importante de tudo, Titan, a Áustria não quer anexar-se à Alemanha, tal como a Galiza não se quer separar de Portugal.
A auto-determinação dos povos é tramada..."


a Galiza foi um país sim e durante muitos séculos.
a Galiza do Norte não quer juntar-se a Portugal, isso eu garanto.
mas se o argumento é o da "opinião popular" no Norte de Portugal...então o argumento não é linguistico nem cultural.

13 de agosto de 2009 às 01:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"a Galiza foi um país sim e durante muitos séculos.
a Galiza do Norte não quer juntar-se a Portugal, isso eu garanto."

Eu já não garantia tanto. Acho que pelo menos tentam uma grande aproximação. Pelo que tenho visto tentam uma maior aproximação a Portugal do que a Castela.

"mas se o argumento é o da "opinião popular" no Norte de Portugal...então o argumento não é linguistico nem cultural."

Claro, a opinião popular deve surgir do nada, de um vazio imensa. Santa paciência...

13 de agosto de 2009 às 01:29:00 WEST  
Anonymous Thor said...

para quem diz que a Galiza nunca foi país:
http://www.youtube.com/
watch?v=MggxZH-EHPw

13 de agosto de 2009 às 01:30:00 WEST  
Blogger Titan said...

"a Galiza foi um país sim e durante muitos séculos.
a Galiza do Norte não quer juntar-se a Portugal, isso eu garanto.
mas se o argumento é o da "opinião popular" no Norte de Portugal...então o argumento não é linguistico nem cultural."

Pois, um país governado por estrangeiro e para estrangeiros, mas que rico país era esse.
Esqueceste de que a "opinião popular" é altamente influenciada pela questão linguistica e cultural.

13 de agosto de 2009 às 01:32:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Eu já não garantia tanto. Acho que pelo menos tentam uma grande aproximação. Pelo que tenho visto tentam uma maior aproximação a Portugal do que a Castela."

ao Norte de Portugal!!
depois existem meia-duzia de ayatollahs da "portugaliza", mas a maioria ou é pró-castelhanista ou só quer aproximação ao Norte de Portugal.




"Claro, a opinião popular deve surgir do nada, de um vazio imensa. Santa paciência..."

então? é a "cultura" do povo que influencia essa "opinião"??
eu acho que até é mais a falta dela (de cultura, obviamente) :))

13 de agosto de 2009 às 01:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"então? é a "cultura" do povo que influencia essa "opinião"??
eu acho que até é mais a falta dela (de cultura, obviamente) :))"

Pois, as pessoas estabeleceram laços, língua, passado comum porque são incultas. Porque se fossem cultas, tinham lido o mapa das SS e prestado atenção a haplogrupos.
Opá, não há pachorra. Este assunto já está mais que batido.

13 de agosto de 2009 às 01:34:00 WEST  
Anonymous Thor said...

depois, Vera, se vamos por "sondagens" ou "opiniões populares" (como se isso fosse argumento linguistico, cultural,etc) então também há poucos racistas e há muitos antifas em Portugal. basta ver as votações...
é argumento por argumento.

13 de agosto de 2009 às 01:34:00 WEST  
Blogger Titan said...

"então? é a "cultura" do povo que influencia essa "opinião"??
eu acho que até é mais a falta dela (de cultura, obviamente) :))"

Vê como o Tyr desconversa quando está entalado, Vera.

13 de agosto de 2009 às 01:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estás a tentar dizer que a vontade popular não conta para a construção de nações?

13 de agosto de 2009 às 01:36:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Pois, as pessoas estabeleceram laços, língua, passado comum porque são incultas. Porque se fossem cultas, tinham lido o mapa das SS e prestado atenção a haplogrupos."


não era preciso ler mapas das SS ou de haplogrupos.
bastava terem apenas conhecido o Reino da Galiza, por exemplo.

o argumento da lingua e laços, também é válido para a Àustria e Alemanha. aliás, neste caso até é mais, porque há maior proximidade étnica.

