COMUNICADO DO GRUPO DOS AMIGOS DE OLIVENÇA - O MANIFESTO DO PRIMEIRO DE MAIO
Divulgação 07-2008
Passam hoje duzentos anos sobre o Manifesto de 1 de Maio de 1808, acto legislativo do Príncipe-Regente após a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil na sequência da invasão francesa comandada por Junot, pelo qual o Governo Legitimo e Soberano de então declarou «nulo e de nenhum efeito» o Tratado de Badajoz, assinado sob a coacção dos exércitos espanhóis e franceses, sete anos antes.
Assim foi repudiada a ocupação de Olivença por Espanha, alcançada com um acto de guerra que nem o Direito de então havia de admitir, conforme veio a explicitar o Congresso de Viena, em 1815.
Com o Manifesto de 1 de Maio de 1808, Portugal jamais reconheceu ou aceitou a ocupação de Olivença pelo Estado espanhol, posição que obteve e tem consagração constitucional.
O Manifesto, proclamação da perenidade e independência de Portugal, visto por todos os portugueses como indicação para a insurreição contra os invasores, teve para os oliventinos, em particular, o significado de que a sua Pátria não os esquecia e não os abandonava.
Duzentos anos de separação forçada não apagaram a identidade mais profunda e verdadeira de Olivença.
O reencontro de Olivença e Portugal, sustentado na História, na Cultura, no Direito e na Moral, sendo uma promessa por cumprir, é desafio para ambas as margens do Guadiana.
Lx., 01-05-2008.
___________________
SI/GAO
Rua Portas S. Antão, 58 (Casa do Alentejo), 1150-268 Lisboa
www.olivenca.org olivenca@olivenca.org
Tlm. 96 743 17 69 - Fax. 21 259 05 77
26 Comments:
Já tinha ouvido falar no site da CI.
"COMUNICADO DO GRUPO DOS AMIGOS DE OLIVENÇA - O MANIFESTO DO PRIMEIRO DE MAIO"
Força!
lol os oliventinos estão-se a cagar para Portugal.
Para eles toda aquela zona é a mesma, uma so naçao. Acham ridicula a separaçao dos 2 paises.
E se tiverem de escolher, todos preferem ser Espanhois a serem cidadaos do estado mais centralista da Europa.
Ao menos em Espanha tem Extremadura, uma regiao autonoma que cuida muito bem deles, o petroleo é mais barato, o custo de vida e poder de compra sao maiores, etc..
Tomara todos os tugas das margens do país, poderme passar a ser espanhois.
O mario maluco saiu da choça.
O que pensas dessa injustiça caturo?
Achei piada aos comentarios dos carneiros do mario la no forum nacional
Eles veem aquele gajo com um heroi hahahaha
lol os oliventinos estão-se a cagar para Portugal.
Para eles toda aquela zona é a mesma, uma so naçao. Acham ridicula a separaçao dos 2 paises.
Por acaso ouvi recentemente falar duma sondagem que dizia precisamente o contrário.
De resto, fala-se da terra, não das pessoas. O território pertence a Portugal, os seus cidadãos não. Por conseguinte, se Portugal vier um dia a recuperar Olivença, os seus habitantes que não quiserem ser portugueses têm bom remédio - vão-se embora para Espanha, que é mesmo ali ao lado.
O mario maluco saiu da choça.
O que pensas dessa injustiça caturo?
É engraçado que os conhecedores de tudo e mais alguma coisa andavam por aí a garantir que estava quase a saber-se muita coisa feia sobre o Mário Machado e que agora é que ele ficava lá bem trancado...
Pois é a reacção desses que eu gostava de ver agora.
Então, como é?
Caturo tu sabes melhor que muitos quem o Mario marado realmente é e o que que fez,decerto que não vou ser eu a te dizer o que já estás farto de saber.
Por isso sê coerente o tipo não presta e não traz nada de bom para o nacionalismo,bem pelo contrario.
Sei o que ele fez, eu?
Ouvi dizer umas coisas, mas nunca da sua boca, apenas dos seus inimigos. Também nada ouvi da polícia ou dos tribunais.
Não estou de modo algum a defendê-lo, mas também não embarco na via da facilidade. Um indivíduo pode ter umas quantas culpas, mas isso não significa que se possa atribuir-lhe todos os males e mais alguns.
É aliás por causa dessa mentalidade que o Nacionalismo andou durante muito tempo demasiado parado e dividido. Escolhia-se um mau-da-fita e dizia-se que o sujeito era «o culpado de todos os problemas do Nacionalismo», era «o cancro do Movimento» e portanto quando o sujeito fosse posto à margem, tudo correria bem. Pois, pois... vai-se embora um, e vem logo outro «culpado-de-tudo».
