quarta-feira, maio 07, 2008

GRANDE CELEBRAÇÃO PAGÃ DO PRIMEIRO DE MAIO EM EDIMBURGO

A festividade pagã céltica do Primeiro de Maio, o Beltaine, contou na já habitual celebração de Edimburgo com cerca de oito mil participantes.
Foi a vigésima primeira vez que o evento se realizou em Edimburgo, tendo-se já tornado famoso pela presença de bailarinos semi-nus, de druidas e de grandes esculturas em fogo.

Este ano, o mega-encontro teve uma parte dedicada às crianças intitulada «Família Beltaine».
As crianças parecem ter-se divertido bastante com as pinturas faciais e com as histórias tradicionais que ouviram.

Alguns dos convivas beberam em excesso, como já se esperava, mas não houve problemas de maior.



Beltaine de Edimburgo em 2007

72 Comments:

Blogger Sónia Gonçalves said...

Caturo,estes eventos Pagãos funcionam como uma reconstituição histórica,para preservação de um património cultural,ou são mesmo manifestações de religiosidade sincera?Gostava que me explicasses bem isto.Quem organiza e participa nestas iniciativas está sériamente apostado numa restauração das religiões originais de Europa?Esclarece-me sobre isto,se fizeres favor.

7 de maio de 2008 às 21:48:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Mas porque é q as pessoas têm de estar sempre nuas?...que chatice...abusadoras...fonix!!!

7 de maio de 2008 às 21:59:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

É óbvio que eu sou contra o nudismo...menos o artistico...whatever that means...!

7 de maio de 2008 às 22:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

porquê que o meu comentário foi apagado....?

7 de maio de 2008 às 22:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Caturo,estes eventos Pagãos funcionam como uma reconstituição histórica,para preservação de um património cultural,ou são mesmo manifestações de religiosidade sincera?"

O meu paganismo é diferente desse e é sincero, absolutamente sincero.

7 de maio de 2008 às 22:27:00 WEST  
Blogger Sónia Gonçalves said...

Conheço seguidores do Paganismo que são super-discretos.Ninguém dá "nada" por eles,por assim dizer,mas vivem e praticam intensamente as religiões Pagãs.Um deles,que é meu amigo,disse até que não precisava de ter nenhum "guarda-roupa" a condizer,nem adereços identificativos,nem...praticar cultos peladinho da Silva no meio da floresta,mas,aí está,cada um é como cada qual,e se lhe apetecer fazer o que lhe der na telha,e daí não vier mal para o próximo,está à vontade...Essa parte do nudismo ritual nem é bem aceite por muita gente,compreende-se perfeitamente,e nem deve vir à baila a questão da "Moral e Bons Costumes",que muitas vezes é só tanga.Isso já é instintivo,cultural,educacional,e os tempos são outros.Mas é como já disse:cada um sabe de si,e os deuses lá saberão de todos...

7 de maio de 2008 às 22:37:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"O meu paganismo é diferente desse e é sincero, absolutamente sincero."

O meu é igual e também é sincero, não vejo porque é que uma pessoa por andar nua ou vestida de preto tem de ser menos pagã do que os discretos. É normal que se as pessoas se identificam com uma coisa, vivam de acordo com esse sentimento.

7 de maio de 2008 às 22:51:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Essa parte do nudismo ritual "

É preciso ter presente que estas imagens não se referem necessariamente a uma cerimonia religiosa, mas a uma festividade. Às vezes as pessoas não procuram esclarecer-se devidamente antes de formarem opiniões precipitadas.

Eu pessoalmente não acredito muito dos pagãos de "moda", porque o paganismo é uma coisa tão mal vista, que qualquer pessoa que não acredite mesmo, não quer ter nada a ver com isso. O contrário é mais plausível, algumas pessoas acreditarem que o paganismo é apenas delas, e daí criticarem o modo dos outros o vivenciarem. Claro que isto deriva ainda de uma pensamento cristão, que é muito difícil de abandonar.

7 de maio de 2008 às 22:57:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Eu também me visto de preto, não por causa do Paganismo, mas maioritáriamente, devido a um estilo de vida, sómente..e porque gosto...quanto ao nudismo, cada um é livre de fazer o que quer... a minha opinião n tem nada a ver com Moral e Bons Costumes, além de que, Moral tenho pouca e Bons Costumes não tenho nenhum, simplesmente, não gosto do nudismo exposto, ou seja, gosto de ver um corpo nú mas que me diga algo, agora um grupo de pessoas a correr nuas de um lado para o outro, isso para mim é nojento, não tem beleza nenhuma nem é sinónimo de adoração a nada, porque como a Sónia bem disse, podemos ser Pagãos e ninguem se aperceber disso...eu sei que eles, neste caso, estão numa Celebração Pagã, mas, pelo que li, estavam lá crianças e claro que cada pai dá ao seu filho a educação que acha melhor, mas, mesmo simbólicamente, a nudez, não tem razão de ser tão exposta, quem disse que veneramos melhor ou pior alguem por estarmos desta ou daquela maneira...de qualquer forma, gostava de ouvir a opinião do Caturo.