13 de agosto de 2009 às 01:36:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Estás a tentar dizer que a vontade popular não conta para a construção de nações?"


achas que foi a "vontade popular" que fez com que existisse Portugal? e que fez com que Portugal se estendesse até ao Algarve?
se achas isso, estás a ser mais ingénua do que eu pensava.

mas eu aceito esse argumento Vera. é tão válido como outro qualquer.
agora, depois não me venhas é com a "lingua" ou "cultura"

13 de agosto de 2009 às 01:38:00 WEST  
Blogger Titan said...

"depois, Vera, se vamos por "sondagens" ou "opiniões populares" (como se isso fosse argumento linguistico, cultural,etc) então também há poucos racistas e há muitos antifas em Portugal. basta ver as votações...
é argumento por argumento."

Há poucos a votarem por questões racistas, que é a única ilação honesta que se pode tirar dos resultados eleitorais que temos tido.

13 de agosto de 2009 às 01:39:00 WEST  
Blogger Titan said...

"não era preciso ler mapas das SS ou de haplogrupos.
bastava terem apenas conhecido o Reino da Galiza, por exemplo."

Vê bem esta, Vera, um Reino que foi fundado por romanos, mais tarde governado por suevos, e mais tarde por visigóticos, e mais tarde por castelhanos, é, na cabeça do Tyr, um país.

13 de agosto de 2009 às 01:42:00 WEST  
Blogger Titan said...

"achas que foi a "vontade popular" que fez com que existisse Portugal? e que fez com que Portugal se estendesse até ao Algarve?
se achas isso, estás a ser mais ingénua do que eu pensava."

Sim, Vera, não sabes que os nobres faziam a guerra sozinhos, não queriam lá camponeses pois esses estavam mal vestidos o que dáva uma má impressão ao inimigo. lol

13 de agosto de 2009 às 01:45:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Dantes queria que a sua Galécia fosse feita só com pessoal R1B (e I também, porque os Germânicos são bem-vindos :)). Depois, quando finalmente percebeu que a sua Galécia ia se calhar incluir a maioria do pessoal do Centro e do Algarve, nessa altura mudou de ideias, ahaahahahhahahhh..."

mas porque é que a Galécia havia de incluir pessoas do Algarve e do Centro só por terem R1b?? eu não disse isso, o Caturo é que tira essas ilações. até disse que não queria tirar nada de ninguém.
aliás, por essa lógica, não seriam só pessoas do Centro ou do Sul a ir para a Galécia, mas sim a maioria da Ibéria.
quando é que disse que teriam de vir pessoas de outras regiões?
e já agora, no tal estudo, o Sul - que nem é só o Algarve - não chega sequer aos 45% do H9, o principal haplogrupo Europeu





"Todavia, anda ultimamente agarradinho ao U6, que até é NORTE-AFRICANO, mas não fámál, porque sempre serve para separar o País porque o Centro não tem U6. :)"

não é só aí que está a diferença. essa é uma delas. mas há muitas outras.

13 de agosto de 2009 às 02:23:00 WEST  
Anonymous Thor said...

por exemplo, além das linhagens "norte-africanas" (que, para alguns, é tudo romanos e gregos) serem mais do dobro... o Sul tem também praticamente 30% do marcador H1, quase o dobro do existente na Galiza, Norte e mesmo Centro.
não são "percentagens minimas".



num jornal galego saiu uma vez uma conclusão sobre o tal estudo "genética populacional do noroeste peninsular".
deixo apenas a transcrição. o link já não vale a pena, visto que está morto.
mas era este: http://www.lavozdegalicia.es/
inicio/noticia.jsp?CAT=126&TEXTO=4525763



a conclusão era esta:

"La población del noroeste peninsular presenta una de las estructuras genéticas más uniformes que se conocen, que los expertos atribuyen a que siempre ha habido una gran movilidad interna, pero al mismo tiempo un aislamiento respecto al resto de la Península. El Consello da Cultura Galega presentó ayer el libro Xenética e Historia no noroeste peninsular , coordinado por el catedrático de genética Anxo Carracedo y el catedrático de Historia Antigua Gerardo Pereira-Menaut.

