terça-feira, maio 13, 2008

ESTUDOS ACADÉMICOS SOBRE A NOVA CONSCIÊNCIA RELIGIOSA DA CONTEMPORANEIDADE



Aconselho, a quem tenha interesse por estudos académicos relativos à Religião, que dê uma vista de olhos ao site do CESNUR (Centro de Estudos de Novas Religiões, caso raro este em que a sigla inglesa coincide quase totalmente com a sua versão em Português), rede internacional de associações de estudiosos, de várias universidades europeias e norte-americanas, que se debruçam sobre novos fenómenos e movimentos religiosos. A sede está em Itália, Turim, mas o seu âmbito tem já cariz mundial. A sua biblioteca, igualmente localizada em Turim, é a maior da Europa e a segunda maior do mundo, no que respeita a esta temática.
Criado em 1988, tornou-se, ao longo dos anos noventa, numa organização destinada a contrabalançar as informações distorcidas sobre novos grupos religiosos que estavam a ser disseminadas pela comunicação social e pelos poderes públicos num contexto ideológico de movimento anti-culto, anti-seita. Ao mesmo tempo, alguns novos movimentos religiosos disseminavam também informação pouco confiável ou parcial. A CESNUR apostou em fornecer informação regular e científica a respeito do tema, abrindo centros públicos e organizando conferências e seminários abertos ao público em vários países. Hoje, o CESNUR é uma rede de organizações independentes dedicadas a promover a pesquisa científica no campo da nova consciência religiosa, a disseminar informação confiável e responsável e a expor os reais problemas associados a certos movimentos, defendendo ao mesmo tempo os princípios da liberdade religiosa.

A partir desta página
podem ler-se os vários trabalhos que foram recentemente apresentados na Conferência Internacional de 2008, que foi realizada em Londres no mês de Abril.
O Dagda
Deus Sábio dos Antigos Druidas

Alguns dos artigos poderão ser do interesse dos gentios que aqui vêm, particularmente este, digo eu: «O Papel da Natureza, das Deidades e dos Ancestrais na Construção da Identidade Religiosa dos Druidas Contemporâneos». Saliento particularmente esta passagem, na abertura:
«A identidade cristã do Ocidente, em tempos dominante, está cada vez mais a ser substituída por novas formas de espiritualidade ocidental enraizada nas religiões pré-cristãs. Este mercado espiritual aberto cria uma economia religiosa que compete de maneira a apelar ao intelecto, à experiência e ao comportamento das pessoas. Como tal, o nível de satisfação religiosa individual dum indivíduo relaciona-se com estas características salientes da identidade religiosa.»

O artigo é da autoria do professor de estudos cristãos da universidade Trinity International (EUA) Michael Cooper, que tem observado o crescimento acentuado do Paganismo no Ocidente, como o Gladius observou aqui.

Quanto aos Druidas, eram, como se sabe, sacerdotes e sábios dos Celtas, embora talvez não de todos, visto que não há, até ao momento, qualquer prova da existência de Druidismo entre os povos célticos da Ibéria.

Tem também algum interesse a observação de como os pagãos australianos se relacionam entre e si e se desenvolvem a nível nacional com base na internet
, modelo que pode ser seguido em qualquer outro país do Ocidente, como é óbvio.

Ogmios
Deus Celta da Eloquência, da Escrita, da Batalha

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado, Caturo.

13 de maio de 2008 às 22:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,vais ter um duro trabalho de evangelização em Portugal!Cada vez que vejo imagens de Fátima penso nisso...
Começar por onde???

14 de maio de 2008 às 09:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já começou.

Paralelamente, o número de católicos em Portugal diminui a olhos vistos.

14 de maio de 2008 às 10:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

hahahahahah
quem ouve um conto acrescenta um ponto

e mesmo que isso fosse verdade, a religião que iria substituir o cristianismo, emtermos de influência e poder espiritual na europa, seria o islão

e olha que já faltou mais, segundo a UE o islamismo é já a 2º religião com maior número de fieis na europa

abre a pestana, ótario!
(não te sintas ofendido, tb fui otário)
quanto mais bates no judeu crucificado, mais os ignorantes e vadios aderem aos atoalhados de uma forma ou de outra

14 de maio de 2008 às 10:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"2º religião com maior número de fieis na europa"

queria dizer:
sem contar com os imigrantes, ou seja, conversões.

