sexta-feira, julho 17, 2009

O SAGRADO COMO VIVÊNCIA POR EXCELÊNCIA DA VERDADEIRA CULTURA OCIDENTAL


Agradecimentos ao leitor Beto por ter aqui trazido esta tradução deste artigo, do qual realço a seguir algumas passagens (texto a itálico):

A experiência do sagrado entre os Gregos, por L. Pinkler - Conferência realizada no Congresso Internacional de Filosofia e Religião: o Olhar do Outro, na Academia do Sul de Buenos Aires

O título desta conferência alude à observação dp grande estudioso das religiões Mircea Eliade a respeito da pobreza das línguas modernas, em que para a experiência do sagrado só contamos com a palavra «religião». Desta perspectiva desprende-se a possibilidade de propôr uma experiência não religiosa do sagrado - ou seja, não determinada pelas práticas, dogmas, crenças de nenhuma das religiões oficiais. Pode confrontar-se a discussão deste problema na recente obra do doutor García Bazán, presente neste congresso «Aspectos Invulgares do Sagrado»(Madrid, ed. Trotta).

Interessa-nos antes de mais nada a pergunta acerca das condições de possibilidade de uma sacralidade actual e efectiva - não uma discussão arqueológica - a respeito dos testemunhos da religiosidade helénica. Digamos antes de tudo - como aclaração metodológica - que não enfrentamos neste momento o problema teórico do que é o sagrado, e para isso referimos a obra de Eliade como uma aproximação; e se em todo o caso tomamos uma síntese da noção do sagrado, este aparece na experiência como plenitude de significado e de intensidade. Ora bem, o estudo do espírito religioso dos Gregos em termos contemporâneos necessita de uma aclaração. Em primeiro lugar porque nenhuma das religiões vivas, actuais, oficiais, organizadas, de nenhum país, mantém, decerto, os cultos e crenças da antiga Grécia. Mas como segundo ponto, - e em oposição a este primeiro que mostra a ausência de uma práctica de “cultos pagãos”, de culto de Deuses gregos - afirmamos que a antiga experiência grega e latina - a dos chamados, pelos cristãos, de «pagani» - foi e é uma fonte permanente do modo como nós ocidentais, como indivíduos, temos vivenciado o tentado vivenciar o sagrado: como arte, como mistério do universo e exuberância da natureza, como erotismo, como realização heróica do destino pessoal. Todos estos elementos foram plasmados desde a construção civilizatória do mundo helénico. Na profunda interpretação histórica de O. Spengler, na sua magnífica obra «A Decadência do Ocidente», mostra-se que o Ocidente é a reunião e a luta permanente entre dois espíritos opostos de difícil conciliação, o levantino (semita, mágico) e ol greco-latino e clássico. As denominações de «mágico» e «clássico» correspondem à nomenclatura spengleriana. A nossa religiosidade judeo-cristã, levantina, soterrou essa antiga sensibilidade pagã, mas – como os Titãs que foram enviados por Zeus para o Tártaro – trata-se de uma dimensão em que nada morre mas em vez disso submerge-se na latência, para retornar com mais ímpeto.

A direcção das ciências, da arte e da filosofia, sempre reconheceu a sua origem na Grécia. O Renascimento, a Modernidade, são a continuação, em grande parte, de elementos helénicos e não de judaico-cristãos.

Mas o que se passa ao nível do sagrado?

Já o grande estudioso da religião grega, Walter Otto, um dos mais inspirados intérpretes desta cultura, mostrou na sua obra «Teofania» a falta de compreensão do estilo religioso helénico entre os estudiosos do século XIX. Apesar de se valorizar o aspecto racional dos Gregos, escreve W. Otto, não ocorre o mesmo com a sua religiosidade; sem embargo, os seus Deuses continuam a fascinar-nos.

Neste ponto, voltando à primeira observação de M. Eliade, há que diferenciar a religião da experiência do sagrado.