En este libro se recoge un estudio de genes tanto de zonas rurales como urbanas, para comprobar las diferencias que hay en la población. Sin embargo, el informe concluye que apenas las hay: «Non se atoparon diferenzas significativas na variabilidade do cromosoma Y entre as localidades nin entre as comarcas».

Los investigadores hicieron lo mismo en Cantabria, en donde aparecieron grandes diferencias entre las comarcas analizadas.

Carracedo señaló en la presentación del libro que prácticamente la única área del noroeste peninsular en la que no hay uniformidad es Braganza. De hecho, pese a que en la comunidad hay diversidad lingüística y cultural, genéticamente hay homogeneidad. Respecto a si Galicia puede definirse como una comunidad diferenciada, Gerardo Pereira recordó sus tiempos como estudiante en el que un profesor señaló: «Si hablamos de una región de España diferenciada, esa es Galicia»."

13 de agosto de 2009 às 02:38:00 WEST  
Anonymous Thor said...

aconselho a que leiam também a tal obra: "Xenética e Historia no noroeste peninsular"

está disponivel na internet, mas é muito longa e extensa.
eu próprio ainda não tive paciência para ler quase nada, mas deve valer a pena.

13 de agosto de 2009 às 02:40:00 WEST  
Blogger Titan said...

Está bem, idolotra dos haplogrupos.

13 de agosto de 2009 às 02:48:00 WEST  
Anonymous Thor said...

muito mais haveria a dizer sobre haplogrupos e sua distribuição.
por exemplo, falando no E3b que, no seu conjunto, não é só norte-africano, mas também balcânico.

temos este mapa que confirma que a provincia da lusitânia foi a mais romanizada da ibéria.

http://i026.radikal.ru/0801/fb/
57f8943bb8b4.gif

ou seja, há uma divisão na faixa ocidental, entre uma zona mediterrânica e outra atlântica ou, pelo menos, atlanto-mediterrânica.




depois, sobre distribuição do haplogrupo R1b:

http://www.taiwandna.com/
KirgizR1bMap.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_R1b_Y
-DNA.svg




passando pelo haplogrupo I:

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_I_Y-DNA.svg

http://wpcontent.answers.com/
wikipedia/commons/thumb/4/48/
Haplogroup_I.png/350px-Haplogroup_I.png




continuando no haplogrupo J (que alguns não acham que inclua judeus e àrabes):

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_J2_Y-DNA.svg

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_J_Y-DNA.svg




e terminando no E1b1b1b, este sim, norte-africano e mouro. não é o E3b:

http://www.taiwandna.com/
SpanishRobinoMap.png


esclarecedor!

13 de agosto de 2009 às 03:15:00 WEST  
Anonymous Thor said...

nota: é indiferente se o J inclui ou deixa de incluir judeus e àrabes. é evidente que os inclui...claro que também inclui romanos e afins, mas não é essa a questão.
a questão é a divisão genética, cultural, geográfica e ambiental que existe entre uma zona mais mediterrânica e outra mais atlântica.

13 de agosto de 2009 às 03:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«depois existem meia-duzia de ayatollahs da "portugaliza", mas a maioria ou é pró-castelhanista ou só quer aproximação ao Norte de Portugal.»

Pois, os que entendem os argumentos etno-linguísticos, são «ayatollahs», mas os que confundem nação com região, esses já são porreiraços... :)

13 de agosto de 2009 às 09:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois, as pessoas estabeleceram laços, língua, passado comum porque são incultas. Porque se fossem cultas, tinham lido o mapa das SS e prestado atenção a haplogrupos.
Opá, não há pachorra. Este assunto já está mais que batido.»


Ahahahahahaahahhahh...

13 de agosto de 2009 às 09:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«o argumento da lingua e laços, também é válido para a Àustria e Alemanha. aliás, neste caso até é mais, porque há maior proximidade étnica.»