7 de maio de 2008 às 22:59:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

O contrário é mais plausível, algumas pessoas acreditarem que o paganismo é apenas delas, e daí criticarem o modo dos outros o vivenciarem. Claro que isto deriva ainda de uma pensamento cristão, que é muito difícil de abandonar.

Talvez...talvez seja essa influência, ainda, cristã...não sei, é algo intrínseco a mim...eu tenho uma opinião diferente, por exemplo, do Caturo, sobre quem deve ou não "aderir" ao Paganismo, irrita-me, profundamente, os Pagãs da "moda", ou os que pensam afirmar-se através do paganismo, o caturo acha que quantos mais melhor, que mesmo que muitos se vão embora, pode ser que alguns fiquem (desculpa-me caturo se não é isto que pensas)...eu não penso assim...o Paganismo tem de vir da Alma, do fundo do nosso intimo, para ser verdadeiro, puro e duradouro, temos de sentir a "chamada" desde sempre, mesmo que não a consigamos identificar nos primeiros anos da nossa vida, temos de sentir que algo está errado para podermos, posteriormente, identificarmos e sentirmos este caminho como o certo.

Quanto ao nudismo, digamos que, imaginemos que estamos em Roma no séc "X" A.C., numa Villa, numa festa privada, com muito vinho e muita droga (a daquela época claro) à mistura, muitas e belas mulheres, alguns e belos homens...ou mesmo numa Floresta, numa festa privada (deixem-me salientar o privado), numa celebração ou ritual...aí sim, o nudismo já me faz algum sentido...não da maneira que está exposto neste video...será esta minha maneira de pensar, ainda, cristã, não faço a minima, nem quero saber, há muita influência cristã que gostaria de conseguir livrar-me, o medo, por exmplo, a culpa...não a minha opinião acerca do nudismo.

7 de maio de 2008 às 23:14:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Deixo a liberdade sobre o Nudismo para os Wiccas, os Pagãos da "Moda".

7 de maio de 2008 às 23:16:00 WEST  
Blogger Sónia Gonçalves said...

Muito francamente,não sou ninguém para julgar opções de vida ou comportamentos,antes pelo contrário,e a questão da nudez ritual do Paganismo traz-me à lembrança umas reportagens feitas a colónias de nudistas,em que se viam famílias,pais,mães e filhos,para trás e para a frente,como vieram ao mundo,e em que esse mesmo ponto era parte integrante da educação que era transmitida pelos pais,prepará-los para uma habituação à exposição do corpo,isto,claro está,dentro de comunidades que partilhassem esses valores.Cada um dá a educação que achar melhor para os filhos,mas sem se "esticarem" muito em certos aspectos.Está bem,isto não tem nada a ver com Paganismo,mas queria tocar neste ponto para criar aqui uma comparação no principal:a nudez exposta.Não consigo perceber a finalidade,ou a mensagem de se andar descascado de um lado para o outro,mas quem lá vai,e tratando-se de uma festividade,está consciente daquilo em que acredita,e ninguém tem que condenar.Soa-me absurdo,palavra de honra. Se calhar,os rituais Pagãos,na essência,sempre tiveram essa componente,talvez alguma a ver com pureza,não sei.Mas continuo a achar que a nudez corporal é uma coisa muito especial,tem muito que se lhe diga.Uma pintura,uma escultura ou mesmo uma fotografia artística,são objectos muito expressivos e mostram beleza e emoções de uma maneira muito poderosa.Mas esta é a minha maneira de pensar,e não tem nada de pseudo-moralidade.Só me resta respeitar os outros pontos de vista,mais nada.

7 de maio de 2008 às 23:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o teu blog está uma seca, já nem serves para alegrar a malta. és um secas.

7 de maio de 2008 às 23:47:00 WEST  
Blogger Silvério said...

A moral não tem mal nenhum, nem o facto de não se concordar com o nudismo, cada um é livre de decidir em que medida quer proteger a sua sensibilidade. Eu não vejo nada de nojento no corpo humano, afinal é ou não parte integrante de uma natureza divina?

