terça-feira, fevereiro 17, 2009

TAXA DE NATALIDADE AUMENTA NOTORIAMENTE NA RÚSSIA

Um dos problemas mais graves da Rússia tem sido a alarmante queda da taxa de natalidade ao longo das últimas décadas. Parece todavia que esta tendência está a começar a ser revertida: observou-se um significativo aumento de nascimentos em solo russo, nomeadamente em Moscovo, o que pode dever-se, ou à esperança da população russa no progresso da sua economia, ou na medida, implementada por Putin, de efectuar pagamentos mais altos a mulheres cujos filhos tenham menos de dezoito meses, concessão de benefícios sociais para mães desempregadas e pagamento, às mães, de mais de nove mil e quinhentos euros pelo nascimento de duas ou mais crianças.
O ministro russo da Saúde e do Desenvolvimento Social anunciou estatísticas governamentais segundo as quais a Federação Russa registou no passado ano o mais alto número de nascimentos desde o colapso da União Soviética.
Como se vê, as medidas para fortalecimento da natalidade resultam sem que seja preciso importar alienígenas em massa.

52 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ou pode ser porque Moscovo tem mais imigrantes.
Ja vi varios negros em Moscovo.
Pode ser devido aos "russos" muçulmanos de raça turca, arabe, etc. Num país multiracial nunca se sabe..

17 de fevereiro de 2009 às 18:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=B838A490-8775-4801-944C-CAD0E4078E9D&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Madeira limita estrangeiros

17 de fevereiro de 2009 às 18:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

ou pode ser porque Moscovo tem mais imigrantes.
Ja vi varios negros em Moscovo.


Duvido que haja sequer um terço dos que vivem em Lisboa.

17 de fevereiro de 2009 às 18:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o Putin resolveu o problema da natalidade racionando o consumo de gas para aquecimento. "Queres quentinho, então fode prái como um coelho"

17 de fevereiro de 2009 às 18:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

De notar que a esmagadora maioria da população da Rússia continua a ser de raiz indo-europeia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Demographics_of_Russia#Ethnic_groups

17 de fevereiro de 2009 às 18:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

lol grande coisa.

como se fosse de esperar outra coisa num país Europeu, a não ser a população ser Europeia na maioria.
era o que faltava se assim não fosse.

é como aqueles gajos que chegam ao ridiculo de andar permanentemente a gritar: "Portugal é branco! Portugal é branco!"

como se fosse de esperar outra coisa lol

isto revela bem o estado psicológico a que isto chegou...

é que traçando apenas cenários desses e vendo as coisas pelo lado optimista e fácil, ou seja, nivelando tudo por baixo (Portugal é branco, não se esqueçam hahaha) ...até parece que está tudo bem e não é preciso fazer nada :)

podem acabar com os partidos nacionalistas.
afinal a Europa é toda branca (hahaha), estamos salvos.

um dia que a população seja substituida, aí sim, será motivo para preocupação. ;)

17 de fevereiro de 2009 às 19:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Uma coisa é ser motivo de preocupação - outra, bem diferente, é dizer «ai isto está tudo perdido, nós ainda somos a esmagadora maioria mas eles já passam da meia dúzia, ai que vamos todos morrer, mais vale desistir e nem mostrar a cara em público porque senão matam-nos e tal», como alguns quietinhos-coitadinhos gostam de argumentar... :)

17 de fevereiro de 2009 às 19:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

os motivos pessoais não são para aqui chamados. isso é descer ao nivel de um qualquer "ciscokid" ou outro javardo.

quanto à Russia...é um país multi-racial, queira-se ou não. claro que depois pode-se discutir se é muito ou pouco. mas que é...é.

e mesmo a Russia Europeia, é multi-étnica, mesmo que se exclua os imigrantes.

