quarta-feira, março 19, 2008

O QUE SE DIZ AOS JOVENS NO ENSINO OFICIAL IRANIANO

Mais um estudo que põe a nu o que se passa no Irão: os livros escolares obrigatórios educam os jovens para discriminarem, não apenas as mulheres, mas também os não muçulmanos.

Um livro do sétimo ano diz o seguinte:
«Ao tomar nota da orientação e das instruções prescritas pelo Islão, todo o jovem muçulmano tem de instilar medo nos corações dos inimigos de Deus e do seu povo através da prontidão para o combate e da mestria no tiro ao alvo. O jovem tem de estar sempre pronto para defender o seu país, a sua honra, a sua fé, e usar todas as suas capacidades e poder para tal fim. (...)»

Isto vai ao encontro da situação em que os não muçulmanos já vivem neste país desde a rebelião islâmica de 1979 - os não muçulmanos não podem ter altos cargos políticos e militares, estão sujeitos a uma quota que limita o número de não muçulmanos a poder frequentar o ensino universitário e, se possuírem lojas, estas têm de ser exteriormente designadas como lojas de não muçulmanos.

Os livros actuais diferem entretanto dos da época de Khomeini no sentido em que os seus textos históricos enfatizam uma ideia de unidade com as outras repúblicas islâmicas.