Admira-me que ainda não tenham dito que estes pagãos se despem apenas porque os muçulmanos vestem as mulheres dos pés à cabeça. É a crítica mais normal a quem de alguma forma sai fora do estereotipo frequente do 'establishment'. Claro que ninguém é obrigado a ir ver um encontro destes, e muito menos a participar. Nem nunca o paganismo vai obrigar, os candidatos a despirem-se para se integrarem.

Já agora gostava de compreender de que forma é que um corpo exposto sob o cuidado de uma objectiva fotográfica pode ser mais 'forte artisticamente' e ter mais sentido, do que a própria vivência desse corpo no seu meio mais imediato e natural, que é o da espontaneidade do dia-a-dia, ou pelo menos destes dias festivos. Claro que convém também não passar ao extremo de o banalizar, o que quanto a mim não é o caso, muito pelo contrário.

8 de maio de 2008 às 00:22:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Não consigo perceber a finalidade,ou a mensagem de se andar descascado de um lado para o outro"

;) Qual é a finalidade da vida?

8 de maio de 2008 às 00:24:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"irrita-me, profundamente, os Pagãs da "moda", ou os que pensam afirmar-se através do paganismo, o caturo acha que quantos mais melhor, que mesmo que muitos se vão embora, pode ser que alguns fiquem (desculpa-me caturo se não é isto que pensas)...eu não penso assim...o Paganismo tem de vir da Alma, do fundo do nosso intimo, para ser verdadeiro, puro e duradouro, temos de sentir a "chamada" desde sempre, mesmo que não a consigamos identificar nos primeiros anos da nossa vida,"

É possível que esteja certa, eu nunca conheci esses ditos pagãos, e se me cruza-se com algum, sinceramente não iria conseguir ler-lhe a alma para saber se era ou não um pagão verdadeiro. Também não compreendo de que forma abandonam o paganismo por 'desaparecerem', pois até dá a entender que para ser-se pagão é necessário estar em algum lado. As pessoas tem vidas diferentes, ocupações diferentes, mais ou menos tempo em algumas alturas, e ninguém tem de ser obrigado a mostrar constantemente a sua religiosidade com risco de ser acusado de infiel. Afinal não percebo quem é que defende no meio desta história o 'show off' social.

É a minha perspectiva, claro que haverão outras tão ou mais acertadas.

8 de maio de 2008 às 00:32:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Eu não vejo nada de nojento no corpo humano

Não é o corpo humano que é nojento, nunca disse isso, nem sequer acho, minimamente, isso...é a maneira como é exposto e com que finalidade...é mais ou menos isto...de qualquer forma o que pensa é algo que não consigo explicar verdadeiramente, é algo que sinto. Isto, para quem já possa conjecturar, não tem a ver com nenhum trauma...lmao...ahahaha...eu sinto-me muito à vontade com o meu corpo.

8 de maio de 2008 às 01:17:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

não iria conseguir ler-lhe a alma para saber se era ou não um pagão verdadeiro

Não somos nós que temos de ler a alma de ninguem, é a própria pessoa que tem de sentir o Paganismo e o que ele representa na alma, no intimo.

Também não compreendo de que forma abandonam o paganismo por 'desaparecerem', pois até dá a entender que para ser-se pagão é necessário estar em algum lado.

Percebeu mal Silvério, ou eu expliquei-me mal...desaparecer no sentido de deixar de seguir o Paganismo, deixar de se considerar Pagão, de acreditar, tornar-se, sei lá...Budista...ou coisa parecida...ou retornar ao Cristianismo, ou ao Satanismo (o que ao contrário do que dizem os Satanistas, é uma religião Monoteista e não Politeista) ou ao Ateismo...percebe?

8 de maio de 2008 às 01:20:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

No LegionforSatan, há um tópico no Forúm que é: Satanism, Monotheistic or Polytheistic?...todos afirmam tratar-se de uma rfeligião Politeista, mas não é, eles estão errados, estão a ver as coisas numa prespec tiva errada, estão a querer distanciar-se do Cristianismo a toda a força e se o Cristianismo é Monoteista, então eles são politeistas...mas as coisas não funcionam assim, não interessa quantos Demónios eles adorem, quantas Forças, a realidade é que servem obediência sómente a um Grande Pai: Satã. O Cristianismo tambem tem vários Santos, muitas pessoas adoram mais ainda os Santos do que o próprio Deus, mas, por quem se regem, a quem devem lealdade à sua religião é a Deus, um só Deus...assim como no Satanismo...por isso, esses gajos irritam-me quando dizem ser Politeistas.

8 de maio de 2008 às 01:28:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Vejam a discussão aqui:

http://www.sataniclegion.snappville.com/_forum/index.php?cat=9528&sub=43062&threadnumber=457975&page=1

8 de maio de 2008 às 01:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O meu é igual e também é sincero, não vejo porque é que uma pessoa por andar nua ou vestida de preto tem de ser menos pagã do que os discretos. É normal que se as pessoas se identificam com uma coisa, vivam de acordo com esse sentimento."

