terça-feira, junho 02, 2009

HOMERO... TINHA MEMÓRIAS DO BÁLTICO?



Um engenheiro nuclear com vastos estudos em Latim e Grego, Felice Vinci, teve uma ideia curiosa - diz ele que as primeiras grandes gestas heróicas da literatura ocidental, a Ilíada e a Odisseia, do helénico Homero, basearam-se em factos históricos que tiveram por palco a zona do Báltico, não no Mediterrâneo.

Vinci usa para fundamentar a sua teoria o estudo do mito, da etimologia e da topografia, bem como a crítica literária. Diz por exemplo que a topografia da Grécia e da Ásia Menor (onde se situaria Troia) não corresponde às localizações geográficas e ao clima descritos em ambas as obras de Homero. Alega Vinci que a única zona da Europa cujo clima e topografia correspondem ao que o rapsodo cego descreve é o norte europeu. Muitos dos nomes dos locais referidos por Homero podem ser encontrados na Finlândia, na Noruega, na Suécia, na Dinamarca e noutros países setentrionais, estando alguns destes topónimos quase inalterados. As distâncias entre as paragens em que se passam estas sagas correspondem perfeitamente ao cenário setentrional.

Acresce que os episódios descritos na Ilíada e na Odisseia nos quais se refere frequentemente o clima tempestuoso, húmido e frio, os dias curtos e as longas noites aponta para regiões norte-europeias.

Vinci usa também o «Catálogo dos Navios» para argumentar que os eventos da Ilíada não se passam no Mediterrâneo e sim no Báltico.

Mais - segundo o engenheiro, a próprios heróis homéricos, no que ao seu comportamento, maneirismos, costumes, vestuário e características físicas diz respeito, têm mais a ver com culturas nórdicas e germânicas do que com culturas mediterrânicas.

Vinci estabelece entretanto uma comparação entre mitos hiperbóreos e a mitologia comparada indo-europeia. Alega que as histórias de Homero narram as migrações de gente norte-europeia que levou consigo os seus mitos quando migrou para o Sul da Europa, eventualmente como resultado da alteração climática.

Não parece contudo haver qualquer fundamentação arqueológica da parte do autor para estabelecer a sua teoria, o que não significa que tal tipo de provas não venha a aparecer.

É uma hipótese interessante, algo bizarra, e não é por o seu defensor não ter formação académica em História que passa a poder ser automaticamente posta de lado - ao fim ao cabo, a em tempos mítica cidade de Tróia foi descoberta por um amador, o comerciante Schliemmann, arqueólogo por pura carolice, comerciante na sua vida profissional.
De um modo ou doutro, dificilmente se consegue separar esses dois pilares da cultura europeia - Ilíada e Odisseia - do contexto cultural mediterrânico, o que, mais do que contrariar o pensamento de Vinci, contribui pelo contrário para assinalar as raizes indo-europeias, eventualmente setentrionais, da estirpe que lançou no Sul as bases da civilização ocidental.


15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O CLIMA DO SUL ERA BEM MAIS AMENO, MAS NÃO PODEMOS NEGAR QUE O SUL JÁ ERA HABITADO E POSSIVELMENTE OS MIGRANTES DESPOSARAM MULHERES NATIVAS DE ESTIRPE INFERIOR GERANDO OS MERDS BASTARDINHOS(LOL)!!

3 de junho de 2009 às 00:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O CLIMA DO SUL ERA BEM MAIS AMENO, MAS NÃO PODEMOS NEGAR QUE O SUL JÁ ERA HABITADO E POSSIVELMENTE OS MIGRANTES DESPOSARAM MULHERES NATIVAS DE ESTIRPE INFERIOR GERANDO OS MERDS BASTARDINHOS(LOL)!!"


Calou brasuca imundo, mentiroso e bastardo... opinião de macaco não conta aqui sobre o povo + forte.
Vai dançar samba e comer mandioca simio... que aqui os brancos mediterrânicos vão deportar mais cedo ou mais tarrde toda a merda tua irmã favelada e terceiro mundista que veio poluir as ruas da Magna Europa.

Viva a Portugal
deSSde 1143
e vocês fdps?

