Aconselho, a quem tenha interesse por estudos académicos relativos à Religião, que dê uma vista de olhos ao site do CESNUR (Centro de Estudos de Novas Religiões, caso raro este em que a sigla inglesa coincide quase totalmente com a sua versão em Português), rede internacional de associações de estudiosos, de várias universidades europeias e norte-americanas, que se debruçam sobre novos fenómenos e movimentos religiosos. A sede está em Itália, Turim, mas o seu âmbito tem já cariz mundial. A sua biblioteca, igualmente localizada em Turim, é a maior da Europa e a segunda maior do mundo, no que respeita a esta temática. Criado em 1988, tornou-se, ao longo dos anos noventa, numa organização destinada a contrabalançar as informações distorcidas sobre novos grupos religiosos que estavam a ser disseminadas pela comunicação social e pelos poderes públicos num contexto ideológico de movimento anti-culto, anti-seita. Ao mesmo tempo, alguns novos movimentos religiosos disseminavam também informação pouco confiável ou parcial. A CESNUR apostou em fornecer informação regular e científica a respeito do tema, abrindo centros públicos e organizando conferências e seminários abertos ao público em vários países. Hoje, o CESNUR é uma rede de organizações independentes dedicadas a promover a pesquisa científica no campo da nova consciência religiosa, a disseminar informação confiável e responsável e a expor os reais problemas associados a certos movimentos, defendendo ao mesmo tempo os princípios da liberdade religiosa.
A partir desta página, podem ler-se os vários trabalhos que foram recentemente apresentados na Conferência Internacional de 2008, que foi realizada em Londres no mês de Abril.O Dagda
Deus Sábio dos Antigos Druidas
Alguns dos artigos poderão ser do interesse dos gentios que aqui vêm, particularmente este, digo eu: «O Papel da Natureza, das Deidades e dos Ancestrais na Construção da Identidade Religiosa dos Druidas Contemporâneos». Saliento particularmente esta passagem, na abertura:
«A identidade cristã do Ocidente, em tempos dominante, está cada vez mais a ser substituída por novas formas de espiritualidade ocidental enraizada nas religiões pré-cristãs. Este mercado espiritual aberto cria uma economia religiosa que compete de maneira a apelar ao intelecto, à experiência e ao comportamento das pessoas. Como tal, o nível de satisfação religiosa individual dum indivíduo relaciona-se com estas características salientes da identidade religiosa.»
O artigo é da autoria do professor de estudos cristãos da universidade Trinity International (EUA) Michael Cooper, que tem observado o crescimento acentuado do Paganismo no Ocidente, como o Gladius observou aqui. Quanto aos Druidas, eram, como se sabe, sacerdotes e sábios dos Celtas, embora talvez não de todos, visto que não há, até ao momento, qualquer prova da existência de Druidismo entre os povos célticos da Ibéria.
Tem também algum interesse a observação de como os pagãos australianos se relacionam entre e si e se desenvolvem a nível nacional com base na internet, modelo que pode ser seguido em qualquer outro país do Ocidente, como é óbvio.
Ogmios
Deus Celta da Eloquência, da Escrita, da Batalha
27 Comments:
Obrigado, Caturo.
Caturo,vais ter um duro trabalho de evangelização em Portugal!Cada vez que vejo imagens de Fátima penso nisso...
Começar por onde???
Já começou.
Paralelamente, o número de católicos em Portugal diminui a olhos vistos.
hahahahahah
quem ouve um conto acrescenta um ponto
e mesmo que isso fosse verdade, a religião que iria substituir o cristianismo, emtermos de influência e poder espiritual na europa, seria o islão
e olha que já faltou mais, segundo a UE o islamismo é já a 2º religião com maior número de fieis na europa
abre a pestana, ótario!
(não te sintas ofendido, tb fui otário)
quanto mais bates no judeu crucificado, mais os ignorantes e vadios aderem aos atoalhados de uma forma ou de outra
"2º religião com maior número de fieis na europa"
queria dizer:
sem contar com os imigrantes, ou seja, conversões.