17 de fevereiro de 2009 às 19:46:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ai descer aos motivos pessoais é ser javardo? Se calhar para isso é que alguém aqui disse que eu defendia o que defendia para Portugal porque era mestiço ou tinha sangue judaico... pois. Pior do que a javardice é a javardice descarada.

Quanto à Rússia, é talvez menos multi-étnica do que a maior parte dos países europeus.

17 de fevereiro de 2009 às 20:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Se calhar para isso é que alguém aqui disse que eu defendia o que defendia para Portugal porque era mestiço ou tinha sangue judaico... "


foi o que me pareceu.
além disso, a memória selectiva é lixada, pois antes disso já me tinhas acusado de ser "amante dos germanos e nórdicos".
ah pois é!

17 de fevereiro de 2009 às 20:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ah e também de me sentir inferior a eles e de querer o sangue deles (lol como se o meu adn pudesse mudar... )
claro que isso já é muito diferente.

no entanto, essas bocas mutuas acho normal.

agora ir para questões privadas do género "tás com medo disto e daquilo" já parece o ciscokid que, à falta de argumentos, vinha acusar os outros de serem panascas (machado, haider) para tentar descredibilizar esta merda toda e ridicularizar toda a gente.

17 de fevereiro de 2009 às 20:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

além disso, a memória selectiva é lixada, pois antes disso já me tinhas acusado de ser "amante dos germanos e nórdicos".


Disse «amante», eu?...

17 de fevereiro de 2009 às 20:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

no entanto, essas bocas mutuas acho normal.

agora ir para questões privadas do género "tás com medo disto e daquilo" já parece o ciscokid


É precisamente a mesma coisa, deixa-te por isso de armar em vítima - só que, diferentemente do ciscokid, E DE TI, eu não especulo quando te faço essas acusações (é verdade que te vi dizer que os nórdicos eram superiores, mas É MENTIRA que me tenhas visto a dizer que não há problema em ser mestiço ou que tenho sangue semita), eu só lembrei as coisas que TU próprio disseste. É que basta haver aqui uma notícia de algo mal feito por algum governo para tu vires logo dizer que isto está tudo perdido e pior, que os povos europeus são todos estúpidos, quando estou farto de demonstrar que uma coisa é o que o Povo quer outra é o que a elite faz.

17 de fevereiro de 2009 às 20:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"para tu vires logo dizer que isto está tudo perdido e pior, que os povos europeus são todos estúpidos, quando estou farto de demonstrar que uma coisa é o que o Povo quer outra é o que a elite faz."


o problema é que demonstraste mal.
ou julgas que a "elite" faz alguma coisa sozinha?
eles limitam-se a aproveitar-se da burrice e ignorância do povo, para manipularem a bel-prazer.
alguma duvida?

17 de fevereiro de 2009 às 20:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É precisamente a mesma coisa, deixa-te por isso de armar em vítima..."


não estou a fazer de vitima. limitei-me a dizer que a minha questão pessoal não é para aqui chamada.

17 de fevereiro de 2009 às 20:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

além disso, eu não disse que TODOS os povos europeus são estupidos.

de certeza que estás a confundir com um anónimo que escreve aqui.

eu, geralmente, assino com este nick.
portanto se alguém disse isso, não confundas comigo.

17 de fevereiro de 2009 às 20:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

o problema é que demonstraste mal.
ou julgas que a "elite" faz alguma coisa sozinha?
eles limitam-se a aproveitar-se da burrice e ignorância do povo, para manipularem a bel-prazer.


Ninguém convenceu ainda a maioria dos Europeus a aceitar a imigração, e já trouxe aqui demonstrações disso.

17 de fevereiro de 2009 às 21:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

limitei-me a dizer que a minha questão pessoal não é para aqui chamada

Nem a minha questão pessoal INVENTADA por ti.

