quarta-feira, setembro 17, 2008

ENTREVISTA - A FÉ NACIONAL ESLAVA


Entrevista que a associação religiosa polaca Słowiańska Wiara («Fé Eslava») concedeu à Odinist Press («Imprensa Odinista»):

Odinist Press - Qual é o nome da vossa organização e qual o vosso propósito? Quais os vossos objectivos?

Przemysław Mrugacz (membro executivo da Słowiańska Wiara) - O nome completo e oficial da nossa organização é Associação Ocidental Eslava «Fé Eslava» (ZZW, Słowiańska Wiara), mas somos usualmente conhecidos como «Fé Eslava». O nosso objectivo é aprofundar as nossas crenças eslavas para criar uma filosofia única de vida e manter a nossa herança. Nos últimos anos, criámos uma inimitável comunidade de pessoas dedicadas a estes objectivos.

OP - Como foi formada a vossa organização?

PM - Não oficialmente, a organização foi formada mais ou menos há três anos. As primeiras ideias tinham estado na nossa mente desde mais ou menos 2004. Tornei-me num crente-nativo há cerca de doze anos. E não me lembro de outro projecto tão bem sucedido na década anterior. Isto ensinou-me a ser paciente.

OP - Quais são as crenças da Fé Eslava?

PM - Cito o primeiro ponto da Denominação da Fé Eslava, que é a mais importante das nossas declarações:
«Acreditamos nos Deuses Eslavos. Acreditamos na sabedoria, na bondade e na beleza escondidas nos Seus aspectos. Os Deuses Eslavos são as fontes de vida, de poder e de felicidade. A crença nos nossos Deuses é a herança à qual damos continuidade.»

OP - Quais são os valores da Fé Eslava?

PM - Os oito pontos dizem: «Somos os defensores dos nossos valores, família e comunidade. Defendemos o direito de viver no nosso próprio território; defendemos o espaço da nossa civilização. Este dever vem das mais óbvias leis da Natureza.»
(Os doze parágrafos a definir a Fé Eslava estão disponíveis aqui.)

OP - Quais são os símbolos usados no Paganismo Eslavo?

PM - Mandámos mesmo agora alguns documentos para o Ministério dos Assuntos Internos polaco. Nestes se incluem listas dos símbolos pagãos eslavos. Queremos criar documentos oficiais que especifiquem estes símbolos e nos permitam defendê-los pela lei, como acontece com a cruz cristã, a estrela de David e o Crescente. Estes símbolos têm na maior parte dos casos uma origem solar. Alguns deles não são muito conhecidos, como por exemplo o «Mãos de Deus», que se pode ver a seguir:



OP - Qual é a relevância da fylfot ou suástica para o Paganismo Eslavo? E do triskelion?

PM - Claro que a suástica foi amplamente conhecida e tem sido usada na Polónia durante séculos. Apareceu em ornamentos caseiros, em gravações, em trajes típicos. Antes da Segunda Guerra Mundial, até era usada como ornamento de distinção por algumas tropas polacas. Mas um dos símbolos solares é especialmente importante para nós. Este símbolo é a Swarzyca. Uma Swarzyca gravada aparece num muro no exterior duma igreja em Kruszwica (centro da Polónia). Pensamos que este bloco de pedra era parte dum templo pagão de há cerca de mil anos.



(...)

OP - Qual a importância dos vossos Ancestrais?

PM - Dois dos mais importantes festivais do nosso calendário são: Primavera Eslava (equinócio de Março) e Dia dos Ancestrais. Os Ancestrais são de facto muito importantes e não estou apenas a falar da nossa comunidade. Para todos os polacos, as memórias dos nossos ancestrais são algo de extraordinariamente relevante. Há tantos milhares de mártires na nossa História que as suas memórias estão bem vivas. Isto não se compara com o que se passa na Europa Ocidental. O Primeiro de Novembro é o Dia do Ancestral Nacional. Neste dia, todos os polacos vão aos cemitérios acender velas nas campas dos parentes. Se pudesse ver imagens de satélite da Polónia nesse dia, iria parecer-lhe que todo o país estava a arder.

OP - Qual a importância do vosso Povo?

PM - Tornei-me um crente indígena porque isso é o mais importante da minha vida. A minha comunidade oferece-me um ambiente onde posso tornar-me uma pessoa melhor. Quero ser uma pessoa melhor para ajudar e apoiar a minha comunidade.

OP - Como é que as mulheres e os homens são vistos no Paganismo Eslavo?

PM - A Fé Eslava é um Carvalho (símbolo do elemento masculino na Natureza) e uma Tília (símbolo do elemento feminino) entrelaçados, é uma união familiar. As mulheres e os homens têm diferentes funções a cumprir. Estou contente por haver mais e mais mulheres na nossa comunidade a cada ano (teve sempre mais homens do que mulheres). Deste modo procuramos a plena harmonia. Claro que somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.

OP - No que acreditam a respeito da morte e da vida para além da morte?

PM - Tenho novamente de referir a Declaração da Fé Eslava:
«Assumimos que a morte do homem termina um certo estádio. É a condição da transformação numa nova forma de existência. É largar a forma antiga e exausta. Os nobres e persistentes serão recompensados com a entrada em níveis de existência cada vez mais elevados, mais conscientes, mais significativos e mais próximos dos Deuses.»


É um problema muito complexo, mas o que tentamos evitar é dar às pessoas respostas simplistas. Este é o Livro Sagrado, leiam-no, façam o que vos dizemos e serão salvos - é assim que as religiões monoteístas funcionam. Nós não sabemos exactamente o que acontece após a morte. O cerne da filosofia pagã é continuar a tentar entender o mundo à nossa volta. Temos de melhorar o nosso conhecimento. Se queres alcançar algo, tens de te reportar à tua força e vontade, não terás gratuitamente nada que seja valioso. É por isso que a nossa religião nunca será muito popular. Não damos respostas simples a toda a gente.

