terça-feira, novembro 11, 2008

PARLAMENTAR DO VLAAMS BELANG APOIA ISRAEL E É ENTREVISTADO POR JORNAL ISRAELITA

Pode ler-se nesta página a recente entrevista que Frank Vanhecke, anterior líder do partido nacionalista (e separatista) flamengo Vlaams Belang, concedeu ao jornal israelita Haaretz.
Como já aqui foi noticiado, Vanhecke está prestes a ver levantada a sua imunidade parlamentar por parte do Parlamento Europeu, o que permitirá que seja julgado em tribunal belga por «racismo».
O ataque político contra ele movido pelo sistema inclui a calúnia de que seria anti-semita. Indignado, garante ao Haaretz que não só não é anti-semita, como até é verdadeiramente pró-Israel e aponta para a cooperação entre o partido a que pertence e a comunidade judaica de Antuérpia.
Vanhecke, coerentemente nacionalista, tem intercedido por Israel no Parlamento Europeu, considerando que a UE está a tratar injustamente o Estado judaico, ao mesmo tempo em que apoia os assassinos palestinianos. Porque, a seu ver, a actual pátria do Magen David «defende o mesmo espírito que nós: liberdade e auto-determinação», isto no contexto em que o Vlaams Belang pretende separar a Flandres da Valónia, acabando assim com a Bélgica.

Nesta entrevista, o flamengo denuncia o objectivo da campanha contra ele dirigida: abafar a sua formação partidária, que é uma das mais fortes da Bélgica e a segunda maior da Flandres (País Flamengo), a completar o pacto já existente entre todos os partidos belgas - da extrema-esquerda aos democrata-cristãos... - para que nenhum partido se alie ao Vlaams Belang numa coalisão de governo.