3 de junho de 2009 às 01:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS UNICOS BRANCOS DE VERDADE SÃO OS NORDS SEM ALPINIZAÇÃO NEM MONGOLIZAÇÃO!!

OS ALPS SÃO MONGOLIZADOS E OS MERDS NEGROIDIZADOS!!

MAS CLARO QUE OS NORTE-ALPS AINDA SÃO MENOS PIORES NÉ??

3 de junho de 2009 às 02:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS MERDS TEM INFLUXO DIRETO E INDIRETO NEGROIDE!!

PROVAVELMENTE PIGMOIDE!!

3 de junho de 2009 às 02:35:00 WEST  
Blogger Breogan said...

Interessante. Pode ser mais um reescrever da história, a semelhança da recente conclusão sobre a origem dos colonizadores das ilhas britânicas...

Por falar nisso, ó Caturo, quando fazes um artigo sobre a última descoberta arqueológica em Mértola?
Diz que o mausoléu desenterrado tem uma arquitectura semelhante com outros encontrados, lá para os lados da Líbia, Jordânia e Síria.
E isto em pleno séc. VI

3 de junho de 2009 às 03:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://i39.tinypic.com/2nu566v.jpg

O portugues chibanga, o mais famoso nacionalista portugues da golega, assumido apoiante do pnr e amigo pessoal do seu candidato às europeias.

Caturo humilhado para sempre


Os ideais do PNR não são racistas, o problema é que alguns militantes são labregos ignorantes, ovelhas atrás de um pastor. Para um golpe de estado é necessária alguma carne para canhão, serão esses mesmos.

Tens africanos que lutaram por Portugal e sentem-se mais portugueses do que muitos brancos que por ai andam. É preciso saber distinguir isso. De qualquer forma e caso não saibas o oficial mais condecorado do exército português é preto e chama-se marcelino da mata. E já agora se estiver interessado podes pesquisar sobre os Comandos africanos da Guiné que lutaram por Portugal, e depois do 25 de abril foram abandonados pelo estado português e foram fuzilados.

3 de junho de 2009 às 04:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"http://i39.tinypic.com/2nu566v.jpg

O portugues chibanga, o mais famoso nacionalista portugues da golega, assumido apoiante do pnr e amigo pessoal do seu candidato às europeias.

Caturo humilhado para sempre"


um negro pode lutar pela preservaçao da identidade portuguesa e por nao querer mais imigrantes. faz todo o sentido.

eu se estivesse na amazonia, tambem ajudaria o partido de extrema direita que lutasse pela expulsao de todos (incluindo eu caso aplicassem a medida), para que assim podessem preservar a sua raça.
No Japão faria o mesmo pela preservação da raça Japonesa.
Portanto nao vejo qual o problema de haver um negro que possa querer defender a identidade portuguesa.
parece que este negro é bem mais inteligente que os brancos que defendem a sua extinçao e se orgulham disso.

Mas não sei bem as razoes k o levam a apoiar o pnr. Pode nem ter a ver com o suposto desejo de defender a raça.

3 de junho de 2009 às 04:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
OS MERDS TEM INFLUXO DIRETO E INDIRETO NEGROIDE!!

PROVAVELMENTE PIGMOIDE!!

Quarta-feira, Junho 03, 2009 2:35:00 AM


imbecil

3 de junho de 2009 às 05:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O portugues chibanga, o mais famoso nacionalista portugues da golega, assumido apoiante do pnr e amigo pessoal do seu candidato às europeias.

Caturo humilhado para sempre»

Ahahahhahah, esta gentinha anda mesmo doída de rancor e verdadeira humilhação, para tentar a todo o custo que eu algum dia e de algum modo possa ser humilhado, ehhehehehh...

Ó ranhoso... mas eu tenho alguma coisa a ver com o Chibanga? Fui eu que lhe mandei dizer o que diz? Nem tenho nada a ver com ele nem com as suas amizades pessoais com Humberto Nuno Oliveira.

Quanto ao PNR, é evidente que não pode assumir qualquer ideal racial, que isto em Portugal é proibido, como querem os donos do politicamente correcto e como a cambada minho-timorense da tua laia de merda gostam que aconteça, faz-vos jeito esta intolerância politicamente correcta. Mas do que não há dúvida é que não há Nação sem consciência racial, pelo que podes meter os teus exemplos no buraco fétido donde tiras as ideias.