Mais proximidade étnica entre a Alemanha e a Áustria do que entre a Galiza e Portugal? Que ridículo.

13 de agosto de 2009 às 09:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

as pessoas estabeleceram laços, língua, passado comum

E ESSE "PASSADO COMUM" NÃO TEM NEM 1000 ANOS POR SINAL..!!

E ANTES DELE AS RAÍZES MUITO MAIS ANTIGAS E ORIGINAIS/PURAS/EXCLUSIVAS EM COMUM ESTAVAM ENTRE A GALIZA E O NORTE..!!

13 de agosto de 2009 às 10:21:00 WEST  
Anonymous Thor said...

oh Caturo, já sabes onde é que estas discussões vão parar, mas enfim...

olha que, por exemplo, estes aqui
(http://odemo.blogaliza.org/2008/12/30/mapa-do-tempo-de-xornal-de-galicia-cada-dia-melhor-e-melhor/) não concordam com os teus argumentos linguisticos...e não me parece que se tenham inspirado nos SS ou em "haplogrupos".

citação desse tópico:

"No mapa grande vemos Galiza (completa) com o Norte de Portugal, sem as
fronteiras estatais. Porém ainda estám as divisons provinciais espanholas.
Estará Xornal de Galicia jogando com o reconhecimento da organizaçom terri-
torial histórica do nosso país, e dentro dumhas semanas vemos um mapa com as
comarcas? Sonhar nom custa nada..."



estes aqui são outros que não concordam contigo:
http://www.consellodacultura.org/noticias/2006/17_02_06_xenetica.htm

fora os outros links que já deixei.
mas, por mim, acredita no que quiseres à vontade. só não gosto que me chames estupido...





"Mais proximidade étnica entre a Alemanha e a Áustria do que entre a Galiza e Portugal? Que ridículo."

quanto a isto, já disse o que tinha a dizer. e não me merece mais comentários.

13 de agosto de 2009 às 10:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nota: é indiferente se o J inclui ou deixa de incluir judeus e àrabes. é evidente que os inclui...claro que também inclui romanos e afins, mas não é essa a questão.
a questão é a divisão genética, cultural, geográfica e ambiental que existe entre uma zona mais mediterrânica e outra mais atlântica.

INCLUI OS ROMANOS JA NA DECADENCIA ASIATIZADA..(LOL)!!

13 de agosto de 2009 às 10:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ACHO ESSES EXAMES MEIO ANACRONICOS..!!

13 de agosto de 2009 às 10:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS CLARO, UM OTIMO REFERENCIAL..!!

13 de agosto de 2009 às 10:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Thor disse...
muito mais haveria a dizer sobre haplogrupos e sua distribuição.
por exemplo, falando no E3b que, no seu conjunto, não é só norte-africano, mas também balcânico.

temos este mapa que confirma que a provincia da lusitânia foi a mais romanizada da ibéria.

http://i026.radikal.ru/0801/fb/
57f8943bb8b4.gif

ou seja, há uma divisão na faixa ocidental, entre uma zona mediterrânica e outra atlântica ou, pelo menos, atlanto-mediterrânica.




depois, sobre distribuição do haplogrupo R1b:

http://www.taiwandna.com/
KirgizR1bMap.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_R1b_Y
-DNA.svg




passando pelo haplogrupo I:

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_I_Y-DNA.svg

http://wpcontent.answers.com/
wikipedia/commons/thumb/4/48/
Haplogroup_I.png/350px-Haplogroup_I.png




continuando no haplogrupo J (que alguns não acham que inclua judeus e àrabes):

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_J2_Y-DNA.svg

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Distribution_Haplogroup_J_Y-DNA.svg




e terminando no E1b1b1b, este sim, norte-africano e mouro. não é o E3b:

http://www.taiwandna.com/
SpanishRobinoMap.png


esclarecedor!

13 de Agosto de 2009 3:15:00 WEST

MUITO BOM ESSE POST..!!

13 de agosto de 2009 às 10:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ESSA ULTIMA FOI PRO POST DESLEAL/DETURPADOR DO TITAN..!!

