quarta-feira, novembro 26, 2008

NORUEGA PREFERE AVIÃO DE GUERRA AMERICANO EM DETRIMENTO DE EQUIVALENTE SUECO

Um antigo executivo da empresa sueca Saab critica duramente o governo norueguês por este ter rejeitado a compra dos aviões de combate Saab Gripen em proveito dos norte-americanos F-35 Joint Strike Fighter.

Diz ele que não quer criticar a Noruega por esta comprar um avião norte-americano, mas não percebe a natureza da justificação dada pelos norugueses, nem tampouco o porquê de precisarem de anunciar a sua escolha numa conferência de imprensa na qual disseram que o Gripen não vai ao encontro das exigências operacionais. Porquê tanta crítica em público, é, em suma, a questão do sueco.

A ministra da defesa norueguesa apresentou um relatório técnico detalhado a mostrar porque é que o F-35 é superior ao Gripen em tudo o que é mais importante: espionagem e vigilância, combate contra alvos aéreos, terrestes e marítimos.

O sueco considera que este ataque mediático tem que se lhe diga e revela-se chocante quando vindo de um país vizinho. Quase suspeito.




À direita, o F-35 Joint Strike Fighter; em cima, dois Saab Gripen da Força Aérea Sueca.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«NORUEGA PREFERE AVIÃO DE GUERRA AMERICANO EM DETRIMENTO DE EQUIVALENTE SUECO.»

A Suécia vende aviões de guerra?! Mas, pelo que tenho lido, pouco se têm importado com a segurança dos cidadãos nas ruas.

26 de novembro de 2008 às 17:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

geralmente a suecia é melhor em tecnologia, carros, etc, mesmo apesar de serem 8 milhoes

é uma pena que a sua irma nao ajude. mesmo que o produto fosse um bocadinho mais fraco, deveriam comprar aos seus irmaos suecos. é praticamente como comprar ao seu proprio pais.
depois em caso de guerra é melhor que o nosso irmao tenha dinheiro e tecnologia do que um estrangeiro longe da nossa terra portanto seria imperativo que a noruega comprasse e apoiasse o aviao sueco.
Desta vez é aos EUA pa proxima é à China e depois em caso de guerra a sua irma Sueca estara mais fraca teecnologicamente para apoiar a noruega enquanto a china e outros inimnigos estarao mais fortes

26 de novembro de 2008 às 20:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

É isso e não só - é que, em caso de guerra entre a Europa e uma potência não europeia, convém que os Europeus tenham todos o mesmo armamento, o que facilita decisivamente as operações em termos de manutenção e de reparação (peças de avião, por exemplo: o Irão, mesmo depois da revolução islâmica que pregava e prega ainda o ódio aos Ianques, mesmo depois disto o Irão precisou de material de guerra vindo dos EUA, porque grande parte do armamento das forças iranianas era de origem norte-americana).

27 de novembro de 2008 às 11:00:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home