OP - Como é que vêem o Paganismo Eslavo no mundo moderno? É importante na actualidade?

PM - É importante. Importante para a minha comunidade e num sentido cultural é importante para o meu país. Diria que também é importante para a Europa. A cultura europeia está a morrer lentamente. Sem cuidar da nossa herança e das nossas raizes, a Europa está a transformar-se num local cosmopolita. Somos provavelmente um dos últimos bastiões da tradição e da cultura. Como eu enfatizo sempre, não somos pagãos do século X. Somos pessoas modernas. Não estamos a tentar viver como as pessoas viviam há milhares de anos atrás. Estamos a lutar com problemas actuais e a religião neo-pagã ajuda-nos a lidar com o presente.

OP - Como é que a vossa fé afecta a vossa vida quotidiana?

PM - Sou um dos quinze membros principais. Temos imenso que fazer. Às vezes parece que a Fé Eslava é como um segundo trabalho para mim.

OP - Como é que vêem o futuro da vossa fé? Que papel irá desempenhar?

PM - Penso que o futuro é brilhante para nós. Como organização, estamos a crescer depressa. Vamos comprar terra, o que nos permitirá organizar celebrações sem necessitarmos de qualquer autorização. Queremos publicar livros sobre as nossas crenças num futuro próximo e também persuadir o governo a aumentar o conteúdo relativo ao Paganismo nos livros escolares. Queremos registar oficialmente a Fé Eslava como uma entidade legal. Também queremos reforçar a cooperação entre pagãos de todos os países eslavos e também cooperar com outros crentes nativos europeus (estamos a pensar criar uma associação internacional para ajudar as pessoas a cooperar em toda a Europa). E temos muitas outras ideias.

OP - Como é que a sociedade reage para convosco? Vocês vivem num país que é conhecido pelo seu catolicismo. Isso cria-vos problemas? Já alguma vez tiveram de lidar com discriminação e perseguição? Se sim, como é que lidam com isso?

PM - Tenho de dizer que nunca tivemos quaisquer problemas com católicos. Até agora tudo bem. Tivemos um incidente sério quando a polícia não nos autorizou a celebrar o Festival da Primavera num parque público (não creio que isto tenha sido perseguição religiosa, apenas pura estupidez). Mas sabemos como lidar com a lei, portanto este caso está agora a ser tratado num serviço jurídico público.

OP - Vêem algumas semelhanças entre a Fé Eslava e o Odinismo? A mitologia e/ou os Deuses? O sistema de valores, etc.?

PM - Tenho de dizer que noventa por cento dos valores representados pelo Odinismo e pelo Paganismo Eslavo são os mesmos. Heroísmo, Família, o Instinto Maternal, a Amizade, a Lealdade, a Coragem, a Honestidade. Não poderia ser diferente, ao fim ao cabo todos descendemos do mesmo círculo cultural. Todas as diferenças são baseadas em diferentes fundamentos culturais. E claro que estas diferenças são muito importantes. Estas diferenças fazem de nós únicos. O que é bom para um budista não é necessariamente bom para um americano. O que é bom para um índio americano é quase de certeza errado para um alemão. As religiões monoteístas assumem que todo o género humano é o mesmo (ou que deveria sê-lo). Como filhos dum só Deus, devemos aprender de um só livro sagrado e ter o mesmo sistema de valores. Às vezes parece uma ideia de misturar toda a gente para criar uma massa cultural amorfa. Devemos aprender uns com os outros, mas isso não significa que devamos desprezar a nossa própria cultura.

Semelhanças entre os Deuses? Bem, há muitas noções comuns, e muitos são muito evidentes. Deus nórdico: Thor - Deus dos guerreiros, que envia o trovão do céu. Deus eslavo: Perun, Deus dos Guerreiros, que envia o trovão do céu. Posso dar centenas de exemplos destes. Às vezes fico realmente surpreendido pela quantidade de coisas que temos em comum.

(...)

70 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«A Fé Eslava é um Carvalho (símbolo do elemento masculino na Natureza) e uma Tília (símbolo do elemento feminino) entrelaçados, é uma união familiar. As mulheres e os homens têm diferentes funções a cumprir. Estou contente por haver mais e mais mulheres na nossa comunidade a cada ano (teve sempre mais homens do que mulheres). Deste modo procuramos a plena harmonia. Claro que somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»

Tsc-tsc!

18 de setembro de 2008 às 00:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://suckandsmile.wordpress.com/2008/09/18/lata-hipocrisia-propaganda-falta-de-senso-cinismo-e-outros-arrivismos/

Abraço,

18 de setembro de 2008 às 11:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não existem diferentes funções. (só existem porque assim foi determinado pelo PATRIARCADO!)

- Muito conveniente. Mais do mesmo! -

18 de setembro de 2008 às 13:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Existe pelo menos a função maternal, que a mulher tem e o homem não.

18 de setembro de 2008 às 13:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tradicionalista = Patriarcado

Ancestralidade = Matriarcado


Difícil gerir, não?!


(O mundo actual PATRIARCAL levará ao Caos TODO o planeta e Todas as suas espécies.)

Ninguém é Ancestral e Tradicional ao mesmo tempo!

Ou é uma coisa
ou
É outra coisa!


Por essa razão o PLANETA está CONDENADO a desaparecer! E... que desapareça!

18 de setembro de 2008 às 13:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Certo!

Mais uma razão para de uma vez por todas lhe darem o devido valor!

Não de PROCRIADORA e sim de Elemento fundamental à CONTINUIDADE da VIDA!

18 de setembro de 2008 às 13:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Homem tem pouca coisa de VALOR!


(Só os bichos parasitas que lhe foram incrustados um dia no Tempo Ido (Invasão)quando ainda era pertença ... HERMAFRODITA.)