Observemos que assim como ocorre entre alguns povos nos quais não existe palavra para dizer «pássaro», mas existem numerosos nomes para as distintas espécies de aves, entre os Gregos não há uma, mas várias palavras para dizer «religião». Existe por exemplo a palavra «Sebas», que indica «temor», veneração, donde vêm tantos nomes cristãos como Eusebio, [e Sebastião - nota do blogueiro] e daí também a denominação com que se acusa a Sócrates de impiedade, «asébeia». A palavra «Sebas» é habitualmente traduzida para Latim por «Pietas». Também «religião» em Grego diz-se «Eulábeia». «Eulabeia» é o correcto equivalente do termo latino «Religio», que significa originariamente «Atenção», «Recolhimento», «Cuidado», «Precaução». E esta atenção cuidadosa dá-se a respeito das manifestações mesmas do Cosmos, que é divino. «Religião» também se diz em Grego «Threskeia», como o conjunto de actos rituais, de normas, de especificidade das prácticas de culto da colectividade.
Também, em certo sentido, a palavra «Theoría», donde deriva «Teoria», é uma palavra do grupo semântico da religião. A palavra «Theoria» - da mesma raiz de «Théatron» ,«Teatro» - tem como significado básico «contemplar», e designa a festividade, o tempo especial onde o sagrado realiza a sua manifestação. Já Karl Kerenyi tinha assinalado que a noção de theoría como festa é essencial para a compreensão da religiosidade antiga (pode-se ver de Kerényi uma recente reedição da tradução de «A Religião Antiga» em ed. Herder ).
E nesta direcção é mister assinalar que em termos de visião antiga do mundo, o sagrado inunda muitos aspectos que pareceriam profanos, ao ponto de identificar-se com a cultura no seu conjunto. Por isso, mais do que tentar – na presente aproximação – dar uma definição do sagrado, importa verificar como se apresentou o sagrado na aurora da nossa civilização. O mesmo Walter Otto, assinala neste ponto, algo que é mister considerar para realizar esta distinção entre religião e sagrado: em todas as partes onde a religião e a cultura se encontram com a sua força original, a religião e a cultura são no fundo uma mesma coisa, a religião não é um valor que se agregue a bens culturais, mas sim a mais profunda revelação do seu conteúdo e essência (in «Teofania»).
Esta união inseparável - sublinhada por Otto - entre religião e cultura, entenda-se bem, não é uma interpretação filosófica, mas sim o testemunho de um facto concreto. No mundo antigo, antes da irrupção do Cristianismo, religião era sinónimo de cultura, pois só desde o Cristianismo se acede a uma religião de índole universal, uma religião que trascende justamente os elementos específicos de uma cultura particular.


Pode portanto dizer-se, caros leitores, que sem o sagrado antigo, ou seja, sem a Religião pagã ancestral, a cultura ocidental não está completa - não é vivida na sua totalidade, mas apenas como sombra ou eco.

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A VERDADEIRA CULTURA OCIDENTAL É MESMO ESTA; PAGÃ, GRECO-ROMANA E NÃO-SEMITIZADA/SANOIDIZIADA/AFINS; ELA É ARIANA..!!

18 de julho de 2009 às 00:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090717_gnomopolemicamd.shtml

MÍDIA JUDAICA DO SISTEMA AINDA COLOCA NA CABEÇA DAS PESSOAS MEDIANAS KE A SAUDAÇÃO ROMANA CRIADA NA ANTIGUIDADE É "NAZI"/"FASCIO" E DO SÉCULO XX..!!

NÃO ME IMPRESSIONA KE ATÉ HOJE A SUÁSTICA PROTO-INDO-EUROPÉIA SEJA ASSOCIADA AO FASCISMO AO INVÉS DE UM MERO SÍMBOLO DE ORGULHO ETNICO INDEPENDENTE DE IDEOLOGIA SEGUIDA(RACIALISMO SEM "RACISMO"..)!!

18 de julho de 2009 às 04:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

DE FACTO NEM SEI MESMO COMO SE PODE EXIGIR DIPLOMA A UMA PROFISSÃO KE SEKER SABE DISTINGUIR UMA SAUDAÇÃO ROMANA DE UMA NAZI..!!

JORNALISTA = ANALFABETO SISTEMICO DAS HUMANAS/SOCIAIS..!!