13 de agosto de 2009 às 10:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vê bem esta, Vera, um Reino que foi fundado por romanos, mais tarde governado por suevos, e mais tarde por visigóticos, e mais tarde por castelhanos, é, na cabeça do Tyr, um país.

E POR KE NÃO..??SE ATÉ PORTUGAL É UM PAÍS..!!MAS CLARO, FALO DE ESTADO E NÃO DE NAÇÃO..!!

VC SABE POR ACASO O KE É HISTORIA GENETICA EXCLUSIVA DE UM LUGAR/GENO-DIFERENCIAL E VALOR..??E POR ACASO ELA COMEÇOU COM O ESTADO TUGA..??(LOL)!!

13 de agosto de 2009 às 10:36:00 WEST  
Anonymous Thor said...

a maioria do povo não estava com Afonso Henriques. aliás, penso que já sabiam alguns que ele era bastardo - hoje sai um revista que penso ir falar nisso, é interessante - mas, como dizia, isso da separação e expansão, nada teve a ver com o povo. aliás, muitos até eram contra a cisão da Galiza histórica, mas é óbvio que não tinham qualquer poder.
quem tinha poder eram os nobres, a casa de borgonha, o Papa, etc, etc e toda essa pandilha.

13 de agosto de 2009 às 10:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vê bem esta, Vera, um Reino que foi fundado por romanos,

E ANTES DO ESTADO VASSALO FUNDADO PELOS ROMANOS, JA HAVIA UMA NAÇÃO ETNICA E TANTO HAVIA KE ELES A SEPARARAM EM UMA SÓ PROVINCIA DIFERENCIADA..!!

13 de agosto de 2009 às 10:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Dantes queria que a sua Galécia fosse feita só com pessoal R1B (e I também, porque os Germânicos são bem-vindos :)). Depois, quando finalmente percebeu que a sua Galécia ia se calhar incluir a maioria do pessoal do Centro e do Algarve, nessa altura mudou de ideias, ahaahahahhahahhh..."

«mas porque é que a Galécia havia de incluir pessoas do Algarve»

O que aconteceu foi isto:
- nessa altura, andavas entusiasmado com a ideia de o R1B servir para justificar a cisão de Portugal e a constituição da tua Galécia;
- um gajo bem gozava com a ideia, cheguei ao ponto de dizer que um dia destes fazia a Nação R1B, com o R1B na bandeira nacional, e tu porreiro da vida, ficaste na mesma, achavas muito bem que se fizesse uma Nação R1B; eu bem te chamava à razão, olha que uma Nação não é um haplogrupo, e tu a insistir que uma nação R1B é que era;
- o Oestreminis até te disse que um mulato podia ser R1B, e tu nada, fizeste-te desentendido;
- só abandonaste a ideia da Nação R1B quando eu te fiz ver que afinal na tua Nação R1B cabia a maior parte da população do Centro e do Algarve, eheheehhh...


«e já agora, no tal estudo, o Sul - que nem é só o Algarve - não chega sequer aos 45% do H9, o principal haplogrupo Europeu»

Onde é que viste isso? Já agora, é curioso que venhas falar do H, quando o H é MIT, ou seja, VIA FEMININA, e pela via feminina o Sul é mais parecido com a Galiza do que o Norte de Portugal. :)


"Todavia, anda ultimamente agarradinho ao U6, que até é NORTE-AFRICANO, mas não fámál, porque sempre serve para separar o País porque o Centro não tem U6. :)"

«não é só aí que está a diferença. essa é uma delas. mas há muitas outras.»

Todas as outras foram deitadas por terra, ou são meramente regionais.

13 de agosto de 2009 às 10:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«E ANTES DO ESTADO VASSALO FUNDADO PELOS ROMANOS, JA HAVIA UMA NAÇÃO ETNICA E TANTO HAVIA KE ELES A SEPARARAM EM UMA SÓ PROVINCIA DIFERENCIADA..!!»

Separaram-na muitas vezes... numa delas até se meteu a Galécia na mesma província que a região sudeste da Ibéria.