14 de maio de 2008 às 10:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Em que é que o facto de eu atacar o Cristianismo ajuda o Islão a crescer? Não digas asneiras, tanso. Uma coisa nada tem a ver com outra. Diferentes tipos de crítica dão origem a reacções diferentes, e as conversões ao credo de Mafoma que se verificam entre os Europeus, enquadram-se no campo ideológico oposto, ou da extrema-esquerda, ou do universalismo mais assumido. Aqueles que o fazem, abandonaram o Cristianismo por motivos diametralmente opostos àqueles que me levam a considerá-lo como negativo para o Ocidente. O mais das vezes, tornam-se muslos porque o Cristianismo não é para eles suficientemente universalista, ou suficientemente inclusivo, ou suficientemente fiel às origens, ou «está corrompido» pela cultura ocidental.

De resto, estas conversões parecem limitadas a certas margens sócio-ideológicas, dificilmente atingem o grosso da população europeia. A maior parte da taxa de crescimento do Islão na Europa deriva da imigração.

14 de maio de 2008 às 11:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, dá uma vista de olhos por estas notícias:

http://gladio.blogspot.com/2008/01/casamento-catlico-tende-ser-minoritrio.html

http://gladio.blogspot.com/2007/02/igrejas-perdem-terreno-no-reino-unido.html

http://gladio.blogspot.com/2005/12/queda-do-crucifixo-em-toda-europa.html

14 de maio de 2008 às 11:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Outra:

http://www.cot.org.br/noticias/igreja-portuguesa-reconhece-crise/

Em seu pronunciamento ao papa, durante a audiência, dom Jorge Ortiga falou sobre a progressiva perda de influência da Igreja Católica em Portugal.

14 de maio de 2008 às 11:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mais uma:

http://noticias-nsi.blogspot.com/2007/11/menos-padres-menos-seminaristas-menos.html

Menos padres, menos seminaristas, menos baptismos, menos pessoas na missa

14 de maio de 2008 às 11:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E quantas nas cerimónias pagãs?
e quantos já converteste à bruxaria?

14 de maio de 2008 às 11:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O número actual interessa menos do que a tendência para o crescimento que se observa. E o número de pagãos cresce em toda a Europa, Austrália e EUA.

http://gladio.blogspot.com/2008/03/factores-que-contribuem-para.html


Em 1999, a BBC informou que, de acordo com um estudo não documentado de dois anos antes, haveria cerca de cem mil pagãos praticantes no Reino Unido, o que, em sendo verdade, representaria um acréscimo de noventa e cinco mil pagãos desde 1990.
A BBC informou também, mas em 2001, que cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no complexo megalítico pré-histórico de Stonehenge para celebrar o solstício de Verão, o que representa um acréscimo de duas mil pessoas relativamente ao ano anterior.
Nota do bloguista: em 2007, a mesma fonte (BBC) noticiou que esta celebração solsticial em Stonehenge contou com a presença de 24.094 indivíduos, o que significa que em sete anos o número de celebrantes nesta festividade aumentou o triplo.
Devido a estes e a outros números, sobretudo relativos à Wicca (umas das formas actuais do Paganismo ocidental), há já quem considere o Paganismo como a religião de crescimento mais rápido no Ocidente.

14 de maio de 2008 às 12:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Deculpem lá a intromissão,mas tinha que dizer qualquer coisa.Não estou atomar partido por ninguém,mas é só para lembrar que foi um bispo católicoa do século XVI que disse,na Alemanha:"Antes quero governar um deserto que governar um país cheio de Protestantes".Não sei se o anónimo é Católico ou não,mas o que é facto é que a Igreja Romana tratou os reformistas pelo menos tão mal como os Pagãos ou os Judeus,mas felizmente na Alemanha,conseguimos resistir aos intentos dos Católicos e formar a nossa própria Igreja livre.Por alguma razão,hoje em dia,ainda é muito complicado o diálogo Católicos-Protestantes.Nem um representante das Igrejas Reformadas compareceu no funeral do Papa João Paulo II,enquanto se viam lá Ortodoxos,Judeus,Muçulmanos e Monofisitas,por exemplo...
Essa vossa terrível tendência totalitária de tudo aglomerar sob os vossos pés está a começar a cobrar a factura.Já agora,sou membro da Igreja Luterana de Portugal,sendo que tenho pai alemão,de Karlsrühe,e mãe portuguesa.