18 de julho de 2009 às 04:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NÃO SABE DISTINGUIR UM PLAGIO DE OUTRA COISA E AINDA DIZ KE FOI "ROUBO" DE INDIANOS A SUASTICA NUMA NOVELA SEGUNDO OUVI DIZER - LOL; PELA MESMA LOGICA OS INDIANOS TAMBEM "ROUBARAM" DOS PROTO-ARIANOS A TAL SUASTICA..!!

18 de julho de 2009 às 04:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E SEM FALAR KE HITLER SE BASEOU NAS SUASTICAS DE ESCAVAÇÕES E NÃO NAKELAS SUASTICAS COM 4 PONTOS MAIS COMUNS NA INDIA; E A DELE TINHA PECULIARIDADES COMO A ANGULAÇÃO, O SENTIDO DAS PONTAS E AFINS..!!

18 de julho de 2009 às 04:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS CLARO KE UM ANALFABETO DA AREA JORNALISTICA JAMAIS VAI SABER DISSO, POR KE ESTE CURSO DE KINTA É DAKELES KE SÓ SERVE PRA DAR DIPLOMA A KEM ESTÁ INDECISO EM KE ÁREA INVESTIR..!!

18 de julho de 2009 às 04:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

EU JA OUVI UM JORNALISTA COMUNISTA JUDEU DIZENDO KE

O JORNALISTA É O HISTORIADOR KE CUIDA DO PRESENTE E

NÃO SOMENTE O DESCREVE COMO TAMBEM O "INFLUENCIA"..

TRABALHA NA GLOBOSTA E NASCEU NO RS..!!

18 de julho de 2009 às 04:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estátua de gnomo com saudação nazista gera polêmica na Alemanha

De Berlim para a BBC Brasil

Legislação alemã proíbe 'divulgação ou utilização púbica' de saudação nazista
Um gnomo de jardim exposto em uma galeria de arte de Nuremberg está provocando discussão na cidade no sul da Alemanha. A estátua dourada de plástico faz a saudação nazista, gesto proibido no país. A promotoria iniciou inquérito para apurar se a obra fere as leis alemãs.

O incidente, chamado de um "escândalo artístico" pela imprensa alemã, foi iniciado pela divulgação de uma carta anônima enviada a um jornal local.

O autor da peça, o alemão Ottmar Hörl, de 59 anos, afirma que ela tem um caráter de crítica ao autoritarismo e se mostrou surpreso com as acusações.

"Estou bastante espantado que um único gnomo exposto em uma galeria em Nuremberg totalmente desconhecida provoque tamanha discussão pública, por causa da reclamação anônima de um denunciante", afirmou o artista, conhecido por suas gigantescas instalações com centenas de figuras plásticas, e, desde 2005, diretor da Academia de Belas Artes de Nuremberg.

O gnomo dourado está à venda na galeria por 50 euros. Trazendo a inscrição "poisoned" ("envenenado", em tradução livre do inglês) sob o pé, ele era parte de "Dance Of the Devil" ("Dança do Demônio"), instalação criada no ano passado e exposta em outros países, como Bélgica e Áustria.

Ela mostra um grupo contendo originalmente 700 anões de jardim com o braço direito levantado em saudação nazista. Peças da instalação já foram vendidas em outras oportunidades. Na Alemanha, a obra foi exposta anteriormente em Aschaffenburg, tendo sido recusada para uma mostra em uma outra cidade.

"Estamos investigando com atenção se esse caso do anão de jardim é tão claro quanto os casos de placares com a suástica cortada por um traço", afirmou o porta-voz da Justiça local, Wolfgang Träg, se referindo a peças de propaganda de caráter antinazista, que por um tempo chegaram a ser interpretadas como passíveis de punição.

O autor da estátua será convocado para depor, e o dono da galeria também poderá ser chamado a dar esclarecimentos. A legislação alemã prevê que a saudação nazista "não pode ser divulgada nem utilizada publicamente".

DETALHE: O SOBRENOME DESTE PSEUDO-JORNALISTA É MAIS COMUM NO NORDESTE DO BOSTIL E MINAS GERAIS KE EM OUTRAS REGIÕES..!!