17 de fevereiro de 2009 às 21:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não sei...
como és tão "inclusivo" com os não-europeus (não confundir com pretos) e até dizes que não reconheces fenótipos assim e assado...
isso dá para desconfiar. :) :)

17 de fevereiro de 2009 às 21:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

este ariano deve ser cá um ariano...
daqueles que no verão nem vai à praia, para não parecer um marroquino ahahahha

17 de fevereiro de 2009 às 22:15:00 WET  
Blogger Silvério said...

"daqueles que no verão nem vai à praia, para não parecer um marroquino ahahahha"

Ha gente que mesmo que vá à praia não parece marroquina. Agora também há certos marroquinos que pensam que são portugueses e andam por aí a tentar fazer com que os portugueses tenham vergonha do que são, felizmente a moda do bronze já passou, já não é bonito e até fica bem ridículo aparecer todo esturricado no meio de gente normal.

17 de fevereiro de 2009 às 22:42:00 WET  
Blogger Silvério said...

"um dia que a população seja substituida, aí sim, será motivo para preocupação. ;)"

Aí estará tudo perdido, já não é preciso preocupar-nos.

17 de fevereiro de 2009 às 22:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

agora ir para questões privadas do género "tás com medo disto e daquilo" já parece o ciscokid que, à falta de argumentos, vinha acusar os outros de serem panascas (machado, haider) para tentar descredibilizar esta merda toda e ridicularizar toda a gente.

o cisco chama burro, besta, ou dá-se a ares de snobismos...

17 de fevereiro de 2009 às 22:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"... felizmente a moda do bronze já passou..."

Felizmente ? Mas felizmente porquê ???

Ninguém está contente com aquilo que tem. Por exemplo, as mulheres alemãs - normalmente brancas como a cal da parede - passam o Inverno em solários para ficarem com a pele morena, embora de um moreno nitidamente artificial...

Agora, os europeus do Sul - ou pelo menos os portugueses - já não devem apanhar muito sol na praia porque depois parecem-se com os marroquinos ? Foda-se, ele há cada um...

Ou será tudo uma preocupação com o cancro de pele ?!

17 de fevereiro de 2009 às 23:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

a moda do bronze nao passou!!

o que tenho visto mais é no verao pessoas a arriscarem apanhar cancro na pele só para mostrarem aos outros que estão morenas.
Depois ainda ha muitas e também muitos que vão aos solários.

enfim, mais uma prova de que o povo é burro que nem um calhou, segue a moda como o carneirozinho segue o pastor e nem se pergunta se fará mal, terá lógica ficar tão moreno, fazer um 31 e ficar horas e horas aborrecido na praia so para mostrar que esta moreno.

18 de fevereiro de 2009 às 00:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"só que, diferentemente do ciscokid, E DE TI, eu não especulo quando te faço essas acusações (é verdade que te vi dizer que os nórdicos eram superiores"


e são superiores. os dados provam isso. a seguir aos mongóis são superiores.
os países com melhor nivel de vida na Europa, ou são nórdicos ou têm sangue nórdico.

constatar um facto é "sentir-me inferior" e "ter complexos"?

então tinha alguma lógica estar a dizer que "todos os Europeus são iguais" só para não ser "inferior", como tu dizes?

18 de fevereiro de 2009 às 00:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estas politicas são de salutar, de forma a mantermos uma europa europeia, bem feito pelos russos.

Por cá essas politicas vão é para os invasores.

Acorda a Portugal!
14 palavras

18 de fevereiro de 2009 às 03:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

até dizes que não reconheces fenótipos assim e assado

Eu reconheço fenótipos - o que eu não crio é «etnias» em regiões diferentes do país só porque me parece que o fenótipo ali é assim e assado e eu vi um ruivo na multidão e mais dois loiros e eu vejo diferenças ai juro que vejo, como tu fazes...

18 de fevereiro de 2009 às 10:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

e são superiores. os dados provam isso.