«Tens africanos que lutaram por Portugal e sentem-se mais portugueses do que muitos brancos que por ai andam.»

Mete nesses cornos atrofiados de uma vez por todas que ser português não é como ser benfiquista ou portista. Aqui não há o «sentir-se». Não é porque te sentes chinês que o passas a ser nem é por te sentires um candeeiro que passas a dar luz. Ou se é da Nação ou não, e isso é definido pelo Nascimento, pelo Sangue, pela Ancestralidade.

O resto são resquícios de um império morto que nem deveria ter existido. E não é por dizeres que fizeste frito e cozido na guerra ou que gritaste a africana expressão «Mama sume!» quando estavas nos comandos que passas a ser um integrante da estirpe da faixa ocidental ibérica.

3 de junho de 2009 às 10:42:00 WEST  
Anonymous Tyr said...

pois, estes merdosos, acham que podem importar o ex-império para dentro das fronteiras de portugal e da europa.
que grande lata têm estes filhos da ganda puta (com todas as letras) de achar uma coisa dessas e ainda querer impôr "isso" como se fosse uma obrigação, um dogma sagrado ou como se fosse uma inevitabilidade portugal ter de ficar com países africanos inteiros dentro de si.

geralmente, os mais fanáticos seguidores deste dogma, e os que dizem que "os africanos até são mais portugueses" são individuos com + de 50 anos. eles tiveram um problema grave, que os marcou e traumatizou para sempre! eles viveram numa época imperial e foram mandados para a guerra em àfrica para correr risco de vida e mesmo para ver gente a morrer à volta.
é gente que, ainda hoje, acorda aos gritos durante a noite, com pesadelos.
coitados, como têm de justificar a sua patética existência e de justificar o motivo pelo qual andaram a arriscar (a contra-gosto)o pescoço lá na Àfrica Negra, resolvem impingir os seus delirios imperiais às gerações mais novas e projectar os seus traumas e frustrações nos outros.
assim uma espécie de: "ah eu andei a arriscar-me e a combater lá em Africa, por isso, vocês são obrigados a dar continuidade e sentido ao império, nem que seja nas nossas fronteiras. por algum motivo lá andei"
é escusado dizer que estas criaturas são extremamente infelizes, amargas e também autoritárias.
algumas até chegam a perder o equilibrio mental e a ter "visões", não só durante o sono, mas também em pleno dia.

enfim, são os restos do império falido e caído de podre. os lacaios e fiéis do botas, que comeram toda a propaganda sem sequer mastigar primeiramente.

por mim, essa gentalha era expulsa juntamente com os imigras.
são tão nefastos como eles.

3 de junho de 2009 às 14:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

então expulsa o humberto

3 de junho de 2009 às 14:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«geralmente, os mais fanáticos seguidores deste dogma, e os que dizem que "os africanos até são mais portugueses" são individuos com + de 50 anos.»

Não só. Alguns são adolescentes copinhos de leite educados pela cartilha minho-timorense.



«eles viveram numa época imperial e foram mandados para a guerra em àfrica para correr risco de vida e mesmo»

E não só. O problema é que nesse tempo ensinava-se às pessoas que o indivíduo era da terra em que nascia. Isto era uma forma de os portugueses nas colónias se agarrarem à terra como sua e lutarem por ela.


«por mim, essa gentalha era expulsa juntamente com os imigras.
são tão nefastos como eles.»

Bom era que se fossem embora daqui para fora, sem dúvida, mas não os podemos expulsar, porque esses são da nossa gente.

3 de junho de 2009 às 14:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quero dizer, não os podemos expulsar só por terem uma opinião diferente da nossa.
Já se traírem o País, a conversa poderá ser outra.

3 de junho de 2009 às 14:27:00 WEST  
Anonymous Tyr said...

lol claro que existem adolescentes ou mesmo já "vintões" fanatizados por essa ideologia.
geralmente são filhos desses mesmos que citei.
ou então, são pura e simplesmente marxistas, quer o reconheçam quer não.

3 de junho de 2009 às 14:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez mais:
Portugal aos portugueses Brancos!

3 de junho de 2009 às 16:34:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home