18 de setembro de 2008 às 13:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Existe pelo menos a função maternal, que a mulher tem e o homem não."



COMENTÁRIO FEITO A ESTE COMENTÁRIO


Certo!

Mais uma razão para de uma vez por todas lhe darem o devido valor!

Não de PROCRIADORA e sim de Elemento fundamental à CONTINUIDADE da VIDA!

Quinta-feira, Setembro 18, 2008 1:33:00 PM

18 de setembro de 2008 às 13:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há o ancestral patriarcal e o ancestral matriarcal... há o tradicional patriarcal e o tradicional matriarcal.

18 de setembro de 2008 às 13:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Claro que somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»"

Esta observação é horrível e decadente. Essa é a razão porque as "sociedades (místicas?)" também falham. Não se conseguem desapegar dos últimos 10 000 anos. Não conseguem uma harmonia perfeita entre os seres.

Quando existe um diferencial entre partes, o usual é uma das partes, sair lesada.


- estou com falta de tempo. lamento. assunto do meu interesse. -

18 de setembro de 2008 às 13:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não se conseguem desapegar dos últimos 10 000 anos. Não conseguem uma harmonia perfeita entre os seres.

Nunca é possível uma harmonia perfeita entre os seres. E é evidente que não nos queremos desapegar dos últimos dez mil anos. A manifestação mais antiga que se conhece da nossa identidade espiritual indo-europeia é de há quatro mil anos, data aproximada do início da Grécia indo-europeia, mas é de origem anterior, evidentemente.

Quanto á nossa ancestralidade lusa em concreto, os testemunhos materiais que nos permitem estudá-la terão entre mil e oitocentos e dois mil anos.

18 de setembro de 2008 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Celsão quem é mais branco? Os eslavos ou os portugueses?
Os eslavos têm todos cara de branco. os portugueses já não acontece isso. É com cada fucia a cheirar a arabe que se vê no sul de portugal, que até assusta um racialista como tu.
E tu Celsão- gostavas de ser alourado , não ser baixote, e ter olhos claros em vez de olhos negros? Confessa lá que sim, gostavas de ter um ar nordico para ninguem andar por aí a pôr em duvida a tua brancura.
Não ser alto, alourado, olhos claros, esta é a grande frustração da vida do grande racialista o anão Celsão.

18 de setembro de 2008 às 16:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

fecha essa matraca puta pestilenta do bloco do esterco

...pronto(s) já desabafei :)

18 de setembro de 2008 às 16:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Skin nazo, essa fixação no meu aspecto é um bocado estranha, parece obsessão...

Por acaso até nem sou nada baixo, modéstia à parte, e, já agora, também não tenho os olhos da cor do breu. Estou igualmente longe de desejar ter um aspecto nórdico e está para nascer quem aqui possa provar que eu alguma vez tenha exaltado o tipo racial nórdico como superior. De maneiras que é mesmo assim, essa cassete comigo não pega.

Já agora, o sul de Portugal é muito mais racialmente europeu do que muita gente diz por aí. Lá que o estereótipo está divulgado, isso está, mas de todas as vezes que fui ao Algarve, a população local não me pareceu menos europeia do que a de Lisboa ou a do Porto. E, curiosamente, as regiões do País onde vi mais gente severamente morena foram Mafra e Oiã, em Aveiro.

Seja como for, um caucasóide é um caucasóide e um caucasóide de língua-mãe indo-europeia, é um indo-europeu. Curdos, Indianos, Iranianos, Arménios, são todos indo-europeus.

18 de setembro de 2008 às 17:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ja disististe ? bem me parecia que nao tinha estaleca cá para nós!!! eheheh.. ;)

punk

18 de setembro de 2008 às 17:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Desisti? Ehehehheh, reduzi-te ao silêncio em todas as caixas de comentários lá tua lixeira sebenta...

18 de setembro de 2008 às 17:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«A Fé Eslava é um Carvalho (símbolo do elemento masculino na Natureza) e uma Tília (símbolo do elemento feminino) entrelaçados, é uma união familiar. As mulheres e os homens têm diferentes funções a cumprir. Estou contente por haver mais e mais mulheres na nossa comunidade a cada ano (teve sempre mais homens do que mulheres). Deste modo procuramos a plena harmonia. Claro que somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»

Esses gajos reduzidos à função de gado reprodutor, haveria de ser «bonito»! Ignorantes!

18 de setembro de 2008 às 17:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas quem é que falou em redução a gado reprodutor? Se falassem no ofício de ferreiro, isso queria dizer que reduziam a humanidade ao trabalho na forja?

Realmente, a estupidez aliada à má fé é o resultado da falta de argumentos aliada ao rancor.

18 de setembro de 2008 às 17:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas qual estupidez, qual má fé, qual falta de argumentos, qual rancor?

Está lá escrito, claramente.

(Para que não tires conclusões precipitadas ficas a saber que sou Pagão).

18 de setembro de 2008 às 18:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não está lá nada disso escrito, na parte que citaste.
O que está escrito é que homens e mulheres têm funções diferentes. Só isso.

18 de setembro de 2008 às 19:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

anão? lol

18 de setembro de 2008 às 19:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

fossem todos os portugueses anões da altura do caturo..elas eram todas misses

18 de setembro de 2008 às 19:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Não está lá nada disso escrito, na parte que citaste.
O que está escrito é que homens e mulheres têm funções diferentes. Só isso.»

O que lá está escrito é isto:

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»

18 de setembro de 2008 às 19:36:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"O que lá está escrito é isto:

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»"

Muito deves ty gostar de ver uma mulher de volta de uma betomeira, ou se um homem a parir os teus filhos.