18 de julho de 2009 às 05:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E CLARO, ENTRE DESCENDENTES DE MIGRANTES..!!

18 de julho de 2009 às 05:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=9gQZlwlAzsM

OLHEM SÓ A BAIXARIA..!!

18 de julho de 2009 às 05:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Abraão Cavalcante Damasceno

MARRANOIDES DA COLONIA??

18 de julho de 2009 às 05:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Damasceno
Damasceno é um nome próprio dado no batismo a

pessoas que nasciam no dia de São João Damasceno,

Confessor e Doutor da Igreja
(+ Síria, 749)

Nascido na Síria, gozava de uma situação estável e

prestigiosa no mundo, pois era prefeito de Damasco

e homem de confiança do califa. Por amor a Jesus

Cristo renunciou a tudo, distribuiu aos pobres sua

fortuna e ingressou no convento de Sabas, perto de

Jerusalém.

Combateu a heresia iconoclasta, que pregava a

destruição das imagens religiosas, escrevendo três

livros para refutá-la. Escreveu também um tratado

famoso, sobre a fé e a ortodoxia dos Padres gregos.

É considerado o último dos grandes Padres da Igreja

do Oriente.
Morreu quase centenário, depois de uma vida cheia

de méritos e bons exemplos.

Aproveito para informar que na heráldica portuguesa

não existem armas de Damasceno.

FAMILIA SEM RAÍZ REAL - DEVE SER MARRANA MESMO..!!

18 de julho de 2009 às 05:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A ORIGEM É MARRANA, MAS É DAKELES TIPOS KE ASSIMILARAM TODO O TIPO DE GOYIM AMERINDIO PRA BAIXO..!!

A EXEMPLO DOS "OLIVEIRAS", "CARALHOS"(CARVALHOS) E CIA..!!

18 de julho de 2009 às 05:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NÃO A TOA SÃO CHAMADOS "JUDEUS IMPUROS" PELOS KHAZARES(COMO SE ESSES FOSSEM MUITO "PUROS".. - LOL)!!

18 de julho de 2009 às 05:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE OS KHAZARES NÃO TIVESSEM SE CONVERTIDO AO JUDAISMO SERIAM HOJE UMA NAÇÃO COM ESTADO DA IDADE MEDIA AMARELADA TIPO A TURKIA, HUNGRIA, FINLANDIA E CIA..!!

AGORA JÁ SEI POR KE A EUROPA KER MANDA-LOS PRA PALESTINA, AFINAL ANTES ROUBAR O TERRITORIO ALHEIO E BEM LONGE DO KE O DELES..!!

18 de julho de 2009 às 05:23:00 WEST  
Anonymous caturo e sua bolas foras said...

VITÓRIA NACIONALISTA NA TERRA DOS ESCOTOS E DOS PICTOS
Pela primeira vez na sua História, a mais setentrional das nações célticas elege um primeiro-ministro nacionalista.

O candidato vencedor é o líder do SNP (Partido Nacionalista Escocês), formação política que visa tornar a Escócia numa nação independente perfeitamente integrada na União Europeia e em relação de total igualdade com o governo de Londres.

A pouco e pouco, os Povos da Europa mais genuína vão-se erguendo... enquanto não forem submersos pela avalanche imigracional vinda de fora do continente.
http://gladio.blogspot.com/search?q=escoc%C3%AAs

18 de julho de 2009 às 08:09:00 WEST  
Anonymous caturo e sua bolas foras said...

A ESCÓCIA FINANCIA A IRMANDADE MUÇULMANA?
Já se sabia que o governo escocês andava por algum estranho motivo a financiar uma organização muçulmana, a Fundação Islamo-Escocesa. Ora desde que se descobriu que este grupo estava ligado à Irmandade Muçulmana, o financiamento... duplicou.