Os dados provam os tomates. Nenhum desses países fez um império como o Português, por exemplo. E Camões não está muito atrás de Homero (se é que está mesmo atrás).
De resto, é no Sul europeu que está a raiz civilizacional da Europa, e nenhum país tem metade das referências culturais que tem a Grécia. Todavia, a terra dos Helenos não se destaca pelo seu bem-estar económico. Medir a «superioridade» pela economia ou pelo bem-estar sócio-económico é uma pobreza de espírito.



a seguir aos mongóis são superiores.
os países com melhor nivel de vida na Europa, ou são nórdicos ou têm sangue nórdico.


Um argumento derrotado em si próprio - é que os Mongóis não têm um nível de vida superior ao dos Nórdicos, nem consta que tenham muito sangue nórdico...



constatar um facto é "sentir-me inferior"

Pois se de uma vantagem numa dada época se extrapola para um «facto» e se pega nesse alegado «facto» para justificar a sua própria inferioridade, isso é realmente sentir-se inferior.

18 de fevereiro de 2009 às 10:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Os dados provam os tomates. Nenhum desses países fez um império como o Português, por exemplo."


nisso tens razão. nenhum país nórdico fez um império de mulataria como o português.
mas, claro que tu deves ter orgulho, para encheres a boca para falar nisso...
depois dizes que não és "imperialista"...

já agora...existiram uns "certos" nórdicos que tiveram um império tão bom como o português, apesar de não se fixarem muito em lado quase nenhum, mas contribuiram para a fundação de várias nações Europeias.

ah...e consta que estiveram na América 500 anos, antes dos teus "queridos" navegadores.
foram "só" 500 anos de avanço.

por não terem criado colónias e possessões fixas de mulataria, isso faz deles menos inteligentes? lololol só tu Caturo...


(isto já sem falar que o império germânico no seu conjunto abrangia quase toda a Europa)

18 de fevereiro de 2009 às 11:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

já agora, até se podia dizer que a iniciativa da empresa dos tais "descobrimentos" pertenceu - entre outros - a alguns nórdicos.
mas o Caturo não quer saber disso, porque são todos portugueses e acabou. não há cá nórdicos para ninguém...

18 de fevereiro de 2009 às 11:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

Mas quais nórdicos é que tiveram a iniciativa de fazer os Descobrimentos?...

18 de fevereiro de 2009 às 12:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

nisso tens razão. nenhum país nórdico fez um império de mulataria como o português.
mas, claro que tu deves ter orgulho,


Não, o que não tenho é a cassete do sistema na cabeça como tu tens. Engoliste a propaganda toda do regime a respeito da História de Portugal, não admira que sejas tão infeliz. Para ti, o império só serviu para fazer mulatos, não foi por exemplo um contra-ataque eficiente europeu bem sucedido contra a Moirama ou simplesmente um acto de heroísmo em si...

Reconhecer a grandeza do império não tem nada a ver com aprovar o imperialismo em si, esta merda já te foi explicada trinta vezes, mas não te entra nos cornos. É que eu acho mal o império, do mesmo modo que também acho mal o roubo e o saque cometido pelos Viquingues, mas tu ao saque cometido pelos teus queridos nórdicos já achas bem, e se andaram por aqui a atacar as costas portuguesas e até raptaram duas mulheres em Coimbra, isso não interessa nada, eles estabeleceram-se «pacificamente» e como são loirinhos e os países deles são ricos, podem vir para cá misturar-se que os «Celtas» recebem-nos de braços abertos, eles são tão compatíveis... :) claro que Suevos e Galaicos andaram à bordoada, Portugueses e Viquingues também, Viquingues e Escoceses e Irlandeses, nem se fala, Ingleses, Galeses, Escoceses, Irlandeses, foi sangue a rodos, mas não interessa porque é tudo nórdico e «é compatível»... :)



já agora...existiram uns "certos" nórdicos que tiveram um império tão bom como o português, apesar de não se fixarem muito em lado quase nenhum,

Bem, fixaram-se muito na Normandia, no oriente de Inglaterra, na Sicília, no norte de Portugal, e, curiosamente, em todos estes lugares desapareceram completamente, mesclando-se com as populações locais e deixando a sua identidade desaparecer... :)


por não terem criado colónias e possessões fixas de mulataria, isso faz deles menos inteligentes?

