quinta-feira, maio 01, 2008

O PRIMEIRO DE MAIO - CHEGADA DA LUZ: MAIA E BELTAINE




Belisama e Belenos, Deuses do Fogo







«Os Cavaleiros do Sidhe», quadro de John Duncan em 1911








Hoje, Primeiro de Maio, é o Dia da Vinda dos Poderes do Crescimento - da Bona Dea, ou Boa Deusa, também conhecida como Maia, que nomeia o corrente mês, e também como Fauna, Deusa da Fertilidade e da Purificação da Terra, e também da Medicina (está por isso associada à serpente, símbolo das curas) e da Profecia...
Entre os Celtas celebra-se o Beltaine, isto é, «O Fogo de Bel», Festa Ígnea em honra de Belenos na Gália, Deus Luminoso e também Medicinal, tal como Maia e Apolo. Trata-se de uma festividade de purificação, em que o gado é levado a passar entre fogos purificadores; posteriormente, as próprias pessoas saltam por cima das fogueiras, o que faz lembrar que essa mesma prática existe também em Portugal no Solstício de Verão.

Na Irlanda, esta era a data da chegada à ilha dos Tuatha de Danann, os Deuses, Forças da Luz, vindas do Alto e/ou do Noroeste, regressando à terra donde os seus ancestrais Filhos de Nemed tinham sido expulsos pelos invasores Fomor, raça monstruosa que dominou a Irlanda. A princípio, estabeleceu-se uma coexistência entre os de Dana e os Fomor - mas, em breve, as incompatibilidades vieram ao de cima, a guerra estalou e o Povo de Dana e, assim, a raça inimiga Fomor acabou por ser expulsa do território.

A propósito deste combate, é interessante o facto de também na tradição folclórica portuguesa haver uma noção de luta entre forças naturais no Primeiro de Maio:

Na nossa tradição agrária antiga, é uma luta tenaz entre a morte e a vida. E esta, para ser vitoriosa, necessita de um esforço ritual e cíclico do homem, vital para ajudar as forças da natureza a renascer.
No primeiro de Maio, consagrado como o dia das “Maias”, colocam-se flores de giesta nas janelas e nas portas, nas carroças dos bois, nas fontes e nos largos. Enfeitam-se bonecos de palha, que são colocados nas janelas ou mesmo nos telhados, como era hábito em Portimão. Em Alte, os maios são deixados às esquinas das ruas, às vezes suportando versos a propósito.
Na aldeia de Querença, uma pessoa vestida de branco, vinha cedo pela manhã, como é tradição, bater às portas dos vizinhos, desafiando-os a sair de casa, com vários subterfúgios: “Venha daí home, que o seu burro anda no trigo!
Era necessário sair de casa cedo, para evitar que o “Maio” entrasse. Seguiam depois em romaria, uns atrás dos outros, atacando o Maio, com figos enfarinhados e aguardente de medronho, portas adentro de cada casa por onde passavam.
O Maio, elemento nocivo era, assim, esconjurado para que a natureza surgisse fértil e limpa das maleitas do Inverno. As consagrações florais, as Maias (bonecos, raparigas ou rapazes) e o repasto tradicional rural composto de figos e medronho assumiam, no Algarve, as fórmulas de defesa da Primavera que se consolidava. Tradição agrária antiga, que misturou variadas práticas, remonta às festividades romanas da “Florália”, dedicadas à deusa Flora e a cultos medievais germânicos de Santa Valpurgis, conforme investigação do etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira.


Nas Maias portuguesas, acendem-se as Fogueiras de Maio, e os Postes de Maio são levantados. As mulheres usam coroas de flores (tradição que pode vir do culto à Deusa Flora, também celebrada por estes dias) e todos dançam ao redor das chamas. No Alentejo, dá-se-lhe também o nome de «Festa das Cruzes» (como em Barcelos), que esteve proibida durante muitos anos, sendo restaurada por iniciativa popular depois do 25 de Abril - não conta com a intervenção das autoridades eclesiásticas...

Havia, há uns anos, o site Raízes de Portugal que, infelizmente, parece desactivado. No entanto, saquei, quando o bicho funcionava, este trecho, que me parece particularmente valioso:
«Assegurámos através do rito a ininterrupção do ciclo da natureza, participando desse modo na acção criadora dos deuses. Pela tradição, preservamos usos e costumes que chegaram até aos nossos dias e fazem parte do nosso folclore. Festejemos, pois, as Maias, fazendo-as ressurgir com o mesmo colorido, alegria e pujança como nos tempos antigos!»