Em que é que o facto de eu atacar o Cristianismo ajuda o Islão a crescer? Não digas asneiras, tanso. Uma coisa nada tem a ver com outra. Diferentes tipos de crítica dão origem a reacções diferentes, e as conversões ao credo de Mafoma que se verificam entre os Europeus, enquadram-se no campo ideológico oposto, ou da extrema-esquerda, ou do universalismo mais assumido. Aqueles que o fazem, abandonaram o Cristianismo por motivos diametralmente opostos àqueles que me levam a considerá-lo como negativo para o Ocidente. O mais das vezes, tornam-se muslos porque o Cristianismo não é para eles suficientemente universalista, ou suficientemente inclusivo, ou suficientemente fiel às origens, ou «está corrompido» pela cultura ocidental.
De resto, estas conversões parecem limitadas a certas margens sócio-ideológicas, dificilmente atingem o grosso da população europeia. A maior parte da taxa de crescimento do Islão na Europa deriva da imigração.
Já agora, dá uma vista de olhos por estas notícias:
http://gladio.blogspot.com/2008/01/casamento-catlico-tende-ser-minoritrio.html
http://gladio.blogspot.com/2007/02/igrejas-perdem-terreno-no-reino-unido.html
http://gladio.blogspot.com/2005/12/queda-do-crucifixo-em-toda-europa.html
Outra:
http://www.cot.org.br/noticias/igreja-portuguesa-reconhece-crise/
Em seu pronunciamento ao papa, durante a audiência, dom Jorge Ortiga falou sobre a progressiva perda de influência da Igreja Católica em Portugal.
Mais uma:
http://noticias-nsi.blogspot.com/2007/11/menos-padres-menos-seminaristas-menos.html
Menos padres, menos seminaristas, menos baptismos, menos pessoas na missa
E quantas nas cerimónias pagãs?
e quantos já converteste à bruxaria?
O número actual interessa menos do que a tendência para o crescimento que se observa. E o número de pagãos cresce em toda a Europa, Austrália e EUA.
http://gladio.blogspot.com/2008/03/factores-que-contribuem-para.html
Em 1999, a BBC informou que, de acordo com um estudo não documentado de dois anos antes, haveria cerca de cem mil pagãos praticantes no Reino Unido, o que, em sendo verdade, representaria um acréscimo de noventa e cinco mil pagãos desde 1990.
A BBC informou também, mas em 2001, que cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no complexo megalítico pré-histórico de Stonehenge para celebrar o solstício de Verão, o que representa um acréscimo de duas mil pessoas relativamente ao ano anterior.
Nota do bloguista: em 2007, a mesma fonte (BBC) noticiou que esta celebração solsticial em Stonehenge contou com a presença de 24.094 indivíduos, o que significa que em sete anos o número de celebrantes nesta festividade aumentou o triplo.
Devido a estes e a outros números, sobretudo relativos à Wicca (umas das formas actuais do Paganismo ocidental), há já quem considere o Paganismo como a religião de crescimento mais rápido no Ocidente.
Deculpem lá a intromissão,mas tinha que dizer qualquer coisa.Não estou atomar partido por ninguém,mas é só para lembrar que foi um bispo católicoa do século XVI que disse,na Alemanha:"Antes quero governar um deserto que governar um país cheio de Protestantes".Não sei se o anónimo é Católico ou não,mas o que é facto é que a Igreja Romana tratou os reformistas pelo menos tão mal como os Pagãos ou os Judeus,mas felizmente na Alemanha,conseguimos resistir aos intentos dos Católicos e formar a nossa própria Igreja livre.Por alguma razão,hoje em dia,ainda é muito complicado o diálogo Católicos-Protestantes.Nem um representante das Igrejas Reformadas compareceu no funeral do Papa João Paulo II,enquanto se viam lá Ortodoxos,Judeus,Muçulmanos e Monofisitas,por exemplo...