Obrigado pela atenção.

Miguel Hildebrandt

14 de maio de 2008 às 12:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Outra:

http://www.cot.org.br/noticias/igreja-portuguesa-reconhece-crise/

Em seu pronunciamento ao papa, durante a audiência, dom Jorge Ortiga falou sobre a progressiva perda de influência da Igreja Católica em Portugal.

Quarta-feira, Maio 14, 2008 11:50:00 AM

descobriu a pólvora, o sr. doutor e professor catedrático de sofá

com este materialismo exacerbado, e formas de governo jacobinas que vão nos desgovernando,aqui e nos outros paises europeus, querias o quê?
claro que um dia os paneleiros irão ser a maioria, é para isso que as lambisgoias trabalham na sombra, como opinion makers.
MAS ANTES A MORTE QUE TAL SORTE

14 de maio de 2008 às 13:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não é dos governos, é dos povos. O Cristianismo já começou a cair no Ocidente há muito tempo, não é só agora. É sinal de que a Europa a sério, a que ama a Liberdade, ainda está viva. A pouco e pouco, a doutrina alienígena vinda do Próximo Oriente vai-se afundando.

Isto nada tem a ver com a paneleirice, que, ao contrário do que possas pensar, nunca ninguém provou que fosse contagiosa. E também não se aprende. Se os governos ou a educação pudessem alterar a orientação sexual das massas, então nunca a Europa cristã teria tido homossexuais, nem o mundo islâmico os teria também.

14 de maio de 2008 às 13:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vá diz lá quantos converteste à bruxaria?
porque apagas o que não te convém ?

14 de maio de 2008 às 13:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a tua liberdade de expressão deixa muito a desejar

14 de maio de 2008 às 13:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Depende de quem observa. Quem vem apenas para discutir ideias, não se queixa da falta de liberdade neste blogue. Agora quem queira aproveitar a facilidade de publicação de comentários para lançar bocas porcas, cobardes e caluniosas, esse sim, «é reprimido», coitadíssimo.

14 de maio de 2008 às 13:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E uma das bocas cobardes, típicas da tua laia, é dizer que eu apaguei um comentário sobre algo que não me convém relativo à bruxaria, o que é completamente falso.

14 de maio de 2008 às 13:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal o Yu-Gi-Oh Mijinha era homossexual ou não? E os trezentos espartanos, não gostavam e levar nos fundilhos? E vocês não têm estes homens como referências? Eu acho que é uma pergunta com pertinência.

14 de maio de 2008 às 15:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua e agora vieste para aqui tentar lançar os teus estúpidos ataques.

Mas, já que falas nos Espartanos, ficas a saber que a homossexualidade era proibida entre eles.

14 de maio de 2008 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua

ANTES ISSO DO QUE FAZER O QUE FEZ AO ALCINO NO BAIRRO ALTO.

14 de maio de 2008 às 18:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ficou provado em tribunal que ele nem se quer estava nesse local
cof cof cof

14 de maio de 2008 às 22:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ficou provado em tribunal que ele nem se quer estava nesse local
cof cof cof


Pois pois.
E por isso foi condenado a 18 anos de prisão pela morte do Alcino.

14 de maio de 2008 às 23:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

erro judicial...
mas espera aí, sendo aSSim pq é que ele não pediu uma indemnização por perda e danos hihihihih
-epá, às tantas tinha medo que a pena fosse agravada

14 de maio de 2008 às 23:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua e agora vieste para aqui tentar lançar os teus estúpidos ataques."

Tipo aquele que o "caríssimo" Miazurro fez ao "amicíssimo" Caturro? :)

15 de maio de 2008 às 13:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, não é desse tipo. Já te expliquei isso, lá no Arqueofuturista: é a diferença entre um debate ideológico e uma converseta de merda, intriguista e cobarde, como tu fazes.

É mais do que caso para dizer «It's the ideology, stupid

15 de maio de 2008 às 13:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Caturo disse...
Depende de quem observa. Quem vem apenas para discutir ideias, não se queixa da falta de liberdade neste blogue. "

Isso é verdade!

15 de maio de 2008 às 14:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home