18 de setembro de 2008 às 19:42:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Uma coisa é o homem e a mulher terem papeis diferentes, outra coisa é os papeis das mulheres serem menos importantes. Se vivessemos numa sociedade equilibrada, as mulheres náo tinham de andar todas a comportarem-se de forma masculina para se sentrem importantes, nem as feministas se sentiriam mal por gostarem de fazer croché.

18 de setembro de 2008 às 19:46:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Essa reutilização de bocados de templos pagãos pelos cristãos parece muito familiar com aquilo se vê por aí neste país. Ainda bem que os pagãos podem ser voltar a fazer novos, para os cristãos ficarem a maquinar como é que os váo roubar outra vez.

18 de setembro de 2008 às 19:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O que lá está escrito é isto:

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»


Pois. Mas isso não diz que seja quem for fica reduzido ao papel de procriador.

18 de setembro de 2008 às 19:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se vivessemos numa sociedade equilibrada, as mulheres náo tinham de andar todas a comportarem-se de forma masculina para se sentrem importantes, nem as feministas se sentiriam mal por gostarem de fazer croché.

Sim, precisamente.

18 de setembro de 2008 às 19:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ainda bem que os pagãos podem ser voltar a fazer novos, para os cristãos ficarem a maquinar como é que os váo roubar outra vez.

Pode ser que desta vez as coisas se passem de maneira diferente... já não estamos a dormir e sabemos o que enfrentamos.

18 de setembro de 2008 às 19:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Homens a parir filhos?! Não exageres com a contra-argumentação, oh Silvério.
Quem quiser fazer crochet ou trabalhar com uma betoneira, não te diz respeito a ti nem a ninguém.

18 de setembro de 2008 às 19:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»

«Pois. Mas isso não diz que seja quem for fica reduzido ao papel de procriador.»

É muito claro. São tradicionalistas e são contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade.

18 de setembro de 2008 às 19:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois.

Mas agora demonstra lá que isso implique a redução de seja quem for à função da reprodução...

18 de setembro de 2008 às 20:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Mas agora demonstra lá que isso implique a redução de seja quem for à função da reprodução...»


Demonstra lá tu que não é isso que significa.

Ou melhor, o tal gajo que demonstre, desde já, o que ele defende exactamente que é para ninguém levar gato por lebre.

18 de setembro de 2008 às 20:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É ao contrário.

És tu quem tem de demonstrar a tua «acusação».

18 de setembro de 2008 às 20:24:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Quem quiser fazer crochet ou trabalhar com uma betoneira, não te diz respeito a ti nem a ninguém."

Nem o contrário te diz respeito. Se for por aí também comes e calas.

"Ou melhor, o tal gajo que demonstre, desde já, o que ele defende exactamente que é para ninguém levar gato por lebre."

Gato por lebre é o que acontece quando se passam por cima de diferenças inegáveis, cuja defesa só pode ser mantida à custa de fundamentalismo.

18 de setembro de 2008 às 20:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Quem quiser fazer crochet ou trabalhar com uma betoneira, não te diz respeito a ti nem a ninguém.»

«Nem o contrário te diz respeito. Se for por aí também comes e calas.»


O contrário é o quê, Silvério?


«Ou melhor, o tal gajo que demonstre, desde já, o que ele defende exactamente que é para ninguém levar gato por lebre.»

«Gato por lebre é o que acontece quando se passam por cima de diferenças inegáveis, cuja defesa só pode ser mantida à custa de fundamentalismo.»


Expôr as ideias claramente é fundamentalismo?

18 de setembro de 2008 às 20:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«É ao contrário.

És tu quem tem de demonstrar a tua «acusação».»


Qual acusação? Aqui não diz que não:

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»

18 de setembro de 2008 às 20:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Qual acusação? Aqui não diz que não:

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas.»


Aí não há uma só palavra que diga querer reduzir seja quem for a função da procriação.

Por conseguinte, se tiras essa conclusão, a interpretação é inteiramente tua. E mal fundamentada, diga-se.

18 de setembro de 2008 às 20:37:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"O contrário é o quê, Silvério?"

O contrário é não se forçar actividades ou comportamentos a pessoas que pela sua natureza não têm interesse por eles, mas que em bom nome de uma sociedade "aberta" convém desempenhar. Mesmo que hajam excepções isso não é a regra.

"Expôr as ideias claramente é fundamentalismo?"

As ideias já estão mais que expostas, o fundamentalismo aqui é aquilo que não te permite ver as ideias, e é a isso que essa ideia da "abertura" e do "modernismo" leva.

18 de setembro de 2008 às 20:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Aí não há uma só palavra que diga querer reduzir seja quem for a função da procriação.

Por conseguinte, se tiras essa conclusão, a interpretação é inteiramente tua. E mal fundamentada, diga-se.»


Refere-se ao quê, então?

«somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas

18 de setembro de 2008 às 20:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Crês que a única diferença entre o homem e a mulher diz respeito à reprodução?

18 de setembro de 2008 às 20:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A gaja da fotografia é bem gira.As eslavas são um espéctaculo.O que está a dar agora é russas e outras eslavas e já agora romenas desde que não sejam ciganas.
A mistura mongólica deu um belo resultado no femenino.São uns amores estas gajas de leste.E as hùngaras então,dass.

18 de setembro de 2008 às 20:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É mais um padreco a meter o bedelho onde não é chamado.

18 de setembro de 2008 às 21:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«O contrário é não se forçar actividades ou comportamentos a pessoas que pela sua natureza não têm interesse por eles, mas que em bom nome de uma sociedade «aberta» convém desempenhar. Mesmo que hajam excepções isso não é a regra.»

Há muitos condicionamentos que podem ser considerados forçar.

É precisamente numa sociedade aberta que o forçar é reduzido ao minimo.

18 de setembro de 2008 às 21:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Crês que a única diferença entre o homem e a mulher diz respeito à reprodução?»

Cada um sabe de si.

