quarta-feira, agosto 27, 2008

OTAN CONDENA RECONHECIMENTO RUSSO DA INDEPENDÊNCIA OSSETA E ABKÁSIA

Bruxelas, 26 Ago (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer, rejeitou hoje o reconhecimento pela Rússia da independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia por considerar que ela viola a integridade territorial da Geórgia.
"Rejeito a decisão do governo russo de reconhecer a Ossétia do Sul e a Abkházia, regiões da Geórgia", declarou Jaap de Hoop Scheffer num comunicado divulgado em Bruxelas.
"Trata-se de uma violação directa de várias resoluções da ONU sobre a integridade territorial da Geórgia, resoluções que foram aprovadas pela própria Rússia", acrescentou.
"As acções da Rússia ao longo das últimas semanas levantam dúvidas sobre o empenho da Rússia em assegurar a paz e a segurança no Cáucaso. A NATO apoia firmemente a soberania e a integridade territorial da Geórgia e apela à Rússia para que respeite esses princípios", disse.
A Rússia reconheceu hoje a independência das duas repúblicas separatistas da Geórgia, decisão rapidamente condenada por vários governos ocidentais que, nos últimos dias, têm contestado a manutenção de tropas russas no território georgiano.
"Assinei os decretos de reconhecimento pela Rússia da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul. A Rússia apela aos outros Estados para que sigam o seu exemplo", declarou o presidente russo, Dmitri Medvedev, numa declaração solene transmitida pela televisão russa.


Lestos a admitir a soberania dum Estado muslo em solo europeu em território roubado à Sérvia, igualmente lestos a condenar a possibilidade de soberania de Estados que correspondem a diferenças étnicas reais, assim é a política dos dois pesos e duas medidas dos Ianques e seus vassalos. Se há lóbis a influenciar a política externa norte-americana, o mais poderoso entre eles será provavelmente o islâmico.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

realmente é estranho que no caso da Jugoslavia ate gastassem dinheiro em mandar para la o exercito para que houvesse independencia de varios paises e no caso da Georgia nao ligassem minimamente ao desejo dos 2 povos separatistas.

Será por causa de interesses petroliferos com a Georgia?

27 de agosto de 2008 às 15:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou para acalmar o mundo islâmico, mostrando amizade pelos muslos do Kosovo...

Ou, no caso do conflito no Cáucaso, para diminuir mais e mais a influência russa na zona. Aconteceu o mesmo na guerra das Balcãs, com os Ianques a levantarem ataque cerrado contra os Sérvios, sólidos aliados dos Russos naquela região da Europa.

27 de agosto de 2008 às 15:26:00 WEST  
Blogger Silvério said...

É nestas coisas que se ve que o mundo não é preto e branco. Se houvesse uma guerra quem deveríamos apoiar? Ehehe.

27 de agosto de 2008 às 22:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa pergunta...
Neste caso, a Rússia parece mais digna de apoio, embora a sua política relativamente ao mundo islâmico também tenha muito que se lhe diga.

28 de agosto de 2008 às 11:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home