Eu não estava a julgar ninguém.

8 de maio de 2008 às 01:39:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Acho que a percebo, mas não lhe provoca repulsa quando vê os comentários do National Geographic com as africanas indígenas semi-nuas?

Quanto ao monoteísmo/politeísmo, quanto a mim, são apenas rótulos, tal como o paganismo, os deuses estão lá, são vários, caso contrário não haveriam povos com deuses diferentes. Se os cristãos dizem que são monoteístas, os satânicos politeístas, e os politeístas que são pagãos, trata-se apenas e em todos os casos de uma forma de marcar posição. Para a vivência da religião em si não é relevante creio.

8 de maio de 2008 às 01:53:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

mas não lhe provoca repulsa quando vê os comentários do National Geographic com as africanas indígenas semi-nuas?

Claro que não!

De qualquer forma, não é a mesma coisa, e o Silvério sabe isso.

8 de maio de 2008 às 02:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem organiza e participa nestas iniciativas está sériamente apostado numa restauração das religiões originais de Europa?

Sim, creio que sim. Pelo meio haverá naturalmente quem se interesse apenas pela evocação histórica, ou pela vertente lúdica, especialmente na versão mais debochada e alcoolizada, mas garanto que há efectivamente um sólido e crescente número de pessoas que, um pouco por todo o mundo europeu branco, procede a um esforço de restauração/renovação das antigas práticas rituais dos seus Ancestrais pré-cristãos.

Trata-se por conseguinte de religiosidade sincera.

8 de maio de 2008 às 10:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Um deles,que é meu amigo,disse até que não precisava de ter nenhum "guarda-roupa" a condizer,nem adereços identificativos,

Concordo. Creio que a restauração pagã deve ocorrer dum modo actualizado, integrado na actual vivência ocidental e urbana, ou então pode tornar-se num recriacionismo histórico separado da sociedade e partilhado apenas por meia dúzia de carolas.



nem...praticar cultos peladinho da Silva no meio da floresta,mas,aí está,cada um é como cada qual,e se lhe apetecer fazer o que lhe der na telha,e daí não vier mal para o próximo,está à vontade... Essa parte do nudismo ritual nem é bem aceite por muita gente,compreende-se perfeitamente,e nem deve vir à baila a questão da "Moral e Bons Costumes",que muitas vezes é só tanga.Isso já é instintivo,cultural,educacional,e os tempos são outros.Mas é como já disse:cada um sabe de si,e os deuses lá saberão de todos...

Ora nem mais. Concordo inteiramente.

8 de maio de 2008 às 10:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu pessoalmente não acredito muito dos pagãos de "moda", porque o paganismo é uma coisa tão mal vista, que qualquer pessoa que não acredite mesmo, não quer ter nada a ver com isso.

Bem, creio que o Paganismo ainda não é suficientemente bem conhecido - na Europa, pelo menos - para ser propriamente malvisto, mas enfim, é verdade que muitos pagãos silenciam a sua fé com receio de parecerem excêntricos, ou de não serem levados a sério.

Poderá vir o tempo em que suscitaremos ódios violentos, mas ainda não chegámos a isso.


O contrário é mais plausível, algumas pessoas acreditarem que o paganismo é apenas delas, e daí criticarem o modo dos outros o vivenciarem.

Também acontece muito, sim. Talvez porque muitos dos pagãos sejam particularmente individualistas, e porque boa parte do Paganismo que por aí se faz é altamente especulativo, e, pelo meio, a especulação torna-se um pouco subjectiva. E depois claro, há choque de subjectividades.

8 de maio de 2008 às 11:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que isto deriva ainda de uma pensamento cristão, que é muito difícil de abandonar.

Sim, há por vezes uma certa mentalidade dogmática a envenenar os juízos e as relações entre as pessoas que por vezes estão menos libertas dela do que pensam.

8 de maio de 2008 às 11:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

eu sei que eles, neste caso, estão numa Celebração Pagã, mas, pelo que li, estavam lá crianças e claro que cada pai dá ao seu filho a educação que acha melhor, mas, mesmo simbólicamente, a nudez,

A nudez não tem necessariamente de ser pecaminosa. Não há por exemplo crianças em colónias de nudistas?

não tem razão de ser tão exposta, quem disse que veneramos melhor ou pior alguem por estarmos desta ou daquela maneira

Bem, cada qual venerará como lhe parecer melhor, ou como melhor o sentir. Por mim, não sinto qualquer atracção pelo nudismo, nem esse tipo de sacralidade me inspira especialmente. Aliás, não tenho conhecimento que tal prática fosse conhecida no antigo mundo indo-europeu. O alcoolismo sim, o deboche também, o nudismo não.