Não sou eu que estou a fazer comparações de superioridade, és tu. E mais inteligência é que eles não mostraram - em nada.

18 de fevereiro de 2009 às 12:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

(isto já sem falar que o império germânico no seu conjunto abrangia quase toda a Europa)

(O império germânico a comparar com o império romano, enfim... de resto, constata-se que os impérios afinal também te fazem o jeito... desde que sejam de nórdicos, claro. :))

18 de fevereiro de 2009 às 12:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"de resto, constata-se que os impérios afinal também te fazem o jeito... desde que sejam de nórdicos, claro. :))"


deveria ter posto império entre "", porque não era , de facto, um império.
mas sim várias tribos germânicas que dominavam a Europa, formando assim no conjunto um "império".

e não, de facto não era como o Romano e ainda bem. porque o facto de os germanos não serem centralizadores, prova a sua inteligência.

18 de fevereiro de 2009 às 12:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não, o que não tenho é a cassete do sistema na cabeça como tu tens. Engoliste a propaganda toda do regime a respeito da História de Portugal..."


não engoli cassete nenhuma. pelo contrário, tu é que engoliste a propaganda imperial.
é assim tão complicado perceberes que TUDO aquilo que se passa fora do território português, para mim não é "história de Portugal"?
portanto, lá por eu constatar um facto tão óbvio como "colónias = mulataria" , não significa que tem a ver com Portugal.
tem é a ver com o "império português", que é muito diferente.

claro que a ti te ofende, porque teimas em deixar o patriotismo sobrepôr-se ao nacionalismo.




"não admira que sejas tão infeliz."

porquê?




"não foi por exemplo um contra-ataque eficiente europeu bem sucedido contra a Moirama ou simplesmente um acto de heroísmo em si..."


se não foi na Europa, não me diz respeito. desde que não tenha afectado aqui...
mas, claro, do teu ponto de vista é tudo heroico. porque primeiro está o patriotismo anacrónico. e só em segundo lugar é que vem o nacionalismo.

18 de fevereiro de 2009 às 12:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Bem, fixaram-se muito na Normandia, no oriente de Inglaterra, na Sicília, no norte de Portugal, e, curiosamente, em todos estes lugares desapareceram completamente"


esses talvez tenham desaparecido, (à excepção dos Normandos) mas os "Vikings" ainda existem...na Noruega, Suécia, etc.

esses que "desapareceram" eram colonos.
logo, não tem nada a ver com inteligência.
alguns Judeus também se misturaram, mas não é por isso que os Judeus são burros...até porque também continuam a existir.

já agora, faltou-te falar na fundação da Rússia.
e faltou-te falar da Islândia, Gronelândia, etc

18 de fevereiro de 2009 às 12:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"claro que Suevos e Galaicos andaram à bordoada, Portugueses e Viquingues também, Viquingues e Escoceses e Irlandeses, nem se fala, Ingleses, Galeses, Escoceses, Irlandeses, foi sangue a rodos, mas não interessa porque é tudo nórdico e «é compatível»... :)"


lol por acaso é divertido :D
ainda ontem estive a ver o braveheart e realmente é divertido ver aquelas lutas entre celtas "escotos" e germânicos "anglo-saxões" :D pernas e cabeças a voar, sangue, enfim...

agora fora de brincadeiras...deixa lá esse argumento infantil das guerras medievais porque isso acabou.
porque até gajos da mesma tribo se podiam matar uns aos outros.

ah e os "teus" lusitanos também parece que andavam à pancadaria com os Galaicos...isto, claro, para além de saquearem e pilharem as tribos do Sul (cónios, etc)

Celtici e Turdulos também lutaram, Celtici contra Galaicos, etc, etc, etc...

nada mais normal. todos contra todos.
mas a Anttiguidade e Idade Média já lá vai. por isso acorda lá para a realidade...