13 de agosto de 2009 às 10:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«a maioria do povo não estava com Afonso Henriques»

Mais uma atoarda puramente gratuita só para fazer crer que não havia sentido de independência, quando já ANTES de D. Afonso Henriques esta independência tinha sido tentada.

13 de agosto de 2009 às 10:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«olha que, por exemplo, estes aqui
(http://odemo.blogaliza.org/2008/12/30/mapa-do-tempo-de-xornal-de-galicia-cada-dia-melhor-e-melhor/) não concordam com os teus argumentos linguisticos»

Claro que há quem não concorde com o que digo. Mas há muitos que concordam. A esses chamas aiatolas. :) Porque para ti o que é bom é os talibãs dos haplogrupos. :)

13 de agosto de 2009 às 10:50:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"só para fazer crer que não havia sentido de independência, quando já ANTES de D. Afonso Henriques esta independência tinha sido tentada."


o que nada teve a ver com o povo.

quanto à "nação R1b" eu não disse que queria que viessem todos os descendentes do R1b viver no mesmo local. o que eu disse (quanto muito) é que queria uma nação quas exclusivamente com essa ascendência. não percebes a diferença entre uma coisa e a outra?? não era mandar vir ninguém.

quanto ao H1, etc, já tu estás farto de saber a que estudo me refiro. um certo estudo que vocês criticaram umas determinadas setas.

quanto ao que *achas* que deitaste por terra...fica com a tua.
a pensar assim, na Europa só existem "diferenças regionais"

13 de agosto de 2009 às 10:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Separaram-na muitas vezes... numa delas até se meteu a Galécia na mesma província que a região sudeste da Ibéria.

MAS ISSO DAI JÁ É MERDA ADMINSTRATIVA POSTERIOR E NÃO-ORIGINAL..!!

13 de agosto de 2009 às 10:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ah, quando não convém já é «merda administrativa», ehehehehh...

Enfim, a desconversa do costume.

13 de agosto de 2009 às 10:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, a DIVISÃO ORIGINAL que primeiro separou a Galécia da Lusitânia, pôs a Galécia no mesmo espaço que o sul ibérico.

O argumento funciona pois contra vocês.

13 de agosto de 2009 às 10:55:00 WEST  
Anonymous Thor said...

é indiferente o que os romanos dividiram ou deixaram de dividir.
a cultura castreja pré-romana fala por si. (e não só)

de qualquer modo, os romanos vieram confirmar essa especificidade do NO peninsular, embora com séculos de atraso.
mas muito antes da criação oficial da provincia, essa região já era reconhecida e era já referida pelo topónimo "Gallaecia", mesmo antes de existir oficialmente.

além disso, já anteriormente, também os gregos reconheciam essa singularidade.

13 de agosto de 2009 às 10:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, a DIVISÃO ORIGINAL que primeiro separou a Galécia da Lusitânia, pôs a Galécia no mesmo espaço que o sul ibérico.

O argumento funciona pois contra vocês.

MAS NA VERDADE ESSE ARGUMENTO CONTA COMO MEU E NÃO COMO O THOR..!!E CLARO, VC APENAS CONTRIBUI PARA O APRIMORAMENTO DELE AO APONTAR AS FALHAS DO MESMO..!!

13 de agosto de 2009 às 10:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"só para fazer crer que não havia sentido de independência, quando já ANTES de D. Afonso Henriques esta independência tinha sido tentada."

«o que nada teve a ver com o povo.»

É o que TU dizes, gratuitamente, o que por si não tem qualquer valor.



«quanto à "nação R1b" eu não disse que queria que viessem todos os descendentes do R1b viver no mesmo local. o que eu disse (quanto muito) é que queria uma nação quas exclusivamente com essa ascendência. não percebes a diferença entre uma coisa e a outra??»

Pois, mas por esse CRITÉRIO não podias vedar a entrada aos do Centro. POR ISSO abandonaste a ideia. ;)


«quanto ao H1, etc, já tu estás farto de saber a que estudo me refiro. um certo estudo que vocês criticaram umas determinadas setas.»

