quarta-feira, maio 07, 2008

CRESCIMENTO DO PAGANISMO NOS EUA

Estatísticas realizadas em universidades norte-americanas indicam que o(s) Paganismo(s) cresce(m) nos EUA a alta velocidade. A Wicca, que é a mais divulgada das religiões pagãs, subiu de oito mil praticantes em 1990 para cento e trinta e quatro mil praticantes em 2001, o que faz dela o credo com crescimento mais rápido do país.
Um estudo mais recente, de 2008, conclui que o número de pagãos norte-americanos ronda neste momento o milhão e duzentos mil. Há já tantos pagãos como judeus ortodoxos.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estás mesmo desesperado de todo e continuas lélé da cuca que já baralhas tudo

a wicca é uma religião pagã universalista

maria odete

8 de maio de 2008 às 23:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

caturo, ve esta pagina

http://64.233.183.104/search?hl=pt-PT&q=cache%3Ahttp%3A%2F%2Fanswers.yahoo.com%2Fquestion%2Findex%3Fqid%3D20080423084127AACOWzS&meta=

foi apagada, so esta no cache do google.
penso que é interessante.

nas fotos parecem europeus, alguns nem parecem ter muita mistura.

9 de maio de 2008 às 00:01:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Sim a primeira só se for mesmo pela cabeleira postiça. :D

9 de maio de 2008 às 01:34:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A primeira resposta é interessante e verosímil: no caso dos Árabes, pode tratar-se do produto da escravatura branca em larga escala que os muçulmanos praticaram, e que incluía, por exemplo, grandes contingentes de eslavos.

No caso dos de Caxemira e do Afeganistão, enfim, estas populações são de origem indo-europeia... se bem que a ideia de que o indo-europeu é do tipo nórdico está actualmente posta em causa.

9 de maio de 2008 às 03:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

estás mesmo desesperado de todo e continuas lélé da cuca que já baralhas tudo

Não baralhei coisa alguma, sei muito bem que a Wicca é universalista, bem como muitos dos ditos neo-pagãos. Sucede simplesmente que nem toda a gente é tão fanática como tu, e aqui também se fala doutras coisas que não apenas a política. Bem sei que quem te domesticou te ensinou a rejeitar à partida tudo - ideias, música, arte, livros - que seja inspirado pelos ideais opostos aos teus, mas convinha-te perceber que o teu padrão de «pensamento» não é universal.

Acresce, por outro lado, que a ideia do retorno aos Deuses antigos da Europa, ou pelo menos à simples sacralização da Natureza, é sempre um bom precedente para tudo o que ideologicamente consideramos salutar...
Deixá-los pois ser universalistas. Talvez sejamos nós, mais tarde, a sacar daí a melhor colheita. :)

9 de maio de 2008 às 03:32:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home