18 de fevereiro de 2009 às 12:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Reconhecer a grandeza do império não tem nada a ver com aprovar o imperialismo em si,"


tem, pelo simples facto de que o império nada teve de grande ou de positivo.
os impérios não se medem pelos km quadrados (claro que para vocês mede. mas isso são vocês)
portanto, é mesmo exaltação patriótica e imperialismo puro.

18 de fevereiro de 2009 às 13:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

esse argumento das guerras para justificar pretensas diferenças enormes entre uns e outros, é do mais ridiculo. senão vejamos...

Caturo, se já leste sobre os celtas em geral, e sobre a Gália, em particular, sabes muito bem que todas aquelas tribos (Gauleses e outros), não tinham a noção de formarem uma nação. era um autêntico tribalismo. todas as tribos eram rivais umas das outras.
não tinham mesmo consciência de serem nação (traço caracteristico dos celtas, talvez por isso foi fácil "diluir" a Gallaecia) e, por isso, todas aquelas tribos andavam à porrada umas com as outras que até fervia. e, se fosse preciso, até se matavam.
no entanto, eram UMA nação!

que justificação tens para isto, agora?

18 de fevereiro de 2009 às 13:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

deveria ter posto império entre "", porque não era , de facto, um império.
mas sim várias tribos germânicas que dominavam a Europa, formando assim no conjunto um "império".

e não, de facto não era como o Romano e ainda bem. porque o facto de os germanos não serem centralizadores, prova a sua inteligência.


Parvoíce. Não mostra inteligência nenhuma nem tem nada a ver com isso. Tem a ver simplesmente com o facto de os Germanos da época a que te referes não terem chegado a uma união política por se encontrarem num estádio civilizacional tribal. E nenhum rei tinha força para se impor aos outros, é tão simples como isto.

Não tinha, ponto e vírgula - porque assim que alguns tiveram esse poder, aproveitaram-no, olá se o aproveitaram: os Visogodos tomaram toda a Ibéria (vieram a pedido dos Romanos), os Francos viriam a edificar o Império Carolíngio, que pretendia ser herdeiro de Roma, e mais a leste surgiu o chamado Sacro-Império Romano-Germânico - porque os Germanos da Alemanha admiravam tanto o Império Romano que até se diziam herdeiros dos Romanos. Que chatice para quem queria desprezar a herança romana. :) Aliás, é daí que vem o termo «kaiser» - vem do latino «César».

Por coincidência, um milénio e tal mais tarde, os nacionalistas alemães copiaram a estética e o estilo dos fascistas italianos... :)

18 de fevereiro de 2009 às 13:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Tem a ver simplesmente com o facto de os Germanos da época a que te referes não terem chegado a uma união política por se encontrarem num estádio civilizacional tribal."


o que prova a sua inteligência e desenvolvimento.
o tribalismo é o CORRECTO.
e, ao contrário do que pensas, não é nenhum "estado atrasado da civilização". os romanos nisso, estavam muito mas muito mais atrasados.




"Que chatice para quem queria desprezar a herança romana."

eu não quis desprezar a herança romana. os romanos são indo-europeus e deixaram uma herança incontornável, sem dúvida...
simplesmente, os nórdicos são superiores. só isso.



"Por coincidência, um milénio e tal mais tarde, os nacionalistas alemães copiaram a estética e o estilo dos fascistas italianos... :)"

excepto que o nacionalismo alemão era racialista e o italiano não. era mais ao estilo do "botas".
não confundir fascismo com NS.
portanto, já não é tudo copiado.
e a diferença não é assim tão pouca...

