quarta-feira, abril 22, 2009

«DOMINGO FERREIRO», DE LUAR NA LUBRE


Uma das melhores faixas desta banda galega, a meu ver...

53 Comments:

Blogger Silvério said...

Sem dúvida.

22 de abril de 2009 às 21:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os Luar na Lubre são únicos. Mas a melhor gaitada, para mim, vem mesmo dos Sétima Legião - tenho dúvidas quanto à origem das gaitas usadas (soam-me a Gaitas Transmontanas, mas sem certeza - também podem ser Galegas ou mesmo as Transmontanas tocadas pela gente da Estremadura). Aqui vai:

http://www.youtube.com/watch?v=6jvWJc6Xt0o

23 de abril de 2009 às 00:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

23 de abril de 2009 às 02:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=p2fNbsGeG5E

E que tal isto?Música tradicional da Macedónia,dos montes Osogovo.
Também há "bagpipes" por lá,ó Caturo.Os macedónios,etnicamente,são de origem eslava ou helénica?

23 de abril de 2009 às 11:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=OQLqm8vDZ_U

Outro clipe de música tradicional macedónia,pela família Stojanovi,da região de Shope.
De notar a utilização da gaita-de-foles.Trata-se de um lamento,por alguém que perdeu a vida ao lutar contra os turcos.
Boa música tradicional.Alma europeia!
Qual a sua opinião,Caturo?

23 de abril de 2009 às 11:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Magnífico. Obrigado.

23 de abril de 2009 às 11:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os macedónios,etnicamente,são de origem eslava ou helénica?
.

Os actuais são eslavos.

23 de abril de 2009 às 11:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alma celta.Os decanos da folk irlandesa,The Chieftains,com a convidada especial germano-americana Alison Krauss,interpretam uma velha canção irlandesa,"Molly Ban".
Lembro-me sempre do "Braveheart".
Que tal?


http://www.youtube.com/watch?v=xOpY0wQdJ5w

23 de abril de 2009 às 11:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que tal?...Bela alemã,e canta bem!

23 de abril de 2009 às 12:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sem dúvida...

23 de abril de 2009 às 12:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Excelente música.Boa cantora e intérpretes de eleição.
Pura poesia celta.
Óptima escolha.Só foi pena que não tenhas sido tu,Caturo,a postá-la.
Fica para a próxima.

23 de abril de 2009 às 12:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://www.youtube.com/watch?v=6jvWJc6Xt0oJá «conheço» os Sétima Legião desde os anos oitenta, mas a única coisa que ouvi foi aquela ligeireza, por vezes secante, do «por quem não esqueci» e o caralho a quatro. Também me disseram, e li, que os Sétima Legião também faziam música folk, mas eu palavra de honra que não conseguia ver nada de especialmente folk no pouco que tinha ouvido (pouco ou muito, porque ouvi a mesma música vezes sem conta).

Agora, sim, ouvi a banda e gostei verdadeiramente.

23 de abril de 2009 às 12:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,este vídeo irlandês dos Chieftains é uma pérola,pá!Impecável!
E apaixonei-me pela cantora,há muitos descendentes de alemães na América?!

23 de abril de 2009 às 12:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O'Donoghue

Lough Lean na Irlanda, agora chamado de lago de Killarney, é o lar de O'Donoghue, outrora governante das redondezas. Um dia, ele andou sobre a superfície do lago, observado por todos os membros de sua corte, e lentamente afundou nas profundezas para afirmar a propriedade de seu novo reino.

Toda manhã do dia 1º de maio, ele deixa o magnífico palácio, que dizem ser localizado no fundo do lago, e visita seu velho domínio. Já faz alguns anos que O'Donoghue fez sua última aparição. Naquele dia, T. Crofton Croker nos conta em seu livro "Lendas e Tradições Encantadas do Sul da Irlanda", os primeiros raios do pôr-do-sol estavam dando um brilho dourado ao pico majestoso de Glenaa, quando as águas da parte oriental do lago de repente começaram a se agitar violentamente, embora o restante de sua superfície permanecesse suave e sereno como um túmulo de mármore polido. A seguir, uma onda espumante se projetou e, como um orgulhoso cavalo de batalha, com crina alta, jubiloso em sua força, atravessou o lago em direção à montanha Toomies. Atrás dessa onda, surgiu um cavaleiro imponente, completamente armado, montado num corcel branco; uma plumagem alva acenava graciosamente de um capacete de aço polido, e, nas costas, uma capa azul claro tremulava. O cavalo, aparentemente jubiloso em sua obrigação nobre, saltava atrás da onda, ao longo do lago, que o sustentava como em terra firme, enquanto gotas, coloridas pelo sol matutino, eram borrifadas em todas as direções.