A ida para a Irlanda dos Tuatha de Danann, Deuses vindos do extremo norte


Recomenda-se vivamente que se veja e se oiça este magnífico vídeo de Loreena McKennitt, «Beltane Fire Dance» ou «Dança do Fogo de Beltane».

29 Comments:

Blogger Silvério said...

Tinha pensado fazer um maio este ano, mas como não encontrei indícios que os fizessem por estes lados desisti da ideia.

1 de maio de 2008 às 02:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Havia de certeza quem o fizesse... é só procurar com atenção e persistência...

1 de maio de 2008 às 02:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Lindo! Bem haja!

No norte do país aind se põe as giestas nas portas de casa, etc...

1 de maio de 2008 às 02:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo sabes onde os indigentes vão comemorar o 1º de Maio? É que precisava de falar contigo.

1 de maio de 2008 às 15:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,a queima do Maio é uma celebração de origem pagã?Podes-me esclarecer para isto?

1 de maio de 2008 às 17:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para quem se interessa pela nossa música ancestral,aqui está um site útil:http://www.maiomoco.com/

1 de maio de 2008 às 17:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caturo,a queima do Maio é uma celebração de origem pagã?

Creio que sim. O fogo é um elemento essencial na festa pagã céltica deste dia.

1 de maio de 2008 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

erm.... então este ano não se celebrou o 1º de Maio de fervor Nacional-Socialista?

why?

pourquoi?

1 de maio de 2008 às 18:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Onde é que foi o jantar do 1º Maio do pnr ?
Será que foram de cara tapada ou gorro na caçhola ?
Será que o nóvel presidente falou numa rua escondida ?

São enigmas para se decifrar brevemente ?

1 de maio de 2008 às 19:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,vê este artigo cobre o Nacionalismo na Rússia.Querem associar a criminalidade violenta aos movimentos de extrema-direita naqueles lados.Como é que o Medvedev vai encarar todo este filme?Vê aqui:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=276129&visual=26

1 de maio de 2008 às 19:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Usurpar a identidade dos outros em blogs, como é o caso do comentario anterior, é revelador de pequenez mental.

1 de maio de 2008 às 19:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Um sintoma de merdice profunda.

1 de maio de 2008 às 19:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

tás a levar uma tanga do silvia minho-timorista :)

1 de maio de 2008 às 20:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estimado Caturo,é um facto que a presença pagã ancestral na cultura europeia tem vindo a ser,nos últimos tempos,reconhecida e apreciada.Esta é a base cultural que os sábios e filósofos do Cristianismo tão ávidamente estudaram,muitas vezes às escondidas dos superiores,para ampliarem o seu conhecimento das ciências humanas e divinas.Bem lá no fundo,o cerne original da essência dos povos europeus sempre continuou lá:Aristóteles,Platão,Cícero,Séneca ou Heródoto caminharam de mãos dadas com o pensamento de S.Tomás de Aquino ou S.Isidoro de Sevilha.Nada na Natureza se destrói,tudo se integra.
Um bem-haja pelos interessantes artigos até aqui publicados.Continue assim,porque são precisos espaços de debate no nosso país,muitas vezes "deserto" de ideais nobres.

1 de maio de 2008 às 20:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

tás a levar uma tanga do silvia minho-timorista :)

Tanga como?... Comentários favoráveis a uma certa perspectiva, juntamente com vários links de notícias relevantes? Todas as tangas fossem assim...

1 de maio de 2008 às 22:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado pelas palavras de apreço, caro Nepenthes.
Quanto à relação entre o Cristianismo e a cultura europeia autêntica, há mais dum factor a ter em conta. Certamente que alguns intelectuais, muitos até, tentaram simplesmente harmonizar a sua fé com o seu intelecto, daí o terem surgido produtos híbridos cristo-filosóficos. Mas, fundamentalmente, há uma incompatibilidade de raiz que nunca poderia ser ultrapassada e que se torna mais e mais evidente, à medida que o verdadeiro génio europeu vai voltando à superfície e se apura. A cristianização não foi um processo natural mas sim uma imposição forçada, com base na intimidação, quer político-militar, quer espiritual (medo do inferno, medo da excomunhão, enfim).

Mais grave ainda, os produtos do Cristianismo começam agora a dar ainda mais problemas de extrema gravidade - a intolerância doutrinal, por exemplo, começou a recuar a partir do Renascimento, mas nas últimas décadas a moralidade universalista tem feito estragos e não são poucos, antes pelo contrário.