8 de maio de 2008 às 11:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

o Paganismo tem de vir da Alma, do fundo do nosso intimo, para ser verdadeiro, puro e duradouro, temos de sentir a "chamada" desde sempre, mesmo que não a consigamos identificar nos primeiros anos da nossa vida, temos de sentir que algo está errado para podermos, posteriormente, identificarmos e sentirmos este caminho como o certo.

Essa é a forma ideal, a meu ver, mas creio sobretudo que pode haver vários caminhos e vários «sentires» para chegar ao mesmo fim. O Paganismo é, a meu ver, uma coisa de massas, para toda a sociedade, para todos os níveis intelectuais e éticos, pelo que terá de atrair sensibilidades muito diferenciadas entre si. Era isto, penso, que se observava no mundo antigo e se observa hoje na maior sociedade pagã do mundo (e da História), a Índia.

8 de maio de 2008 às 11:18:00 WEST  
Blogger PintoRibeiro said...

Boavista K'mrd.
Abraço.

8 de maio de 2008 às 12:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://allans-
perspective.blogspot.com/

8 de maio de 2008 às 12:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

esses gajos irritam-me quando dizem ser Politeistas.

Também acho que o não são, pelo motivo que apresentaste.
Quanto a irritação, o próprio Satanismo em si me irrita.

8 de maio de 2008 às 12:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Conversa da treta é o que é. Vocês querem, e eu também, é orgias.

Agora falando de assuntos sérios, não vejo ninguém aqui a comentar o julgamento dos mártires da liberdade de expressão. Estranho, Caturo o que é que se passa?

8 de maio de 2008 às 15:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não é o corpo humano que é nojento, nunca disse isso, nem sequer acho, minimamente, isso...é a maneira como é exposto e com que finalidade...é mais ou menos isto...de qualquer forma o que pensa é algo que não consigo explicar verdadeiramente, é algo que sinto.

A nudez excessiva pode ser inestética, ou, nalguns casos, entediante.
Mas enfim, cada um sabe de si e, se a nudez em grupo tem um efeito libertador e de algum modo sacralizante, então força nisso. Não recusaria comparecer numa celebração pagã desta natureza.

8 de maio de 2008 às 15:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Agora falando de assuntos sérios, não vejo ninguém aqui a comentar o julgamento dos mártires da liberdade de expressão. Estranho, Caturo o que é que se passa?"

Isso é uma novidade para mim! O que é que se passa? Podes contar?

8 de maio de 2008 às 18:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Check out books by Robert Spencer!

8 de maio de 2008 às 18:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

preciso da opinião de um especialista.
estou apaixonado platónicamente falando, é claro pela actriz rita pereira, até tenho as fotos dela da revista maximen, mas ela parece demasiado morena.

caturo, ela será 100% ariana? tem feições e textura do cabelo de branca, mas a cor da pele é do género canela

8 de maio de 2008 às 20:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

igual à maioria dos tugas skins :)

8 de maio de 2008 às 21:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://ayaanhirsiali.org/

8 de maio de 2008 às 21:39:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Claro que não!

De qualquer forma, não é a mesma coisa, e o Silvério sabe isso."

Desta vez tenho de confessar que não sei, qual é a diferença?

8 de maio de 2008 às 22:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

oh celsinho!
tu ainda continuas a defender os paneleiros?

8 de maio de 2008 às 22:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que belo video!

9 de maio de 2008 às 00:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou Pagão

9 de maio de 2008 às 01:24:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Bem, creio que o Paganismo ainda não é suficientemente bem conhecido - na Europa, pelo menos - para ser propriamente malvisto,"

Talvez este neo-paganismo não seja muito, mas de certeza que muita gente tem algumas noções das religiões clássicas, e lá está, estética e artisticamente até tem algum valor talvez devido ainda às modas renascentistas, mas uma vivência religiosa deste tipo é mais vista como uma brincadeira com "power rangers". Duvido que muita gente se queira associar a isso por moda. Mesmo em movimentos mais espiritualistas acredito que a religião não seja uma coisa assim tão bem vista.

9 de maio de 2008 às 02:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

oh celsinho!
tu ainda continuas a defender os paneleiros?


Porquê, precisas de advogado?

Aguenta e não chora...

9 de maio de 2008 às 03:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu sou Pagão"


eu também

9 de maio de 2008 às 03:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mas uma vivência religiosa deste tipo é mais vista como uma brincadeira com "power rangers"."

p'ra mim não é brincadeira

9 de maio de 2008 às 03:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

mas uma vivência religiosa deste tipo é mais vista como uma brincadeira com "power rangers". Duvido que muita gente se queira associar a isso por moda.