O guerreiro era O'Donoghue, que era seguido por um grupo de jovens que planava sobre a água; unidos com guirlandas de flores da primavera, ao compasso de uma doce música celestial. Tendo quase alcançado o outro lado do lago, O'Donoghue virou seu corcel em direção à margem de Glenaa, coberta de ramagens, acompanhado de sua comitiva. Lentamente, eles desapareceram nas brumas do lago, os acordes mágicos de sua música gradualmente esvaíram-se e " os ouvintes despertaram como de um sonho de bem-aventurança"."

Lenda irlandesa,Caturo.

23 de abril de 2009 às 12:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.anao.hpg.ig.com.br/xlendasx.htm

Neste site encontrarás mais material mitológico celta.

23 de abril de 2009 às 12:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.anao.hpg.ig.com.br/xlendasx.htm

Adoro esta irlandesa,que apareceu num episódio do "Marés Vivas",num registo mais popularucho.
Que carinha mais laroca;é uma pena que isto se esteja a perder na Europa dos dias de hoje...
Gosh!Que olhos cinzentos!...

23 de abril de 2009 às 12:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=yIvVFju9VY0

Epá,ó Caturo,desculpa aí,o linque é este e não o anterior:).

23 de abril de 2009 às 12:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mais um site sobre lendas e mitos de origem céltica, mas exclusivamente da Galiza:

http://www.galiciaencantada.com/index.asp

23 de abril de 2009 às 12:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Adoro esta irlandesa,que apareceu num episódio do "Marés Vivas",num registo mais popularucho.
Que carinha mais laroca;é uma pena que isto se esteja a perder na Europa dos dias de hoje...
Gosh!Que olhos cinzentos!..."


Concordo a 100%.Qualquer dia,em vez do continente se chamar Europa,vai-se chamar "Hybridopa"...

23 de abril de 2009 às 13:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://filmonic.com/wp-content/uploads/2007/11/jennifer-connelly-8.JPG

Olha-me esta beleza Celta.

23 de abril de 2009 às 13:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

porra mal empregada música para esta tasca.isto é um luxo:::

23 de abril de 2009 às 13:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Grande povo,o Irlandês.Nem mesmo com o Acto de Supremacia,da Isabel I,deixaram de ser quem são.Nem,até,com o Cromwell,esse cão-de-fila do Anglicanismo,que pôs a ilha a ferro e fogo,proibiu o uso da língua nativa e dos costumes tradicionais da Irlanda,e chacinou milhares de irlandeses no século XVII,se perdeu o fogo céltico.
Um grande abraço para todos os Celtas da Irlanda,Escócia,Gales,Cornualha,Bretanha,Portugal e Espanha!

MO CUISHLE!!!

23 de abril de 2009 às 14:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Embora os historiadores digam que os irlandeses descendem dos celtas e os ingleses dos anglo-saxões, geneticistas que fizeram testes de DNA pelas Ilhas Britânicas estão caminhando para uma conclusão diferente.

Muitos dos habitantes das ilhas têm características genéticas gerais semelhantes, o que leva a crer que Inglaterra, Irlanda e Escócia teriam sido habitadas por um só grupo de pessoas que permaneceram em maioria por milhares de anos, com apenas algumas adições dos posteriores invasores: celtas, romanos, anglos, saxões, vikings e normandos.

As pesquisas de DNA indicam que a população das Ilhas Britânicas descende basicamente de um povo que veio da Espanha há 16 mil anos, falando uma língua ligada ao basco.

23 de abril de 2009 às 14:51:00 WEST  
Anonymous ariano said...

vivam as 7 nações célticas: Irlanda, Escócia, Gales, Man, Cornualha, Bretanha e Gallaecia!

por mim, ainda inclua a Valónia e talvez mais um ou outro território.