Essa vossa terrível tendência totalitária de tudo aglomerar sob os vossos pés está a começar a cobrar a factura.Já agora,sou membro da Igreja Luterana de Portugal,sendo que tenho pai alemão,de Karlsrühe,e mãe portuguesa.
Obrigado pela atenção.
Miguel Hildebrandt
Caturo disse...
Outra:
http://www.cot.org.br/noticias/igreja-portuguesa-reconhece-crise/
Em seu pronunciamento ao papa, durante a audiência, dom Jorge Ortiga falou sobre a progressiva perda de influência da Igreja Católica em Portugal.
Quarta-feira, Maio 14, 2008 11:50:00 AM
descobriu a pólvora, o sr. doutor e professor catedrático de sofá
com este materialismo exacerbado, e formas de governo jacobinas que vão nos desgovernando,aqui e nos outros paises europeus, querias o quê?
claro que um dia os paneleiros irão ser a maioria, é para isso que as lambisgoias trabalham na sombra, como opinion makers.
MAS ANTES A MORTE QUE TAL SORTE
Não é dos governos, é dos povos. O Cristianismo já começou a cair no Ocidente há muito tempo, não é só agora. É sinal de que a Europa a sério, a que ama a Liberdade, ainda está viva. A pouco e pouco, a doutrina alienígena vinda do Próximo Oriente vai-se afundando.
Isto nada tem a ver com a paneleirice, que, ao contrário do que possas pensar, nunca ninguém provou que fosse contagiosa. E também não se aprende. Se os governos ou a educação pudessem alterar a orientação sexual das massas, então nunca a Europa cristã teria tido homossexuais, nem o mundo islâmico os teria também.
Vá diz lá quantos converteste à bruxaria?
porque apagas o que não te convém ?
a tua liberdade de expressão deixa muito a desejar
Depende de quem observa. Quem vem apenas para discutir ideias, não se queixa da falta de liberdade neste blogue. Agora quem queira aproveitar a facilidade de publicação de comentários para lançar bocas porcas, cobardes e caluniosas, esse sim, «é reprimido», coitadíssimo.
E uma das bocas cobardes, típicas da tua laia, é dizer que eu apaguei um comentário sobre algo que não me convém relativo à bruxaria, o que é completamente falso.
Mas afinal o Yu-Gi-Oh Mijinha era homossexual ou não? E os trezentos espartanos, não gostavam e levar nos fundilhos? E vocês não têm estes homens como referências? Eu acho que é uma pergunta com pertinência.
Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua e agora vieste para aqui tentar lançar os teus estúpidos ataques.
Mas, já que falas nos Espartanos, ficas a saber que a homossexualidade era proibida entre eles.
Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua
ANTES ISSO DO QUE FAZER O QUE FEZ AO ALCINO NO BAIRRO ALTO.
ficou provado em tribunal que ele nem se quer estava nesse local
cof cof cof
ficou provado em tribunal que ele nem se quer estava nesse local
cof cof cof
Pois pois.
E por isso foi condenado a 18 anos de prisão pela morte do Alcino.
erro judicial...
mas espera aí, sendo aSSim pq é que ele não pediu uma indemnização por perda e danos hihihihih
-epá, às tantas tinha medo que a pena fosse agravada
"Bem, o Arqueofuturista pôs-te no olho da rua e agora vieste para aqui tentar lançar os teus estúpidos ataques."
Tipo aquele que o "caríssimo" Miazurro fez ao "amicíssimo" Caturro? :)
Não, não é desse tipo. Já te expliquei isso, lá no Arqueofuturista: é a diferença entre um debate ideológico e uma converseta de merda, intriguista e cobarde, como tu fazes.
É mais do que caso para dizer «It's the ideology, stupid!»
"Caturo disse...
Depende de quem observa. Quem vem apenas para discutir ideias, não se queixa da falta de liberdade neste blogue. "
Isso é verdade!
Enviar um comentário
<< Home