Sim, talvez, excepto o caso dos adolescentes totalmente imersos em sub-culturas juvenis, que fazem questão de mostrar que se estão a borrifar para o que «a sociedade» (o seu «grande Satã») pensa deles. Creio, de qualquer modo, que estes serão muito poucos.

Aliás, se duma moda a sério se tratasse, seria muito mais conhecida e, subitamente, haveria milhões de pessoas a falar do assunto, e montes de filmes e séries sobre o tema.
Ora o que tem sucedido é precisamente o contrário: é verdade que a internet veio dar um grande impulso ao Neo-Paganismo, mas não é menos verdade que o Neo-Paganismo não começou com a Internet mas sim há cerca de trezentos anos, e o seu crescimento tem sido lento mas progressivo. Isto é o oposto duma moda, que é momentânea, súbita e meteórica.

Agora, sobre ser malvisto ou não, o que acontece é que a esmagadora maioria das pessoas, ou não sabe o que é ser pagão (se disseres à maioria dos portugueses que és pagão, provavelmente pensam que estás a querer dizer que és ateu ou que és contra a Igreja), ou nem sequer quer saber disso para nada, o que se observa, genericamente, nas massas, pelo menos as da Europa (dos EUA nem tanto) é a tendência para a indiferença e para o marasmo. O único aspecto positivo deste estado de alma colectivo é a ausência de perseguições em massa.

9 de maio de 2008 às 03:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muçulmanos, Judeus e Protestantes já não são oficialmente condenados pela Igreja Catolica que deixou de falar na necessidade da conversão aoa catolicismo dos seguidores dessas religiões. Mas para os pagãos mantem-se a condenação das suas praticas religiosas e continua a ser objectivo da igreja catolica converter ao catolicismo os seguidores do paganismo. Um bispo catolico tradicionalista explica isso mesmo:

http://www.laportelatine.org/communication/bienfait/72/francais/72.php
De même pour l’évangélisation : le devoir sacré de tout chrétien de répondre à l’appel de Notre Seigneur Jésus-Christ est d’abord affirmé, « Allez par tout le monde, et prêchez l’Evangile à toute créature. Celui qui croira et sera baptisé, sera sauvé ; celui qui ne croira pas, sera condamné. [2] » Mais il est ensuite allégué que cette évangélisation ne concerne que les païens, et ainsi, ni les chrétiens, ni les juifs ne sont concernés… Tout récemment les cardinaux Kasper et Bertone, au sujet de la controverse sur la nouvelle prière pour les Juifs, ont affirmé que l’Eglise ne les convertirait pas.

9 de maio de 2008 às 06:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, isso é muito típico dos monoteístas universalistas, nomeadamente os cristãos e os muçulmanos (os Judeus estão um bocado à parte nesse campo do proselitismo). Aquilo que aqui trazes equivale, no Islão, à «tolerância» para com os cristãos e os Judeus, por serem ambos «Povos do Livro», e à intolerância islâmica contra os pagãos, os politeístas, ou seja, aqueles que cometem o «imperdoável pecado» do «shirk», que é dar estatuto de Divindade a outros Deuses que não o da Bíblia, que é também o do Alcorão.

Aliás, tenho reparado numa coisa curiosa e muito sintomática: em nome da tolerância e da harmonia das civilizações e etc. e tal, ouve-se de quando em vez algum muçulmano ou algum cristão a dizer que não há razão para que nos odiemos mutuamente
porque
somos todos «Povos do Livro»... e é isto que, nos dias de hoje, vai passando por «tolerância».

Ora isto não é tolerância, mas sim sectarismo.

Há muito tempo que reparo nisso, e esta notícia que aqui referes confirma-o de modo mais directo e inequívoco.

9 de maio de 2008 às 10:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ao mesmo tempo, se essa tendência fosse mais forte do que é entre os actuais Ocidentais, teria como resultado o distanciamento relativamente à Índia e a aproximação ao Islão, ao arrepio não apenas da comunidade de raízes étnicas indo-europeias entre Europeus e Indianos, largamente ignorada pela maioria da população, mas também da comunidade de mentalidade de tolerância e diversidade, que tanto a Europa Antiga e Contemporânea como a Índia sempre tiveram, e que o Islão e a Cristandade não têm.

9 de maio de 2008 às 11:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal, a rita pereira é branca ou não?

9 de maio de 2008 às 15:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tu que me pareces um gajo inteligente* na matéria de leitura, saberás perfeitamente de que não se trata do mesmo deus se te puseres a ler...

