sexta-feira, junho 06, 2008

«A DEMOCRACIA É QUE TEM A CULPA»

A embaixatriz paquistanesa na Dinamarca, Fauzia Mufti Abbas, mesmo sabendo que é necessário proceder a um inquérito para apurar a autoria do recente atentado bombista em Islamabad contra a embaixada dinamarquesa, que assassinou oito pessoas e feriu trinta, acredita que este foi motivado pelas caricaturas satirizando Maomé que foram publicadas pelo jornal dinamarquês Jylland-Posten em Outubro de 2005.

Até aqui, tudo bem (por assim dizer, dada a gravidade dos factos). A embaixatriz só disse o que, dum modo ou doutro, é já do conhecimento geral.

Mas Abbas vai mais longe... e, dirigindo a palavra ao Jylland-Posten, afirma o seguinte: «Não é só o povo do Paquistão que sente que foi agredido por aquilo que o vosso jornal começou. Gostaria de saber se o vosso jornal está satisfeito com o que fez e com o que provocou?»

Um embaixador costuma ser diplomático, por motivos óbvios... a prudência, a sensatez, a capacidade de tranquilizar ou de pacificar os ímpetos mais extremistas, costumam ser prerrogativas suas. Se há alguém que tem de ser moderado, é o pessoal que compõe o corpo diplomático.
Paralelamente, «sabe-se» que o Islão é «a religião da paz». É sim, é de certeza, então não é, olá se é. Pois se os muslos o dizem...

Ora, em assim sendo, como é que uma embaixatriz dum dos maiores países islâmicos do mundo (e o único que tem armas nucleares, pormenor que deve ser sempre bem lembrado) faz uma declaração destas?

Isto mostra que, na sua cabeça, os maiores culpados do que sucedeu, e do que pode vir ainda a acontecer, não são os terroristas assassinos, mas sim os jornalistas que, num país livre que nada deve ao Islão (muito menos obediência), resolveram fazer uma brincadeira com a dita religião. Coitadinhos dos bombistas, viram-se obrigados a chacinar pessoas porque, pobrezinhos, foram provocados...
Ainda se tivessem sido provocados em sua casa, no seu país...
Mas não.
A «provocação» ocorreu num país que nada tem a ver com a sua civilização e sobre o qual não têm qualquer espécie de direito.

E continua na senda da culpabilização do ocidental, a senhora:
«Os Dinamarqueses sabem que insultaram pessoas em todo o mundo ao editarem e reeditarem as caricaturas de Maomé, de mau gosto.»

Repare-se - segundo o ponto de vista desta gente, a culpa nem é só dos jornalistas envolvidos na publicação das caricaturas, mas de toda a Dinamarca, por permitir que os artistas das caricaturas tenham liberdade para exprimir os seus pontos de vista na sua própria terra.

É possível uma «aliança de civilizações» com gente desta, que não mostra qualquer capacidade de reconhecer um dos princípios básicos da vivência democrática do Ocidente?

Isto é, objectivamente, querer impor lei islâmica num país não islâmico. É querer desprezar e pisotear todas as fronteiras nacionais, como se o Islão tivesse à partida direito sobre todo o planeta.

E atenção: quem pensa e fala assim não é, neste caso, algum «terrorista» ou extremista «minoritário». É, pelo contrário, uma representante ao mais alto nível dum dos maiores, mais populosos e mais poderosos países islâmicos do planeta.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este discurso deita mais lenha na fogueira e tem um cariz de desrespeito pela soberania da Dinamarca.

Os terroristas são responsáveis pelos seus actos actrozes.

6 de junho de 2008 às 17:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Essa gaja nem sequer conhece o corão.
Nada há nele que proiba imagens.

7 de junho de 2008 às 03:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tanta hiper-sensibilidade por causa de uns desenhinhos e depois são as honras de morte e coisas afins como se nada fosse.

7 de junho de 2008 às 11:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Anónimo disse...
Essa gaja nem sequer conhece o corão.
Nada há nele que proiba imagens.

Sábado, Junho 07, 2008 3:10:00 AM"


Há algum lugar onde não seja exactamente como ela pensa em relação às imagens?
Este desenhito foi motivo de reclamações:
http://upload.wikimedia.org/
wikipedia/commons/0/0d/Maome.jpg

7 de junho de 2008 às 14:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

malandros...

7 de junho de 2008 às 15:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O verdadeiro problema dos muslos não está neste caso nas imagens, mas sim na sátira em si. Maomé mandou matar uma poetisa por esta o ter satirizado. E, para quem não sabe, Maomé é o modelo de todo o muçulmano...

7 de junho de 2008 às 18:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os desenhos não passam de uma desculpa.

8 de junho de 2008 às 00:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os desenhos não passam de uma desculpa esfarrapada que os terroristas utilizam para fazer a unica coisa que lhes interessa que é cometer actos actrozes. Tretas e mais tretas de desculpas.

8 de junho de 2008 às 00:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A culpa é toda de alá, e quem disser o contrário está a insultar maomé.
Está tudo escrito a mando dele, é só ler e entender.

8 de junho de 2008 às 01:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Outro acto atroz:

http://www.dailytimes.com.pk/
default.asp?page=2008%5C06%5
C07%5Cstory_7-6-2008_pg7_11

8 de junho de 2008 às 05:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home