18 de fevereiro de 2009 às 14:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

não engoli cassete nenhuma. pelo contrário, tu é que engoliste a propaganda imperial

Não, TU é que engoliste a propaganda imperial salazarista, que fazia questão de salientar a mistura racial, como instrumento para legitimar o Império à luz de uma sociedade mundial anti-racista e anti-colonialista. E em séculos de ciência, sacrifício, combate e glória, só consegues pensar em mulataria.

É por isso que és tão desgraçadinho, porque pensas que és dum país que só serviu para fazer mulatos.

18 de fevereiro de 2009 às 14:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

o que prova a sua inteligência e desenvolvimento.
o tribalismo é o CORRECTO.
e, ao contrário do que pensas, não é nenhum "estado atrasado da civilização". os romanos nisso, estavam muito mas muito mais atrasados.


Pois, o tribalismo é o correcto, agora dizer que os Romanos estavam atrasados porque já tinham ultrapassado o estado tribal há séculos, é o cúmulo do ridículo, não é uma discussão de adultos.



"Que chatice para quem queria desprezar a herança romana."

eu não quis desprezar a herança romana. os romanos são indo-europeus e deixaram uma herança incontornável, sem dúvida...
simplesmente, os nórdicos são superiores.


Resta saber em quê. :)



excepto que o nacionalismo alemão era racialista e o italiano não. era mais ao estilo do "botas".
não confundir fascismo com NS


Pois, não se confunde, mas lá que os Italianos é que tiveram a forma e a estrutura política, disso não há dúvidas... :)

18 de fevereiro de 2009 às 14:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

"não foi por exemplo um contra-ataque eficiente europeu bem sucedido contra a Moirama ou simplesmente um acto de heroísmo em si..."

se não foi na Europa, não me diz respeito. desde que não tenha afectado aqui...

É a saloice do costume - é não perceber que o facto de os Portugueses terem atacado a Moirama e o Islão no além-mar ajudou e muito ao enfraquecimento do poder muçulmano que se preparava para tomar a Europa. Foi por exemplo o desastre português em Alcácer Quibir que favoreceu a derrota islâmica em Lepanto, batalha naval crucial para que a Europa se salvasse do turcalhame.



mas, claro, do teu ponto de vista é tudo heroico.

Claro que o heróico é heróico - mas tu, com uma estreiteza de vistas empobrecedora, só consegues pensar em heróico=útil. É por isso que continuas a dizer asneiras em catadupa a respeito do meu patriotismo.

18 de fevereiro de 2009 às 14:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

esses talvez tenham desaparecido, (à excepção dos Normandos) mas os "Vikings" ainda existem...na Noruega, Suécia, etc.

Pois, mas os Portugueses também existem ainda em Portugal.

18 de fevereiro de 2009 às 14:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

E os Normandos não são viquingues.

18 de fevereiro de 2009 às 14:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto à Gronelândia... é assim tão valiosa?... :)

18 de fevereiro de 2009 às 14:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

agora fora de brincadeiras...deixa lá esse argumento infantil das guerras medievais porque isso acabou

O Império também acabou e não é ameaça para ninguém, por isso deixa lá de bater na História de Portugal.

(E hás-de dizer onde é que os Lusitanos deram na corneta aos Galaicos).

18 de fevereiro de 2009 às 14:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

esse argumento das guerras para justificar pretensas diferenças enormes entre uns e outros,

Eu não tento justificar nada - tu é que dizias que a invasão viquingue no Norte português foi «pacífica». Resolve lá isso...

18 de fevereiro de 2009 às 14:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os Vikings saquearam e instalaram se em vários actuais portos portugueses, desde aveiro e povoa do varzim, até ao sul no algarve subiram o rio arade e tomaram silves mais do que uma vez.

18 de fevereiro de 2009 às 18:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ui!!
Zangam-se as comadres...

19 de fevereiro de 2009 às 17:37:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home