*Não estou a ser simpático, é a realidade.

9 de maio de 2008 às 19:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Levanto a braço, dedo no ar... OUTRO PAGÃO AQUI!

9 de maio de 2008 às 19:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou pagão. Os Deuses estão a acordar...

9 de maio de 2008 às 19:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Curiosamente, a Igreja Catolica, que não quer nada com o paganismo europeu, tem revelado maior tolerancia no caso do Vodoo, que não deixa de ser uma forma de paganismo, embora com influencias cristãs. Talvez haja nesta duplicidade de atitudes uma certa influencia do facto de o Vodoo ser essencialmente uma pratica de negros e mulatos....a Igreja aceita mais facilmente praticas pagãs quando são praticadas por povos não brancos.
http://www.novusordowatch.org/voodoo_you_trust.htm

9 de maio de 2008 às 21:05:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"(se disseres à maioria dos portugueses que és pagão, provavelmente pensam que estás a querer dizer que és ateu ou que és contra a Igreja)"

Ateu não sei, mas contra a igreja acredito que sim, até nem é errado de todo. Não deixa de ser uma imagem negativa, mas que é capaz de ter melhores resultados do que se dizer politeísta, que aí sim acredito que não liguem nenhuma.

9 de maio de 2008 às 21:36:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"a Igreja aceita mais facilmente praticas pagãs quando são praticadas por povos não brancos."

Realmente há coisas :D. O paganismo dos não europeus até parece uma coisa mais simpática, O dos europeus é que é muito violento e tal.

9 de maio de 2008 às 21:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, é que no caso da Europa, os brancos podem começar a sentir-se inspirados por isso e mandar a base tradicional da Igreja (que é no velho continente) às urtigas, além de que interessa muito mais, em termos de poder de influência mundial, ter Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Rússia, e claro, EUA, do que pequenas ilhas de negros miseráveis.

Acresce que o grande combate da Cristandade foi contra o Paganismo Europeu, não contra as crenças das tribos que não tiveram hipótese alguma de resistir ao avanço cristão a cavalo do lombo do Europeu.

Além disso, a Igreja evita choques frontais com a população quando não tem possibilidades de exercer a força. Ora o Vodoo está muito popularizado entre os negros das Américas, é uma herança antiga que trouxeram de África e nunca morreu.

9 de maio de 2008 às 21:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Além disso o retrocesso custa sempre mais, é sempre o pior dos sinais, e a Igreja tem a Europa por garantida. A re-paganização dos Europeus poderia ser lida como um monumental falhanço da Cristandade.

9 de maio de 2008 às 21:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"(se disseres à maioria dos portugueses que és pagão, provavelmente pensam que estás a querer dizer que és ateu ou que és contra a Igreja)"

Eu não tenho nada contra a Igreja. Sou Pagão.

9 de maio de 2008 às 22:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vejo o suposto "neo paganismo como uma moda.
O que está a acontecer é que as pessoas estão a ver o paganismo apenas numa versão hollywoodesca(o caturo incluido)
O paganismo nunca foi assim como o descrevem e adoram,os rituais nao eram nada assim.
O paganismo Europeu era selvagem e destrutivo e involvia grandes quantidades de sangue para saciar a sede dos deuses seja sangue animal ou humano.
A vida humana nesses tempos não tinha qualquer valor e tinha de haver sacrificios constantes para apaziguar os deuses.Para além da habitual depravação sexual entre pais e filhos irmãos e irmãs etc
O cristianismo triunfou na Europa porque trouxe uma mensagem de paz e amor contraria as religioes pagãs na altura.Por exemplo uma coisa inovadora era não ser preciso sacrificios humanos para satisfazer Deus nosso senhor.
Com o cristianismo veio a moral e bons costumes e tudo que de bom tem a civilização ocidental.
As pessoas fartas de selvajaria converteram-se de bom grado aos ensinamentos de Jesus.
Conclusão disto tudo:o suposto neo paganismo que está a surgir é baseado em filmes de hollywood e nunca prespectiva romancista que nunca correspondeu à realidade.
E normalmente que se diz ser pagão não difere de um qualquer carneiro do sistema para alem da obvia excentricidade e loucura.

9 de maio de 2008 às 23:44:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"O cristianismo triunfou na Europa porque trouxe uma mensagem de paz e amor"

E essa mensagem de paz e amor foi antes ou depois das perseguições e das execuções e torturas?

9 de maio de 2008 às 23:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

então ninguém diz nada? quero saber se posso continuar a bater punhetas com os posters da rita pereira?
ela é 100% branca?

10 de maio de 2008 às 00:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E essa mensagem de paz e amor foi antes ou depois das perseguições e das execuções e torturas?"