Não vi nada disso.

«quanto ao que *achas* que deitaste por terra...fica com a tua.»

E tu com a tua. :)


«a pensar assim, na Europa só existem "diferenças regionais"»

Não, existem diferenças NACIONAIS - determinadas pelas LÍNGUAS NACIONAIS.

13 de agosto de 2009 às 10:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FALO DAS FALHAS DO MEU ARGUMENTO E NÃO DAS SUPOSTAS FALHAS DO THOR..!!

13 de agosto de 2009 às 10:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já é tarde para o protegeres. :)

13 de agosto de 2009 às 10:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já é tarde para o protegeres.

ERRADO, EU APENAS KIS CLARIFICAR O POST PARA KE CERTAS "PESSOAS" NÃO KISESSEM DEPOIS DETURPAR O KE EU DISSE..!!

13 de agosto de 2009 às 10:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«é indiferente o que os romanos dividiram ou deixaram de dividir.»

Ai agora as divisões romanas TAMBÉM JÁ NÃO INTERESSAM, ahahahahhahah...


«a cultura castreja pré-romana fala por si.»

Pois, e também havia cultura castreja na Lusitânia. :)


«mas muito antes da criação oficial da provincia, essa região já era reconhecida e era já referida pelo topónimo "Gallaecia",»

Podes dizer que fontes usas para justificar essa asserção?

13 de agosto de 2009 às 11:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E CLARO, O THOR TEM A VISÃO DELE E VC A SUA; ACHO MEIO PERDA DE TEMPO UM FICAR A TENTAR CONVENCER O OUTRO, AFINAL CADA PONTO DE VISTA TEM AS SUAS FALHAS E OS SEUS PONTOS FORTES..!!

13 de agosto de 2009 às 11:00:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Pois, mas por esse CRITÉRIO não podias vedar a entrada aos do Centro. POR ISSO abandonaste a ideia. ;)"

isto é completamente idiota. primeiro porque as zonas logo abaixo do Douro já estão ligadas ao Noroeste Peninsular.
segundo porque, de Coimbra para baixo, o povo já começa a ser outro, etno-genetico-culturalmente. independentemente de muitos descenderem do R1b. claro que podia e devia vedar a entrada à maioria deles.

13 de agosto de 2009 às 11:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O mapa mundial do haplogrupo H:

http://www.genetree.com/dna/education/mtDNA/density_maps/h.jpg

Todo o Portugal, portanto.

13 de agosto de 2009 às 11:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«isto é completamente idiota. primeiro porque as zonas logo abaixo do Douro já estão ligadas ao Noroeste Peninsular.
segundo porque, de Coimbra para baixo, o povo já começa a ser outro, etno-genetico-culturalmente.»

Isso é invenção tua. De resto, A BASE que tinhas para dizer isso, o R1B, caiu por terra pelo argumento que já expliquei.

13 de agosto de 2009 às 11:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E O KE IMPORTA É KE EXISTIA UMA ETNIA NO LUGAR CAPAZ DE LEGITIMAR UM ESTADO SÓ PRO NORTE DE PORTUGAL E DA GALIZA, AFINAL SE AMBOS OS LUGARES KISEREM TER UM FUTURO EM COMUM TAL COMO TIVERAM BOA PARTE DO PASSADO, POR KE NÃO..??

BASTA SOMENTE PARA TAL UM REFERENDO E NÃO AS VONTADES IMPERATIVAS DE LISBOA, A NÃO SER CLARO KE A IBERIA VIVA NUMA PSEUDO-DEMOCRACIA AONDE SÓ OS ETAS TENHAM VEZ, JA KE OS IMPERIOS REGIONAIS NÃO KEIRAM ABRIR MÃO DO SEU PODER AS CUSTAS DA OPRESSÃO CONTRA A RAÇA LOCAL..!!