23 de abril de 2009 às 15:12:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"As pesquisas de DNA indicam que a população das Ilhas Britânicas descende basicamente de um povo que veio da Espanha há 16 mil anos, falando uma língua ligada ao basco."


penso que são 6000 mil anos e não 16 mil.

e penso que houve mais invasões desde o Norte da ibéria, depois dessa data.

23 de abril de 2009 às 15:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/63679-494c262774d41.jpg

Um irlandês de pura cepa.Um verdadeiro Celta.E um grande actor.

23 de abril de 2009 às 15:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"porra mal empregada música para esta tasca.isto é um luxo:::"

Lol!é verdade!

23 de abril de 2009 às 16:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=4hk13Dn7ePY

Admira-me o Caturo gostar tanto de Folk e não conhecer isto.

23 de abril de 2009 às 16:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=4hk13Dn7ePY

Admira-me o Caturo gostar tanto de Folk e não conhecer isto.



Lol,básico como o gajo é,até parece que não sabes como é que é o Caturro.Lmao!

23 de abril de 2009 às 16:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas um merda como tu tem alguma autoridade intelectual para dizer que eu sou básico? Põe-te aí em baixo, bem no teu lugar, ó capado baboso.

23 de abril de 2009 às 16:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Compara agora esse vídeo com este,do Astaire:
http://www.youtube.com/watch?v=-_o9pXLZKtM

O primeiro,puramente europeu,é um estilo mais estático e rígido;o segundo,devido à influência africana,é mais maleável e incerto.
Coisas muito diferentes.

23 de abril de 2009 às 16:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://www.youtube.com/watch?v=4hk13Dn7ePY

Admira-me o Caturo gostar tanto de Folk e não conhecer isto..
Quem disse que não conheço? Por acaso até já fui a um concerto deles em Portugal. Sucede que por vezes acho a sua música um pouco mortiça, embora seja em geral bastante boa.

23 de abril de 2009 às 16:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O primeiro,puramente europeu,é um estilo mais estático e rígido;o segundo,devido à influência africana,é mais maleável e incerto..

É o que tenho dito há anos, desde que vi, num programa televisivo dos River Dance, uma série de diferentes estilos de sapateado, e o norte-americano, jazzístico, interpretado no programa por um par de negros, era radicalmente diferente dos estilos europeus: muito «swing», horizontal, em oposição ao europeu, rígido e vertical.

23 de abril de 2009 às 16:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E note-se que os sapateados europeus que apareceram no programa eram de sítios tão aparentemente distantes entre si como Irlanda, Espanha e Rússia... mas todos eles tinham em comum a postura firme, quase hierática, vertical, em marcado contraste com a dos negros, quase «deitada» e informe.

23 de abril de 2009 às 16:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os Chieftains têm um repertório bastante variado.Também têm coisas muito alegres e festivas.Acho que são,no seu género,os melhores.
Já cá andam há muito tempo.
E Dubliners,conheces?É o tipo de música ideal para beber uns grandes copos no "Celtas & Iberos" da R. do Alecrim...

23 de abril de 2009 às 16:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=eJwC9jPhuY4

Olha aqui.

23 de abril de 2009 às 16:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ouve-se. Mas eu fico de algum modo desapontado quando ao começar a ouvir música céltica, oiço o(s) vocalista(s) a cantar em Inglês.

Quanto ao «Celtas e Iberos», só conheço o das Docas.

23 de abril de 2009 às 17:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Agora olha isto, da Bretanha:

http://www.youtube.com/watch?v=4itvlCk5CtA

Tem um leve sotaque franciú, talvez, mas é cantado em Bretão...

23 de abril de 2009 às 17:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quanto mais ouvires, mais gostas.

23 de abril de 2009 às 17:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas aqui ainda está melhor, embora com outro vocalista:

http://www.youtube.com/watch?v=z1_AKPiqNdg

23 de abril de 2009 às 17:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Gostei,simHá muito boa música céltica da Bretanha francesa,e eu não conhecia.O "problema" de muita música folk irlandesa,é o facto de ser cantada em inglês,que não é a língua nativa,mas a qualidade é boa.