O líder duma organização ateísta local protesta contra este estado de coisas, e também contra a intolerância dos muçulmanos locais, nos seguintes termos:

«Humza Yousaf da Fundação Islamo-Escocesa, não acredita na liberdade de expressão, visto que pretende excluir o Islão de qualquer análise crítica ao afirmar que criticá-lo pode causar ofensa às suas crenças sagradas.
Milhões de ateus, agnósticos, cépticos, não crentes e seguidores de outros Deuses não aceitam simplesmente os mitos da criação islâmicos, e, implicitamente, ofendem os muçulmanos como o Sr. Yousaf.
Acreditamos firmemente que o Islão, tal como qualquer outra religião que existiu ao longo da História humana, não é divino ou sagrado na origem, sendo em vez disso uma ideologia feita pelo homem.
Apoiamos os ideais do Iluminismo Escocês do século XVIII e os pontos de vista de gente como David Hume e Adam Ferguson, que submeteram a religião a intenso e crítico escrutínio. Se a Fundação Islamo-Escocesa considera que tal escrutínio é ofensivo para as suas crenças sagradas, não pedimos desculpa por isso.
Para que conste, não recebemos um só penny [«cêntimo», digamos] do dinheiro dos contribuintes, ao contrário da Fundação Islamo-Escocesa, que recebeu quatrocentas mil libras (£400,000) do governo do SNP [Scottish National Party, ou Partido Nacionalista Escocês]. Isto é dinheiro que poderia ter sido usado para ajudar a pagar as contas de combustível dos escoceses pobres de todas as religiões e de nenhuma.»

18 de julho de 2009 às 08:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ESSE ANTIFA É MUITO MAIS ESCROTO KE EU; EI ANTIFA, ME ENSINA UNS TRUKES DE COMO TIRAR O CUTURO DO SERIO!!

18 de julho de 2009 às 08:31:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

errr o Brasileiro agora tem personalidade dupla?!

18 de julho de 2009 às 12:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quando não é tripla...

18 de julho de 2009 às 12:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bolas fora, porquê? Porque um partido de um país estrangeiro não fez o que dele se esperava? O erro é meu? Ehehehheheh...

O desespero desta «gente» para algum dia me conseguir apontar ao menos UMA incoerência, chega a ser engraçado...

18 de julho de 2009 às 13:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quando não é tripla...

A VERA ACERTOU; SOU 3 PESSOAS EM UM; UM HEMISFERIO CEREBRAL TENDE MAIS A EXTREMA ESKERDA, OUTRO MAIS A EXTREMA DIREITA E NO MEIO A TERCEIRA VIA EXTREMA E MAIS PURA..!!

19 de julho de 2009 às 08:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

JAMAIS MISTUREM CAFEINA OU KUALKER TIPO DE DROGA LICITA OU NÃO COM UM MEIO DECADENTE COMO O BOSTIL E TERÃO UMA PANELA DE PRESSÃO AMBULANTE E COM MUITO TNT DENTRO..!!

19 de julho de 2009 às 08:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E PRINCIPALMENTE SE TIVER ALGUMA GOTA DE SANGUE ALMORAVIDA DA IBERIA..!!

19 de julho de 2009 às 08:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"JAMAIS MISTUREM CAFEINA OU KUALKER TIPO DE DROGA LICITA OU NÃO COM UM MEIO DECADENTE COMO O BOSTIL E TERÃO UMA PANELA DE PRESSÃO AMBULANTE E COM MUITO TNT DENTRO..!!"

Já provaste um shot chamado T.N.T.? LOL Ficas logo arrumadinho!

19 de julho de 2009 às 10:58:00 WEST  
Anonymous INFILTRADO said...

NÃO É INCOERENCIA SUA CATURO ,MAS DE TODOS VOCES QUE SEGURAM COM PROMESSAS FALSAS POTENCIAIS REVOLUCIONARIOS QUE REALMENTE AMAM A EUROPA A PONTO DE SACRIFICAR SUA PROPRIA VIDA PARA FAZER O VELHO CONTINENTE VOLTAR AO NORMAL!

TENHO QUASE CERTEZA QUE OS DEMAIS NACIONALISTAS EUROPEUS QUANDO CHEGAREM AO PODER VÃO SE PORTAR DO MESMO MODO QUE O PARTIDO ESCOCES .AFINAL VOCES ESTÃO NAS MÃO DOS SIONISTAS .

21 de julho de 2009 às 05:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home