18 de setembro de 2008 às 22:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Homens e mulheres têm diferentes funções, habitualmente falando.

O que não significa, entretanto, que certas funções mais masculinas ou mais femininas não possam ser desempenhadas pelo outro sexo, como é disso exemplo a função das armas.

18 de setembro de 2008 às 22:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ó caturo, tu rezas?
que pedes aos deuses?

é que os outros compinchas pagãos, epá é fixe coisa e tal, mais o hard-rock nórdico pagão e as imagens brutais, mas quanto ao contéudo...népias.
são um autêntico zero à esquerda, uma nulidade absoluta em matéria neo-religiosa

18 de setembro de 2008 às 22:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

calminnha que o padreco do caturo e o acólico do silvério, mais conhecido como o escova, estão a organizar um acampamento selvagem na serra da estrela , lá para os mês de dezembro.

nada de desanimar, o evento não é organizado nem pelo sócio-fundador do karaté na zona centro, nem pelo borracholas do solicitador el marquito, e o frio é uma questão só de foro psicológico

A comissão fabriqueira já está a bulir

18 de setembro de 2008 às 22:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

é que os outros compinchas pagãos, epá é fixe coisa e tal, mais o hard-rock nórdico pagão e as imagens brutais, mas quanto ao contéudo...népias.

Há de tudo em toda a parte... por exemplo, quantos católicos é que não são assim? Quantos rezam? Quantos vão sequer à missa uma vez por ano? Pois...

18 de setembro de 2008 às 22:50:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"é que os outros compinchas pagãos, epá é fixe coisa e tal, mais o hard-rock nórdico pagão e as imagens brutais, mas quanto ao contéudo...népias. "

Nem na antiguidade todos os pagãos eram dedicados e ligados ao divino. Existe muito essa ideia que temos de ser um exército de sacerdotes pagãos todos muito formatadinhos. Mesmo assim a "percentagem", para tomar a coisa de uma forma estatística, deve ser muito superior entre pagãos do que entre cristãos, pois as pessoas que se questionam mais sobre estas coisas ao ponto de arriscar numa nova vivência da religião são as que mais necessidade têm disso, mesmo que seja inconsciente.

18 de setembro de 2008 às 22:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Precisamente. Numa religião, especialmente numa religião de massas, há espaço para todos os tipos de pessoas, de todos os níveis intelectuais e emocionais, e de todas as tendências e talentos.

18 de setembro de 2008 às 23:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«é que os outros compinchas pagãos, epá é fixe coisa e tal, mais o hard-rock nórdico pagão e as imagens brutais, mas quanto ao contéudo...népias.»

«Há de tudo em toda a parte... por exemplo, quantos católicos é que não são assim? Quantos rezam? Quantos vão sequer à missa uma vez por ano? Pois...»


E pode rezar 10 Avé Marias mais 10 Pais Nossos ao dia, ou rezar 5 vezes por dia, fazer umas peregrinagens e sei lá mais o quê, e não ter espiritualidade nenhuma!

18 de setembro de 2008 às 23:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mas afinal o Caturo, reza ou ora?

19 de setembro de 2008 às 00:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Rezo mais do que oro.

19 de setembro de 2008 às 14:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Há o ancestral patriarcal e o ancestral matriarcal... há o tradicional patriarcal e o tradicional matriarcal."


Olhando as palavras aqui expostas, até posso sem dissertar concordar ter existido: ancestral matriarcal, ancestral patriarcal, tradicional patriarcal, (mas isto sem pensar, porque como já pensei, tenho uma dissertação filosófica (pensadora) para aqui pôr, que logo logo aqui porei e gostaria de obter uma qualquer comentação sua, sobre a mesma.)


Assim de repente, pergunto-lhe, porque não estou a ver nadinha de nadinha, como, onde e em que época existiu a tal TRADICIONAL MATRIARCAL, também, já agora, se existiu, em que enquadramento Social, Político ou Religioso, ela se processou tão claramente, que por exemplo eu, nem fazia a mínima ideia dessa existência. E, para não pecar por excesso de zelo à minha "raça", o seu esclarecimento é-me imprescindível. Se bem que sobre este tema, colocarei à posteriori o que penso e, depois de ler o seu esclarecimento, o comentarei agradecendo-lhe ter-me dado uma panorâmica histórica sobre este assunto (esta palavra) (filosofando ou não sobre as mesmas, o seu conteúdo e a sua abrangência, juro que gostaria de saber isto, é que esta última, não estou a ver, como possa ter existido.) Acredito na honestidade da sua resposta, por isso mesmo se me poder esclarecer acerca da TRADICIONAL MATRIARCAL, agradecia muito.


Não pretendo nenhuma confrontação com o tema e sim esclarecer-me ainda mais sobre uma polémica dada já por muitos, mais do que óbvia e encerrada. Para mim este tema continuará a discussão, por ser ele dos de maior importância para um melhor e mais justo entendimento entre uma mesma estirpe (que seja), de modo a leva-la seriamente a um bom termo de realização social. E, só a verdadeira e justa unidade destes dois indivíduos, poderá fazer crescer seriamente uma Sociedade muito melhor do que aquela que existe no presente. Este valor sendo relegado constantemente para ultimo lugar e TRADICIONAL, teremos sempre uma sociedade doente.
- Voltarei mais tarde a este tema, para explicar o/s meus pontos de vistas, certezas e observações, sobre este assunto.


Obrigada pela atenção!

19 de setembro de 2008 às 16:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.funke.com.br/zantina/palestras/2005/sociedadesmatriarcais.htm



Anónimo disse...
"Há o ancestral patriarcal e o ancestral matriarcal... há o tradicional patriarcal e o tradicional matriarcal"

19 de setembro de 2008 às 21:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Li o artigo. Não conhecia. Achei-o bom.