Agora,isto,dos anos 70,mas olha que a versão com a Alison Krauss não fica nada atrás da original,de 1971:

http://www.youtube.com/watch?v=w4oUJUCDX1s

23 de abril de 2009 às 17:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boas malhas,as da Bretanha.Onde é que se podem encontrar estes cd´s?


"Battle of Evermore" é inspirado no "Regresso do Rei",de Tolkien.
Naquela altura,o Robert Plant andava numa de misticismo Tolkieniano.

23 de abril de 2009 às 17:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boas malhas,as da Bretanha.Onde é que se podem encontrar estes cd´s?
.

Boa pergunta... eu comprei, para oferecer, um cd dos magníficos Barzaz, «Ec'honder», há uns quinze anos ou assim, mas agora para encontrar algo de parecido com isso é um caso sério. Mesmo no YouTube não é fácil.

23 de abril de 2009 às 17:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Battle of Evermore" é inspirado no "Regresso do Rei",de Tolkien.
Naquela altura,o Robert Plant andava numa de misticismo Tolkieniano.
.

Fico algumas vezes com uma impressão de tibieza ao ouvir Led Zeppelin, embora algumas não sejam más. Mas em geral falta-lhe o vigor e a direcção que se observa por exemplo nos seus coevos Black Sabbath.

23 de abril de 2009 às 17:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

São coisas muito diferentes.Naquela altura ninguém se lembrava do nome "heavy metal" para caracterizar estas bandas.
Não têm nada a ver uma com a outra.
Ambos seguiram foi a estética mais dura de uns The Who,por exemplo,que era,antes deles,o que havia de mais forte na época,à excepção de uns MC5 ou Stooges,mas isso já podia ser considerado "proto-punk"...
Depois vieram os Deep Purple,que são também muito bons.

23 de abril de 2009 às 17:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Soam-me muito a blues, os púrpura profunda...

23 de abril de 2009 às 17:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Claro.Era a principal base dos riffs.Não havia nada a nível de cordas tão potente,com a excepçãp das orquestras clássicas.
Mas vê aqui este clip dos Black Sabbath,de 1970.
Isto é puro Cream/Eric Clapton,e um bocado psicadélico até.Ouvindo o "Cocaine" dá para concluir que influências havia.
É preciso ver que se estava nos inícios de 70,e as rupturas estéticas não são obra do acaso.
Black Sabbath também tem,como as outras bandas do seu tampo,raízae blues,agora,eles desenvolveram essa componente de modo próprio,o que originou o som mais pesado do Rock.

http://www.youtube.com/watch?v=WG0PVoTJZHs

23 de abril de 2009 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=iM6nasmkg7A

Também tinhas coisas não alinhadas,como isto,naquela altura.Só que isto veio dar origem às bandas punk.No fundo,são herdeiros dos The Who,mas seguiram trajectos distintos.
Os MC5.

23 de abril de 2009 às 17:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pode-se,então,remontar a origem do Heavy Metal a Led Zeppelin,Black Sabbath ou Deep Purple,ao passo que o Punk tem em bandas como MC5 ou Iggy and The Stooges os seus antepassados.

23 de abril de 2009 às 17:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem começou tudo foram os The Who.Sem eles não havia música pesada.

23 de abril de 2009 às 18:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Os macedónios,etnicamente,são de origem eslava ou helénica?
.

Os actuais são eslavos.

Quinta-feira, Abril 23, 2009 11:30:00 AM

DEPENDE DA MACEDONIA QUE ELE ESTA A FALAR; POR QUE A MACEDONIA GREGA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM A SUL-ESLAVA!!

24 de abril de 2009 às 01:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, há esses dois povos macedónicos, actualmente, que até na Austrália estiveram em confronto, nos anos noventa, por causa da posse do símbolo macedónico «Sol de Virgínia».

24 de abril de 2009 às 12:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pode-se,então,remontar a origem do Heavy Metal a Led Zeppelin,Black Sabbath ou Deep Purple.

E a Judas Priest, que cortaram, ou começaram a cortar, as raizes com os blues.

24 de abril de 2009 às 12:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home