Caro amigo Silvério convém concretizar e dizer que massacres e torturas houve e quando e porque foram practicadas.
Não deve nunca mandar laraxas para a fogueira a espera que pegue.

10 de maio de 2008 às 01:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Vejo o suposto "neo paganismo como uma moda.
O que está a acontecer é que as pessoas estão a ver o paganismo apenas numa versão hollywoodesca(o caturo incluido)
O paganismo nunca foi assim como o descrevem e adoram,os rituais nao eram nada assim.
O paganismo Europeu era selvagem e destrutivo e involvia grandes quantidades de sangue


Ou seja, tu afinal é que tens uma visão hollywoodesca do Paganismo. E hollywoodesca na versão mais baratinha, mesmo para o público mais iletrado.
Não percebes do que falas, como é óbvio. Ignoras por exemplo que os sacrifícios humanos foram diminuindo com o tempo, tendo aliás sido abolidos nas partes do mundo pagão mais desenvolvidas, a saber, Índia, Pérsia, Grécia e Roma. Em Roma, na Grécia também, até os sacrifícios de animais começaram a ser cada vez menos praticados, enquanto na Índia desapareceram por completo.



A vida humana nesses tempos não tinha qualquer valor


Mais uma imbecilidade... pois se a vida humana não tivesse qualquer valor, não haveria punição para quem matasse outrém, o que é redondamente falso, para qualquer puto que comece a estudar História Universal no sétimo ano, só mesmo tu e afins é que devem ignorar isso.



Para além da habitual depravação sexual entre pais e filhos irmãos e irmãs

Outra invenção tua, sem qualquer fundamento.


O cristianismo triunfou na Europa porque trouxe uma mensagem de paz e amor contraria as religioes pagãs na altura

Pois... paz e amor servidas por campanhas de intimidação e de massacre de populações, porquando foi mesmo assim que a Europa se cristianizou... :)



Por exemplo uma coisa inovadora era não ser preciso sacrificios humanos para satisfazer Deus nosso senhor.

Só mesmo a estupidez mais asinina é que ignoraria o que qualquer pessoa que estude Grécia e Roma saberia certamente.

Inovação inovação a sério foi a de ser preciso ir converter à lei da espada e da matança as populações que viviam longe só para lhes impor o culto a um Judeu Morto, isso sim, é que foi inovador, isso foi o que o Cristianismo trouxe.

10 de maio de 2008 às 01:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro amigo Silvério convém concretizar e dizer que massacres e torturas houve

Já aqui foram expostas várias vezes, em vários artigos, e nessa altura estavas caladinho...

10 de maio de 2008 às 01:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O paganismo Europeu era selvagem e destrutivo e involvia grandes quantidades de sangue para saciar a sede dos deuses seja sangue animal ou humano."

Como é que eu sei se isso é verdade?

"A vida humana nesses tempos não tinha qualquer valor"

Tinha valor e tinha muito que havia muito menos gente e a media de vida era baixa. Ou não sabe porquê que até há um livro que aconselha a multiplicação?

"e tinha de haver sacrificios constantes para apaziguar os deuses."

Como é que eu sei que isso verdade?

"Para além da habitual depravação sexual entre pais e filhos irmãos e irmãs etc"

Aqui vê-se mesmo que é propaganda.
Onde é que você pensa que a própria Igreja adquiriu o conhecimento que primos até à 7ª geração não devem contrair matrimónio?

10 de maio de 2008 às 02:21:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Caro amigo Silvério convém concretizar e dizer que massacres e torturas houve e quando e porque foram practicadas.
Não deve nunca mandar laraxas para a fogueira a espera que pegue."

Como o Caturo já disse, já foram expostos aqui inumeras vezes, além dos casos que toda gente aprende na escola.

Contudo cago para a sua mania da fundamentação, toda gente sabe que aconteceram, se pretende negá-lo, recai sobre si o ónus da prova, porque eu não disse nada que já não seja dito pela história.

10 de maio de 2008 às 19:43:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Onde é que você pensa que a própria Igreja adquiriu o conhecimento que primos até à 7ª geração não devem contrair matrimónio?

ahahaha...Boa...boa!

10 de maio de 2008 às 22:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Onde é que você pensa que a própria Igreja adquiriu o conhecimento que primos até à 7ª geração não devem contrair matrimónio?

ahahaha...Boa...boa!"

:)

10 de maio de 2008 às 22:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Onde é que você pensa que a própria Igreja adquiriu o conhecimento que primos até à 7ª geração não devem contrair matrimónio?

ahahaha...Boa...boa!"

Os Deuses estão a acordar...

10 de maio de 2008 às 23:50:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home