Não fosse Wilhelm Reich um dos meus Autores favoritos e que não sai da minha estante.

Aproveito para mencionar "Escuta Zé Ninguém" dele "O Assassinato de Cristo" e "A Função do Orgasmo". Três livros que acho muito bons.

20 de setembro de 2008 às 00:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

De facto a questão da existência de um matriarcado pré-histórico é muito polémica. Pensou-se a dada altura que as sociedades pré-indo-europeias seriam matriarcais, de culto telúrico, lunar, reptilíneo, e de forte tendência ginecocrática, enquanto os Indo-Europeus teriam trazido nas suas invasões o patriarcado, o culto urânico, celestial, ígneo, solar, bélico, aquilino, androcrático; actualmente, o simplismo desta teoria é fortemente criticado e rejeitado.

Seja como for, há uma atmosfera religiosa tendencialmente matriarcal e uma atmosfera religiosa tendencialmente patriarcal. Os cultos das Grandes Mães mediterrânicas, por exemplo - Cíbele, Isis, Magna Mater - foram de tal modo importantes no mundo europeu romanizado que o Cristianismo, para conseguir impor-se, teve de inventar um culto à virgem Maria. Isto diz sem dúvida respeito a toda uma tradição espiritual matriarcal.

20 de setembro de 2008 às 02:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Santissima Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe.

20 de setembro de 2008 às 02:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Há o ancestral patriarcal e o ancestral matriarcal... há o tradicional patriarcal e o tradicional matriarcal."


Primeira Parte (há mais)


Não sei se percebi bem.

UM MODO DE VER O TERMO: Se vir isto à luz das "funções" especificas, atribuídas a cada grupo, destes dois pólos opostos, poderei filosofar e concordar mais ou menos com o que diz, a partir do momento que a maternidade, por excelência, é o grande poder Matriarcal indiscutível mesmo no conceito Tradicional Patriarcal. E, fica-lhe este, porque não é possível retirá-lo como foi com outros e, também, porque é o único modo que os paters, têm de proliferar a sua própria espécie. Assim sendo, "dão-lhe" um estatuto já por si dela, nunca dele! Mas isto não faz dela matriarca igual a patriarca.Quanto muito, faz Dela, Mãe da humanidade! O grande garante, da continuidade da Vida, tão valiosa ao Patriarcado. Mas nem por isso lhe é dado o justo valor. E, nem por isso é respeitada por conter em si o maior dos valores. Porque existe sempre quem considere que o Poder da Criação, está nos girinos de cabeça achatada e de cauda longa. Fundamentalmente, nestes. Mas, não! Eles, os parasitas, têm que ser aos milhões, para conseguirem vencer a estrutura do corpo feminino. Que, quer queiram quer não queiram, em termos de perfeição, é em tudo Superior ao do homem. E, isto sem falar, na enormíssima capacidade intelectual e sensitiva, que o ser feminino, transporta dentro de si. Ora, nada como atribuir tarefas menores de pouca importância ou relevância de modo a que se cinjam única e simplesmente, a um único Poder. Deste modo, poderão Governar sociedades inteiras, sem o perigo do seu enorme Poder. E... o ser feminino, guarda para si, por muitas e muitas razões, esta humilhação que lhe é feita ao longo dos séculos. Fá-lo por ter em si valores que até provas em contrário, o Homem ainda jnão demonstrou tê-los. Nomeadamente, o Sacrifício de calar, perante uma Injustiça do tamanho do mundo! Seria diferente, se o Poder Patriarcal, deixasse de existir e ali só existisse unicamente o homem. Não reconhecendo a Sua inferioridade (por educação deficiente) perante a Vida, nunca a dominará! Será sempre a própria Natureza Pura que mostrará ao longo dos tempos que Ele nunca vencerá a Mãe. Nunca! - Portanto, vive em ilusão constante que é o Dono e Senhor deste mundo, quando nem dele mesmo, é Senhor! (porque acatou de bom grado a sua própria destruição emocional) E, ELE podia ser feliz, se quisesse. Reconhecendo e dando o seu a seu dono!



OUTRO MODO DE VER O TERMO: - O Tradicional Matriarcal (posso estar completamente equivocada, ao me parecer que tenha algum dia existido), a não ser que leve em conta uma ou outra excepção da História, onde, um ser feminino, teve realmente algum destaque nas suas competências no que refere à governação, em algumas partes do mundo, como no caso de uma ou outra rainha. (mas, aqui, iria recuar à ancestralidade Perdida, Roubada ou Conquistada, pelo "patriarcado", numa determinada altura da História da Humanidade, que ultrapassa os 10 000 de existência humana, na Terra, encontrar as reminiscências que tinham vindo até essa altura que lhe deram esse privilegio legitimo.) - Concluindo, de verdade, quanto a mim, se não for por esta razão (excepcional) que acabo de apresentar; o TRADICIONAL MATRIARCAL não existiu nem existe. Se Tradicional abrange um curto Período da História humana, não pode existir o que nunca aconteceu. Porque tem sido o homem o dono e senhor deste mundo, que por alguma razão é mencionado como Patriarcal.---- Basta olharmos os engravatados que dominam o mundo e as nossas vidas. Basta olharmos para as nossas próprias vidas. E, não se é Matriarcal pelo poder da geração. Porque essa é-nos legitima. É nossa! Natural. E... se o homem a tem nós também a temos. (e isto sem medir as devidas diferenças. porque se o fizesse o resultado seria a favor Dela e não Dele.) O Tradicional Matriarcal, não existe! No Tradicional não cabe o termo Matriarcal (a não ser nas tarefas que lhe foram atribuídas pelo próprio poder patriarcal. ) Assim sendo, o Matriacal não existe em Sociedades Patriarcais.