Enfim, o Cristianismo só diz respeito aos cristãos. Acima de tudo, é essencial que os Europeus retornem ao culto dos seus antigos Deuses, para que a restauração identitária seja plena e a Justiça se verifique. Para isso, não é necessário atacar o Cristianismo, até porque este já está a morrer.

1 de maio de 2008 às 22:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.tuathadedanann.com.br/

E esta,hein?Já tinhas ouvido falar,Caturo?Parece que para aqueles lados se faz música céltica pelo menos tão boa como na Europa...

1 de maio de 2008 às 22:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Por falar em mediterrânicos assim moreninhos, passem por aqui os olhos
http://www.rozanehmagazine.com/NoveDec05/zetajones.jpg
e depois venham dizer que a senhora, que se orgulha da sua identidade céltica (irlandesa e galesa), é mais branca do que a portuguesa média..."

lol Caturo tem piada teres dito isto noutro post, quando esta senhora tem filhos de um judeu.
Se tem orgulho da sua identidade, por outro lado esta-se a cagar se os filhos têm a sua identidade ou têm uma identidade misturada.
Afinal nao tem assim tanto orgulho em que os filhos sejam da sua etnia...

1 de maio de 2008 às 23:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://www.tuathadedanann.com.br/

Nunca tinha ouvido falar. Estou agora a ouvir uma e não me parece má de todo.

1 de maio de 2008 às 23:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

silvia santos e quejandos

nesse caso como é que justificas a dupla personalidade do sujeito?
sim, esse mesmo que que adora o combustões e o pnd e que foi para o forum anti-fascista dar dicas como se fosse agente da pide...:)

Saudações Identitárias....mas ainda não sou associado

1 de maio de 2008 às 23:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Afinal nao tem assim tanto orgulho em que os filhos sejam da sua etnia...

Não sei. Só sei que há para aí uns quinze anos passei os olhos por uma entrevista dela em que falava com orgulho da sua identidade céltica. De resto, sabes certamente que há quem goste de identidades misturadas. Os Americanos, por exemplo, são useiros e vezeiros nisso. Uma das figuras do neo-paganismo americano mais conhecidas é um sujeito que dá pelo nome de Isaac Bonewits, que se orgulha da sua ancestralidade céltica mas também da sua ancestralidade judaica, e pratica rituais de ambas as religiões.

1 de maio de 2008 às 23:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

nesse caso como é que justificas a dupla personalidade do sujeito?

Não percebes que nem eu nem tu temos de justificar nada? É-me indiferente o que faz na vida. Só me interessam as ideias apresentadas e o debate. O resto é com cada qual.

1 de maio de 2008 às 23:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://br.youtube.com/watch?v=NM_YwsIFXaQ&feature=related

Tens aqui um vídeo ao vivo de uma das melhores canções desta banda,do álbum "Trova di Danú".

1 de maio de 2008 às 23:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Por coincidência, foi precisamente essa que ouvi enquanto escrevia o comentário das 11:12:00 PM.

1 de maio de 2008 às 23:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não sei. Só sei que há para aí uns quinze anos passei os olhos por uma entrevista dela em que falava com orgulho da sua identidade céltica."

Caturo, ela diz isso porque é fixe e a sociedade nao a vai condenar por gostar de ser celta ou gostar de ser gaulesa (é o que ela é nao?)
É como um tuga, tambem pode dizer que tem muito orgulho em ser portugues ou ibero, mas depois podes vê-lo a procriar com uma negra ou asiatica ou sabe-se la o que...

2 de maio de 2008 às 00:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, também pode ser isso (é galesa e não gaulesa).

2 de maio de 2008 às 00:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.bnp.org.uk/
2008/02/24/which-faith-
does-our-church-defend/

2 de maio de 2008 às 01:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...

silvia santos e quejandos

nesse caso como é que justificas a dupla personalidade do sujeito?
sim, esse mesmo que que adora o combustões....
Quinta-feira, Maio 01, 2008 11:17:00 PM

E qual é que é o problema de se gostar de blogues como o Combustões, em que se escrevem coisas como esta:

"Aceitando hoje, já sem medo, a distinção absoluta e a imiscibilidade das várias humanidades que povoam o nosso mundo, não posso deixar de negar os sonhos, tontos, perigosos e totalitários, desse fenómeno a que alguns chamam de mundialização."
http://combustoes.blogspot.com/2008/03/irredutvel-diversidade.html

2 de maio de 2008 às 03:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o rambo..oops a silvia é muitiracialista como o manuel monteiro, só é pena que agora não tenha citado o "tailandês" sobre a temática das raças e credos.

deve pensar que somos todos ursos

2 de maio de 2008 às 10:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home