Haja mas é juízo e frieza a julgar as situações.
E o homicida martins que trouxe ele de bom?
Mas afinal, quem é que esse tal Martins matou?...foi aquele preto do Bairro Alto?
“Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista”.
Afinal,para k são precisos os skinheads?
Polícia,já há.Por isto é k o Nacionalismo n vai a lado nenhum,e o povinho treme cada vez k se fala dele.É sempre a borrar a pintura.
Está aqui a resposta,caro Shivafaa:
http://aguiar-conraria.weblog.com.pt/arquivo/174840.html
Polícia,já há.Por isto é k o Nacionalismo n vai a lado nenhum,e o povinho treme cada vez k se fala dele.
O «Povinho» não treme coisíssima nenhuma de cada vez que se fala do Nacionalismo.
PJ e PSP tem que meter o cacete nesses Cabeças Raspadas mesmo. Bando de vagabundos, vai trabalhar caralho!
os skinheads transcendem o nacionalismo.
Há nacionalistas como há sharps,reds e até gays
Numa coisa têm em comum têm uma mentalidade "troublemaker" e a maxima é beber luta e Oi
Sei que há skins no nacionalismo que sao gente decente e exemplar,no entanto grande parte deixa mesmo muito a desejar.
Mários e quejanos não interessam ao nacionalismo alias quantos e quantos nacionalistas se afastaram devido a eles?
Saem as pessoas validas e permanecem por la os maluquinhos.
Sempre houve nacionalistas que se afastaram, sabe-se lá porquê. O dilentatismo é uma chatice, e não é nenhuma novidade nestas lides.
E reforço que não estou a defender o Mário Machado. Estou é a atacar quem só encontra soluções simplistas, bode-expiatórias, que mais não são do que um adiar do problema, porque quando/se MM passar de moda, hão-de provavelmente dizer o mesmo relativamente a outro qualquer.
A menos, claro, que sejam amiguinhos desse outro, o próximo...
Tens razão caturo o mm já está velho e gordo e é passado de moda!
O MM é um santo, vou já escrever para o Cardeal José Saraiva Martins para iniciar o processo de beatificação do mártir do nacionalismo português. Vai ser caso unico, beatificado em vida. Extraordinário,
Obrigada Anónimo 9:54
Pronto, Shivafaa, já conheces a versão comuna do caso. Agora, para saber a verdade, nada como perguntar a quem esteve realmente envolvido...
ahahaha...ok Caturo...então diz lá de tua justiça.
Eu lembro-me de, na altura, ouvir essa noticia nos telejornais...lembro-me dos Skins irem presos e da foto do Alcino na tv.
Agora a verdadeira razão deles terem feito isso, não sei...dizem que foi racismo, não queriam pretos no Bairro Alto e esse apareceu-lhes à frente...qualquer coisa assim...os Skins ainda disseram que o Alcino os tinha provocado...cenas dessas.
Mas a verdade não a sei, será que alguem a sabe?!!...Só os próprios e o defunto.
O Nacionalismo,como ideologia é do mais bonito e saudável que há.A chatice é que,por meia dúzia de ovelhas ranhosas que se tresmalham,as pessoas decentes e "normais" sofrem na pele outro tipo de preconceito:o de estarem próximas de desordeiros e criminosos.Paga o justo pelo pecador e é isso que tem que acabar.
Skins fora do Nacionalismo!Nacionalismo é ideologia,não é violência!
ahahaha...ok Caturo...então diz lá de tua justiça.
Segundo um dos envolvidos, o que realmente aconteceu, e ficou provado em tribunal, foi que uma chusma de punks e de negros começou a provocar um pequeno grupo de skins, pensando que estes estavam em minoria, mas quando depois surgiu o resto dos nacionalistas que nesse dia estavam no Bairro Alto para um jantar nacionalista, estalou grande batalha campal e a comunagem/negralhada desatou a fugir. Os skins estavam tomados pela raiva e lançaram-se no seu encalço, e, pelo caminho, apanharam o Alcindo Monteiro e cometeram um crime provavelmente involuntário.
Enfim, não estive lá, se quiseres realmente saber o que aconteceu, com mais pormenores, terás de falar com quem esteve preso por causa do sucedido.
o próprio costuma dizer que foi preso por causa de livros e cadernos culturais
:D
oh celsinho! porque é que os que apanharam a pena máxima migraram para a CI?
Nunca ouvi ou li «o próprio» a dizer isso. O que ele afirmou foi que o processo tomou foros de perseguição política a partir precisamente da confiscação de livros e panfletos dos nacionalistas, mas tudo começou com um crime verdadeiro, de delito comum.
Mas esse já não comete crimes ao contrário do grande provocador
Enviar um comentário
<< Home