(calma... isto é apenas "filosofia banal" da minha própria cabeça. E, aborda apenas uma milionésima de toda esta questão e tudo quanto lhe está associado. E, só fala no que refere a pequenas coisas e a um único mundo. Foi por verificar que uma sociedade PAGÃ termina a sua entrevista, continuando a delegar a mulher para o seu lugar. Nenhum! E, isto para mim é imperdoável vindo de quem se pretende verdadeiramente Pagão. Nem lhe vejo a diferença dos outros. - Se fossem cristão e afins a falarem isto nem tão pouco me espantaria ou poria a escrever. Sendo Pagãos... não lhes reconheço nenhuma diferença.


Voltarei com a Segunda Parte se não me abolirem daqui. Só tou a dizer o que eu penso disto tudo.

Podem sempre contra argumentar. Se tiverem dados.... Duvido!

20 de setembro de 2008 às 12:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Voltarei com a Segunda Parte se não me abolirem daqui. Só tou a dizer o que eu penso disto tudo.

Podem sempre contra argumentar. Se tiverem dados.... Duvido!"



mas então espera lá identifica-te se és mulher,tu és a solazul ou a tresurseeker?uma destas tens de ser.vai assume-te rápido.
a vossa escrita é muito diferente mas de certeza que sois uma destas duas.

20 de setembro de 2008 às 14:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

As diferenças.


Solazul-defende a Identidade da Estirpe indo-europeia.
Pela restauração dos cultos Ancestrais.


Tresurseeker-ateia e racionalista,contaminada por devaneios orientais.
Dada a humanitarismos e causas ecológicas.


São estas as diferenças entre estas duas senhoras.
É o que me parece de comparar as duas.

20 de setembro de 2008 às 14:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou INCONFUNDÍVEL.

A minha assinatura é a minha escrita, porque esta faz parte de mim! Não tenho como alterá-la. Assim como eu também ela é imutável.

Nunca sou ANÓNIMA. Para quem tiver sensibilidade para me reconhecer.


... e os Argumentos ao TEMA para me contrariarem, onde estão?!

20 de setembro de 2008 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu sou INCONFUNDÍVEL.

A minha assinatura é a minha escrita, porque esta faz parte de mim! Não tenho como alterá-la. Assim como eu também ela é imutável"


Não.és é egocentrica e não tens humildade nenhuma.ao contrario da tresurseeker que não se vangloria daquilo que sabe e olha que ela não fica a dever nada a ninguém em termos culturais.a ninguém mesmo.
não és nada melhor que ela.podes tirar o cavalinho da chuva.

20 de setembro de 2008 às 19:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito interessante o seu contributo, Cara Anónima de
Sábado, Setembro 20, 2008 12:12:00 PM.
Os melhores cumprimentos.

20 de setembro de 2008 às 21:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não.és é egocentrica e não tens humildade nenhuma.ao contrario da tresurseeker que não se vangloria daquilo que sabe e olha que ela não fica a dever nada a ninguém em termos culturais.a ninguém mesmo.
não és nada melhor que ela.podes tirar o cavalinho da chuva."


Não?! E quem és tu para tal afirmação?! Conheces-me, por acaso?! Não! Não conheces! E pelo teu despeito e despudor à minha pessoa verifico isso mesmo. Mas achas que sou igual a ti para insinuares que me tentei superiorizar a quem quer que fosse?! O que te incomoda, tanto?!

És ridículo ou ridícula, perante os meus olhos! E, fica com esta contigo. Nunca mais vocês me conseguem ferir como já o fizeram. E, sabes porquê, imbecil, porque levei dois anos a estudar o porquê. Ouviste bem?! Dois anos perdidos ou ganhos para tentar entender as vossas motivações de me perseguirem! E, levou-me tão longe. Nem imaginas quanto. Entendi. Finalmente entendi este mundo onde circulais livremente, com o único intuito de mostrar um mundo que não é vosso e muito menos vos pertence. Não percebeste, pois não?! É simples. Todo aquele que é, para vós, não pode ser. Porque aqui vós sois Donos! Mas, deixa que te diga. Eu não gosto. Não quero e não tenho donos!

Quanto a ti, sejas quem for eu estou aqui. Mas mostra a cara que te cobre, cobarde mesquinho/a! Ou isso não te é conveniente?! É para continuares a tal da humildade que tens ao fazeres afirmações sobre uma pessoa que não fazes a mínima ideia de quem seja?! A inveja e o ciúme. O despeito são sentimentos muito baixos. E, aqui e agora és tu que os tens!


O que tu pensas, parvalhão ou parvalhona, pouco ou nada me diz. Podem juntar-se todos! Não tenho medo de vós! Ouviste ou queres que to diga na cara?! Mas as tuas insinuações já me dizem alguma coisa. Na minha afirmação sobre mim própria não me referi a quem não conheço. Referi-me unicamente a mim. Incomoda-te assim tanto eu falar de mim mesma?! Porquê?! Só tu é que és bom ou boa?! Não me digas! Sabes, o que mais tenho visto por AQUI são bons. Íntegros. Limpos. - Cada um pode ser o que bem entender. Até ser aquilo que não é. E, garantidamente, esse não é o meu caso. Nem nunca será! É lixado não é, a minha arrogância?! A minha certeza de mim?!- Mas eu só posso e só quero ser aquilo que sou. NINGUÉM! Lê bem as palavras NINGUÉM! Pega nas tuas deficientes avaliações humanas. No teu conhecimento e na tua cultura e também na tua hipocrisia e engole-as para o teu EGO HUMILDE E sábio ficar ainda mais ciente que sabes tudo! - agora o que não podes é acusar-me do que não sou. Não gosto mesmo. Não aceito e tenho como PROVAR a minha Integridade humana e não só! Olha, não me desafies. Não me ofendas. E, não ponhas na minha boca coisas que eu não disse ou pensei. Não escrevo nas entrelinhas dúbias. Não tenho subterfúgios. Não preciso deles! Se fazes parte da Grande Panela, aconselho-te a não fazeres insinuações acerca do meu carácter que é garantidamente melhor do que o teu. Porque eu, nunca desce3ria tão baixo a fazer insinuações sobre ninguém muito menos sobre alguém que eu não conhecesse. NÃO ME SUBESTIMES, Idiota! Porque posso morrer de dor mas sou capaz de ir até ao fim numa luta quando está em causa a VERDADE e a minha DIGNIDADE como ser humano. E, os efeitos de uma guerra inútil são sempre maus para todos! cresce e aparece! queres que te siga o exemplo de falares dos outros? Principalmente de quem não conheces?! Achas mesmo que me vergo a sentimento tão mesquinho e velhaco?! Achas, por acaso, que não existem coisas mais importantes no mundo que estas insignificâncias, de eu sou melhor que tu?! Óh, deuses, não vales a ponta de um chifre! é assim que olhas os outros quando se lhes referes às escondidas?! Estás à vontade para esse tipo de acusações?! Estás em casa e eu não estou?! Pois continua porque eu não pertenço mesmo a tanta maldade. A tanta indignidade a tanta falta de educação~.