13 de agosto de 2009 às 11:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.genetree.com/dna/education/mtDNA/density_maps/h.jpg

PEGAR UM SÓ MARCADOR GENETICO E SELECIONAR OS MAIS COMUNS É MESMO BEM MEDIOCRE DA SUA PARTE..!!SENDO ASSIM, NEM SE VERIFICA AS PORCENTAGENS E NEM AS VARIAÇÕES LOCAIS/REGIONAIS/AFINS..!!

13 de agosto de 2009 às 11:07:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Ai agora as divisões romanas TAMBÉM JÁ NÃO INTERESSAM, ahahahahhahah..."

pá, não me apetece mais discutir contigo, se vais deturpar tudo o que digo.
essas divisões são confirmações da realidade étnica. não são determinantes para a realidade objectiva em si.

como se alguém aqui se baseasse nessa divisão...


quanto ao que perguntas:
"A Galécia nasceu política e administrativamente com a invasão romana, embora ao nível cultural já existisse uma unidade regional, liderada por Décimo Júnio Bruto, desde a Lusitânia em território dos populi castrorum (as "gentes dos castros") ou gallaeci (latinização do etnónimo grego kallaikói), nome por que eram conhecidas essas tribos do Noroeste da Península Ibérica na antiguidade clássica."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gal%C3%A9cia


estou a socorrer-me da 1ª fonte que encontrei, mas com certeza há várias outras.

já devias saber que o Décimo Juno Bruto ficou conhecido como "o Galaico" e gallaecia não passa de latinização do grego "kallaikoi", por isso era reconhecida MUITO ANTES da criação oficial no séc. III d.C.
isto tens obrigação de saber, e parece-me que é mais uma manobra tua para fazer perder tempo, isso de perguntar coisas que já sabes.

quanto à "cultura castreja" não vou repetir as mesmas coisas que já disse 1000 vezes.

13 de agosto de 2009 às 11:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS GOSTEI DO MAPA - SE APROXIMA BASTANTE DA ÁREA RACIAL CAUCASOIDE..!!

13 de agosto de 2009 às 11:08:00 WEST  
Blogger Titan said...

E O KE IMPORTA É KE EXISTIA UMA ETNIA NO LUGAR CAPAZ DE LEGITIMAR UM ESTADO SÓ PRO NORTE DE PORTUGAL E DA GALIZA, AFINAL SE AMBOS OS LUGARES KISEREM TER UM FUTURO EM COMUM TAL COMO TIVERAM BOA PARTE DO PASSADO, POR KE NÃO..??

Dizes bem, existia, e depois acabou, acabou com os romanos, e com os suevos, e com os visigóticos, e com os muçulmanos, e por fim acabou quando os portugueses "nasceram".

13 de agosto de 2009 às 11:08:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Isso é invenção tua. De resto, A BASE que tinhas para dizer isso, o R1B, caiu por terra pelo argumento que já expliquei."

isso é o que tu achas.

13 de agosto de 2009 às 11:09:00 WEST  
Anonymous Thor said...

quanto ao mapa que está aí, e que nem consigo ver, parece-me que o Caturo confunde tudo.

para já, o que falei não era mtDNA, mas sim YDNA, está é noutra nomenclatura.

http://img66.imageshack.us/img66/6162/linhagensmasculinasaf6.jpg

13 de agosto de 2009 às 11:13:00 WEST  
Anonymous Thor said...

http://img66.imageshack.us/img66/
6162/linhagensmasculinasaf6.jpg

13 de agosto de 2009 às 11:13:00 WEST  
Anonymous Thor said...

e agora, vejam se não me aborrecem mais com esse assunto...

13 de agosto de 2009 às 11:14:00 WEST  
Blogger Titan said...

Sim, não te vamos aborrecer mais já que provaste que os povos são meros haplogrupos. Não te trates, não!

13 de agosto de 2009 às 11:22:00 WEST  
Anonymous Thor said...

o património do Noroeste Peninsular não se resume a haplogrupos e nem sequer a genes. mas é preciso estudar um bocadinho mais sobre isso e conhecer um pouco mais.

13 de agosto de 2009 às 11:27:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home