Não. Não sou humilde. O que é isso?! É alguma coisa que se coma?! Tu és humilde?! (mentiroso/mentirosa!)

Eu não pus a discussão os valores culturais da senhora. Sejam muitos ou poucos, não me dizem respeito. Assim como não me diz respeito a vida de ninguém. A ti diz-te respeito a minha vida para fazeres esse tipo de afirmações?! O que é que queres de mim?!


E quem disse que eu era melhor que a senhora?! Não sabes ler?! - é o que dá quando se tem a mente SUJA! Mas julgas-me igual a ti?! NÃO, NÃO SOU!

Tiro sim o meu cavalinho da chuva e sabes porquê idiota porque a tua podridão mental afecta-me. Quanto a ser diferente, SOU-O MESMO! E, nunca uma coisa como tu poderá tão pouco vislumbrar esse mundo.

Metes-me nojo. As tuas atitudes metem-me nojo!!! Tenho asco de "gente" assim. Arautos de Falsas Verdades! Caluniadores pe3rigosos e imundos.
Não estou em competição. Não gosto. Não faço. E recuso-me a comparações.

Quer queiras quer não. Quer gostes quer não gostes. Sou assim mesmo. Mas nunca me considero superior a ninguém. Parece que tu, sim! Pelo menos assim o queres demonstrar aos outros.

Olha até onde vai o meu egocentrismo: nunca me preocupo com o que os outros pensam de mim. E, sabes porquê?! Porque acredito em mim. Na verdade e acima de tudo, só me interessa a opinião das pessoas que gosto. Das pessoas que amo. E, deixo sempre aos outros avaliarem como entenderem. Se avaliarem bem, para mim, são gente de verdade. Se avaliarem mal, paciencia, se agirem como tu; NÃO PRESTAM!

Não pretendo ser melhor do que seja quem for. Mas com certeza sou "superior" a ti, porque não uso golpes baixos para tentar pôr nos outros aquilo que só de mim é. - Não sou o teu espelho. Mira-te noutro lado!

Pronto, conseguiste mostrar-me onde é o meu lugar. Estás satisfeito ou satisfeita?! É que se és nacionalista eu também sou! E, é uma pena não respeitares a Ética e a Lealdade da Nossa Nação. Que tanto precisa de VALORES. (um dia perceberás do que estou a falar)

Se não és, vai à fava!

(Ao dono do Blog:
Caro senhor, lamento o incidente, mas estive de espírito aberto e colaborativo. Mas, não sou MOSCA MORTA! Só posso lamentar. Mas estou farta de calar sem me defender de acusações e insinuações, deste tipo.
Peço desculpa, pela minha incorrecta manifestação, mas não tenho outro modo de me defender! Desculpe)

20 de setembro de 2008 às 21:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...

Muito interessante o seu contributo, Cara Anónima de
Sábado, Setembro 20, 2008 12:12:00 PM.
Os melhores cumprimentos.

(Só agora dei conta do seu comentário. Agradeço e peço humildemente perdão de como me portei. Mas... às vezes... não consigo calar esta dor. Desculpe-me também e pode sim levar a sério a minha manifestação sobre o tema. Enquanto a fúria me atingiu à pouco ao ler um comentário aqui restam-me os olhos molhados de emoção. E de sei lá mais o quê... Pelo menos por não ser ofendida. Muito obrigada.)

Agradeço-lhe

20 de setembro de 2008 às 21:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Foi por verificar que uma sociedade PAGÃ termina a sua entrevista, continuando a delegar a mulher para o seu lugar. Nenhum!

Onde é que na entrevista se diz que o lugar da mulher é «nenhum»?

20 de setembro de 2008 às 22:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Não.és é egocentrica e não tens humildade nenhuma.ao contrario da tresurseeker que não se vangloria daquilo que sabe e olha que ela não fica a dever nada a ninguém em termos culturais.a ninguém mesmo.
não és nada melhor que ela.podes tirar o cavalinho da chuva.

Sábado, Setembro 20, 2008 7:00:00 PM»



Deixa-te de «psicologices», tem vergonha na cara e deixa as senhoras em paz.

20 de setembro de 2008 às 23:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Onde é que na entrevista se diz que o lugar da mulher é «nenhum»?"

Não diz. Fui eu que acrescentei para melhor explicar a minha ideia. Realmente não lá isso escrito. (confesso que exagerei)

Todo o tema que desenvolvi, bem ou mal, referia-se unicamente a esta curta, frase:

"Claro que somos contra misturar as diferentes funções de ambos os sexos na sociedade. Somos tradicionalistas."

20 de setembro de 2008 às 23:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home